MP arresta casas que mãe de Sócrates vendeu a Santos Silva

José Sena Goulão / Lusa

O antigo primeiro-ministro, José Sócrates

O Departamento Central de Investigação e Ação Penal decidiu arrestar diversos imóveis cuja propriedade acredita ser, na realidade, de José Sócrates, para garantir que as Finanças tenham valor a receber caso o antigo primeiro-ministro venha a ser condenado no processo que estará prestes a produzir acusação.

Segundo avança a edição deste sábado do jornal Expresso, o Ministério Público arrestou três imóveis vendidos pela mãe do antigo primeiro-ministro José Sócrates ao empresário Carlos Santos Silva, bem como uma herdade no Alentejo em nome da ex-mulher do antigo governante.

O jornal cita o despacho enviado para a Conservatória do Registo Predial de Lisboa no âmbito da Operação Marquês, que justifica o arresto dos imóveis como garantia de “pagamento de parte dos 19,5 milhões de euros em sede de IRS e juros não entregues ao Estado” ou da “perda da vantagem do crime” em 32 milhões de euros, que corresponde ao valor mínimo que o Ministério Público acredita que Sócrates “recebeu em subornos”.

O Ministério Público especifica, no seu pedido de arresto, que o antigo primeiro-ministro terá recebido, “pelo menos, 32.029.925 euros em subornos”.

Em causa estão três apartamentos foram vendidos entre 2011 e 2012 pela mãe de José Sócrates ao “amigo” empresário Carlos Santos Silva e que o Ministério Público acredita terem sido uma forma de branquear capitais obtidos de forma ilegítima.

Segundo o semanário, um dos imóveis é o apartamento na Braancamp, no centro de Lisboa, onde a mãe do antigo primeiro-ministro vivia, no mesmo prédio que o filho, que Carlos Santos Silva terá comprado por 600 mil euros .

500 mil euros deste valor terão sido depois transferidos para uma conta de Sócrates, defende o Ministério Público, para dissimular uma entrega de dinheiro ao seu verdadeiro dono, José Sócrates.

Foram ainda arrestados um monte em Montemor-o-Novo, no Alentejo, que se encontra registado em nome da ex-mulher de Sócrates, Sofia Fava, e dois apartamentos da mãe do ex-governante em Agualva-Cacém, também adquiridos por Carlos Santos Silva, em 2011.

O arresto dos imóveis, cujo objectivo é recuperar os 32 milhões de euros, permite ao Estado reter automaticamente o valor obtido pela sua venda caso José Sócrates venha a ser condenado nos processos em que é arguido. O antigo primeiro-ministro está indiciado por fraude fiscal qualificada, corrupção e branqueamento de capitais.

ZAP //

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. como e possivel desconfiar de um homem tao honesto!!!!!….. a talho de foice, só me lembro de personagem de uma novela da globo ” sol nascente” .o cesar da ficcao,faz me lembrar a socrates da realidade. sera que socrates teria tambem por tras de si uma “nona” como cesar?

  2. Se este homem continuasse como 1º ministro acabaria mesmo por nos nacionalizar a todos em nome do xuxialismo seria tudo dele, até os seus camaradas do PCP apoiariam a decisão.

RESPONDER

Muco marinho na costa da Turquia ameaça ecossistemas. E é só a ponta do icebergue

Esta semana, a Turquia lançou a maior limpeza marítima da sua história para fazer face à proliferação sem precedentes de muco marinho no Mar de Mármara, um sintoma de um problema ambiental muito maior. Debaixo das …

Fotografia da Rainha Isabel II removida da Universidade de Oxford devido à "história colonial"

Um grupo de estudantes da Universidade de Oxford removeu uma fotografia da Rainha Isabel II da sua área comum devido aos seus laços com a “história colonial”. A atitude gerou uma onda de controvérsia. A imprensa …

Espanha 0-0 Suécia | Muro amarelo trava fúria espanhola

A Espanha e a Suécia empataram hoje 0-0 em jogo da primeira jornada do Grupo E do Euro2020 de futebol, naquela que foi a primeira partida sem golos na competição até ao momento. No estádio La …

Covid-19. Variante indiana causa doença mais grave, dizem médicos chineses

A Delta está a causar doença mais grave e mais rapidamente do que durante a primeira vaga, informaram médicos na zona de Guangzhou, no sudeste da China, onde surgiu um surto recente provocado por esta …

Do café aos brinquedos. Preço do transporte de mercadorias vai atingir a nossa carteira mais cedo do que se pensava

Os preços exorbitantes do transporte de mercadorias pelo mundo poderão atingir a sua carteira mais cedo do que pensa. Mais de 80% de todo o comércio de mercadorias é transportado pela via marítima, mas o alto …

Tal é a qualidade de Portugal, que o treinador da Hungria "podia ser motorista ou roupeiro"

O selecionador da Hungria, o italiano Marco Rossi, afirmou hoje que "até podia ser o motorista ou rapaz dos equipamentos" da seleção portuguesa, tal é a qualidade dos jogadores lusos que vão disputar o Euro2020. “Estamos …

Destroços de avião descobertos no fundo de um lago nos EUA podem pôr fim a um mistério de 56 anos

Trabalhadores que testam equipamentos de investigação subaquática dizem ter encontrado os destroços de um pequeno avião nas profundezas do lago Folsom, na Califórnia. A confirmar-se, podem ter resolvido um mistério com 56 anos. As imagens de …

Norte-americanos envolvidos na fuga de Carlos Ghosn declaram-se culpados

Os dois norte-americanos acusados de ajudarem o ex-presidente da Nissan Carlos Ghosn a fugir do Japão quando aguardava julgamento em liberdade sob fiança declararam-se esta segunda-feira culpados perante a justiça japonesa. De acordo com fontes da …

Enfermeira tentou provar que as vacinas tornam as pessoas magnéticas (mas não correu como previsto)

Na semana passada, a enfermeira negacionista de Ohio Joanna Overholt tentou, durante uma sessão legislativa, provar que as vacinas contra a covid-19 tornam as pessoas magnéticas. Mas não foi bem sucedida. O teste do íman resulta …

Foda e Kostadinov: as recordações à volta do Áustria-Macedónia do Norte

O selecionador da Áustria e um dos jogadores da Macedónia do Norte trouxeram memórias dos anos 90. O jogo entre Áustria e Macedónia do Norte, que terminou com vitória austríaca por 3-1, não estava propriamente na …