Mortágua avisa governo de que é preciso cumprir “o que foi acordado”

Manuel de Almeida / Lusa

Mariana Mortágua

Mariana Mortágua, deputada do Bloco de Esquerda, alerta o PS de que “tem de ser cumprido o que foi acordado” no âmbito do fim da sobretaxa de IRS, deixando assim o aviso de que os bloquistas não aceitam aplicar gradualmente o fim da taxa ao longo de 2017.

“Tem de ser cumprido o que foi acordado”, reage Mariana Mortágua, em declarações ao Expresso, à notícia de que a sobretaxa de IRS pode não acabar para todos os contribuintes ao mesmo tempo, sendo o seu término aplicado de forma gradual, em função dos rendimentos, começando por quem ganha menos.

A possibilidade ainda estará em estudo, no âmbito da preparação do Orçamento de Estado (OE) para 2017 que será entregue na próxima sexta-feira, na Assembleia da República, mas é certo que não acolhe receptividade do BE.

“O Orçamento está em negociação, mas a nossa posição de principio é que a lei deve ser cumprida“, salienta Mortágua em declarações ao jornal i transcritas pelo Jornal de Negócios.

Assim, a deputada do BE defende que a sobretaxa de IRS deve terminar “a partir de 1 de Janeiro de 2017” para todos os contribuintes.

A eliminação total deste imposto adicional vai custar 400 milhões de euros aos cofres públicos.

Costa e Centeno contornam o assunto

Nem o primeiro-ministro, nem o ministro das Finanças confirmam a possibilidade de o fim da sobretaxa de IRS ser aplicado de forma faseada, preferindo contornar o assunto.

“A generalidade das famílias portuguesas já não pagou sobretaxa de IRS em 2016 e em 2017 a sobretaxa vai desaparecer totalmente para todas as famílias portuguesas”, disse António Costa na China, onde prossegue uma visita de Estado.

Costa sustenta que a “redução da carga fiscal” que começou em 2016 “vai prosseguir em 2017”, segundo declarações da Lusa.

Já Mário Centeno nota que quando o OE for apresentado “teremos as respostas para todas as perguntas”, conforme declarações divulgadas pelo Jornal de Negócios e feitas à saída de uma reunião do Eurogrupo, no Luxemburgo.

ZAP / Lusa

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

RESPONDER

Veneno de cascavel pode ser o segredo para novo analgésico poderoso

Um composto do veneno da cascavel sul-americana pode ser usado para criar um analgésico poderoso. Os testes feitos em animais foram um sucesso. A crotoxina pode ser encontrada no veneno da cascavel sul-americana, Crotalus durissus terrificus, …

O falecido George Solitário, última tartaruga da sua espécie, pode ter parentes vivos

Uma expedição científica encontrou, em Galápagos, uma tartaruga com uma alta carga genética da espécie a que pertenceu o famoso George Solitário. Em 2012, uma tartaruga gigante, conhecida como George Solitário, faleceu com 100 anos. A …

Vídeo de criança vítima de bullying gera onda de apoio global

Internautas de todo o mundo, inclusive celebridades, uniram-se para dar apoio ao menino australiano, de nove anos, que sofre de bullying por causa da sua aparência. De acordo com a BBC, Yarraka Bayles partilhou o vídeo …

Descoberta nova quasipartícula: o π-ton

Foi descoberta uma nova quasipartícula no Instituto de Tecnologia de Viena. Os cientistas batizaram-na de π-ton, uma quasipartícula que contém dois eletrões e duas lacunas. Existem diferentes tipos de partículas. Um deles, as quasipartículas, são excitações …

É oficial. Friends está de volta para um episódio especial

As preces dos fãs foram finalmente ouvidas. O elenco de Friends vai reunir-se para um episódio especial exclusivo na HBO Max. Jennifer Aniston, Courteney Cox, Lisa Kudrow, Matt LeBlanc, Matthew Perry e David Schwimmer voltarão ao …

Dieta ocidental está a deixar as pessoas menos inteligentes

Uma dieta pouco saudável, à base de hambúrgueres e doces está literalmente a deixar as pessoas menos inteligentes apenas no espaço de uma semana. Esta foi a conclusão de um estudo de investigadores da Universidade …

Pedro Proença: Sociedade deve atuar no combate ao racismo

O presidente da Liga Portuguesa de Futebol Profissional (LPFP) disse, esta sexta-feira, que a sociedade portuguesa deve atuar no combate ao racismo, violência, xenofobia e intolerância. A Liga vai lançar, durante este fim-de-semana, uma campanha com …

Na última década, Coreia do Norte gastou mais de meio milhão de dólares em cavalos russos

A Coreia do Norte gastou recentemente dezenas de milhares de dólares na aquisição de 12 cavalos provenientes da Rússia, de acordo com os dados alfandegários. A Coreia do Norte gastou quase meio milhão de dólares (584.302 …

O caranguejo "supervilão" do Canadá vai ser transformado em plástico biodegradável

Uma equipa de cientistas no Canadá desenvolveu um plano para transformar uma espécie invasora de crustáceo - conhecida como como caranguejo supervilão - em copos e talheres  de "plástico", usando as suas carapaças para criar …

Covid-19. Tripulante de navio japonês pode ser o primeiro português infetado

Um português que é tripulante do navio Princess Cruises, atracado no porto de Yokohama, no Japão, pode ter sido diagnosticado "positivo" com o novo coronavírus. Contactada pela agência Lusa, a diretora-geral de Saúde, Graça Freitas, afirma …