Marcelo e Costa discordam sobre declaração do estado de emergência

António Pedro Santos / Lusa

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, e o primeiro-ministro, António Costa, discordam sobre a declaração de estado de emergência no país por causa do novo coronavírus oriundo da China (Covid-19).

De acordo com o jornal Público, que avança a notícia esta terça-feira, Marcelo Rebelo de Sousa preferia já ter decretado este estado, defendendo que este recurso deveria já ter sido aplicado pelo menos desde a quinta-feira passada.

Já o líder do Executivo, prefere usar o estado de emergência mais tarde, sem colocar para já em causa a suspensão de direitos, liberdades e garantias dos portugueses.

“Não podemos gastar todas as munições já”, disse António Costa ainda esta domingo, em conferência de imprensa, dando conta, contudo, de que se Marcelo Rebelo de Sousa quiser avançar com o estado de emergência, que o Governo o apoiará.

O Governo não dará parecer negativo”, disse.

Esta segunda-feira, em entrevista no Jornal da Noite da SIC, António Costa recordou que há ainda um outro patamar – o estado de calamidade – que pode ser acionado antes do estado de emergência, podendo este permitir aplicar e escalar mais medidas.

“Com o estado de calamidade é possível de forma responsável [tomar medidas] (…) [Há] um “quadro jurídico que nos permite ir escalando“, considerou, dando conta que com estado de calamidade já seria possível impor limites à circulação em determinadas áreas.

António Costa recorreu ainda ao calendário, frisando que esta pandemia afetará em Portugal durante “alguns meses, para justificar a sua posição.

“Temos de ter a noção que não estamos a falar de uma crise que demora semanas, mas que demorará alguns meses (…) o pico irá crescer até finais de abril e [a crise] não terminará até final de maio“, disse.

Marcelo deve avançar

Apesar da resistência de António Costa, Marcelo Rebelo de Sousa deverá mesmo decretar o estado de emergência nesta quarta-feira, depois de reunir com o Conselho de Estado, que reúne algumas das mais altas figuras de Estado.

Entre os conselheiros ouvidos por Marcelo estão o presidente da Assembleia da República e do Tribunal Constitucional, primeiro-ministro e presidentes dos Governos regionais, todos os antigos Presidentes da República e a provedora de Justiça.

Estão ainda presentes cinco membros escolhidos por Marcelo Rebelo de Sousa e outros cinco escolhidos pelo Parlamento: António Lobo Xavier, Eduardo Lourenço, Luís Marques Mendes, Leonor Beleza, António Damásio, Carlos César, Francisco Pinto Balsemão, Francisco Louçã, Rui Rio e Domingos Abrantes Ferreira.

Declarar este estado é da competência do Presidente da República, ficando depois esta declaração pendente da autorização da Assembleia da República.

Fundamentando a sua opção, o Presidente pede ao Parlamento autorização para decretar este Estado. Caso Marcelo Rebelo de Sousa decida avançar com este recurso, contará com o apoio de quase todos os partidos.

Previsto na Constituição, este estado permite a suspensão de direitos, liberdades e garantias dos cidadãos na medida necessária para combater determinada ameaça – neste caso a Covid-19, que já fez uma vítima mortal em Portugal.

Pode ser decretado por um de 15 dias, podendo este ser renovado no fim deste período.

O estado de emergência, que nunca foi utilizado em Portugal em democracia, foi já utilizado por vários países para combater a Covid-19. Itália, Espanha, República Checa, Hong Kong, Filipinas, Hungria já recorreram a este mecanismo, bem como os estados norte-americanos de Nova Iorque e Califórnia.

ZAP //

PARTILHAR

18 COMENTÁRIOS

  1. “Com o estado de calamidade é possível de forma responsável [tomar medidas] (…) [Há] um “quadro jurídico que nos permite ir escalando“, considerou, dando conta que com estado de calamidade já seria possível impor limites à circulação em determinadas áreas.

    CONCORDO COM O DECRETO DE ESTADO DE CALAMIDADE.

  2. Vejam o vídeo e filme Contágio de 2011 e pode ser que se apercebam!..
    O vírus covid-19 saiu de um laboratório militar ianque!…
    A TV japonesa já em Fevereiro, relatava que médicos e cientistas japoneses e taiwanos analisaram o genoma do covid-19, concluindo que jamais o vírus do Corona poderia ser chinês, ele era afinal ianque!!..

  3. a caminho da lei marcial…

    como sempre o povinho com medo aceita tudo, quer seja real ou imaginário (ou deliberadamente criado).

    olhando para o grupinho que se prepara para retirar DIREITOS aos cidadãos temos a seguinte cambada do BILDERBERG:

    PR, 1º Ministro, líder do maior partido da oposição, Leonor Beleza e claro o sr todo poderoso do Bilderberg cá do burgo, que aliás até já iniciou novo grupinho em Cascais, Francisco Balsemão.

