“Isto acabou”. Mensagens sugerem que Puigdemont desistiu da independência

Alberto Estevez / EPA

O presidente da Generalitat de Catalunya, Carles Puigdemont

Um programa da televisão espanhola teve acesso a mensagens enviadas pelo ex-líder do governo catalão a um antigo elemento da Generalitat.

O antigo líder do governo catalão sente-se sacrificado pelos seus, derrotado e ter-se-à rendido. Pelo menos, é isso que dá a entender nas mensagens trocadas com o anterior elemento do seu governo, Antoni Comín.

“O plano de Moncloa triunfa”, começa, referindo-se à sede do governo espanhol, liderado por Mariano Rajoy. “Só espero que seja verdade que graças a isto possam sair todos da prisão. Se não, o ridículo histórico é histórico”, acrescenta, segundo as mensagens reveladas pelo programa.

O líder do Juntos pela Catalunha já reconheceu que as mensagens são verdadeiras. “Sou humano e há momentos em que também tenho dúvidas”, escreveu no Twitter.

O ex-líder do governo catalão aproveitou para criticar a postura do canal televisivo. “Há limites, como a privacidade, que nunca devem ser violados”.

https://twitter.com/KRLS/status/958661707303399424

As mensagens terão sido obtidas por Ana Rosa Quintana, da Telecinco, que se terá limitado a filmar o telemóvel de Toni Comín enquanto este as recebia numa sala cheia de jornalistas, segundo o Diário de Notícias.

Suponho que tenhas claro que isto acabou. Os nossos sacrificaram-nos, pelo menos a mim. Vocês serão conselheiros (espero e desejo), mas eu estou sacrificado tal como sugeria Joan Tardà”, diz o líder do Juntos pela Catalunha, referindo-se a uma ideia defendida no domingo pelo porta-voz da Esquerda Republicana da Catalunha (ERC).

“Não sei o que me espera na vida (espero que muito), mas dedicá-la-ei a por em ordem estes dois anos e a proteger a minha reputação. Fizeram-me muito mal, com calúnias, rumores, mentiras, que aguentei por um objetivo comum. Isso acabou e tenho de dedicar-me à autodefesa”, escreve.

ZAP //

PARTILHAR

4 COMENTÁRIOS

  1. Sinceramente? profundamente lamentável pelos valores que acreditamos e que abdicamos. A ditadura disfarçada de moncloa. Espero que este raroyzinho seja destroçado assim como destruiu a paz douradora, e que destruiu por completo. O tempo o dirá afinal quem tem razão. Isto é uma derrota não para aqueles que votaram por expressa vontade, sim pela Democracia, há muito tempo “Podre” de uma €uropa caquéctica e desajustada da realidade dos povos que a integram. Isto num quadro político e adverso, à vontade popular, expressa nas urnas e sem bastonada, como era do interesse do porco raroyzinho. Acredito que com esta vitória porca da ditadura da moncloa seja o fim deste ditador raroyzinho miserável. Tenho dito.

  2. Tem dito e diz muito bem! Independentemente de haver anticonstitucionalidade no referendo (o que não sei ao certo porque nunca li a constituição Espanhola), o direito à auto-determinação foi esmagado e cuspido em cima.

    Não duvido que uma idependência da Catalunha fosse a curto-médio e talvez long prazo prejudicial para a Espanha, a Europa e mesmo para a Catalunha. Mas não se pode sacrificar valores maiores como a liberdade, a auto-determinação e a democracia, pela economia. Tem de se acaba com esta psicose de que a economia está sempre primeiro e acima dos outros valores todos… Porque não está nem pode estar! Chega de adoração do Deus dinheiro!.. que ainda por cima acaba sempre e cada vez mais mal distribuido. Esse sim, é um problema grave: O da polarização da riqueza.

  3. A canalhocracia tomou o lugar da democracia….Já agora vamos declarar a independência do minho e alto douro…ou do alentejo…..ou do algarve……vamos retalhar o país…..porque não??????

RESPONDER

Misteriosa cruz de mármore com 1.200 anos encontrada no Paquistão

Uma cruz de mármore foi recentemente descoberta no cimo das montanhas do Baltistão, no Paquistão. Os investigadores acreditam que tem cerca de 1.200 anos e que pode ser um sinal da presença de uma antiga …

Nona Sinfonia de Beethoven revela novos detalhes sobre o cérebro humano

A Nona Sinfonia de Ludwig van Beethoven, 250 anos após a sua criação, ajudou a demonstrar a existência de células conceituais no cérebro. Quase 200 anos depois da morte de Beethoven, a maior obra do músico …

Governo vai suspender devolução dos manuais escolares

O ministro da Educação informou hoje que o Governo vai suspender a devolução de manuais escolares, em curso desde 26 de junho, cumprindo a decisão do parlamento, que aprovou uma proposta nesse sentido. O plenário da …

Cuba prestes a abrir portas ao turismo (exceto aos cubano-americanos)

Depois de fechar as suas fronteiras para os turistas no final de março por causa da pandemia da covid-19, Cuba prepara-se agora para reabrir várias das suas baías ao turismo - mas há algumas exceções. …

Cidade do México enterrou os rios para prevenir doenças, mas a covid-19 resiste e prospera

Na tentativa de evitar a disseminação de doenças como a malária e a cólera, a Cidade do México enterrou os seus rios. Agora, como consequência, criou inadvertidamente as condições necessárias para a covid-19 prosperar. A Cidade …

Descoberto sistema de túneis da I Guerra onde estarão enterrados dezenas de soldados

A Agência do Património da Bélgica anunciou esta semana a descoberta de um sistema de túneis alemão da I Guerra Mundial, onde estarão, muito provavelmente, dezenas de soldados enterrados. Em comunicado, citado pela Russia Today, …

Cinco funcionários da Tesla dizem ter sido despedidos por terem ficado em casa durante a pandemia

Cinco funcionários da produtora automóvel Tesla dizem ter sido despedidos por terem ficado em casa durante a pandemia, avança o The Washington Post. De acordo com o jornal norte-americano, foram cinco os colaboradores dispensados da …

"Qual o lugar mais seguro?". Costa compara infetados no Reino Unido e Algarve

O primeiro-ministro apresentou hoje uma tabela que mostra o Reino Unido muito acima do Algarve em número de infetados com covid-19 por cem mil habitantes e pergunta qual o lugar mais seguro para umas férias …

Azul anuncia venda de 6% da TAP ao Estado por 10 milhões de euros

A companhia aérea brasileira Azul, de David Neeleman, anunciou hoje a venda de 6% da TAP, no âmbito do acordo anunciado esta quinta-feira entre o Estado e os acionistas privados, que “garante a continuação” da …

NASA cria dispositivo que o avisa para não tocar no rosto (e pode ser reproduzido em casa)

A pensar na pandemia, a NASA desenvolveu o PULSE, um colar vibratório que nos alerta se formos tocar no rosto com as nossas mãos. A pandemia de covid-19 alastrou pelo mundo e, enquanto não chega um …