Rejeitada liberdade condicional da investigadora presa por acusar juízes de corrupção

Maria de Lurdes Rodrigues / Facebook

Investigadora Maria de Lurdes Rodrigues foi condenada a prisão efectiva por acusar juízes de corrupção.C

O pedido de liberdade condicional da investigadora Maria de Lurdes Lopes Rodrigues, presa por crimes de difamação e injúrias a magistrados, foi rejeitado pelo Tribunal da Relação de Lisboa.

Os juízes do tribunal superior julgaram improcedentes os fundamentos do recurso que pedia a concessão da liberdade condicional à investigadora, negada pelo Tribunal de Execução de Penas, segundo explicou à agência Lusa uma fonte ligada ao processo.

Detida a 29 de Setembro de 2016, Maria de Lurdes Lopes Rodrigues está a cumprir uma pena de três anos de prisão na cadeia de Tires, por “difamação e injúria contra juízes e magistrados” ocorridos “em instalações do Estado português, o que foi qualificado como perturbação de órgão constitucional e ofensa agravada a pessoa colectiva”.

Entre os magistrados considerados injuriados estão, segundo várias notícias, o ex-procurador geral da República Pinto Monteiro, a procuradora Maria José Morgado e o antigo director da Polícia Judiciária Almeida Rodrigues.

Em Fevereiro de 2017, o Supremo Tribunal de Justiça tinha também rejeitado um pedido de libertação da investigadora enviado por quatro deputados da Assembleia Legislativa da Madeira.

Maria de Lurdes Rodrigues, que tem formação na área do Cinema, foi condenada em 2000. A sentença transitou em julgado em 2012, após uma batalha judicial.

O processo administrativo teve início em 1996, quando Maria de Lurdes contestou a perda de uma bolsa de estudo em Cinema – quando Manuel Maria Carrilho era ministro da Cultura. Quando o Supremo Tribunal Administrativo não lhe deu razão, a bolseira acusou um juiz de corrupção.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

31 COMENTÁRIOS

  1. Não se pode ofender Suas Excelências! Dada a sua condição de inimputabilidade, é preciso muito cuidado quando publicamente se acusam estes personagens.

  2. Realmente… Manter esta senhora na prisão é necessário, mas soltar pedófilos e ladrões já é na boa!
    Aqui se vê a dualidade de critérios usados por estes juízes de trazer por casa, quando toca na sociedade lixam-se bem para as pessoas, mas quando os interesses deles estão em causa, então a história é outra!
    É inadmissível perceber que alguém vai cumprir os 3 anos na totalidade numa prisão por injurias, simplesmente ridículo.
    Percebe-se perfeitamente que estão a tentar vincar uma posição e que existe dualidade de critérios, os juízes não são mais do que as outras pessoas, são exactamente iguais!
    É irrelevante, ou deveria ser, se a injuria foi direccionada a um juiz ou a uma pessoa comum!

  3. Concordo, então quem fiscaliza Juizes, pois ninguem já se sabe, estão acima da lei e fazem-na a seu favor sempre. Tambem advogados não ficam muito longe uma espécie de ladrão encartado.
    Juizes soltam pedófiles, agerssores de mulheres, carteiristas e outros mais graves e mantem presos quem lhes faz frente com razão.

  4. Extraordinário…. Enquanto isso, o gangue que assaltava e violentava idosos em suas casas, em Pombal, Coimbra, etc., tendo inclusive matado uma senhora de 80 anos, ficou em liberdade… Muito bem, senhores “juízes”… Parabéns pelo vosso discernimento!

  5. Neste país (dito democrático) até por se dizer a verdade é preso.
    Quanto recebe essa gente para divulgar o que está em segredo de justiça?

  6. Acho muito bem que continue presa,visto ser um perigo para a sociedade, pois se tivesse sido acusada de massacrar fazer as maiores sevícias que se podem imaginar a idosos aí sim tinha uma desculpa para a sua conduta e razão para ser libertada visto à pouco ter conhecimento que 4 dos suspeitos dos maus tratos o foram. A snra. quer fazer filmes , tem tempo, agora esses suspeitos têm mais idosos para torturar e não podem esperar pois odeiam listas de espera e acima de tudo fazer horas extras. Mate quem quiser mas não insulte -no caso de se tratar de insulto- um magistrado, porque logo abaixo dele e sentado no chão à sua direita está J.C. Uma coisa é ter respeito pelas instituições outra é subserviência que é própria de povos atrasados.

  7. Há mais alguém preso em Portugal por injúrias? Ou só injúrias a juízes dão prisão? E três anos de pena por injúrias não é uma pena desproporcionada? E por que neste caso não foi considerada a liberdade condicional que é concedida a estupradores, assassinos e outros crimes hediondos?

