“Peço desculpa por ter usado informação não confirmada”, lamenta Passos

PSD / Flickr

O presidente do PSD, Pedro Passos Coelho

O provedor da Santa Casa da Misericórdia de Pedrógão Grande admitiu à agência Lusa a sua “irresponsabilidade” ao dar uma informação errada ao líder do PSD, sobre um alegado suicídio na sequência dos incêndios.

“Admito que houve uma grande irresponsabilidade”, afirmou João Marques.

O provedor da Santa Casa da Misericórdia de Pedrógão Grande, que é também líder da concelhia do PSD e cabeça-de-lista do partido às autárquicas, explicou que às 10h00, em Vila Facaia, recebeu a informação, por “pessoas da freguesia” e na presença do presidente da junta, de que uma pessoa se teria suicidado. Por serem informações dadas por locais, que conheciam a alegada vítima, tomou-as como “fidedignas”.

Segundo o provedor da Santa Casa, não foram avisadas as autoridades competentes porque o responsável pressupôs “que as autoridades já teriam conhecimento” da situação, depois de no domingo ter alertado a Segurança Social e a Administração Regional de Saúde do Centro (ARSC) sobre a necessidade de acompanhamento psicológico das populações afetadas pelo incêndio.

Às 10h30, João Marques alertou o líder do PSD, Passos Coelho, na vila sede do concelho, sobre o caso de suicídio, “com base na informação” que lhe tinha sido dada em Vila Facaia.

“Por volta das 15h00”, acabou por saber que a informação que lhe tinha sido dada estava “errada”, pedindo “desculpas” a Passos Coelho e “à própria pessoa” que supostamente se teria suicidado.

“Tomámos a notícia como verdadeira. Devíamos ter confirmado“, admitiu o também ex-presidente do município durante quatro mandatos.

“Peço desculpa por ter usado informação não confirmada”

“Eu peço desculpa por ter utilizado uma informação que não estava confirmada”, afirmou Passos Coelho à chegada a Odivelas para a apresentação da candidatura de Fernando Seara à Câmara Municipal.

No entanto, o líder da oposição pediu que tal facto não desvie a atenção do que considera ser o essencial, reiterando que “o Estado falhou” e o Governo tem de fazer chegar rapidamente o apoio público aos familiares das vítimas.

“Temos hoje a confirmação clara de que o Estado falhou quando tantas pessoas perderam a vida como perderam, era muito importante que houvesse um mecanismo rápido de reparação”, apelou.

O presidente do PSD disse hoje que o Estado falhou no apoio psicológico às vítimas do incêndio que começou em Pedrógão Grande, adiantando ter tido conhecimento de que um suicídio ocorreu por falta desse apoio.

“Tenho conhecimento de vítimas indiretas deste processo, de pessoas que puseram termo à vida, em desespero”, sinal de que “não receberam a tempo o apoio psicológico que lhes devia ter sido prestado”, declarou o líder dos sociais-democratas aos jornalistas, após uma visita ao quartel dos bombeiros de Castanheira de Pera.

À agência Lusa, pouco depois, o presidente da Administração Regional de Saúde do Centro (ARSC), José Tereso, disse que não há, até hoje, “nenhum caso de suicídio com ligação” direta à zona afetada pelo incêndio que começou em Pedrógão Grande.

João Marques foi líder do executivo de Pedrógão Grande (distrito de Leiria) pelo PSD de 1997 até 2013, altura em que não se pôde recandidatar devido à lei de limitação de mandatos.

Em 2013, Valdemar Alves foi eleito presidente da autarquia, como independente, nas listas do PSD.

Quando se esperava uma recandidatura de Valdemar Alves pelo PSD, a concelhia liderada por João Marques aprovou o nome deste antigo presidente da Câmara como candidato social-democrata à autarquia.

Após esta decisão, Valdemar Alves tornou-se candidato independente pelo PS às eleições de outubro.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

12 COMENTÁRIOS

  1. Outro monte de lixo humano… falam (MENTINDO!!) do suicido de pessoas que foram vitimas de um incêndio terrível, sem qualquer noção ou respeito!!!

    • O seu comentário é mesmo reles e de quem é muito pobre de espírito. Sou do PS muito embora para aqui pouco interesse. Pelo que vi o homem foi mal informado por outra pessoa e depois retratou-se e explicou a situação. Acho que só fica bem. Quando se erra há que que assumir. E ele assumiu. Teve caráter.

      • Bem… acho que, com esse magnifico comentário, se nota bem quem “é muito pobre de espírito” aqui!…
        É do PS?!
        Mas o PS é algum clube de futebol?!
        Está comprovada a sua falta de sentido critico…
        .
        Quero lá saber do PS ou do PSD (etc)… nem isso tem NADA a ver com o caso!
        .
        O que interessa é que este parasita mentiroso incompetente (Passos), tentou dar um jeito ao amigo (que por acaso é candidato a presidente da Câmara de Pedrógão Grande pelo PSD), sem pensar (que também não seu forte!) nas consequências!!
        A falta de bom senso fez o resto – e o resultado foi o que se viu!!
        Mas, assumiu o quê?
        Assumiu que tentou tirar dividendos políticos de uma situação gravíssima com uma mentira?!
        Não vi essa parte…
        E, mesmo que fosse verdade, não é coisa que se venha apregoar publicamente de forma completamente leviana!…
        Isto já para não falar do aumento do numero de casos de suicido em Portugal durante o seu brilhante (des)governo!!
        Percebeu agora?!

