“Isto acabou”. Mensagens sugerem que Puigdemont desistiu da independência

Alberto Estevez / EPA

O presidente da Generalitat de Catalunya, Carles Puigdemont

Um programa da televisão espanhola teve acesso a mensagens enviadas pelo ex-líder do governo catalão a um antigo elemento da Generalitat.

O antigo líder do governo catalão sente-se sacrificado pelos seus, derrotado e ter-se-à rendido. Pelo menos, é isso que dá a entender nas mensagens trocadas com o anterior elemento do seu governo, Antoni Comín.

“O plano de Moncloa triunfa”, começa, referindo-se à sede do governo espanhol, liderado por Mariano Rajoy. “Só espero que seja verdade que graças a isto possam sair todos da prisão. Se não, o ridículo histórico é histórico”, acrescenta, segundo as mensagens reveladas pelo programa.

O líder do Juntos pela Catalunha já reconheceu que as mensagens são verdadeiras. “Sou humano e há momentos em que também tenho dúvidas”, escreveu no Twitter.

O ex-líder do governo catalão aproveitou para criticar a postura do canal televisivo. “Há limites, como a privacidade, que nunca devem ser violados”.

https://twitter.com/KRLS/status/958661707303399424

As mensagens terão sido obtidas por Ana Rosa Quintana, da Telecinco, que se terá limitado a filmar o telemóvel de Toni Comín enquanto este as recebia numa sala cheia de jornalistas, segundo o Diário de Notícias.

Suponho que tenhas claro que isto acabou. Os nossos sacrificaram-nos, pelo menos a mim. Vocês serão conselheiros (espero e desejo), mas eu estou sacrificado tal como sugeria Joan Tardà”, diz o líder do Juntos pela Catalunha, referindo-se a uma ideia defendida no domingo pelo porta-voz da Esquerda Republicana da Catalunha (ERC).

“Não sei o que me espera na vida (espero que muito), mas dedicá-la-ei a por em ordem estes dois anos e a proteger a minha reputação. Fizeram-me muito mal, com calúnias, rumores, mentiras, que aguentei por um objetivo comum. Isso acabou e tenho de dedicar-me à autodefesa”, escreve.

ZAP //

PARTILHAR

4 COMENTÁRIOS

  1. Sinceramente? profundamente lamentável pelos valores que acreditamos e que abdicamos. A ditadura disfarçada de moncloa. Espero que este raroyzinho seja destroçado assim como destruiu a paz douradora, e que destruiu por completo. O tempo o dirá afinal quem tem razão. Isto é uma derrota não para aqueles que votaram por expressa vontade, sim pela Democracia, há muito tempo “Podre” de uma €uropa caquéctica e desajustada da realidade dos povos que a integram. Isto num quadro político e adverso, à vontade popular, expressa nas urnas e sem bastonada, como era do interesse do porco raroyzinho. Acredito que com esta vitória porca da ditadura da moncloa seja o fim deste ditador raroyzinho miserável. Tenho dito.

  2. Tem dito e diz muito bem! Independentemente de haver anticonstitucionalidade no referendo (o que não sei ao certo porque nunca li a constituição Espanhola), o direito à auto-determinação foi esmagado e cuspido em cima.

    Não duvido que uma idependência da Catalunha fosse a curto-médio e talvez long prazo prejudicial para a Espanha, a Europa e mesmo para a Catalunha. Mas não se pode sacrificar valores maiores como a liberdade, a auto-determinação e a democracia, pela economia. Tem de se acaba com esta psicose de que a economia está sempre primeiro e acima dos outros valores todos… Porque não está nem pode estar! Chega de adoração do Deus dinheiro!.. que ainda por cima acaba sempre e cada vez mais mal distribuido. Esse sim, é um problema grave: O da polarização da riqueza.

  3. A canalhocracia tomou o lugar da democracia….Já agora vamos declarar a independência do minho e alto douro…ou do alentejo…..ou do algarve……vamos retalhar o país…..porque não??????

RESPONDER

Leite sem lactose em laboratório (e com a ajuda de membranas de óxido de grafeno)

As membranas de óxido de grafeno (uma forma oxidada do material) têm sido muito estudadas para a dessalinização da água e separação de corantes, mas as suas propriedades podem não ficar por aqui. Uma equipa de …

Cientistas criam material de "auto-reparação" mais resistente do mundo (e é perfeito para ecrãs de telemóveis)

Investigadores do Instituto Indiano de Educação e Investigação Científica (IISER, na sigla em inglês) podem ter encontrado o material perfeito para fazer os ecrãs de smartphones: transparente, resistente e que a capacidade de se "auto-curar" …

"A bitcoin vai criar a paz mundial"

A rainha das moedas digitais, se não construir a paz no planeta, vai ajudar na pacificação entre os seres humanos. É a opinião de Jack Dorsey. É o centro de atenções de muitos investidores, é o …

"Burrolandia". Parque temático de burros no México está a tentar salvar estes animais

Um parque temático de burros no México serve de santuário a estes animais que estão aos poucos a desaparecer no país. "O burro ajudou o homem por muito tempo. É hora de retribuirmos o favor", …

Uma mão robótica que joga Super Mario Bros na Nintendo? Sim, existe

Uma equipa de investigadores da Universidade de Maryland, nos Estados Unidos, imprimiu em 3D peças para criar uma mão robótica capaz de jogar Super Mario Bros na Nintendo.  A mão robótica é totalmente montada com circuitos …

"Narco Drones" apanhados a entregar drogas numa prisão chilena

Reclusos e cúmplices no exterior estão a usar drones para contrabandear droga para a prisão mais antiga do Chile. As autoridades chilenas descobriram que o esquema de contrabando tinha como objetivo transportar drogas para a Ex …

Erupção do vulcão Etna causa problemas económicos na Sicília

Nos últimos meses, o vulcão Etna tem estado em constante erupção e o custo de limpeza das cinzas está a deixar muitas cidades da Sicília à beira da falência. O vulcão Etna – um dos mais …

Argentina cria documento de identidade para pessoas não binárias

O Presidente da Argentina anunciou, esta semana, que o país tem um novo documento de identidade para incluir pessoas não binárias. É o primeiro país da América Latina a fazê-lo. De acordo com o chefe de …

Costa diz que Portugal vai ter "o dobro" de fundos comunitários para investir

O primeiro-ministro afirmou, este sábado, que Portugal vai contar, nos próximos sete anos, com "o dobro" de fundos comunitários para investimento, considerando que esta "é uma oportunidade única" que não pode ser desperdiçada. "Vamos ter a …

Chinesa morre após salvar a filha de deslizamento de terra. Bebé esteve 24 horas nos escombros

Uma mulher morreu após salvar o seu bebé quando um deslizamento de terra e uma forte inundação atingiram a sua casa na China, revelam as equipas de resgate. Como noticia a BBC, a bebé foi resgatada …