  8. Eu também estou cheia de receio se algum juiz vá ler o meu comentário. …mas vou encher o peito de coragem (assim são os heróis )e lá vai
    Este caso é a prova da injustiça feita pela Justiça. Vejamos
    2 altos dignitários do corpo de magistrados Rui Rangel e a ex mulher estão em liberdade por fazerem uns jeitos e promessas com o dinheiro dos outros
    1professor abusoude dezenas crianças ,roubou-lhes anos de vida feliz e aguarda julgamento na paz do lar (noutro caso foi detido)
    4 homens atacam idosos com rara violencia (tendo 1 morrido)e vão aguardar julgamento na paz do lar
    Sistematicamente ouvem-se queixas da Judiciária sobre casos que os agressores/criminosos deveriam fica atrás das grades e os Juízes acham que o melhor é voltarem para a sociedade.Talvez esperando que ,ou cometam mais crimes,ou fiquem a se purificarem….
    Inadmissível! !!

  9. Infelizmente o Dr. Oliveira Salazar era um menino do coro comparado com as personagens que hoje ocupam quase todos os lugares do poder inclusivamente os “Senhores Doutores” que proliferam nos corredores da “Justiça”, o que não quer dizer que não existam honrosas excepções.
    Sinto uma profunda sensação visceral de desconforto quando imagino que uma investigadora está presa efectivamente a cumprir uma pena de 3 Anos de prisão por ter “Supostamente Ofendido” uns “Senhores Doutores” daqueles que a história nunca lembrará os seus nomes.
    E então os Políticos Corruptos que estão em liberdade? e os Ricardos Salgados desta terra? E os ladrões de armas dos quartéis? E os Ladrões dos BES? então Senhores Doutores tenham Juízo pois é disso que se trata “Ter juizo para poder ajuizar os outros com justiça”.
    O Nosso País está perdido e pelos vistos continuamos a perpetuar as más praticas do antigamente…
    Não posso deixar de recordar uma frase que meu Pai dizia:
    “Meu filho, se não tiveres jeito para nada sempre podes ir para Politico ou Advogado”
    Francamente… TIREM-ME DAQUI!

    • Concordo inteiramente consigo e acrescento uma citação de um político em relação ao seu partido:
      “Quem se mete connosco, leva.”
      E neste caso levou…

  10. Acho muito bem.

    A drogatita de esquerda queria a bolsa para passear. Qd alguem com mais valor a ganhou, fez o que todos os bloqyistas fazem… berrar, injuriar e ameacar.

    • Normalmente venho só ler os comentarios e rir da ignorância de certas passoas…. mas o caro senhor… pqp…. vc tocou no fundo e continua a cavar… olhe lá, tente bater com a cabeca na parede com bastante força para ver se endireita essas ideias…. pqp lá o ignorante…

  11. Mas pelos vistos a justiça não fez o seu papel, ou seja, investigar se as acusações eram falsas ou verdadeiras, optaram por meter a senhora na cadeia para a calarem de vez e ficar certamente com o sentimento e nós também de que afinal isto é apenas uma farsa de democracia onde só algumas verdades têm lugar.

  12. Não existem juizes em Portugal, apenas existem os tribunais, não existem leis, apenas normas. É isto a que temos direito, espero puder ainda ver os DDT a pagar pelo mal que fazem.
    – quando prendem ou acusam um inocente, ou quando soltam um culpado – COMO SE CHAMA ISTO???
    – quando abusam dum poder autocrático, pois nunca foram eleitos – COMO SE CHAMA ISTO???
    – são pagos com o nosso dinheiro, são funcionários do Estado, existem para nos defender, mas ninguém nos defende deles – COMO SE CHAMA ISTO ???
    – quantas vezes já foram condenados, os seus julgamentos, pelos Tribunais Internacionais, e nada lhes acontece – COMO SE CHAMA ISTO???
    FICO A AGUARDAR QUE A POLÍCIA ME VENHA PRENDER A MANDO DELES, POIS AS LIBERDADES NESTE NOSSO PORTUGAL, SÓ EXISTEM CONDICIONADAS PELAS SUAS NORMAS – ONDE JÁ VI ISTO?

    • Pergunta “como se chama isto” e, na minha opinião, eu respondo-lhe:
      Chama-se “justiça à portuguesa”
      Chama-se “governação à portuguesa”
      E chama-se muito mais coisas, mas nenhuma boa…

  13. Basta ver quem foi julgado e teve pena suspensa em comparação com os detidos para deduzir que a senhora alguma razão terá. O caso teve início em 1996 e só teve a pena aplicada em 2016. Vergonha de (in) Justiça. Se existisse pena de morte em Portugal o assassino viveria mais 20 anos depois de ter morto os inocentes e ter deixado os familiares destes a sofrer por justiça.

  14. E este Pais esta em 10° lugar das melhores democracias a nivel mundial? Jamais o 25 de Abril escancarou as portas dos gabinetes das magistraturas.
    E viva o corporativismo.

