Onde estão as provas? Sócrates acha que PS devia ter perguntado

António Cotrim / Lusa

O ex-primeiro-ministro José Sócrates

Naquela que foi a primeira entrevista do antigo primeiro-ministro depois de ter sido detido em Novembro do ano passado, José Sócrates acusa o Ministério Público de lançar um “operação de terror” contra a sua família, pela forma como o processo foi conduzido desde o início.

O ex-primeiro-ministro lamentou, em entrevista à TVI cuja primeira parte foi emitida na noite desta segunda-feira, a falta de apoio do PS, e defendeu que, após seis meses em prisão preventiva, o partido “que estava a ser prejudicado” devia ter perguntado pelas provas do seu processo.

“Ao fim de seis meses, eu realmente o que contava não é que o PS interviesse no processo, mas que o PS dissesse: Desculpem, mas não será o momento de apresentarem as provas? Acham que isto não passou já a mais? Não acham que o PS está a ser prejudicado por isto?”, interroga-se José Sócrates, quando confrontado com a posição do PS de separar a justiça e a política.

A antigo primeiro-ministro acusa a procuradora geral da República, Maria José Morgado, de ser “a principal responsável pelo comportamento do Ministério Público” no processo Operação Marquês que, segundo Sócrates, serviu para “prejudicar o PS” nas eleições legislativas.

Sócrates prevê que o procurador Rosário Teixeira, responsável pelo processo, não chegará a deduzir acusação contra si: o processo terá “motivações políticas, e as suas consequências já se fizeram sentir”.

Tais consequências “fizeram-se sentir no momento em que o PS perdeu as eleições legislativas de Outubro”, disse Sócrates, tornando-se a primeira figura socialista a admitir publicamente a derrota do partido nas eleições.

Para José Sócrates, “as decisões que foram tomadas neste caso deixam a suspeição de que as consequências foram obtidas”.

“O que o Ministério Público fez foi uma campanha brutal de difamação contra mim“, acusa o ex-primeiro-ministro, para quem foram “falsas, injustas, mas também absurdas” as acusações, formuladas em “fugas selecionadas do processo”, que estavam em segredo de justiça.

Já não precisam de apresentar a acusação, já não precisam de apresentar a prova e já não precisam sequer de fazer julgamento, porque o julgamento já foi feito nos jornais. É essa a impressão que dá”, afirma o ex-secretário-geral do PS.

A segunda parte da entrevista será transmitida esta terça-feira à noite.

ZAP

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

  1. Por acaso alguém sabe se há algum tipo de relação entre a direcção de informação da TVI e a figura pública, ex-1º ministro José Sócrates, para além do eventual interesse jornalístico?

RESPONDER

Detido em França um dos pedófilos da "darknet" mais procurados do mundo

A polícia francesa prendeu um suspeito de gerir portais na "darknet" que permitiram a "milhares de internautas de todo o mundo ter acesso a fotografias ou vídeos de caráter pedopornográfico", anunciou, esta segunda-feira, o Ministério …

Mais seis mortes e 233 novos casos de covid-19 em Portugal

Portugal regista, esta terça-feira, mais seis mortes e 233 novos casos de infeção por covid-19 em relação a segunda-feira. Segundo o boletim diário da Direção-Geral de Saúde (DGS), dos 233 novos casos, 143 são na região …

Itália restitui a França obra de Banksy roubada do Bataclan

Itália anunciou, esta terça-feira, que vai devolver a França uma obra atribuída a Banksy, uma homenagem às vítimas dos ataques terroristas em Paris, em 2015, roubada em 2019 e encontrada numa quinta perto de Roma. Antes, …

Há corais vermelhos na costa algarvia (e vai haver multas para quem os apanhar)

Os corais vermelhos da costa portuguesa vão passar a estar protegidos por legislação pesqueira e ambiental que está a ser preparada pelo governo e coimas elevadas, anunciou o ministro do Mar. O ministro do Mar, Ricardo …

Operação "Saco Azul". CMVM suspende negociações de ações da Benfica SAD

A Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM) suspendeu, esta terça-feira, as negociações de ações da Benfica SAD, pouco tempo depois de ter sido confirmada a existência de três arguidos por fraude fiscal, na sequência …

Comissão Europeia planeia reduzir capacidade das multinacionais em explorar sistemas fiscais

A Comissão Europeia está a estudar formas de acionar partes de tratados europeus para reduzir a capacidade das multinacionais em explorar os sistemas fiscais de alguns países da União Europeia (UE), identificando-os como distorções do …

Governo britânico decide banir Huawei da rede de telemóvel 5G

As operadoras de telemóvel britânicas vão ter de remover todo o equipamento da empresa chinesa Huawei usado na infraestrutura de telecomunicações 5G até ao final de 2027. A decisão foi tomada, esta terça-feira, numa reunião do …

Bolsonaro farto da quarentena. "É horrível", diz Presidente, infetado com covid-19

O Presidente do Brasil, Jair Bolsonaro, em quarentena há quase uma semana após testar positivo para a covid-19, anunciou que vai submeter-se, esta terça-feira, a um novo exame e admitiu que vai aguardar ansioso os …

Encontrado o corpo da atriz Naya Rivera

O corpo da cantora e atriz, estrela da série televisiva Glee, foi encontrado, esta terça-feira, num lago no sul da Califórnia, anunciaram as autoridades do condado de Ventura. O corpo de Naya Rivera foi descoberto seis …

Em 2100, seis em cada dez idosos vão ser dependentes

Quase seis em cada dez portugueses idosos vão ser dependentes de pessoas em idade ativa no ano de 2100. A estimativa é do Eurostat. De acordo com uma estimativa recente do Eurostat, seis em cada dez …