Bloco de Esquerda não abre mão do fim da sobretaxa do IRS

Esquerda.Net / Flickr

A porta-voz do Bloco de Esquerda, Catarina Martins

A porta-voz do Bloco de Esquerda, Catarina Martins

A coordenadora do Bloco de Esquerda afirmou que o seu partido ainda aguarda a proposta do Orçamento do Estado para 2017 e que não lhe “passa pela cabeça” que se mantenha a sobretaxa do IRS.

“Nós aguardamos que o Governo faça a sua proposta sobre o Orçamento do Estado, há como sabem algo que foi aprovado que é o fim da sobretaxa e não nos passa pela cabeça que a sobretaxa não acabe, acabou já para 90% dos contribuintes, mas há quem viva do seu trabalho e esteja a pagar uma sobretaxa do IRS que é injusta e que tem de acabar”, declarou Catarina Martins.

A líder do BE respondia aos jornalistas sobre a notícia do jornal Público deste sábado, segundo a qual a sobretaxa do IRS não deverá acabar para todos ao mesmo tempo em 2017, tal como está previsto.

Para Catarina Martins, que falava na freguesia de Rabo de Peixe, concelho da Ribeira Grande, Açores, onde chegou este sábado para dois dias de campanha para as eleições regionais de 16 de outubro, “há a prioridade que o Bloco de Esquerda tem afirmado de atualizar todas as pensões e que as pensões até 845 euros tenham um aumento de 10 euros“.

Referindo apenas que sobre o Orçamento do Estado há ainda “muito em aberto” repetiu que cabe ao Governo do Partido Socialista apresentar a proposta.

O Bloco propõe a tributação de património imobiliário de luxo “para que o esforço de aumentar as pensões não recaia sobre quem vive do seu trabalho mas recaia sim sobre quem tem fortunas e nunca pagou a sua parte de imposto”, prosseguiu.

A apresentação do Orçamento do Estado para 2017 está prevista para o dia 14 de outubro.

Falando numa freguesia desfavorecida que vive da pesca, Catarina Martins mostrou-se solidária com a comunidade piscatória, numa altura em que a Comissão Europeia propôs a redução da quota do goraz em 10 toneladas, “que é um ataque tremendo a quem vive da pesca”, disse.

“Estamos aqui solidariamente para dizer que não aceitamos que a redução seja feita sempre sobre os mesmos”, disse a líder do Bloco antes de partir para uma arruada pelas ruas da freguesia.

Catarina Martins e a cabeça de lista pelo círculo eleitoral de São Miguel, Zuraida Soares, percorreram algumas ruas da freguesia distribuindo apitos e panfletos e recebendo promessas de voto.

“Grande senhora, o meu voto é para si”, disse um habitante a Catarina Martins, como se a coordenadora do BE fosse a votos.

Nas últimas eleições regionais, realizadas a 14 de outubro de 2012, o PS venceu com maioria absoluta e elegeu 31 deputados, seguido de PSD com 20 mandatos e do CDS-PP com três. BE, CDU e PPM elegeram um parlamentar cada.

/Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Boris janta hoje com Merkel para mudar acordo. Maioria quer novo referendo

A pouco mais de dois meses da data marcada para a saída do Reino Unido da União Europeia, uma nova sondagem mostra que a maioria dos britânico quer que qualquer novo acordo vá a referendo. Um …

Oficial: Pardal Henriques candidato a deputado pelo partido de Marinho Pinto

O advogado Pedro Pardal Henriques anunciou esta quarta-feira que aceitou o convite para encabeçar a lista do PDR a Lisboa, deixando de ser porta-voz do Sindicato Nacional dos Motoristas de Matérias Perigosas para "não misturar …

Vem aí um novo filme da saga Matrix

O quarto filme da saga "Matrix" será realizado e produzido por Lana Wachowski e deverá começar a ser rodado no início do próximo ano. A saga cinematográfica "The Matrix" vai ter um novo filme, anunciaram na terça-feira …

Em momento "de vida ou morte" da empresa, Huawei tenta evitar despedimentos

O fundador da Huawei, Ren Zhengfei, escreveu na segunda-feira um comunicado interno no qual admite que a empresa está "num momento de vida ou morte" e pediu aos funcionários que não estão com muito trabalho …

Honduras. Ex-primeira dama condenada por desviar verbas quando marido era Presidente

Um tribunal hondurenho condenou a ex-primeira dama Rosa Elena Bonilla por desviar cerca de 600 mil dólares (540 mil euros) em dinheiro do Governo (2010-2014), quando o marido, Porfirio Lobo, era Presidente. Segundo informou esta quarta-feira …

Maduro confirma conversações ao mais alto nível com EUA

O Presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, confirmou esta quarta-feira que membros do seu governo mantêm contactos de alto nível com funcionários da administração norte-americana de Donald Trump. "[Donald] Trump disse que os Estados Unidos [EUA] dialogam …

Pardal Henriques desmente Marinho e Pinto. Recebeu convite mas ainda não é candidato

O presidente do Partido Democrático Republicano (PDR) anunciou que o porta-voz do SNMMP é candidato às legislativas de outubro. Pardal Henriques confirmou o convite mas diz que ainda não tomou uma decisão. "Pardal Henriques vai ser …

Desemprego registado cai em julho para o valor mais baixo desde 1991

O número de desempregados inscritos nos centros de emprego em Portugal continua a diminuir. O desemprego registado cai em julho para o valor mais baixo desde 1991. É o chamado desemprego registado que, depois de em …

Nova acusação contra Plácido Domingo. Jornalista espanhola diz que o tenor se aproximou “mais do que devia”

A jornalista espanhola Karmele Marchante acusou o tenor Plácido Domingo de se ter aproximado "mais do que devia com cara de quero, posso e mando". É um dos desenvolvimentos mais recentes do caso Plácido Domingo e …

China confirma detenção de funcionário do consulado britânico em Hong Kong

A China confirmou esta quarta-feira a detenção de um funcionário do consulado britânico em Hong Kong, Simon Cheng Man-kit, desaparecido desde 08 de agosto, numa altura de tensão diplomática entre Pequim e Londres, devido aos …