      • Para o Chiiii, e mesmo que tivesse sido verdade!?
        Tenhamos decoro, não? Agora usamos estas coisas para beneficio politico?
        Pedro Passos Coelho é uma nódoa como ser humano e um incompetente no resto. Quem o conhece sabe bem!!!

  2. Só acontece porque andam exacerbadamente à procura do diabo, se é que não andam de mão dada com ele. medonhamente tristes, perdidos em seu próprio mundo.

    • Pois, “medonhamente” tristes é realmente um grande defeito, pois o que o povo português precisa é de sorrisos, humor e optimismo, mais nada. Mesmo que depois morramos às dezenas de um modo que nunca se viu…

  3. UIIIII mais um tiro nos pés do Passos Coelho.
    Primeiro teve conhecimento de vitimas que se suicidaram depois não havia confirmação mas foi uma noticia de pessoa que até era de família, até nem teve dúvidas (cavaquice), no fim pede desculpa e afinal a culpa é do provedor.
    Esse CUelho é mesmo bosta é nojento, tinhoso, ressabiado, rancoroso, mesquinho por mim deveria superar o suicídio politico que tem vindo a praticar no dia a dia e passar ao físico.

  4. Mas afinal o que anda a media a fazer?, porque é que não vão investigar o acordo com o SIRESP, quando o António Costa era Advogado da Motorola 1995, e agora vêm dizer que desconheciam o que está no contracto? São todos do mesmo saco

  5. O verdadeiro líder não lamenta o erro cometido! Assume-o, com todas as consequências, e sofre-as! Mais nada!…

  6. Este Sr. Coelho é o exemplo vivo de como nós portugueses estamos entregues à bicharada.
    Enquanto deputado e fazendo as contas, se entrou no parlamento com 18 anos +\- e se fez 12 anos como deputado, este Sr. e outros usufruíram de uma reforma vitalícia com pouco mais de 30 anos, enquanto aos portugueses de segunda é exigido que trabalhem até à cova.
    Além de opinar sobre tudo, mesmo que para isso se limite a debitar lugares comuns, também tem uma memória curta, que a outros cidadãos deste país custou-lhes caro. Refiro-me ao esquecimento de declarar rendimentos. O que aconteceria a outros cidadãos que estivessem fora da lista VIP da AT de tivessem feito o mesmo.
    Consequências dos actos deste e de outros Srs. politicos desta nação? Total impunidade.
    Uma palavra para os jornalistas, façam um resumo das gafes e frases deste e de outros políticos e façam-lhes as perguntas para as quais eu e todos os portugueses queremos resposta.

RESPONDER

Ikea vs Kitea: batalha judicial entre suecos e marroquinos em Portugal

A marca sueca de imobiliário Ikea está a contestar nos tribunais portugueses o registo da marca marroquina Kitea. A semelhança entre os dois nomes não é uma mera coincidência, já que ambas vendem o mesmo …

EUA vão processar Edward Snowden por causa da sua autobiografia

O governo dos EUA vai processar Edward Snowden a propósito da autobiografia que chegou esta terça-feira a mais de 20 países. O processo judicial argumenta que autor violou acordos de confidencialidade. A autobiografia de Edward Snowden, …

27 anos depois, o maestro do trânsito regressa a Castelo Branco

A figura do polícia sinaleiro regressou a Castelo Branco 27 anos depois para coordenar o trânsito, numa iniciativa que surpreendeu os jovens condutores e peões, e que levou os mais velhos a aplaudiram e a …

Descoberto em Ílhavo primeiro sítio pré-histórico subaquático português

Uma equipa de arqueólogos descobriu vestígios de uma mancha de ocupação ou possível acampamento do neolítico a cerca de dois metros de profundidade na Ria de Aveiro, em Ílhavo. "Temos estado a apanhar algumas surpresas valentes. …

Rei de Espanha não propôs nenhum nome para investidura. País enfrenta novas eleições a 10 de novembro

A Espanha vai realizar novas eleições. Os dirigentes do Cidadãos, Albert Rivera, e do Partido Popular, Pablo Casado, disseram "não" à investidura de Pedro Sánchez como presidente do Governo espanhol e o rei Felipe VI …

Os dinamarqueses vão plantar um milhão de árvores sem saírem do sofá

No último sábado, a emissora dinamarquesa TV2 transmitiu um programa em direto para convidar os espectadores a doarem dinheiro para plantar árvores. O objetivo, de acordo com o jornal britânico The Guardian o produtor Martin Sundstrøm, …

A melhor escola da Europa para estudar ciência fica em Santarém

É em Alcanena, no distrito de Santarém, que se localiza o agrupamento de escolas com o selo de qualidade do STEM School Proeficient, atribuído pela União Europeia. O estabelecimento de ensino recebeu a melhor classificação …

Câmara da Moita dá parecer negativo ao Estudo de Impacte Ambiental do novo aeroporto do Montijo

A Câmara da Moita, no distrito de Setúbal, aprovou uma posição em que dá parecer negativo ao Estudo de Impacte Ambiental (EIA) do novo aeroporto do Montijo, devido ao “conjunto de impactes negativos”. O município da …

Morreu a criança que ficou paralisada após comer hambúrguer do Lidl contaminado

Em 2011, Nolan Moittie comeu o hambúrguer contaminado com a bactéria E.Coli comprado no Lidl. Depois de ter ficado com graves sequelas neurológicas e diabético, o rapaz acabou por falecer este sábado, com apenas 10 …

Taylor Swift atua no Nos Alive 2020

Taylor Swift é o segundo nome para a edição de 2020 no Nos Alive. A cantora estreia-se em território português no dia 9 de julho, anunciou a própria artista no seu site oficial. A organização do …