“Vamos vencer.” Marcelo agradece aos portugueses e convoca Conselho de Estado

Mário Cruz / Lusa

Marcelo Rebelo de Sousa falou este domingo ao país, numa comunicação pessoal, “de agradecimento e solidariedade” a todos os portugueses.

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, acaba de divulgar um vídeo com uma mensagem ao país, no qual anuncia a convocação do Conselho de Estado para uma reunião virtual na próxima quarta-feira, dia em que termina a sua quarentena voluntária. A mensagem pode ser ouvida no site da Presidência.

O Conselho de Estado servirá para analisar a situação e “para que se debruce sobre eventual decisão de decretar Estado de Emergência“.

“Aquilo que é preciso decidir será decidido, as medidas que é preciso tomar, serão tomadas, a ponderação a fazer será feita minuto a minuto, hora a hora, dia a dia, com os órgão de soberania juntos, unidos. Presidente, Parlamento, Governo, partidos solidários. O que nos une é muitíssimo mais importante do que nos pudesse dividir”, declarou.

O Presidente elogiou o civismo da população e o respeito que têm demonstrado uns pelos outros e disse ainda que já agradeceu, por escrito, aos pessoal de saúde, “que se ultrapassa a si mesmo”.

No vídeo, agradece às forças de segurança; às estruturas que apoiam o pessoal de saúde; a quem transporta mercadorias; e faz um apelo: “aos menos jovens, como eu, para que saibam compreender e resistir; aos mais jovens para que respeitem os menos jovens a quem tanto devem”.

Por último, Marcelo diz que tem uma “certeza”: “Vencemos a pneumónica há cem anos, pestes, vencemos crise económica financeira. Vamos vencer.”

Também este domingo, António Costa referiu que se o Presidente da República entender decretar o estado de emergência, o Governo não dará parecer negativo.

“Temos de compreender que a melhor forma de evitar a necessidade e de adotar medidas mais duras é continuarmos a fazer aquilo que os portugueses têm feito tão bem de uma forma responsável: conterem-se na sua circulação e contactos sociais. Temos de continuar a manter o país no seu funcionamento”, disse o primeiro-ministro português.

Segundo o boletim da Direção-Geral de Saúde, divulgado este domingo de manhã, Portugal tem 245 casos positivos de infeção por coronavírus, mais 76 casos em relação a sábado. Segundo as informações da DGS, há 281 casos a aguardar confirmação de resultados laboratoriais e 4.592 casos a serem vigiados pelas autoridades.

Há agora 14 cadeias de transmissão ativas, mais três do que no dia anterior. Os casos importados são da Alemanha/Áustria (1), Andorra (1), Bélgica (1), Espanha (16), França (9), Itália (14) e Suíça (5).

Desta vez, a região de Lisboa e Vale do Tejo concentra a maioria dos casos (116), mais 13 do que a região Norte. A região Centro e Algarve registam 10 casos e os Açores têm agora o primeiro doente infetado.

LM, ZAP //

PARTILHAR

6 COMENTÁRIOS

RESPONDER

Santa Clara 1-2 Sporting | “Leão” mostra POTEncial nas ilhas

Ao final da tarde deste sábado, o Sporting venceu o Santa Clara por 2-1, num duelo a contar para a 5ª jornada da Liga NOS que decorreu no Estádio de São Miguel, em Ponta Delgada. …

Robô ultrarrealista pode vir a substituir os golfinhos em cativeiro em parques temáticos

A empresa de engenharia Edge Innovations, com sede em São Francisco, Estados Unidos, projetou e construiu um golfinho-robô que se parece e age quase exatamente como um. Nadando ao redor da piscina enquanto um grupo de …

PCP avisa: Abstenção é “apenas e só” para discutir o OE2021

O secretário-geral do PCP avisou este sábado que a abstenção anunciada pelo partido visa "apenas e só" fazer passar o Orçamento do Estado de 2021 a "outra fase de discussão" e recusou estar garantido um …

Convento medieval encontrado sob parque de estacionamento em Inglaterra

Uma equipa de arqueólogos britânicos encontrou um convento medieval, há muito perdido, debaixo de um parque de estacionamento em Inglaterra. Há muito que os arqueólogos britânicos especulavam sobre a potencial localização de um antigo convento medieval, …

Virgin Galactic leva cientista planetário ao Espaço pela primeira vez

O norte-americano Alan Stern será o primeiro a realizar experiências científicas financiadas pela NASA, a bordo de uma aeronave comercial da empresa espacial privada Virgin Galactic. A NASA revelou a semana passada que o cientista planetário …

Português responsável por limpeza de hospitais condecorado pela Rainha Isabel II

O português Maciel Vinagre pensou que era mentira ou engano ao ler a notificação de que tinha sido distinguido pela Rainha Isabel II pelo trabalho como responsável da limpeza de dois hospitais públicos britânicos durante …

Japonês inventa sacos de plástico "comestíveis" (para salvar o veado sagrado de Nara)

Um empresário local no destino turístico japonês de Nara desenvolveu uma alternativa aos sacos de plástico de compras para proteger o veado sagrado da cidade. Hidetoshi Matsukawa, que trabalha na Nara-ism, um agente de souvenirs, disse, …

Emissão do programa de Ricardo Araújo Pereira cancelada. Humorista em isolamento

O programa de Ricardo Araújo Pereira na SIC não será emitido este domingo, uma vez que o humorista se encontra em isolamento profilático depois de ter estado em contacto com uma pessoa infetada com covid-19. …

Erro clínico. Centenas de hóspedes em quarentena em hotel da Austrália vão ter de fazer teste ao VIH

Centenas de pessoas que estiveram em quarentena no hotel Victoria, na Austrália, vão ter de fazer o teste de doenças transmitidas pelo sangue, incluindo VIH, devido a um erro dos profissionais de saúde daquele local …

Forças Armadas dos EUA estão a adquirir coletes à prova de bala adaptados para mulheres

As Forças Armadas dos EUA estão a dar grandes passos no que diz respeito à igualdade de género. A instituição está a começar a mudar os seus coletes à prova de bala, de forma a …