    [Balsemão cria um grupo de Bilderberg à portuguesa em Cascais | Francisco Balsemão | PÚBLICO](https://www.publico.pt/2018/11/09/politica/noticia/balsemao-cria-grupo-bilderberg-portuguesa-cascais-1850424)

    [O que é feito da elite de Bilderberg? 76 portugueses foram a este clube secreto em 51 anos – ECO](https://eco.sapo.pt/especiais/o-que-e-feito-da-elite-de-bilderberg-76-portugueses-foram-a-este-clube-secreto-em-51-anos/)

    agora só falta mesmo unir a pseudo-crise da treta das alterações climáticas ao papão do covid-19 e temos o caldo certinho para impôr medidas nunca antes vistas a nível mundial.

    continua-se a não aprender nada com a história.

    se acham que o comunismo da ex URSS ou o NAZISMO dos camaradas do adolfo foram verdadeiros terrores, esperem pelo que aí vem.

  4. a caminho da lei marcial…

    como sempre o povinho com medo aceita tudo, quer seja real ou imaginário (ou deliberadamente criado).

    olhando para o grupinho que se prepara para retirar DIREITOS aos cidadãos temos a seguinte cambada do BILDERBERG:

    PR, 1º Ministro, líder do maior partido da oposição, Leonor Beleza e claro o sr todo poderoso do Bilderberg cá do burgo, que aliás até já iniciou novo grupinho em Cascais, Francisco Balsemão.

    [Balsemão cria um grupo de Bilderberg à portuguesa em Cascais | Francisco Balsemão | PÚBLICO]

    [O que é feito da elite de Bilderberg? 76 portugueses foram a este clube secreto em 51 anos – ECO]

    agora só falta mesmo unir a pseudo-crise da treta das alterações climáticas ao papão do covid-19 e temos o caldo certinho para impôr medidas nunca antes vistas a nível mundial.

    continua-se a não aprender nada com a história.

    se acham que o comunismo da ex URSS ou o NAZISMO dos camaradas do adolfo foram verdadeiros terrores, esperem pelo que aí vem.

    • Não sou tão “conspiracionista” mas concordo com o “esperem pelo que aí vem”… e principalmente “impôr medidas nunca vistas a nivel mundial”…….
      A verdadeira razão para criar este medo é que está no segredo dos deuses….. O que será que está para acontecer ou ser anunciado que justifica esta estratégia????

  5. Não será preciso a lei marcial, mas a dissolução da Assembleia da República não seria de todo disparatada uma vez que está em risco o ” normal funcionamento das instituições” !

RESPONDER

Imprimiram corais artificiais em 3D que podem salvar recifes

Uma equipa de cientistas inspirou-se na natureza para desenvolver estruturas em forma de coral, impressas em 3D, capazes de produzir grandes quantidades de algas microscópicas. Investigadoras da Universidade de Cambridge e da Universidade da Califórnia desenvolveram …

Avalanches submarinas prendem microplásticos no fundo do oceano

As avalanches de sedimentos submarinos transportam os microplásticos para o fundo do oceano e um projeto de colaboração entre as Universidades de Manchester, Utrecht e Durham e o Centro Nacional de Oceanografia acaba de revelar …

Aos 107 anos, Cornelia Ras conseguiu vencer a covid-19

Cornelia Ras, que contraiu o novo coronavírus em meados de março, pode ser a mulher mais velha do mundo a vencer a covid-19. Nunca se é velho demais para vencer o novo coronavírus e a holandesa …

Coreia do Norte pode estar a usar fábricas de fertilizantes para extrair urânio

Um novo estudo norte-americano mostra que a Coreia do Norte pode estar a utilizar fábricas de fertilizantes para produzir mais material nuclear, extraindo urânio de ácidos fosfóricos. Segundo noticiou o Newsweek, na opinião da investigadora Margaret …

Distância social de 1,5 metros é insuficiente para travar contágio

O estudo realizado por investigadores e engenheiros especializados em dinâmica de fluidos concluiu que a distância deve ser de, pelo menos, quatro metros. Um estudo divulgado esta quinta-feira alerta que a distância social de 1,5 metros …

Estados Unidos registam 9 desempregados por segundo

O desemprego está a atingir números preocupantes nos Estados Unidos: só na última semana, 6,6 milhões de pessoas declararam estar sem emprego para poder receber apoios, um número semelhante ao da semana anterior. De acordo com …

Chineses desistem de comprar o BNI Europa. Está agora em mãos angolanas

O contexto de incerteza, provocado pela pandemia de covid-19, levou o Grupo chinês KWG a desistir de comprar 80,1% da participação do BNI Europa. O grupo chinês KWG desistiu de comprar 80,1% da participação do BNI …

Tesla usa peças do Model 3 para construir um ventilador

A Tesla também está a tentar contribuir para colmatar a escassez de ventiladores com um novo protótipo, feito com partes do Model 3. A Tesla construiu um ventilador com recurso a componentes automóveis. A fabricante elétrica …

Há acordo no Eurogrupo: 500 mil milhões de euros "disponíveis imediatamente"

Os ministros das Finanças da Zona Euro chegaram a acordo, esta quinta-feira, sobre os apoios económicos para fazer face à pandemia de covid-19. O Eurogrupo chegou a acordo sobre o pacote de ajuda económica para a …

Se recebeu uma chamada da Tunísia, não devolva. É fraude

Clientes de várias operadoras nacionais têm recebido, nas últimas semanas, um "anormal" volume de chamadas internacionais. As operadoras suspeitam de fraude. Segundo o Jornal de Notícias, várias pessoas têm recebido chamadas de u número internacional que …