Ministério Público também arrestou casa de Sócrates em Paris

Fernando Veludo / Lusa

Além dos três apartamentos e da herdade no Alentejo, o Ministério Público também arrestou a casa de luxo em Paris onde o ex-primeiro-ministro viveu.

Segundo o Correio da Manhã, o Ministério Público arrestou a casa de luxo em Paris, adquirida por Carlos Santos Silva mas cujo real proprietário era José Sócrates, enquanto viveu na capital francesa.

Este arresto junta-se assim ao já noticiado pelo Expresso, que engloba três apartamentos vendidos entre 2011 e 2012 pela mãe do ex-primeiro-ministro ao amigo – um na rua Braancamp e dois no Cacém – e uma herdade em Montemor-o-Novo, no Alentejo.

O arresto da mansão em Paris também foi solicitado pela equipa do Departamento Central de Investigação e Ação Penal (DCIAP), no âmbito da “Operação Marquês”, e servirá como garantia do pagamento de alegados impostos em atraso pelo ex-primeiro-ministro.

O CM consultou o despacho do Tribunal Central de Instrução Criminal que deixa claro que a casa em questão é um dos imóveis arrestados “para garantia do pagamento do valor de, pelo menos, 19,5 milhões de euros, em sede de IRS e juros não entregues ao Estado pelo arguido José Sócrates, ou perda de vantagens do crime no montante de, pelo menos, 32 milhões de euros”.

O imóvel, adquirido em agosto de 2012, custou mais de 3,3 milhões de euros, incluindo os mais de 480 mil euros gastos em obras de remodelação. A evolução do trabalho era controlada por Sócrates e pela ex-mulher Sofia Fava. Foi depois recheada com móveis no valor de mais de 73 mil euros.

No sábado, reagindo à notícia do semanário, o ex-governante socialista afirmou que os arrestos de bens “não têm nenhum fundamento nem justificação” porque “os prédios agora referidos nunca foram nem são minha propriedade como está amplamente provado no processo”, acrescentou.

ZAP //

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. Até que enfim que se toma uma atitude. Este sr. gajo ainda não tem vergonha, será sempre uma coisa, não se pode considerar um ser humano. Andou pelo menos 1 década a roubar, vigarizar os Portugueses com ajudas dos “amigos” dele.

RESPONDER

Dupla de cientistas apresenta uma nova abordagem para reciclar plástico

Um novo estudo oferece uma abordagem totalmente nova para reciclar plástico, tendo sido inspirada na forma como a natureza naturalmente "recicla" os componentes dos polímeros orgânicos presentes no ambiente. As proteínas são um dos principais compostos …

Edição de 2021 da Web Summit recebe 40 mil participantes. Moedas como presidente não será problema

Evento, que se realiza entre 1 e 4 de Novembro, volta a decorrer em formato presencial depois de em 2020 a pandemia ter transferido as atividades para o ambiente digital. O presidente executivo da Web Summit, …

Alunos carenciados com desempenho inferior aos dos mais favorecidos

Mesmo tendo acesso a meios digitais, o desempenho dos alunos carenciados foi sempre “inferior” aos dos seus colegas oriundos de meios mais favorecidos.  Segundo noticia o Público, esta é uma das principais conclusões a que chegou …

José Rendeiro condenado a três anos e seis meses de prisão efetiva

Embaixador jubilado Júlio Mascarenhas acusa o BPP de o ter convencido a investir num produto com juros e capital garantido num momento em que o banco já atravessava sérias dificuldades. O antigo presidente do Banco Privado …

Cantor R. Kelly declarado culpado por crime organizado e tráfico sexual

O cantor norte-americano R. Kelly foi esta segunda-feira declarado culpado por crime organizado e tráfico sexual, após um julgamento em Nova Iorque, nos Estados Unidos da América (EUA), que decorreu durante seis semanas, no qual …

"A FIFA engloba 211 países e 133 nunca estiveram num Mundial"

Arsène Wenger apresenta argumentos para defender a realização de um campeonato do mundo de dois em dois anos. O novo calendário FIFA continua a originar reacções e entrevistas. Arsène Wenger falou sobre as propostas - a …

Responsáveis do Lar do Comércio acusados por 67 crimes de maus tratos

O Ministério Público (MP) imputou 67 crimes de maus tratos, 17 deles agravados por resultarem em morte, a um ex-presidente e a uma diretora de serviços do Lar do Comércio, em Matosinhos. Num processo em que …

Sporting: espanhóis analisam o "maior" Haaland

Avançado do Borussia Dortmund apresenta recordes que, nem Messi, nem Cristiano, tinham. O Sporting entra em campo para a segunda jornada da Liga dos Campeões, diante de um Borussia Dortmund que tem no seu plantel uma …

Escola proíbe alunos de levarem almoço de casa. Ministério da Educação fala em “recomendação”

Interpretações distintas das normas emitidas pelo Ministério da Educação e a inexistência de equipamentos para aquecer as refeições em linha com as recomendações de segurança motivadas pela covid-19 podem estar na origem da decisão. Os alunos …

Autárquicas foram prova de vida para o CDS. Rodrigues dos Santos respira, Melo põe-se à espreita

Nuno Melo já se tinha colocado em posição de ataque na corrida interna, mas terá de esperar. O CDS "está vivo" e as autárquicas foram prova disso. O CDS decidiu apoiar Carlos Moedas e não se …