Ministério Público também arrestou casa de Sócrates em Paris

Fernando Veludo / Lusa

Além dos três apartamentos e da herdade no Alentejo, o Ministério Público também arrestou a casa de luxo em Paris onde o ex-primeiro-ministro viveu.

Segundo o Correio da Manhã, o Ministério Público arrestou a casa de luxo em Paris, adquirida por Carlos Santos Silva mas cujo real proprietário era José Sócrates, enquanto viveu na capital francesa.

Este arresto junta-se assim ao já noticiado pelo Expresso, que engloba três apartamentos vendidos entre 2011 e 2012 pela mãe do ex-primeiro-ministro ao amigo – um na rua Braancamp e dois no Cacém – e uma herdade em Montemor-o-Novo, no Alentejo.

O arresto da mansão em Paris também foi solicitado pela equipa do Departamento Central de Investigação e Ação Penal (DCIAP), no âmbito da “Operação Marquês”, e servirá como garantia do pagamento de alegados impostos em atraso pelo ex-primeiro-ministro.

O CM consultou o despacho do Tribunal Central de Instrução Criminal que deixa claro que a casa em questão é um dos imóveis arrestados “para garantia do pagamento do valor de, pelo menos, 19,5 milhões de euros, em sede de IRS e juros não entregues ao Estado pelo arguido José Sócrates, ou perda de vantagens do crime no montante de, pelo menos, 32 milhões de euros”.

O imóvel, adquirido em agosto de 2012, custou mais de 3,3 milhões de euros, incluindo os mais de 480 mil euros gastos em obras de remodelação. A evolução do trabalho era controlada por Sócrates e pela ex-mulher Sofia Fava. Foi depois recheada com móveis no valor de mais de 73 mil euros.

No sábado, reagindo à notícia do semanário, o ex-governante socialista afirmou que os arrestos de bens “não têm nenhum fundamento nem justificação” porque “os prédios agora referidos nunca foram nem são minha propriedade como está amplamente provado no processo”, acrescentou.

ZAP //

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. Até que enfim que se toma uma atitude. Este sr. gajo ainda não tem vergonha, será sempre uma coisa, não se pode considerar um ser humano. Andou pelo menos 1 década a roubar, vigarizar os Portugueses com ajudas dos “amigos” dele.

RESPONDER

"Europa sem barreiras". Costa assina certificado digital que começa a ser emitido já esta semana

O primeiro-ministro, António Costa, considerou hoje que o certificado covid-19 da União Europeia (UE) para facilitar a circulação cria uma “oportunidade de viajar em liberdade e em segurança”, avisando que se devem manter algumas “normas …

Debandada de ingleses não fez baixar os preços no Algarve (que até podem subir)

Os preços dos alojamentos no Algarve não baixaram, apesar da debandada de turistas ingleses após Portugal ter saído da lista verde do Reino Unido. Ainda assim, a taxa de ocupação chegou mesmo aos 85% em vários …

Segurança Social transferiu 788 mil euros por engano. Conta de desempregado bloqueada

A Segurança Social enganou-se e transferiu 788 mil euros para a conta de um beneficiário de subsídio de desemprego. A transferência fez disparar alerta no sistema bancário, dando origem a processo por abuso de confiança …

Djokovic vence em Roland Garros, mas Tsitsipas teve uma palavra a dizer

O tenista sérvio Novak Djokovic impôs-se ao grego Stefanos Tsitsipas na final de Roland Garros e conquistou, pela segunda vez na carreira, o título do segundo 'major' da temporada, que terminou hoje em Paris. O número …

Boris Johnson deverá anunciar hoje adiamento do desconfinamento em Inglaterra

A última fase de desconfinamento estava prevista para 21 de junho, mas deverá ser adiada para 19 de julho em Inglaterra. O primeiro-ministro britânico deverá anunciar a decisão oficial em conferência de imprensa. O desconfinamento em …

Variante Delta deverá tornar-se dominante em Portugal (mas “não há razões para alarme")

A variante Delta está a crescer exponencialmente no Reino Unido. Em Portugal também já há "transmissão comunitária" e devido à elevada capacidade de transmissão é provável que este número cresça. Conhecida como Delta, a nova variante …

Sporting vence na Luz e sagra-se campeão português de futsal

O Sporting sagrou-se hoje campeão português de futsal pela 16.ª vez, ao vencer em casa do Benfica, que defendia o título, por 6-2, no quarto jogo da final. Pauleta (10 minutos), Tomás Paço (10), Pany Varela …

Centro-esquerda vence eleições regionais no Chile e conquista capital

O centro-esquerda chileno foi o grande vencedor da segunda volta das eleições regionais de domingo, conquistando a maioria dos cargos de governador, incluindo o de Santiago do Chile, quando estão contados 99,9% dos votos. A coligação …

Benfica perto de fechar contratação de Nzonzi pela mão de Rui Pedro Braz

O Benfica está muito perto de garantir a contratação de Steven Nzonzi à AS Roma. O campeão do mundo pertence aos quadros do emblema italiano, embora esta época tenha estado emprestado ao Rennes. Rui Pedro Braz …

"Vacinação dos 30 aos 39 anos começa na próxima semana"

Em mais um comentário semanal no Jornal da Noite da SIC, Luís Marques Mendes voltou a colocar em cima da mesa os assuntos que tiveram maior destaque ao longo da última semana. O ex-deputado voltou a …