MP arresta casas que mãe de Sócrates vendeu a Santos Silva

José Sena Goulão / Lusa

O antigo primeiro-ministro, José Sócrates

O Departamento Central de Investigação e Ação Penal decidiu arrestar diversos imóveis cuja propriedade acredita ser, na realidade, de José Sócrates, para garantir que as Finanças tenham valor a receber caso o antigo primeiro-ministro venha a ser condenado no processo que estará prestes a produzir acusação.

Segundo avança a edição deste sábado do jornal Expresso, o Ministério Público arrestou três imóveis vendidos pela mãe do antigo primeiro-ministro José Sócrates ao empresário Carlos Santos Silva, bem como uma herdade no Alentejo em nome da ex-mulher do antigo governante.

O jornal cita o despacho enviado para a Conservatória do Registo Predial de Lisboa no âmbito da Operação Marquês, que justifica o arresto dos imóveis como garantia de “pagamento de parte dos 19,5 milhões de euros em sede de IRS e juros não entregues ao Estado” ou da “perda da vantagem do crime” em 32 milhões de euros, que corresponde ao valor mínimo que o Ministério Público acredita que Sócrates “recebeu em subornos”.

O Ministério Público especifica, no seu pedido de arresto, que o antigo primeiro-ministro terá recebido, “pelo menos, 32.029.925 euros em subornos”.

Em causa estão três apartamentos foram vendidos entre 2011 e 2012 pela mãe de José Sócrates ao “amigo” empresário Carlos Santos Silva e que o Ministério Público acredita terem sido uma forma de branquear capitais obtidos de forma ilegítima.

Segundo o semanário, um dos imóveis é o apartamento na Braancamp, no centro de Lisboa, onde a mãe do antigo primeiro-ministro vivia, no mesmo prédio que o filho, que Carlos Santos Silva terá comprado por 600 mil euros .

500 mil euros deste valor terão sido depois transferidos para uma conta de Sócrates, defende o Ministério Público, para dissimular uma entrega de dinheiro ao seu verdadeiro dono, José Sócrates.

Foram ainda arrestados um monte em Montemor-o-Novo, no Alentejo, que se encontra registado em nome da ex-mulher de Sócrates, Sofia Fava, e dois apartamentos da mãe do ex-governante em Agualva-Cacém, também adquiridos por Carlos Santos Silva, em 2011.

O arresto dos imóveis, cujo objectivo é recuperar os 32 milhões de euros, permite ao Estado reter automaticamente o valor obtido pela sua venda caso José Sócrates venha a ser condenado nos processos em que é arguido. O antigo primeiro-ministro está indiciado por fraude fiscal qualificada, corrupção e branqueamento de capitais.

ZAP //

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. como e possivel desconfiar de um homem tao honesto!!!!!….. a talho de foice, só me lembro de personagem de uma novela da globo ” sol nascente” .o cesar da ficcao,faz me lembrar a socrates da realidade. sera que socrates teria tambem por tras de si uma “nona” como cesar?

  2. Se este homem continuasse como 1º ministro acabaria mesmo por nos nacionalizar a todos em nome do xuxialismo seria tudo dele, até os seus camaradas do PCP apoiariam a decisão.

RESPONDER

TAP avança com lay-off para 90% dos trabalhadores (e reduz atividade para cinco voos semanais)

Numa mensagem enviada aos seus funcionários, a TAP revelou que vai mesmo avançar com um processo de 'lay-off' para 90% dos trabalhadores e com a redução do período normal de trabalho em 20% para os …

Estado vai devolver 3 mil milhões em reembolsos do IRS

O Estado vai devolver 3 mil milhões de euros aos contribuintes em reembolsos do IRS, cuja entrega arranca esta quarta-feira e se estende até 30 de junho. A informação foi avançada pelo ministro de Estado, …

Há quatro infetados no sistema prisional. Estão todos em isolamento domiciliário

O Ministério da Justiça revelou esta terça-feira que aumentou para quatro o número de infetados com covid-19 no sistema prisional e que estão todos em isolamento domiciliário segundo indicação da saúde pública. Em comunicado, o Ministério …

Sousa Cintra diz que Rafael Leão "não ficou no Sporting porque foi apertado"

Sousa Cintra, ex-líder da SAD do Sporting no tempo da Comissão de Gestão, lamenta a rescisão do jogador Rafael Leão, considerando que "ele não continuou porque foi apertado". O jovem jogador foi, recentemente, condenado a …

Portugal tem há cinco dias os mesmos 43 recuperados. DGS e especialistas explicam porquê

Portugal regista, desde o passado dia 27 de abril, os mesmos 43 recuperados da Covid-19, segundo os boletins epidemiológicos diários da Direção-Geral da Saúde. Questionado pela agência Lusa sobre a estagnação no número de altas hospitalares …

Morreu o coronel Andrade de Moura, um dos capitães de Abril

A Câmara Municipal de Estremoz, no distrito de Évora, prestou esta terça-feira homenagem ao coronel Andrade de Moura, um dos capitães de Abril de 1974, que morreu no passado dia 23 de março aos 86 …

À boleia da pandemia, Parlamento da Hungria reforça poderes de Viktor Orbán

O Parlamento húngaro aprovou, esta segunda-feira, uma série de medidas para fazer face à pandemia de covid-19, entre as quais um projeto de lei que permite o estado de emergência por tempo indeterminado. De acordo com …

Portugal deverá perder dois milhões de habitantes até 2080

A população residente em Portugal poderá baixar dos atuais 10,3 milhões de habitantes para 8,2 milhões em 2080, de acordo com projeções do Instituto Nacional de Estatística (INE) esta terça-feira divulgadas. Os mesmos dados indicam, porém, …

Ministro da Economia admite nacionalizar empresas em caso de necessidade para combater surto

O ministro Adjunto e da Economia, Pedro Siza Vieira, admitiu esta terça-feira a possibilidade do Estado vir a nacionalizar empresas, caso seja necessário para combater as consequências económicas do surto de Covid-19. "O Estado tem ferramentas …

Coutinho quer voltar à Premier League (e já há cinco clubes na corrida)

Philippe Coutinho está interessado em regressar à Premier League, havendo já cinco clube ingleses na corrida pelo internacional brasileiro. Manchester United, Arsenal, Chelsea, Tottenham e Leicester são os clubes interessados em levar Coutinho de volta …