Procurador assume que prendeu Sócrates para investigar

José Goulão / Flickr

Ex-primeiro ministro e ex-líder do PS, José Sócrates

O procurador Rosário Teixeira assumiu, na resposta aos recursos à prisão preventiva apresentado pelos arguidos José Sócrates e Carlos Santos Silva, que os quis manter presos para poder investigar. O procurador situará as suas suspeitas nos dois mandatos de Sócrates como Primeiro-ministro.

De acordo com a edição desta sexta-feira do Diário de Notícias, o procurador da Operação Marquês defende o recurso à prisão preventiva para os dois arguidos porque, “se estivessem em liberdade, José Sócrates e Carlos Santos Silva podiam forjar documentos e dar outro rumo à investigação“.

José Sócrates foi detido a 21 de novembro no aeroporto de Lisboa, proveniente de Paris, e encontra-se em prisão preventiva no Estabelecimento Prisional de Évora, indiciado de corrupção, branqueamento de capitais e fraude fiscal qualificada, da qual recorreu para o Tribunal da Relação de Lisboa.

Segundo a lei, quer o procurador quer o próprio juiz podem responder aos recursos apresentados pelas defesas dos dois arguidos contra as medidas de coação aplicadas pelo juiz Carlos Alexandre.

A posição de Rosário Teixeira é apresentada na sua resposta aos recursos, na qual, apurou o DN, o procurador reafirma as suspeitas que levaram à prisão preventiva do ex-Primeiro-ministro e do ex-administrador do grupo Lena e mantém que as mesmas incidem sobre o período em que Sócrates exercia funções de Primeiro-ministro.

A defesa de Sócrates tem mantido que não há qualquer indício ou prova de corrupção, com eventual excepção de um telefonema para o vice-presidente de Angola, ocorrido no verão passado, “por mera simpatia, com muito gosto e muito depois de ter deixado de exercer funções governativas”.

Segundo o procurador, também as entrevistas que Sócrates tem dado apontam para o “perigo de perturbação do inquérito”.

ZAP

PARTILHAR

5 COMENTÁRIOS

RESPONDER

Marcelo apela ao voto "por memória deste ano e meio que não esqueceremos"

O Presidente da República considerou que votar nas eleições autárquicas é mais importante do que nunca para o país recomeçar a viver e a sair das crises sanitária, económica e social. Este apelo ao voto foi …

Onde e como? Um guia para votar nas eleições autárquicas

As mesas de voto das eleições autárquicas abriram hoje às 08:00 no continente e na Madeira para a escolha dos dirigentes dos municípios e das freguesias para os próximos quatro anos. Nos Açores, as urnas abrem …

Ensino Superior: 33% dos candidatos ficaram de fora. Veja se ficou entre os colocados

Mais de 49 mil novos estudantes entraram agora para o ensino superior, tendo ficado sem colocação 33% dos candidatos à primeira fase do concurso nacional de acesso, revelam dados divulgados hoje pelo Ministério do Ensino …

Pessoas mais pobres são vistas como menos suscetíveis à dor

Um novo estudo indica que os indivíduos de classe baixa são estereotipados como insensíveis à dor física, o que pode impactar os seus cuidados médicos. “As estatísticas de saúde indicam que as pessoas ricas recebem um …

As crianças têm dez vezes mais micro-plásticos nas fezes do que os adultos

Uma equipa de cientistas da Universidade de Nova Iorque, nos Estados Unidos, usou espectrometria de massa para medir os níveis de micro-plásticos compostos de policarbonato (PC) e de polietileno tereftalato (PET) presentes nas fezes crianças …

MIT desenvolve mão robótica insuflável (que devolve o tato aos amputados)

Apesar de haver membros biónicos altamente articulados, concebidos para detetar os sinais musculares residuais e imitar roboticamente os seus movimentos pretendidos, a destreza de alta tecnologia tem um custo muito alto. Recentemente, engenheiros do Massachusetts Institute …

É agora possível os robôs mexerem-se sozinhos, graças a novos polímeros de alta energia

Através do uso de novos polímeros que armazenam mais energia e são depois aquecidos, investigadores da Universidade de Stanford conseguiram colocar manequins a mexer os braços sozinhos. Era ver robots a mexer os braços sozinhos, pelo …

"Poço do Inferno". Espeleólogos encontram serpentes, mas não demónios

No deserto da província de Al-Mahra, no leste do país, um buraco redondo e escuro de 30 metros de largura serve de entrada para uma caverna de cerca de 112 metros. Uma maravilha natural que …

Vitória SC 1-3 Benfica | “Águia” passa tranquila em Guimarães e continua a voar no topo

Naquele que era apontado como o mais duro teste à sua liderança até ao momento, o Benfica passou com relativa tranquilidade em Guimarães. Frente a um Vitória que tentou discutir o jogo de igual para igual …

Fazer umas calças de ganga exige 10 mil litros de água. Dez marcas estão a criar jeans sustentáveis

As calças de ganga são das peças de vestuário com piores impactos para o ambiente, mas há marcas que estão a apostar na sustentabilidade como um factor atractivo para os consumidores. Estão sempre na moda e …