Sócrates pede abertura de instrução no processo Operação Marquês

Pedro Nunes / Lusa

O ex-primeiro-ministro José Sócrates

A defesa do ex-primeiro-ministro entregou, esta quinta-feira, o requerimento de abertura de instrução no processo Operação Marquês, revelou esta sexta-feira o Ministério Público.

Segundo informação do gabinete de imprensa da Procuradoria-Geral da República (PGR), o requerimento de abertura de instrução de José Sócrates deu entrada na quinta-feira, por e-mail e fax. Para já, ainda não são conhecidos em detalhe os fundamentos apresentados no requerimento.

No mesmo dia, os arguidos Carlos Santos Silva (empresário e amigo de longa data de Sócrates), José Paulo Pinto de Sousa (primo do ex-primeiro-ministro), José Diogo Gaspar Ferreira (ex-administrador do grupo Vale do Lobo) e a Pepelan (empresa de consultoria e gestão) também pediram a abertura de instrução no processo.

Henrique Granadeiro e Zeinal Bava (antigos administradores da PT), Bárbara Vara (filha do antigo ministro socialista e ex-administrador da Caixa Geral de Depósitos Armando Vara) e Joaquim Barroca (administrador do Grupo Lena) e as empresas do grupo Lena SGPS, LEC SGPS e LEC SA também já tinham feito o mesmo pedido.

A estes arguidos juntam-se ainda Helder Bataglia (empresário luso-angolano e antigo homem forte do Grupo ESCOM), Rui Mão de Ferro (economista, consultor e gestor de empresas, tendo administrado sociedades alegadamente pertencentes a Santos Silva) e Gonçalo Ferreira (advogado e procurador que terá intermediado negócios imobiliários que envolveram a mãe de Sócrates e do amigo).

Na quarta-feira, ainda de acordo com o MP, deram entrada os requerimentos de abertura de instrução de Armando Vara e da ex-mulher de José Sócrates, Sofia Fava.

Por sua vez, o ex-banqueiro Ricardo Salgado decidiu não pedir a abertura de instrução, alegando estar impedido de se defender, por falta de segurança dos ficheiros das escutas e elevada probabilidade do juiz Carlos Alexandre dirigir a instrução.

Os arguidos tinham até à meia-noite desta quinta-feira para dar entrada dos requerimentos via e-mail ou fax, podendo igualmente ser admitidos requerimentos expedidos por via postal em que se comprovasse a remessa em prazo. Após o debate instrutório, esta fase processual decidirá sobre quem vai, ou não, a julgamento.

A Operação Marquês tem como principal arguido o ex-primeiro-ministro, que está acusado de 31 crimes de corrupção passiva, falsificação de documentos, fraude fiscal qualificada e branqueamento de capitais.

O inquérito da Operação Marquês culminou na acusação a 28 arguidos – 19 pessoas e nove empresas – e está relacionado com a prática de quase duas centenas de crimes de natureza económico-financeira.

Sócrates, que chegou a estar preso preventivamente durante dez meses e depois em prisão domiciliária, está acusado de três crimes de corrupção passiva de titular de cargo político, 16 de branqueamento de capitais, nove de falsificação de documentos e três de fraude fiscal qualificada.

A acusação sustenta que Sócrates recebeu cerca de 34 milhões de euros, entre 2006 e 2015, a troco de favorecimentos a interesses do ex-banqueiro Ricardo Salgado no Grupo Espírito Santos (GES) e na PT, bem como por garantir a concessão de financiamento da Caixa Geral de Depósitos ao empreendimento Vale do Lobo, no Algarve, e por favorecer negócios do Grupo Lena.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Casaco e guitarra de Kurt Cobain vão a leilão (e valem milhares de euros)

O casaco que o líder dos Nirvana usou no lendário concerto MTV Unplugged in New York vai ser leiloado, com um preço de venda estimado em 270 mil euros. Uma guitarra de Cobain pode ficar …

"50 sombras" da Idade Média. Páginas censuradas de um livro francês encontradas nos EUA

As páginas de um romance medieval foram descobertas nos arquivos da Diocese de Worcester, no estado norte-americano de Massachusetts.  Investigadores descobriram uma versão perdida de um romance medieval, que contém cenas eróticas. O poema francês - …

A tecnologia usada na Bitcoin também está a ser usada para encontrar o amor

Várias dating apps (aplicações de encontros) estão a recorrer ao blockchain para que os seus utilizadores possam encontrar a cara-metade de uma forma mais segura e transparente. O Tinder é provavelmente a dating app mais usada …

Elon Musk quer enviar passageiros para o Espaço já no próximo ano

O bilionário Elon Musk, também fundador da fabricante de automóveis elétricos Tesla, fez um anúncio surpreendente: quer que pôr passageiros no Espaço já em 2020. “Isto pode soar totalmente louco, mas queremos tentar entrar em órbita …

Cientistas reverteram principal sintoma da esquizofrenia em camundongos

Um medicamento que está atualmente a ser desenvolvido para tratar a leucemia reverteu (em camundongos) um sintoma de esquizofrenia anteriormente intratável: o enfraquecimento da memória de trabalho. A memória de trabalho é um processo cerebral fundamental usado …

Para as criaturas marinhas, as doenças infecciosas são a sentinela da mudança

Uma recente investigação analisou as mudanças nas doenças relatadas em espécies submarinas num período de 44 anos. A conclusão não surpreende: a saúde dos oceanos está a piorar a passos largos. A compreensão das tendências oceânicas …

Solidariedade e ambiente. Nos EUA, já é possível doar as suas peças Lego

Nunca somos demasiado velhos para brincar com peças Lego. No entanto, se estiver a ficar sem espaço para as arrumar e estiver à procura de uma forma de garantir que os seus blocos acabam em …

Eis os primeiros smartphones pensados e fabricados em África

https://vimeo.com/365789486 No Ruanda nasceram os primeiros rebentos do grupo Mara, que anunciou o lançamento dos seus dois primeiros smartphones. São os primeiros a serem totalmente fabricados em África. Estes são os dois primeiros smartphones totalmente fabricados em …

Siza Vieira recebe Grande Prémio da Academia de Belas-Artes francesa

O arquitecto Álvaro Siza Vieira recebeu o Grande Prémio de Arquitetura da Académie des Beaux-Arts, pelo conjunto do seu percurso, no valor de 35 mil euros. “É uma grande honra, porque é um prémio importante. É …

Para os jovens refugiados, um telemóvel pode ser tão importante quanto comida ou água

Entre 2015 e 2018, mais de 200.000 jovens não acompanhados reivindicaram asilo na Europa. Muitos deles, agora na União Europeia, têm uma coisa em comum: os seus smartphones. Não são apenas ferramentas para entretenimento nem uma …