  15. Gostava de entender como é que um processo de difamação, que ocorreu num momento único, dá direito a prisão direta, 3 anos, em vez de coima……..parece que a justiça neste país é completamente exacerbada para alguns e apenas alguns…..a nossa classe de magistrados atual consegue ser mais corrupta que a classe política, aliás, esta situação foi claramente uma demonstração de que a pessoa que foi presa tinha razão….

  16. Que pouca vergonha justiça portuguesa…!
    Entao o crapula 44 e a sua seita podem acusar os juizes e a justiça do que bem lhes apetecer e estao na rua e a esta desgraçada rejeitam a liberdade condicional?
    O que é mais grave, chamar corrupto ao Pinto Monteiro (entao este notou-se bem que era particularmente isento e nao manipolavel…eh eh eh) ou dizer que é “um ato intencional de escolha de juiz, ludibriando a lei”
    A esta* comprovada gatuna é absolvida…
    * https://zap.aeiou.pt/ex-ministra-maria-de-lurdes-rodrigues-foi-absolvida-91844
    Que linda fotografia justiceira portuguesa…!

  17. Um ordinário de um Sócrates anda a solta e diz o que quer de quem quer. Esta desgraçada, como trabalhava, e não tinha os mesmos amigos dele, está a cumprir uma pena de prisão… Só mesmo neste país é que é possível uma coisa destas. Em compensação tipos com arsenais apreendidos em casa, violadores e assassinos são postos em liberdade. Bem, se calhar começa-se a estar mais seguro preso do que cá fora.

  18. Ir para a cadeia por difamação e injúria, sem ter cadastro e passados 20 anos, é obra! Não podemos exprimir ipsis verbis o que pensamos dessas augustas personagens. Mas desde já lhes digo que penso o pior possível de S. Exas. Pensar ainda não é proibido, ou é? Ai, se vocês soubessem o que eu penso dessas excelências todas…

RESPONDER

Parker Solar Probe lança nova luz sobre o Sol

Em agosto de 2018, a Parker Solar Probe da NASA foi lançada para o espaço, tornando-se pouco tempo depois a sonda mais próxima do Sol. Com instrumentos científicos de ponta para medir o ambiente em …

Encontrado no mar das Malvinas navio alemão da I Guerra Mundial 105 anos depois de naufragar

O naufrágio de um cruzador alemão da I Guerra Mundial foi identificado nas Ilhas Malvinas, onde foi afundado pela Marinha britânica há 105 anos. O SMS Scharnhorst foi o principal ativo da esquadra alemã na Ásia …

Boavista 1-4 Benfica | Águia goleia no xadrez do Bessa

O Benfica deu o pontapé de saída da 13ª jornada com uma vitória competente na visita ao Boavista, por 4-1. Num jogo potencialmente perigoso para as aspirações “encarnadas”, frente a um adversário com somente uma derrota …

Cientistas desenvolvem técnica para determinar o humor através da caligrafia

Uma equipa de cientistas estudou a biomecânica dos movimentos das mãos a escrever e a desenhar, e desenvolveu um método para avaliar as propriedades individuais da velocidade de escrita e da pressão do lápis no …

Quase seis mil denúncias de agressões sexuais em viagens da Uber nos EUA

A plataforma de transporte de passageiros Uber divulgou na quinta-feira um relatório, revelando quase seis mil denúncias de agressões sexuais a utilizadores, motoristas e terceiros nos Estados Unidos (EUA), em 2017 e 2018. No relatório de …

Polícia de Los Angeles vai usar dispositivo "ao estilo Batman" para prender suspeitos

A polícia de Los Angeles, nos Estados Unidos, vai adotar, no início do próximo ano, um novo dispositivo, conhecido como BolaWrap 100, que dispara um cinto de fibra sintética a uma velocidade de 200 metros …

Corriere dello Sport defende-se das acusações e garante ser "inimigo do racismo"

O jornal desportivo italiano Corriere dello Sport afirmou esta sexta-feira ser “inimigo do racismo”, defendendo-se das críticas motivadas pela manchete de quinta-feira, com o título “Black Friday” e ilustrada com os futebolistas negros Romelu Lukaku …

Alisadores e tintas para cabelo podem aumentar o risco de cancro da mama

Alisadores e tintas para cabelo são dois produtos comummente utilizados por mulheres. Um novo estudo sugere que estes podem aumentar o risco de cancro da mama, especialmente em mulheres negras. Muitos produtos capilares contêm compostos que …

Black Friday. Marca de cosméticos oferece por engano desconto de 96% e perde 10 milhões em duas horas

Uma falha no site oficial da marca de produtos cosméticos Foreo fez com que o seu artigo mais caro fosse vendido com um desconto de 96%, fazendo com que a empresa sueca perdesse 10 milhões …

Camisola usada por Pelé no seu último jogo foi vendida por 30 mil euros em leilão

Uma camisola usada por Pelé no seu último jogo com a seleção brasileira foi vendida por 30 mil euros num prestigiado leilão de objetos desportivos, realizado na quinta-feira em Turim, Itália. A camisola com o número …