Quem ganha até 801 euros deixa de pagar sobretaxa

outcast104 / Flickr

-

Os contribuintes que recebem até 801 euros brutos por mês não vão ter qualquer retenção mensal da sobretaxa de IRS.

Será assim para os trabalhadores por conta de outrem e pensionistas, tanto para quem é solteiro como para quem é casado (se os dois elementos do casal auferirem rendimentos).

Nos casais em que apenas um dos elementos trabalha, a isenção vai até aos 1205 euros. Quem ganha acima destes patamares também irá descontar menos para este adicional do IRS. A redução começa já a ser aplicada este mês.

Veja os exemplos divulgados pelo Governo:

  • Quem ganhe 1.500 euros por mês vai pagar menos 14 euros de sobretaxa de IRS;
  • Casal com rendimento mensal de 2.000 euros pagava 28,18 euros e passa a pagar 13,65;
  • Quem ganhe acima dos 4 mil euros brutos vai descontar menos 36 euros;
  • Quem receba acima de 12 mil euros não chega a ter um euro de ganho com esta alteração.

De acordo com os exemplos divulgados pelos Ministério das Finanças, os agregados com dois titulares (sejam casados ou não casados) com rendimentos mensais até dois mil euros pagarão menos 51,55% de sobretaxa. Os que auferem rendimentos abaixo desse valor terão uma redução maior.

Move

PARTILHAR

RESPONDER

Há mais de 8 mil infetados e 187 mortes por covid-19 em Portugal

Há mais 27 mortes em relação a terça-feira, aumentando o número total de óbitos para 87. O número de casos confirmados em Portugal já ascende as 8 mil pessoas. O boletim epidemiológico divulgado pela Direção-Geral da …

Há falhas no sistema que regista casos de covid-19. A "esmagadora maioria" não vai ser notificada

O sistema que regista os casos de covid-19 em Portugal é "um pesadelo burocrático", denunciam os infecciologistas. A "esmagadora maioria" dos casos vai acabar por não ser notificada, acrescentam. O problema tornou-se público quando a Direção-Geral …

Mais de 3600 empresas já pediram acesso ao lay-off simplificado

O Governo já recebeu 3600 pedidos de empresas para aderirem ao regime lay-off lançado na semana passada, disse, esta terça-feira, a ministra do Trabalho e da Segurança Social. Ana Mendes Godinho, que falava aos jornalistas no …

Em tempos de crise, os emprestados podem ser a solução do Benfica

Bruno Varela, Cristián Lema, Filip Krovinovic, Gedson Fernandes e Diogo Gonçalves são hipóteses que Bruno Lage tem a seu dispor para regressar dos empréstimos. A suspensão das competições desportivas deixa muitos clubes entre a espada e …

Trump muda de discurso. Próximas duas semanas serão "dolorosas" e podem morrer 100 mil pessoas

Esta terça-feira, o Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, falou ao país com um discurso mudado, mais pessimista e alarmista. Com o número de doentes infetados com covid-19 nos Estados Unidos a superar os 187 mil …

Autódromo do Algarve já pode receber corridas de Fórmula 1

Pista de Portimão deverá receber ainda este ano testes privados de uma das equipas do pelotão da Fórmula 1 e pretende candidatar-se a receber os testes de inverno a partir de 2021. O Autódromo Internacional do …

Medidas de contenção já salvaram 120 mil pessoas na Europa

As medidas de contenção adotadas por vários países europeus salvaram a vida de cerca de 120 mil pessoas na Europa, revela um novo relatório de investigadores britânicos. Um estudo do Imperial College London revela que as …

Ronaldo pode regressar a Manchester. PSG também está na corrida

O Manchester United pondera trazer Cristiano Ronaldo de volta ao clube. O internacional português também está a ser seguido atentamente pelo Paris Saint-Germain. Com a Juventus a enfrentar problemas financeiros devido à pandemia de covid-19, o …

Presidente da República prepara-se para renovar estado de emergência

O Presidente da República decide, esta quarta-feira, sobre o prolongamento do estado de emergência por novo período de 15 dias, com parecer do Governo que reunirá o Conselho de Ministros para esse efeito. A reunião do …

Fisco não se compromete com reembolsos rápidos do IRS

O prazo de entrega da declaração de IRS relativa a 2019 arranca esta quarta-feira e prolonga-se até 30 de junho. Neste momento, a Autoridade Tributária e Aduaneira não se compromete com reembolsos rápidos. De acordo com …