Afinal, sobretaxa de IRS pode não acabar para todos ao mesmo tempo

Tiago Petinga / Lusa

António Costa e Mário Centeno

António Costa e Mário Centeno

A sobretaxa do Imposto sobre o Rendimento de Pessoas Singulares (IRS) vai acabar em 2017, é certo, mas o fim desta taxa fiscal adicional pode chegar mais cedo para uns do que para outros, já que o Governo está a estudar a possibilidade de aplicar a medida de forma faseada.

A notícia é avançada pelo jornal Público, que cita fontes do Governo, para realçar que os contribuintes que têm rendimentos mais baixos podem vir a ser os primeiros beneficiados com o fim da sobretaxa de IRS, enquanto aqueles que têm maiores rendimentos poderão só deixar de pagar o imposto no fim do ano.

A ideia estará a ser discutida, no âmbito da preparação do Orçamento de Estado para 2017, e terá já sido apresentada ao PCP, Bloco de Esquerda e Verdes, parceiros do PS no Governo.

O Executivo terá justificado esta eventual aplicação faseada do fim da sobretaxa como uma forma de compensar o aumento das pensões que é uma “bandeira” de que PCP e Bloco não querem abdicar.

A proposta de Orçamento do Estado para 2017 vai ser entregue no Parlamento na próxima sexta-feira, 14 de Outubro.

ZAP

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. E continua o PS nas artimanhas habituais de prometer e depois tirar, é como por a cenoura á frente do burro e depois ir se afastando, nós os portugueses nesta historia toda somos os BURROS que continuamos c/ este tipo de gentalha no governo. Até quando ??? Quando estivermos como o povo da Venezuela??? Aí vai ser muito mais difícil e c/ muitisssssimos sacrifícios… Portugueses digam BASTA….

RESPONDER

Depois dos incêndios, Austrália está prestes a experimentar uma "bonança" de aranhas mortais

Depois dos incêndios florestais que assolaram o país, os australianos começaram a implorar por chuva. O bónus de aranhas mortais não estava incluído no pedido, mas os especialistas do Australian Reptile Park acreditam que é …

Governo admite retirar cidadãos nacionais de Wuhan

As autoridades portuguesas estão a cooperar com outros países europeus para reforçar o apoio aos cidadãos nacionais que se encontram em Wuhan, onde ocorreram os primeiros casos do novo coronavírus, admitindo a possibilidade de retirá-los …

Os cogumelos podem ser muito mais antigos do que pensávamos

Os cogumelos podem ser mais antigos do que pensávamos, concluíram cientistas que dataram vestígios de micélio (constituinte dos cogumelos) com 800 milhões de anos, divulgou esta quarta-feira a Universidade Livre de Bruxelas, na Bélgica. Estudos anteriores …

Comer iogurte natural pode ajudar a reduzir o risco de cancro da mama

Uma das causas mais apontadas para o cancro da mama é a inflamação causada por bactérias nocivas. Esta tese ainda não foi provada, mas é apoiada pelas evidências até agora disponíveis de que a inflamação …

Primeiro caso suspeito de infeção por coronavírus detetado em Portugal

Foi detetado o primeiro caso suspeito de infeção infeção pelo novo coronavírus , em Portugal, anunciou este sábado a Direção-Geral de Saúde. “Este doente, regressado hoje [este sábado] da China, onde esteve na cidade de Wuhan …

Slava Semeniuta transforma chuva em atmosfera néon

O artista e fotógrafo russo Slava Semeniuta, também conhecido como Visual Scientist, mistura elementos naturais e faz mágica com eles. Slava Semeniuta, também conhecido como Visual Scientist, retoca fotografias de poças de água para criar composições …

Empresa quer vender dispositivos que extraiem água potável do ar

A empresa israelita Watergen está a planear começar a vender uma versão para o consumidor do seu aparelho que extrai água potável do ar ainda este ano. A tecnologia do gerador atmosférico da empresa está em …

"Sem padrinhos, nem donos". Líder da JP levanta congresso centrista

O candidato à liderança do CDS Francisco Rodrigues dos Santos arrancou este sábado no congresso centrista, que está a decorrer em Aveiro, a maior ovação dos delegados, com um discurso inflamado, em defesa de um …

Quando chegaram à Europa pela primeira vez, as batatas eram "hereges"

Os espanhóis foram os primeiros europeus a encontrar batatas na América do Sul nos anos 1530. Porém, quando foram trazidas para o Velho Continente, não foram bem recebidas por todos. Depois de terem sido encontradas pelos …

Ano vai ser "inevitavelmente" de contestação social, avisa CGTP

O secretário-geral da CGTP, Arménio Carlos, disse esta sexta-feira que este ano vai ser “inevitavelmente” de contestação social se o Governo e as empresas continuarem a insistir num modelo de baixos salários. O líder da intersindical …