MP arresta casas que mãe de Sócrates vendeu a Santos Silva

José Sena Goulão / Lusa

O antigo primeiro-ministro, José Sócrates

O Departamento Central de Investigação e Ação Penal decidiu arrestar diversos imóveis cuja propriedade acredita ser, na realidade, de José Sócrates, para garantir que as Finanças tenham valor a receber caso o antigo primeiro-ministro venha a ser condenado no processo que estará prestes a produzir acusação.

Segundo avança a edição deste sábado do jornal Expresso, o Ministério Público arrestou três imóveis vendidos pela mãe do antigo primeiro-ministro José Sócrates ao empresário Carlos Santos Silva, bem como uma herdade no Alentejo em nome da ex-mulher do antigo governante.

O jornal cita o despacho enviado para a Conservatória do Registo Predial de Lisboa no âmbito da Operação Marquês, que justifica o arresto dos imóveis como garantia de “pagamento de parte dos 19,5 milhões de euros em sede de IRS e juros não entregues ao Estado” ou da “perda da vantagem do crime” em 32 milhões de euros, que corresponde ao valor mínimo que o Ministério Público acredita que Sócrates “recebeu em subornos”.

O Ministério Público especifica, no seu pedido de arresto, que o antigo primeiro-ministro terá recebido, “pelo menos, 32.029.925 euros em subornos”.

Em causa estão três apartamentos foram vendidos entre 2011 e 2012 pela mãe de José Sócrates ao “amigo” empresário Carlos Santos Silva e que o Ministério Público acredita terem sido uma forma de branquear capitais obtidos de forma ilegítima.

Segundo o semanário, um dos imóveis é o apartamento na Braancamp, no centro de Lisboa, onde a mãe do antigo primeiro-ministro vivia, no mesmo prédio que o filho, que Carlos Santos Silva terá comprado por 600 mil euros .

500 mil euros deste valor terão sido depois transferidos para uma conta de Sócrates, defende o Ministério Público, para dissimular uma entrega de dinheiro ao seu verdadeiro dono, José Sócrates.

Foram ainda arrestados um monte em Montemor-o-Novo, no Alentejo, que se encontra registado em nome da ex-mulher de Sócrates, Sofia Fava, e dois apartamentos da mãe do ex-governante em Agualva-Cacém, também adquiridos por Carlos Santos Silva, em 2011.

O arresto dos imóveis, cujo objectivo é recuperar os 32 milhões de euros, permite ao Estado reter automaticamente o valor obtido pela sua venda caso José Sócrates venha a ser condenado nos processos em que é arguido. O antigo primeiro-ministro está indiciado por fraude fiscal qualificada, corrupção e branqueamento de capitais.

ZAP //

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. como e possivel desconfiar de um homem tao honesto!!!!!….. a talho de foice, só me lembro de personagem de uma novela da globo ” sol nascente” .o cesar da ficcao,faz me lembrar a socrates da realidade. sera que socrates teria tambem por tras de si uma “nona” como cesar?

  2. Se este homem continuasse como 1º ministro acabaria mesmo por nos nacionalizar a todos em nome do xuxialismo seria tudo dele, até os seus camaradas do PCP apoiariam a decisão.

RESPONDER

"Toupeira" do Insight está a mover-se novamente

O módulo Insight da agência espacial norte-americana (NASA) usou o seu braço robótico para ajudar a sua sonda de calor, conhecida como "toupeira", a cavar quase 2 centímetros na semana passada. Embora modesto, este movimento …

A maioria das bruxas eram mulheres, porque a caça às bruxas servia para perseguir os fracos

Ao longo da história, "caça às bruxas" sempre foi um termo usado para ridicularizar tudo, desde investigações de agressões sexual a alegações de corrupção. Quando nos referimos a bruxas, geralmente não estamos a falar de mulheres …

Benfica 2 vs 1 Lyon | Merci beaucoup, monsieur Lopes!

O Benfica somou os primeiros três pontos na Liga dos Campeões 19/20, ao bater o Lyon por 2-1 em casa. Os “encarnados” entraram a vencer bem cedo, ameaçaram sucumbir à reacção visitante, mas, a cinco minutos …

Um ano depois do colapso, a ponte de Génova começa a ganhar uma nova vida

Génova está a reconstruir a ponte que, no ano passado, desabou e provocou 43 mortos. O novo projeto vai ter um caminho pedonal e um parque memorial para homenagear as vítimas deste desastre. No dia 14 …

"Capa de invisibilidade". Novo material permite ocultar objetos

A empresa canadiana fabricante de uniformes de camuflagem para militares, HyperStealth Biotechnology, anunciou quatro pedidos de patente, todos relacionados com o Quantum Stealth. O material também é chamado de "capa de invisibilidade". O inventor dos quatro …

Jovem português quer ser o primeiro a dar a volta ao mundo numa moto de 125cc

O jovem português com o recorde de primeiro do mundo a percorrer a América do Sul numa moto de 125 centímetros cúbicos (cc) anunciou hoje que em 2020 tentará registar a mais longa volta ao …

Um grupo de manifestantes cantou o Baby Shark para acalmar um bebé durante um protesto no Líbano

No meio de uma das maiores manifestações do Líbano dos últimos cinco anos, uma mãe avisou os participantes do protesto que o seu filho estava assustado. A reação do grupo de manifestantes foi inesperada. Robin, de …

Tame Impala preparam lançamento de novo álbum

Ao que tudo indica, os Tame Impala preparam-se para lançar um novo álbum ainda este ano. As suspeitas surgem após a banda ter partilhado uma espécie de teaser no seu site oficial. Os Tame Impala divulgaram …

União Europeia favorável a nova extensão do Brexit mas ainda sem resposta para Londres

Os 27 Estados-membros da União Europeia são favoráveis a um novo adiamento do ‘Brexit’, solicitado pelo governo britânico, mas ainda discutem a sua extensão e as conversações prosseguirão no final da semana, revelaram fontes europeias. O …

A maior família do Reino Unido vai crescer. Vem aí o 22º filho

A família Radford, conhecida como a maior do Reino Unido, anunciou através de um vídeo no YouTube que estão à espera do 22.º filho. A família Radford vive em Morecambe, Inglaterra, e anunciou através do seu …