“Peço desculpa por ter usado informação não confirmada”, lamenta Passos

PSD / Flickr

O presidente do PSD, Pedro Passos Coelho

O provedor da Santa Casa da Misericórdia de Pedrógão Grande admitiu à agência Lusa a sua “irresponsabilidade” ao dar uma informação errada ao líder do PSD, sobre um alegado suicídio na sequência dos incêndios.

“Admito que houve uma grande irresponsabilidade”, afirmou João Marques.

O provedor da Santa Casa da Misericórdia de Pedrógão Grande, que é também líder da concelhia do PSD e cabeça-de-lista do partido às autárquicas, explicou que às 10h00, em Vila Facaia, recebeu a informação, por “pessoas da freguesia” e na presença do presidente da junta, de que uma pessoa se teria suicidado. Por serem informações dadas por locais, que conheciam a alegada vítima, tomou-as como “fidedignas”.

Segundo o provedor da Santa Casa, não foram avisadas as autoridades competentes porque o responsável pressupôs “que as autoridades já teriam conhecimento” da situação, depois de no domingo ter alertado a Segurança Social e a Administração Regional de Saúde do Centro (ARSC) sobre a necessidade de acompanhamento psicológico das populações afetadas pelo incêndio.

Às 10h30, João Marques alertou o líder do PSD, Passos Coelho, na vila sede do concelho, sobre o caso de suicídio, “com base na informação” que lhe tinha sido dada em Vila Facaia.

“Por volta das 15h00”, acabou por saber que a informação que lhe tinha sido dada estava “errada”, pedindo “desculpas” a Passos Coelho e “à própria pessoa” que supostamente se teria suicidado.

“Tomámos a notícia como verdadeira. Devíamos ter confirmado“, admitiu o também ex-presidente do município durante quatro mandatos.

“Peço desculpa por ter usado informação não confirmada”

“Eu peço desculpa por ter utilizado uma informação que não estava confirmada”, afirmou Passos Coelho à chegada a Odivelas para a apresentação da candidatura de Fernando Seara à Câmara Municipal.

No entanto, o líder da oposição pediu que tal facto não desvie a atenção do que considera ser o essencial, reiterando que “o Estado falhou” e o Governo tem de fazer chegar rapidamente o apoio público aos familiares das vítimas.

“Temos hoje a confirmação clara de que o Estado falhou quando tantas pessoas perderam a vida como perderam, era muito importante que houvesse um mecanismo rápido de reparação”, apelou.

O presidente do PSD disse hoje que o Estado falhou no apoio psicológico às vítimas do incêndio que começou em Pedrógão Grande, adiantando ter tido conhecimento de que um suicídio ocorreu por falta desse apoio.

“Tenho conhecimento de vítimas indiretas deste processo, de pessoas que puseram termo à vida, em desespero”, sinal de que “não receberam a tempo o apoio psicológico que lhes devia ter sido prestado”, declarou o líder dos sociais-democratas aos jornalistas, após uma visita ao quartel dos bombeiros de Castanheira de Pera.

À agência Lusa, pouco depois, o presidente da Administração Regional de Saúde do Centro (ARSC), José Tereso, disse que não há, até hoje, “nenhum caso de suicídio com ligação” direta à zona afetada pelo incêndio que começou em Pedrógão Grande.

João Marques foi líder do executivo de Pedrógão Grande (distrito de Leiria) pelo PSD de 1997 até 2013, altura em que não se pôde recandidatar devido à lei de limitação de mandatos.

Em 2013, Valdemar Alves foi eleito presidente da autarquia, como independente, nas listas do PSD.

Quando se esperava uma recandidatura de Valdemar Alves pelo PSD, a concelhia liderada por João Marques aprovou o nome deste antigo presidente da Câmara como candidato social-democrata à autarquia.

Após esta decisão, Valdemar Alves tornou-se candidato independente pelo PS às eleições de outubro.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

12 COMENTÁRIOS

  1. Outro monte de lixo humano… falam (MENTINDO!!) do suicido de pessoas que foram vitimas de um incêndio terrível, sem qualquer noção ou respeito!!!

    • O seu comentário é mesmo reles e de quem é muito pobre de espírito. Sou do PS muito embora para aqui pouco interesse. Pelo que vi o homem foi mal informado por outra pessoa e depois retratou-se e explicou a situação. Acho que só fica bem. Quando se erra há que que assumir. E ele assumiu. Teve caráter.

      • Bem… acho que, com esse magnifico comentário, se nota bem quem “é muito pobre de espírito” aqui!…
        É do PS?!
        Mas o PS é algum clube de futebol?!
        Está comprovada a sua falta de sentido critico…
        .
        Quero lá saber do PS ou do PSD (etc)… nem isso tem NADA a ver com o caso!
        .
        O que interessa é que este parasita mentiroso incompetente (Passos), tentou dar um jeito ao amigo (que por acaso é candidato a presidente da Câmara de Pedrógão Grande pelo PSD), sem pensar (que também não seu forte!) nas consequências!!
        A falta de bom senso fez o resto – e o resultado foi o que se viu!!
        Mas, assumiu o quê?
        Assumiu que tentou tirar dividendos políticos de uma situação gravíssima com uma mentira?!
        Não vi essa parte…
        E, mesmo que fosse verdade, não é coisa que se venha apregoar publicamente de forma completamente leviana!…
        Isto já para não falar do aumento do numero de casos de suicido em Portugal durante o seu brilhante (des)governo!!
        Percebeu agora?!

      • Para o Chiiii, e mesmo que tivesse sido verdade!?
        Tenhamos decoro, não? Agora usamos estas coisas para beneficio politico?
        Pedro Passos Coelho é uma nódoa como ser humano e um incompetente no resto. Quem o conhece sabe bem!!!

