Maria de Lurdes Rodrigues nega ter sido pressionada por Sócrates

Andre Kosters / Lusa

A ex-ministra da Educação, Maria de Lurdes Rodrigues

A antiga ministra da Educação Maria de Lurdes Rodrigues disse esta terça-feira, à saída do tribunal, onde depôs como testemunha de José Sócrates, que não foi pressionada pelo ex-primeiro-ministro e que espera ter esclarecido tudo.

“Espero que tenha ficado esclarecido. Disponibilizei-me para esclarecer as dúvidas existentes e responder a todas as questões”, declarou aos jornalistas a antiga ministra da Educação, que exerceu funções no Governo socialista entre 2005 e 2009.

Maria de Lurdes Rodrigues adiantou que, segundo o seu conhecimento, não há nenhuma acusação no processo Operação Marquês de que o ex-primeiro-ministro a tenha pressionado a tomar qualquer decisão.

A ex-ministra admitiu ter sido confrontada por três tipos de questões: sobre o modo como funciona o Conselho de Ministros e como eram preparadas e tomadas todas as decisões, depois sobre as circunstâncias em que tinha sido criada a Parque Escolar e, por último, sobre como funcionava a Parque Escolar e como eram tomadas as decisões.

Acerca desta última questão, explicou que era através de uma empresa co-tutelada pelo Ministério da Educação e das Finanças. “Tudo isto foi esclarecido. Espero”.

O semanário Expresso frisa que a antiga ministra, atual reitoral do ISCTE, foi arrolada pela defesa de Sócrates para a instrução apesar de a acusação da Operação Marquês não imputar crimes ao ex-primeiro-ministro relacionados com as adjudicações de obras nos estabelecimentos de ensino feitas ao Grupo Lena pela Parque Escolar.

De acordo com o mesmo jornal, a sessão foi curta, durando cerca de duas horas.

A Operação Marquês, processo em que é arguido José Sócrates, o banqueiro Ricardo Salgado e o antigo ministro Armando Vara, entre outros, teve início em 19 de julho de 2013 e culminou na acusação a 28 arguidos – 19 pessoas e nove empresas – pela prática de quase duas centenas de ilícitos económico-financeiros.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

  1. Ninguém viu nada, ninguém sabe de nada, ninguém foi pressionado mas o milagre aparentamente deu-se e muitos milhões terão caído no bolso do outro

    • Esta tralha encobre-se toda uns aos outros. Espero que vão todos a julgamento porque aí sim, haverá fogo cruzado e muitos vão cair, se não todos.

  2. Se a verdade desta personagem for igual.áquela que ela usou quando numa estação de tv,com a avenida da Liberdade repleta de profs numa manif, dizendo que tal não era significativo…
    E nao foi também esta “sumidade” que referiu na AR que o parque escolar tinha sido.uma festa??? E festa para que bolsos, já agora??

RESPONDER

Parker Solar Probe lança nova luz sobre o Sol

Em agosto de 2018, a Parker Solar Probe da NASA foi lançada para o espaço, tornando-se pouco tempo depois a sonda mais próxima do Sol. Com instrumentos científicos de ponta para medir o ambiente em …

Encontrado no mar das Malvinas navio alemão da I Guerra Mundial 105 anos depois de naufragar

O naufrágio de um cruzador alemão da I Guerra Mundial foi identificado nas Ilhas Malvinas, onde foi afundado pela Marinha britânica há 105 anos. O SMS Scharnhorst foi o principal ativo da esquadra alemã na Ásia …

Boavista 1-4 Benfica | Águia goleia no xadrez do Bessa

O Benfica deu o pontapé de saída da 13ª jornada com uma vitória competente na visita ao Boavista, por 4-1. Num jogo potencialmente perigoso para as aspirações “encarnadas”, frente a um adversário com somente uma derrota …

Cientistas desenvolvem técnica para determinar o humor através da caligrafia

Uma equipa de cientistas estudou a biomecânica dos movimentos das mãos a escrever e a desenhar, e desenvolveu um método para avaliar as propriedades individuais da velocidade de escrita e da pressão do lápis no …

Quase seis mil denúncias de agressões sexuais em viagens da Uber nos EUA

A plataforma de transporte de passageiros Uber divulgou na quinta-feira um relatório, revelando quase seis mil denúncias de agressões sexuais a utilizadores, motoristas e terceiros nos Estados Unidos (EUA), em 2017 e 2018. No relatório de …

Polícia de Los Angeles vai usar dispositivo "ao estilo Batman" para prender suspeitos

A polícia de Los Angeles, nos Estados Unidos, vai adotar, no início do próximo ano, um novo dispositivo, conhecido como BolaWrap 100, que dispara um cinto de fibra sintética a uma velocidade de 200 metros …

Corriere dello Sport defende-se das acusações e garante ser "inimigo do racismo"

O jornal desportivo italiano Corriere dello Sport afirmou esta sexta-feira ser “inimigo do racismo”, defendendo-se das críticas motivadas pela manchete de quinta-feira, com o título “Black Friday” e ilustrada com os futebolistas negros Romelu Lukaku …

Alisadores e tintas para cabelo podem aumentar o risco de cancro da mama

Alisadores e tintas para cabelo são dois produtos comummente utilizados por mulheres. Um novo estudo sugere que estes podem aumentar o risco de cancro da mama, especialmente em mulheres negras. Muitos produtos capilares contêm compostos que …

Black Friday. Marca de cosméticos oferece por engano desconto de 96% e perde 10 milhões em duas horas

Uma falha no site oficial da marca de produtos cosméticos Foreo fez com que o seu artigo mais caro fosse vendido com um desconto de 96%, fazendo com que a empresa sueca perdesse 10 milhões …

Camisola usada por Pelé no seu último jogo foi vendida por 30 mil euros em leilão

Uma camisola usada por Pelé no seu último jogo com a seleção brasileira foi vendida por 30 mil euros num prestigiado leilão de objetos desportivos, realizado na quinta-feira em Turim, Itália. A camisola com o número …