Sócrates pede abertura de instrução no processo Operação Marquês

Pedro Nunes / Lusa

O ex-primeiro-ministro José Sócrates

A defesa do ex-primeiro-ministro entregou, esta quinta-feira, o requerimento de abertura de instrução no processo Operação Marquês, revelou esta sexta-feira o Ministério Público.

Segundo informação do gabinete de imprensa da Procuradoria-Geral da República (PGR), o requerimento de abertura de instrução de José Sócrates deu entrada na quinta-feira, por e-mail e fax. Para já, ainda não são conhecidos em detalhe os fundamentos apresentados no requerimento.

No mesmo dia, os arguidos Carlos Santos Silva (empresário e amigo de longa data de Sócrates), José Paulo Pinto de Sousa (primo do ex-primeiro-ministro), José Diogo Gaspar Ferreira (ex-administrador do grupo Vale do Lobo) e a Pepelan (empresa de consultoria e gestão) também pediram a abertura de instrução no processo.

Henrique Granadeiro e Zeinal Bava (antigos administradores da PT), Bárbara Vara (filha do antigo ministro socialista e ex-administrador da Caixa Geral de Depósitos Armando Vara) e Joaquim Barroca (administrador do Grupo Lena) e as empresas do grupo Lena SGPS, LEC SGPS e LEC SA também já tinham feito o mesmo pedido.

A estes arguidos juntam-se ainda Helder Bataglia (empresário luso-angolano e antigo homem forte do Grupo ESCOM), Rui Mão de Ferro (economista, consultor e gestor de empresas, tendo administrado sociedades alegadamente pertencentes a Santos Silva) e Gonçalo Ferreira (advogado e procurador que terá intermediado negócios imobiliários que envolveram a mãe de Sócrates e do amigo).

Na quarta-feira, ainda de acordo com o MP, deram entrada os requerimentos de abertura de instrução de Armando Vara e da ex-mulher de José Sócrates, Sofia Fava.

Por sua vez, o ex-banqueiro Ricardo Salgado decidiu não pedir a abertura de instrução, alegando estar impedido de se defender, por falta de segurança dos ficheiros das escutas e elevada probabilidade do juiz Carlos Alexandre dirigir a instrução.

Os arguidos tinham até à meia-noite desta quinta-feira para dar entrada dos requerimentos via e-mail ou fax, podendo igualmente ser admitidos requerimentos expedidos por via postal em que se comprovasse a remessa em prazo. Após o debate instrutório, esta fase processual decidirá sobre quem vai, ou não, a julgamento.

A Operação Marquês tem como principal arguido o ex-primeiro-ministro, que está acusado de 31 crimes de corrupção passiva, falsificação de documentos, fraude fiscal qualificada e branqueamento de capitais.

O inquérito da Operação Marquês culminou na acusação a 28 arguidos – 19 pessoas e nove empresas – e está relacionado com a prática de quase duas centenas de crimes de natureza económico-financeira.

Sócrates, que chegou a estar preso preventivamente durante dez meses e depois em prisão domiciliária, está acusado de três crimes de corrupção passiva de titular de cargo político, 16 de branqueamento de capitais, nove de falsificação de documentos e três de fraude fiscal qualificada.

A acusação sustenta que Sócrates recebeu cerca de 34 milhões de euros, entre 2006 e 2015, a troco de favorecimentos a interesses do ex-banqueiro Ricardo Salgado no Grupo Espírito Santos (GES) e na PT, bem como por garantir a concessão de financiamento da Caixa Geral de Depósitos ao empreendimento Vale do Lobo, no Algarve, e por favorecer negócios do Grupo Lena.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Joe Biden escolhe Antony Blinken para secretário de Estado

O Presidente-eleito escolheu Antony Blinken - um dos seus assessores mais antigos e mais próximos de Joe Biden - para o cargo de secretário de Estado, decisão que ainda terá de ser validada pelo Senado …

Portugal regista mais 74 mortes e 4044 novos casos de covid-19

Portugal regista, esta segunda-feira, mais 74 mortes e 4044 novos casos de infeção por covid-19, segundo o boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS). De acordo com o último boletim da DGS, dos 4044 novos casos, 2258 …

Ordem dos Médicos quer alargar proibição de circulação aos dias entre os feriados

O Gabinete de Crise para a covid-19 da Ordem dos Médicos está a pedir ao Governo que pondere a possibilidade de manter a proibição de circulação entre concelho nos 12 dias das duas pontes - …

Deputada não inscrita Cristina Rodrigues consegue acordo do Governo para várias propostas

No segundo dia de votações do Orçamento do Estado para 2021 (OE2021) na especialidade, a deputada não inscrita Cristina Rodrigues chegou a acordo com o Executivo para propostas como programas de saída e apoio a …

Admissão em lares dispensa teste se utente tiver cumprido isolamento há 90 dias

A Direção-Geral da Saúde alterou as normas para as estruturas residenciais para idosos, unidades de cuidados continuados da rede nacional e outras respostas para os mais velhos e instituições de acolhimento de crianças e jovens …

Empresas podem adiar pagamentos à Segurança Social para julho de 2021

As empresas e os trabalhadores independentes podem adiar o pagamento das contribuições para a Segurança Social para o segundo semestre de 2021 e pagar em três ou seis meses, sem juros. A medida foi avançada pelo …

PCP aprova lista e promete condições sanitárias para Congresso de Loures

O PCP aprovou este domingo a lista do comité central a ser votada no congresso do próximo fim de semana e prometeu "condições sanitárias" para a reunião, em Loures, devido à pandemia de covid-19. Em comunicado, …

Surtos nas prisões. Marcelo chama ministras da Saúde e da Justiça a Belém

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, convocou as ministras da Saúde, Marta Temido, e da Justiça, Francisca Van Dunem, a Belém para discutir uma resposta articulada para os surtos de covid-19 nas prisões. Depois …

"Filhos e enteados." António Costa "devia fazer um apelo ao PCP" para adiar o Congresso

No habitual comentário de domingo, na SIC, Luís Marques Mendes disse que o primeiro-ministro deveria apelar ao adiamento do Congresso do PCP do próximo fim de semana. Este sábado, António Costa "fez um apelo aos empresários …

Rastreio em Wuhan revela que (afinal) os assintomáticos podem não transmitir SARS-CoV-2

Desde o início da pandemia que são muitas as teorias sobre a covid-19. Agora, um novo estudo sugere que afinal os assintomáticos podem não ser infecciosos. O estudo foi feito entre maio e junho na cidade …