/

Pedro Nuno defende que OE2022 é “talvez o melhor” – e “seria muito mau se não fosse aprovado”

3

António Cotrim / Lusa

O ministro das Infraestruturas Pedro Nuno Santos.

O ministro das Infraestruturas e da Habitação, Pedro Nuno Santos, considerou hoje que o Orçamento do Estado (OE) para 2022 é “talvez o melhor” deste Governo e “seria muito mau para o país se não fosse aprovado”.

É um grande orçamento para o país e, portanto, temos que fazer tudo para assegurar que é aprovado”, argumentou o ministro, em declarações aos jornalistas, à margem da cimeira aeronáutica Portugal Air Summit, em Ponte de Sor, em Portalegre.

Questionado sobre a proposta do Governo para o OE2022, Pedro Nuno Santos insistiu tratar-se de “um belíssimo orçamento” e disse esperar que “seja aprovado para o bem de Portugal”.

“Seria muito mau para o país que este orçamento, que é talvez o melhor orçamento desde que somos Governo, não fosse aprovado”, destacou, indicando que o documento é pautado pelo “equilíbrio” em “todas as áreas”.

Relativamente à TAP, o ministro das Infraestruturas considerou ainda “tentador” os partidos da oposição criticarem a gestão da companhia aérea ou a localização do novo aeroporto, alertando que estão a “prejudicar” o país e que “não têm capacidade” para governar.

“Isto não era bem para vocês [assistência], acho eu, pelo menos parto desse princípio, mas posso estar enganado também, sou surpreendido sobre este tema [TAP e novo aeroporto] todos os dias, mas obviamente que homens e mulheres ligados ao setor da aviação acho que conseguem compreender melhor a importância que tem a TAP e o novo aeroporto para o desenvolvimento nacional, mas isso não está garantido em todo o território e em todo o país”, disse.

“Não está sequer garantido nos interlocutores políticos que nós vamos tendo, porque obviamente é politicamente mais fácil neste momento nós fazermos um debate contra o dinheiro que está a ser injetado na TAP”, acrescentou.

Na sua intervenção, o ministro sublinhou que o setor da aviação é “crítico” para o desenvolvimento nacional, considerando que os portugueses têm o “direito” de viver num país “mais desenvolvido” e que “pague melhores salários”, passando esse direito pela construção de um novo aeroporto e pela sustentabilidade da TAP.

Pedro Nuno Santos recordou os efeitos negativos que a pandemia da covid-19 provocou no setor da aviação, lamentando que sejam criticados a “intervenção e o auxilio” do Governo junto da TAP.

O Governo entregou na segunda-feira à noite, na Assembleia da República, a proposta de Orçamento do Estado para 2022 (OE22), que prevê que a economia portuguesa cresça 4,8% em 2021 e 5,5% em 2022.

O primeiro processo de debate parlamentar do OE2022 decorre entre 22 e 27 de outubro, dia em que será feita a votação, na generalidade. A votação final global está agendada para 25 de novembro, na Assembleia da República, em Lisboa.

ZAP // Lusa

 

 

3 Comments

  1. Bem o “talvez”, vem mesmo a propósito, vindo de quem vem, do Sr. “NÃO PAGAMOS” !….com um País de mendiguices e de corruptos de alta escala, com uma divida externa “impagável”, vamos ver o futuro deste Paraíso a beira mar plantado !

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.