  2. Só acontece porque andam exacerbadamente à procura do diabo, se é que não andam de mão dada com ele. medonhamente tristes, perdidos em seu próprio mundo.

    • Pois, “medonhamente” tristes é realmente um grande defeito, pois o que o povo português precisa é de sorrisos, humor e optimismo, mais nada. Mesmo que depois morramos às dezenas de um modo que nunca se viu…

  3. UIIIII mais um tiro nos pés do Passos Coelho.
    Primeiro teve conhecimento de vitimas que se suicidaram depois não havia confirmação mas foi uma noticia de pessoa que até era de família, até nem teve dúvidas (cavaquice), no fim pede desculpa e afinal a culpa é do provedor.
    Esse CUelho é mesmo bosta é nojento, tinhoso, ressabiado, rancoroso, mesquinho por mim deveria superar o suicídio politico que tem vindo a praticar no dia a dia e passar ao físico.

  4. Mas afinal o que anda a media a fazer?, porque é que não vão investigar o acordo com o SIRESP, quando o António Costa era Advogado da Motorola 1995, e agora vêm dizer que desconheciam o que está no contracto? São todos do mesmo saco

  5. O verdadeiro líder não lamenta o erro cometido! Assume-o, com todas as consequências, e sofre-as! Mais nada!…

  6. Este Sr. Coelho é o exemplo vivo de como nós portugueses estamos entregues à bicharada.
    Enquanto deputado e fazendo as contas, se entrou no parlamento com 18 anos +\- e se fez 12 anos como deputado, este Sr. e outros usufruíram de uma reforma vitalícia com pouco mais de 30 anos, enquanto aos portugueses de segunda é exigido que trabalhem até à cova.
    Além de opinar sobre tudo, mesmo que para isso se limite a debitar lugares comuns, também tem uma memória curta, que a outros cidadãos deste país custou-lhes caro. Refiro-me ao esquecimento de declarar rendimentos. O que aconteceria a outros cidadãos que estivessem fora da lista VIP da AT de tivessem feito o mesmo.
    Consequências dos actos deste e de outros Srs. politicos desta nação? Total impunidade.
    Uma palavra para os jornalistas, façam um resumo das gafes e frases deste e de outros políticos e façam-lhes as perguntas para as quais eu e todos os portugueses queremos resposta.

RESPONDER

NASA dedica novo telescópio a Nancy Grace Roman, a "mãe" do Hubble

A NASA renomeou o telescópio Wide Field Infrared Probing Telescope (WFIRST) em homenagem a Nancy Grace Roman, a mãe do Hubble. A NASA batizou o seu telescópio espacial de última geração, atualmente em desenvolvimento, - o …

Guitarrista dos Queen teve um ataque cardíaco que o deixou às portas da morte

Brian May, guitarrista dos Queen, sofreu um ataque cardíaco que o deixou às portas da morte, anunciou o próprio músico, de 72 anos. May partilhou um vídeo no Instagram no qual conta todo o episódio. Tudo …

"Missão Tianwen". China planeia lançar sonda para Marte em julho

A China planeia lançar uma sonda e um pequeno robô de controlo remoto para Marte, em julho, na sua primeira missão ao Planeta Vermelho, anunciou esta segunda-feira a agência responsável pelo projeto. "O nosso objetivo era …

Bairros de lata são incubadoras de covid-19, mas ninguém ajuda os milhões que lá vivem

Bairros de lata, como as favelas, são consideradas incubadores de covid-19. No entanto, pouca atenção lhes tem sido dada na resposta à pandemia. Tendo devastado algumas das cidades mais ricas do mundo, a pandemia do novo …

Morreu Saturn, o jacaré que sobreviveu a um bombardeamento da II Guerra (e que se diz que pertenceu a Hitler)

Saturn, um jacaré norte-americano de 84 anos, morreu esta sexta-feira no jardim zoológico de Moscovo, na Rússia, anunciou a instituição na sua conta de Facebook, dando conta que o animal morreu de velhice. O réptil …

Antiviral Remdesivir pode ser eficaz no combate à covid-19

O antiviral Remdesivir é eficaz contra a covid-19 caso seja administrado antes dos pacientes necessitarem de ventilação mecânica, indica um ensaio internacional com este medicamento, coordenado pelo Hospital Can Ruti, em Badalona, Barcelona, Espanha. Segundo um …

Há uma misteriosa ilha em Nova Iorque que quase ninguém pode visitar (e está abandonada)

A menos de 1,6 quilómetros de Manhattan, em Nova Iorque, localiza-se uma misteriosa ilha abandonada há mais de meio século. É preciso ter autorização do New York City Department of Parks and Recreation para visitar …

Israel não vai desperdiçar "oportunidade histórica" para anexar a Cisjordânia

O primeiro-ministro israelita Benjamin Netanyahu voltou a defender hoje a anexação de partes da Cisjordânia nos próximos meses e em prosseguir este polémico plano, apesar do crescente coro de condenações de diversos aliados. Os palestinianos, e …

Zlatan Ibrahimovic lesiona-se e deixa carreira em risco

No treino com vista ao regresso da Liga italiana, Zlatan saiu a coxear do centro de treinos, com os milaneses a explicarem que exames vão determinar se se trata de lesão no gémeo ou tendão …

Há uma orquestra presa num palácio da Alemanha há 75 dias

Um grupo de músicos bolivianos, que pertencem à Orquestra Experimental de Instrumentos Nativos, está confinado no Palácio Rheinsberg, na Alemanha, há cerca de 75 dias devido à pandemia de covid-19. No início de março, os membros da …