/

“Isto acabou”. Mensagens sugerem que Puigdemont desistiu da independência

4

Alberto Estevez / EPA

O presidente da Generalitat de Catalunya, Carles Puigdemont

Um programa da televisão espanhola teve acesso a mensagens enviadas pelo ex-líder do governo catalão a um antigo elemento da Generalitat.

O antigo líder do governo catalão sente-se sacrificado pelos seus, derrotado e ter-se-à rendido. Pelo menos, é isso que dá a entender nas mensagens trocadas com o anterior elemento do seu governo, Antoni Comín.

“O plano de Moncloa triunfa”, começa, referindo-se à sede do governo espanhol, liderado por Mariano Rajoy. “Só espero que seja verdade que graças a isto possam sair todos da prisão. Se não, o ridículo histórico é histórico”, acrescenta, segundo as mensagens reveladas pelo programa.

O líder do Juntos pela Catalunha já reconheceu que as mensagens são verdadeiras. “Sou humano e há momentos em que também tenho dúvidas”, escreveu no Twitter.

O ex-líder do governo catalão aproveitou para criticar a postura do canal televisivo. “Há limites, como a privacidade, que nunca devem ser violados”.

https://twitter.com/KRLS/status/958661707303399424

As mensagens terão sido obtidas por Ana Rosa Quintana, da Telecinco, que se terá limitado a filmar o telemóvel de Toni Comín enquanto este as recebia numa sala cheia de jornalistas, segundo o Diário de Notícias.

Suponho que tenhas claro que isto acabou. Os nossos sacrificaram-nos, pelo menos a mim. Vocês serão conselheiros (espero e desejo), mas eu estou sacrificado tal como sugeria Joan Tardà”, diz o líder do Juntos pela Catalunha, referindo-se a uma ideia defendida no domingo pelo porta-voz da Esquerda Republicana da Catalunha (ERC).

“Não sei o que me espera na vida (espero que muito), mas dedicá-la-ei a por em ordem estes dois anos e a proteger a minha reputação. Fizeram-me muito mal, com calúnias, rumores, mentiras, que aguentei por um objetivo comum. Isso acabou e tenho de dedicar-me à autodefesa”, escreve.

ZAP //

4 Comments

  1. Sinceramente? profundamente lamentável pelos valores que acreditamos e que abdicamos. A ditadura disfarçada de moncloa. Espero que este raroyzinho seja destroçado assim como destruiu a paz douradora, e que destruiu por completo. O tempo o dirá afinal quem tem razão. Isto é uma derrota não para aqueles que votaram por expressa vontade, sim pela Democracia, há muito tempo “Podre” de uma €uropa caquéctica e desajustada da realidade dos povos que a integram. Isto num quadro político e adverso, à vontade popular, expressa nas urnas e sem bastonada, como era do interesse do porco raroyzinho. Acredito que com esta vitória porca da ditadura da moncloa seja o fim deste ditador raroyzinho miserável. Tenho dito.

  2. Tem dito e diz muito bem! Independentemente de haver anticonstitucionalidade no referendo (o que não sei ao certo porque nunca li a constituição Espanhola), o direito à auto-determinação foi esmagado e cuspido em cima.

    Não duvido que uma idependência da Catalunha fosse a curto-médio e talvez long prazo prejudicial para a Espanha, a Europa e mesmo para a Catalunha. Mas não se pode sacrificar valores maiores como a liberdade, a auto-determinação e a democracia, pela economia. Tem de se acaba com esta psicose de que a economia está sempre primeiro e acima dos outros valores todos… Porque não está nem pode estar! Chega de adoração do Deus dinheiro!.. que ainda por cima acaba sempre e cada vez mais mal distribuido. Esse sim, é um problema grave: O da polarização da riqueza.

  3. A canalhocracia tomou o lugar da democracia….Já agora vamos declarar a independência do minho e alto douro…ou do alentejo…..ou do algarve……vamos retalhar o país…..porque não??????

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.