Bloco de Esquerda não abre mão do fim da sobretaxa do IRS

Esquerda.Net / Flickr

A porta-voz do Bloco de Esquerda, Catarina Martins

A porta-voz do Bloco de Esquerda, Catarina Martins

A coordenadora do Bloco de Esquerda afirmou que o seu partido ainda aguarda a proposta do Orçamento do Estado para 2017 e que não lhe “passa pela cabeça” que se mantenha a sobretaxa do IRS.

“Nós aguardamos que o Governo faça a sua proposta sobre o Orçamento do Estado, há como sabem algo que foi aprovado que é o fim da sobretaxa e não nos passa pela cabeça que a sobretaxa não acabe, acabou já para 90% dos contribuintes, mas há quem viva do seu trabalho e esteja a pagar uma sobretaxa do IRS que é injusta e que tem de acabar”, declarou Catarina Martins.

A líder do BE respondia aos jornalistas sobre a notícia do jornal Público deste sábado, segundo a qual a sobretaxa do IRS não deverá acabar para todos ao mesmo tempo em 2017, tal como está previsto.

Para Catarina Martins, que falava na freguesia de Rabo de Peixe, concelho da Ribeira Grande, Açores, onde chegou este sábado para dois dias de campanha para as eleições regionais de 16 de outubro, “há a prioridade que o Bloco de Esquerda tem afirmado de atualizar todas as pensões e que as pensões até 845 euros tenham um aumento de 10 euros“.

Referindo apenas que sobre o Orçamento do Estado há ainda “muito em aberto” repetiu que cabe ao Governo do Partido Socialista apresentar a proposta.

O Bloco propõe a tributação de património imobiliário de luxo “para que o esforço de aumentar as pensões não recaia sobre quem vive do seu trabalho mas recaia sim sobre quem tem fortunas e nunca pagou a sua parte de imposto”, prosseguiu.

A apresentação do Orçamento do Estado para 2017 está prevista para o dia 14 de outubro.

Falando numa freguesia desfavorecida que vive da pesca, Catarina Martins mostrou-se solidária com a comunidade piscatória, numa altura em que a Comissão Europeia propôs a redução da quota do goraz em 10 toneladas, “que é um ataque tremendo a quem vive da pesca”, disse.

“Estamos aqui solidariamente para dizer que não aceitamos que a redução seja feita sempre sobre os mesmos”, disse a líder do Bloco antes de partir para uma arruada pelas ruas da freguesia.

Catarina Martins e a cabeça de lista pelo círculo eleitoral de São Miguel, Zuraida Soares, percorreram algumas ruas da freguesia distribuindo apitos e panfletos e recebendo promessas de voto.

“Grande senhora, o meu voto é para si”, disse um habitante a Catarina Martins, como se a coordenadora do BE fosse a votos.

Nas últimas eleições regionais, realizadas a 14 de outubro de 2012, o PS venceu com maioria absoluta e elegeu 31 deputados, seguido de PSD com 20 mandatos e do CDS-PP com três. BE, CDU e PPM elegeram um parlamentar cada.

/Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Físicos já conseguem espreitar o gato de Schrödinger sem o matar

Pode haver uma forma de espreitar o gato de Schrödinger - a famosa experiência mental baseada em felinos que descreve o comportamento misterioso das partículas subatómicas - sem matar permanentemente o animal hipotético. O gato de …

Acesso à Internet deve ser considerado direito humano básico

Uma nova investigação, levada a cabo pela Universidade de Birmingham, no Reino Unido, concluiu que acesso à Internet deve ser um direito humano básico, pois significa a capacidade participar na vida pública. Merten Reglitz, professor de …

Fórmula 1 quer atingir emissões zero de CO2 até 2030

A Fórmula 1 pretende reduzir a zero as emissões de CO2 até 2030, com base num plano que pretende “pôr em marcha de imediato”, anunciou esta terça-feira a Federação Internacional do Automóvel (FIA). O plano divulgado …

A Tesla vai lançar a sua misteriosa pickup “cyberpunk” elétrica ainda este mês

A nova Tesla Cybetruck já tem data de lançamento após um longo tempo de espera. O fundador da empresa, Elon Musk, anunciou que a carrinha "pickup" será revelada no dia 21 de novembro. O anúncio foi …

Asteróide "potencialmente perigoso" aproxima-se da Terra esta quarta-feira

Um asteróide com 147 metros de diâmetro, caracterizado pela NASA como "potencialmente perigoso" vai aproximar-se da Terra esta quarta-feira. Em causa está o corpo rochoso UN12 2019, explica a agência espacial norte-americana, dando conta que o …

Encontrado submarino da II Guerra Mundial que esteve perdido durante 75 anos (devido a um erro de tradução)

Uma equipa de exploradores oceânicos privada encontrou na costa do Japão um submarino do exército norte-americano do tempo da II Guerra Mundial, que estava desaparecido há 75 anos por causa de um erro num dígito …

Uma casa esteve a afundar-se no Tamisa para alertar para a subida do nível dos oceanos

No passado domingo, quem passou junto ao rio Tamisa, em Londres, não deverá ter ficado indiferente à típica casa dos subúrbios ingleses que se afundava perto da Tower Bridge. Felizmente, de acordo com a agência Reuters, …

A defesa de Lage é a melhor do Benfica em quase 30 anos

A defesa de Bruno Lage leva apenas quatro golos sofridos em 11 jornadas, o que faz dela a melhor defesa do campeonato e a melhor do Benfica desde a temporada de 1990/1991, escreve o jornal …

OE2020. “Não vamos para negociar”, esclarece Jerónimo de Sousa

O PCP vai reunir esta quarta-feira com o Governo com vista ao Orçamento de Estado para 2020. Jerónimo de Sousa esclareceu esta terça-feira que os comunistas não vão para negociar, sendo "manifestamente exagerado dizer que …

Benjamin "morreu" enquanto cumpria pena de prisão perpétua. Agora está vivo e quer a liberdade

Um norte-americano, de 66 anos, que cumpre pena de prisão perpétua por ter espancado um homem até à morte em 1996, pretendia ser libertado, uma vez que o seu coração parou por breves instantes. Em 1996, …