“Não podemos gastar as munições todas já.” Costa anuncia restrições na fronteira com Espanha

Tiago Petinga / Lusa

O primeiro-ministro e secretário-geral do Partido Socialista, António Costa

Neste domingo, o primeiro-ministro, António Costa adiantou que Portugal e Espanha agirão “em conjunto na questão de uma fronteira que é comum”.

Em conferência de imprensa, ao final da tarde deste domingo, o primeiro-ministro disse que, esta segunda-feira haverá uma reunião dos ministros da Saúde e da Administração Interna da União Europeia para decidir sobre a questão das fronteiras dentro da UE. António Costa revelou que terá ainda lugar uma reunião com o Governo Espanhol para decidir a questão da fronteira interna com Portugal.

O primeiro-ministro português e o de Espanha reuniram-se por teleconferência, este domingo, para prepararem o encontro de amanhã dos ministros da Administração Interna e da Saúde da UE. A partir de São Bento, Costa referiu que, a nível interno, os governantes concordaram em “agir em conjunto na questão de uma fronteira que é comum”.

Assim sendo, depois da reunião de amanhã, os dois Governos vão definir as regras, “mantendo a liberdade de circulação de mercadorias, garantindo direitos dos trabalhadores transfronteiriços, mas com restrição à circulação para turismo e lazer“.

Em relação às fronteiras marítimas e aéreas, António Costa remeteu para a reunião de amanhã dos responsáveis europeus. As limitações de viagens vão durar, pelo menos, um mês para abranger o período da Páscoa.

António Costa disse ainda que, quando o Presidente da República entenda haver necessidade de declarar Estado de Emergência, “o Governo não dará parecer negativo”. No entanto, advertiu: “não podemos gastar as munições todas imediatamente”.

“Temos de compreender que a melhor forma de evitar a necessidade e de adotar medidas mais duras é continuarmos a fazer aquilo que os portugueses têm feito tão bem de uma forma responsável: conterem-se na sua circulação e contactos sociais. Temos de continuar a manter o país no seu funcionamento”, declarou o governante.

Quando questionado sobre se o Governo deveria avançar com quarentena, António Costa disse que “não se trata de adiar”, uma vez que o decreto espanhol prevê que as “pessoas saiam para se abastecer ou ir ao ir banco”. “Prevê o que dizemos que cada um deve fazer.”

Por último, António Costa anunciou que o Presidente da República irá convocar “brevemente” uma reunião do Conselho de Estado, em data a anunciar, para analisar a situação do país devido à pandemia de Covid-19.

Segundo o boletim da Direção-Geral de Saúde, divulgado este domingo de manhã, Portugal tem 245 casos positivos de infeção por coronavírus, mais 76 casos em relação a sábado. Segundo as informações da DGS, há 281 casos a aguardar confirmação de resultados laboratoriais e 4.592 casos a serem vigiados pelas autoridades.

Há agora 14 cadeias de transmissão ativas, mais três do que no dia anterior. Os casos importados são da Alemanha/Áustria (1), Andorra (1), Bélgica (1), Espanha (16), França (9), Itália (14) e Suíça (5).

Desta vez, a região de Lisboa e Vale do Tejo concentra a maioria dos casos (116), mais 13 do que a região Norte. A região Centro e Algarve registam 10 casos e os Açores têm agora o primeiro doente infetado.

LM, ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Covid-19 já matou mais no Reino Unido do que os bombardeamentos alemães da II Guerra

A pandemia de covid-19 já matou mais pessoas no Reino Unido do que os bombardeamentos alemães durante a II Guerra Mundial. O novo coronavírus oriundo da China já matou cerca de 50.000 pessoas em território …

Estudo mostra que os cães querem mesmo resgatar os seus donos do perigo

Um novo estudo mostra que os nossos amigos de quatro patas querem realmente salvar-nos em momentos de aflição, mas desde que saibam como o fazer. De acordo com o site Science Alert, os investigadores reuniram 60 cães …

Derek Chauvin foi detido, mas os precedentes mostram que o polícia pode sair impune

Derek Chauvin, o polícia responsável pela morte de George Floyd, foi detido e aguarda a sua primeira audiência. No entanto, há precedentes que sugerem que o agente pode sair impune. Derek Chauvin tem a sua primeira …

Cientistas encontram dois fragmentos do meteorito de Barcelona

Cientistas espanhóis encontraram dois pequenos fragmentos do chamado meteorito de Barcelona, que caiu, há mais de 300 anos, no dia de Natal. No dia 25 de dezembro de 1704, um meteorito rasgou os céus e caiu …

"Pressionaram-me para o denunciar". Higuita recorda amizade com Escobar

A relação de amizade entre René Higuita e Pablo Escobar levou a que o ex-futebolista fosse seguido pelas autoridades. A polícia chegou a pressioná-lo para denunciar Escobar. O antigo internacional colombiano René Higuita é provavelmente uma …

George Floyd. Portugal junta-se às manifestações mundiais contra o racismo

Cinco cidades portuguesas juntam-se hoje à campanha de solidariedade mundial contra o racismo, associando-se à luta pela dignidade humana na sequência da morte, a 25 de maio, do afro-americano George Floyd, sob custódia da polícia …

Covid-19. México investiga mercado negro de atestados de óbito falsos

As autoridades da Cidade do México anunciaram que estão a investigar um suposto mercado negro de atestados de óbito relacionado com a covid-19, no dia em que o país registou 625 mortes nas últimas 24 …

Astrónomos descobrem "réplica" do Sol e da Terra a três mil anos-luz

O que diferencia esta descoberta de outros exoplanetas parecidos com a Terra é que a sua estrela tem uma semelhança impressionante com o nosso Sol. Entre os dados da missão Kepler, uma equipa de investigadores identificou …

Sem romarias e festas, milhares de famílias estão a entrar em falência

Milhares de famílias cujo rendimento depende das romarias e festas populares estão a atravessar sérias dificuldades económicas. Os prejuízos ultrapassam os 50 milhões de euros. A suspensão das festas populares e romarias religiosas em todo o …

Corpo de Maria Velho da Costa ficou 11 dias na morgue. Filho critica MP e fala em "massacre psicológico"

Os restos mortais da escritora Maria Velho da Costa, que faleceu a 23 de Maio, ficaram no Instituto de Medicina Legal, em Lisboa, durante 11 dias, sem que a família tivesse conhecimento de que já …