Maria de Lurdes Rodrigues nega ter sido pressionada por Sócrates

Andre Kosters / Lusa

A ex-ministra da Educação, Maria de Lurdes Rodrigues

A antiga ministra da Educação Maria de Lurdes Rodrigues disse esta terça-feira, à saída do tribunal, onde depôs como testemunha de José Sócrates, que não foi pressionada pelo ex-primeiro-ministro e que espera ter esclarecido tudo.

“Espero que tenha ficado esclarecido. Disponibilizei-me para esclarecer as dúvidas existentes e responder a todas as questões”, declarou aos jornalistas a antiga ministra da Educação, que exerceu funções no Governo socialista entre 2005 e 2009.

Maria de Lurdes Rodrigues adiantou que, segundo o seu conhecimento, não há nenhuma acusação no processo Operação Marquês de que o ex-primeiro-ministro a tenha pressionado a tomar qualquer decisão.

A ex-ministra admitiu ter sido confrontada por três tipos de questões: sobre o modo como funciona o Conselho de Ministros e como eram preparadas e tomadas todas as decisões, depois sobre as circunstâncias em que tinha sido criada a Parque Escolar e, por último, sobre como funcionava a Parque Escolar e como eram tomadas as decisões.

Acerca desta última questão, explicou que era através de uma empresa co-tutelada pelo Ministério da Educação e das Finanças. “Tudo isto foi esclarecido. Espero”.

O semanário Expresso frisa que a antiga ministra, atual reitoral do ISCTE, foi arrolada pela defesa de Sócrates para a instrução apesar de a acusação da Operação Marquês não imputar crimes ao ex-primeiro-ministro relacionados com as adjudicações de obras nos estabelecimentos de ensino feitas ao Grupo Lena pela Parque Escolar.

De acordo com o mesmo jornal, a sessão foi curta, durando cerca de duas horas.

A Operação Marquês, processo em que é arguido José Sócrates, o banqueiro Ricardo Salgado e o antigo ministro Armando Vara, entre outros, teve início em 19 de julho de 2013 e culminou na acusação a 28 arguidos – 19 pessoas e nove empresas – pela prática de quase duas centenas de ilícitos económico-financeiros.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

4 COMENTÁRIOS

  1. Ninguém viu nada, ninguém sabe de nada, ninguém foi pressionado mas o milagre aparentamente deu-se e muitos milhões terão caído no bolso do outro

    • Esta tralha encobre-se toda uns aos outros. Espero que vão todos a julgamento porque aí sim, haverá fogo cruzado e muitos vão cair, se não todos.

  2. Se a verdade desta personagem for igual.áquela que ela usou quando numa estação de tv,com a avenida da Liberdade repleta de profs numa manif, dizendo que tal não era significativo…
    E nao foi também esta “sumidade” que referiu na AR que o parque escolar tinha sido.uma festa??? E festa para que bolsos, já agora??

  3. Esta sra. maria de lurdes, couveira da educação nacional não passa de uma vaca parideira dos
    energúmenos que hoje em dia falta pululam nas escolas de todo o País.
    E foi isto, ministra da deseducação nacional.
    Emigra mulher! – Leve os seus ensinamentos para o Iraque ou arredores…

RESPONDER

Meghan Markle vence primeira batalha judicial contra jornal britânico

A Duquesa de Sussex conseguiu que o Tribunal Superior de Londres optasse por manter anónima a identidade das suas cinco amigas, como parte da ação legal que está a ser levada a cabo. O 39º aniversário …

Cientistas obrigados rebatizar dezenas de genes humanos por causa do Excel

Só no ano passado, os cientistas viram-se obrigados a mudar os nomes de 27 genes humanos por causa de um erro de leitura do Microsoft Excel. Tal como explica o portal The Verge, que avança …

"Vai continuar a queimar". Covid-19 é parecida com fogo florestal, não com ondas e picos

Com o surgimento do novo coronavírus no mundo, vários especialistas previam que este iria surgir em ondas e picos. Agora a visão de futuro é outra e os especialistas dizem que a pandemia se compara …

Mudanças climáticas podem vir a causar mais mortes do que a covid-19, alerta Bill Gates

  As mudanças climáticas podem custar muito mais vidas nas próximas décadas do que a pandemia do novo coronavírus (covid-19). O alerta é do co-fundador da Microsoft, Bill Gates, que, através de uma reflexão no seu …

Descoberta a primeira disrupção gigante nas nuvens de Vénus

Uma equipa internacional de cientistas, que incluiu um investigador do Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço (IA), descobriu a "primeira disrupção gigante" nas nuvens de Vénus que tem fustigado as zonas profundas da atmosfera …

TVI aposta em estúdio a Norte. Nuno Santos quer Informação mais ao estilo da SIC Notícias do que da CMTV

O diretor-geral da TVI, Nuno Santos, afirmou, em entrevista ao jornal Público, que a estação de Queluz de Baixo vai apostar num estúdio no Norte, revelando ainda que pretende mudar a Informação do canal mais …

Fair-play financeiro. UEFA mantém restrições ao FC Porto

A UEFA informou, esta sexta-feira, que o FC Porto "cumpriu parcialmente as metas estabelecidas para a época 2019/20" a nível do fair-play financeiro e que vai manter as restrições impostas ao clube azul e branco. "O …

Procuradora-geral de Nova Iorque quer dissolver NRA após investigação de fraude

A procuradora-geral de Nova Iorque anunciou, esta quinta-feira, ter movido um processo judicial contra a National Rifle Association (NRA), depois de uma investigação que mostra que os seus dirigentes desviaram milhões de dólares para benefício …

MP abre inquérito sobre surto em lar de Reguengos de Monsaraz

O Ministério Público (MP) instaurou um inquérito sobre o surto de covid-19 num lar em Reguengos de Monsaraz, no distrito de Évora, que já provocou 18 mortos. Questionada pela agência Lusa, a Procuradoria-Geral da República (PGR) …

Ciclista Fabio Jakobsen já saiu do coma induzido

O ciclista holandês saiu do coma induzido, dois dias depois de uma violenta queda na primeira etapa do Tour da Polónia, que o deixou em estado grave e obrigou a uma cirurgia de cinco horas. "Temos …