Sócrates pede abertura de instrução no processo Operação Marquês

Pedro Nunes / Lusa

O ex-primeiro-ministro José Sócrates

A defesa do ex-primeiro-ministro entregou, esta quinta-feira, o requerimento de abertura de instrução no processo Operação Marquês, revelou esta sexta-feira o Ministério Público.

Segundo informação do gabinete de imprensa da Procuradoria-Geral da República (PGR), o requerimento de abertura de instrução de José Sócrates deu entrada na quinta-feira, por e-mail e fax. Para já, ainda não são conhecidos em detalhe os fundamentos apresentados no requerimento.

No mesmo dia, os arguidos Carlos Santos Silva (empresário e amigo de longa data de Sócrates), José Paulo Pinto de Sousa (primo do ex-primeiro-ministro), José Diogo Gaspar Ferreira (ex-administrador do grupo Vale do Lobo) e a Pepelan (empresa de consultoria e gestão) também pediram a abertura de instrução no processo.

Henrique Granadeiro e Zeinal Bava (antigos administradores da PT), Bárbara Vara (filha do antigo ministro socialista e ex-administrador da Caixa Geral de Depósitos Armando Vara) e Joaquim Barroca (administrador do Grupo Lena) e as empresas do grupo Lena SGPS, LEC SGPS e LEC SA também já tinham feito o mesmo pedido.

A estes arguidos juntam-se ainda Helder Bataglia (empresário luso-angolano e antigo homem forte do Grupo ESCOM), Rui Mão de Ferro (economista, consultor e gestor de empresas, tendo administrado sociedades alegadamente pertencentes a Santos Silva) e Gonçalo Ferreira (advogado e procurador que terá intermediado negócios imobiliários que envolveram a mãe de Sócrates e do amigo).

Na quarta-feira, ainda de acordo com o MP, deram entrada os requerimentos de abertura de instrução de Armando Vara e da ex-mulher de José Sócrates, Sofia Fava.

Por sua vez, o ex-banqueiro Ricardo Salgado decidiu não pedir a abertura de instrução, alegando estar impedido de se defender, por falta de segurança dos ficheiros das escutas e elevada probabilidade do juiz Carlos Alexandre dirigir a instrução.

Os arguidos tinham até à meia-noite desta quinta-feira para dar entrada dos requerimentos via e-mail ou fax, podendo igualmente ser admitidos requerimentos expedidos por via postal em que se comprovasse a remessa em prazo. Após o debate instrutório, esta fase processual decidirá sobre quem vai, ou não, a julgamento.

A Operação Marquês tem como principal arguido o ex-primeiro-ministro, que está acusado de 31 crimes de corrupção passiva, falsificação de documentos, fraude fiscal qualificada e branqueamento de capitais.

O inquérito da Operação Marquês culminou na acusação a 28 arguidos – 19 pessoas e nove empresas – e está relacionado com a prática de quase duas centenas de crimes de natureza económico-financeira.

Sócrates, que chegou a estar preso preventivamente durante dez meses e depois em prisão domiciliária, está acusado de três crimes de corrupção passiva de titular de cargo político, 16 de branqueamento de capitais, nove de falsificação de documentos e três de fraude fiscal qualificada.

A acusação sustenta que Sócrates recebeu cerca de 34 milhões de euros, entre 2006 e 2015, a troco de favorecimentos a interesses do ex-banqueiro Ricardo Salgado no Grupo Espírito Santos (GES) e na PT, bem como por garantir a concessão de financiamento da Caixa Geral de Depósitos ao empreendimento Vale do Lobo, no Algarve, e por favorecer negócios do Grupo Lena.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

A origem do "Gigante de Segorbe" pode finalmente ter sido esclarecida

Um novo estudo revela que a origem do "Gigante de Segorbe" pode ser bastante mais complexa daquilo que se pensava. O "Gigante de Segorbe", como é conhecido, foi um indivíduo encontrado por arqueólogos numa necrópole islâmica …

Instagram suspende planos de uma versão da aplicação para crianças

Para já, a empresa ainda não fez se se trata de um abandono temporário ou definitivo. Tempestade mediática em torno da influência das redes sociais na saúde mental dos jovens, sobretudo raparigas, pode ter influenciado …

Com todos os votos contados, PS vence com pior resultado que em 2013 e PSD conquista 113 câmaras

PS continua a ser o partido com mais representação autárquica em Portugal, apesar de cair para números anteriores à liderança de António Costa. PSD recupera das hecatombes de 2013 e 2017. Quase 24 horas depois após …

Presidente sul-coreano admite proibir consumo de carne de cão

O Presidente da Coreia do Sul, Moon Jae-in, admitiu, esta segunda-feira, a possibilidade de proibir o consumo de carne de cão, costume que se tornou "uma vergonha internacional", segundo fonte do seu gabinete. "Não terá chegado …

Pelo menos 24 países criaram novas leis para controlar o conteúdo na Internet, revela relatório

Autoridades de pelo menos 24 países, incluindo os Estados Unidos (EUA), estabeleceram novas regras que determinam o tratamento dos conteúdos por parte das plataformas 'online', concluiu um relatório da Freedom House. No seu relatório anual, intitulado …

Exames nacionais e provas de aferição deverão “retomar a normalidade” este ano

Depois de dois anos letivos condicionados pela pandemia da covid-19, o Governo está apostado em retomar, entre outras formas de avaliação, a obrigatoriedade de exames nacionais nas disciplinas de conclusão do ensino secundário. Os exames nacionais …

Advogados dizem que há questões "pontuais" por resolver no SEF do aeroporto de Lisboa

Responsável pela Comissão dos Direitos Humanos da Ordem dos Advogados reveleu que mantém uma "estreita relação e cooperação com o Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) e que o centro de instalação temporária no aeroporto …

EUA "golearam" Europa mas a Europa "humilhou" o Mundo

Vitória clara dos americanos no golfe, mas vitória ainda mais "gorda" dos europeus no ténis. Quem é europeu e gosta de várias modalidades desportivas, teve muito para ver neste fim-de-semana. E terminou com emoções completamente distintas: …

Governo reforça apoios ao setor do turismo com nova linha de crédito

Nova linha de crédito terá 150 milhões de euros destinados às pequenas e médias empresas, tendo como objetivo incrementar a retoma económica. O ministro de Estado, da Economia e da Transição Digital anunciou hoje, em Coimbra, …

Nova Iorque quer usar guarda nacional para substituir trabalhadores de saúde não vacinados

A governadora de Nova Iorque, Kathy Hochul, está a considerar usar a guarda nacional e funcionários médicos de fora do estado para suprir a falta de pessoal de saúde, já que dezenas de milhares provavelmente …