Marcelo e Costa discordam sobre declaração do estado de emergência

António Pedro Santos / Lusa

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, e o primeiro-ministro, António Costa, discordam sobre a declaração de estado de emergência no país por causa do novo coronavírus oriundo da China (Covid-19).

De acordo com o jornal Público, que avança a notícia esta terça-feira, Marcelo Rebelo de Sousa preferia já ter decretado este estado, defendendo que este recurso deveria já ter sido aplicado pelo menos desde a quinta-feira passada.

Já o líder do Executivo, prefere usar o estado de emergência mais tarde, sem colocar para já em causa a suspensão de direitos, liberdades e garantias dos portugueses.

“Não podemos gastar todas as munições já”, disse António Costa ainda esta domingo, em conferência de imprensa, dando conta, contudo, de que se Marcelo Rebelo de Sousa quiser avançar com o estado de emergência, que o Governo o apoiará.

O Governo não dará parecer negativo”, disse.

Esta segunda-feira, em entrevista no Jornal da Noite da SIC, António Costa recordou que há ainda um outro patamar – o estado de calamidade – que pode ser acionado antes do estado de emergência, podendo este permitir aplicar e escalar mais medidas.

“Com o estado de calamidade é possível de forma responsável [tomar medidas] (…) [Há] um “quadro jurídico que nos permite ir escalando“, considerou, dando conta que com estado de calamidade já seria possível impor limites à circulação em determinadas áreas.

António Costa recorreu ainda ao calendário, frisando que esta pandemia afetará em Portugal durante “alguns meses, para justificar a sua posição.

“Temos de ter a noção que não estamos a falar de uma crise que demora semanas, mas que demorará alguns meses (…) o pico irá crescer até finais de abril e [a crise] não terminará até final de maio“, disse.

Marcelo deve avançar

Apesar da resistência de António Costa, Marcelo Rebelo de Sousa deverá mesmo decretar o estado de emergência nesta quarta-feira, depois de reunir com o Conselho de Estado, que reúne algumas das mais altas figuras de Estado.

Entre os conselheiros ouvidos por Marcelo estão o presidente da Assembleia da República e do Tribunal Constitucional, primeiro-ministro e presidentes dos Governos regionais, todos os antigos Presidentes da República e a provedora de Justiça.

Estão ainda presentes cinco membros escolhidos por Marcelo Rebelo de Sousa e outros cinco escolhidos pelo Parlamento: António Lobo Xavier, Eduardo Lourenço, Luís Marques Mendes, Leonor Beleza, António Damásio, Carlos César, Francisco Pinto Balsemão, Francisco Louçã, Rui Rio e Domingos Abrantes Ferreira.

Declarar este estado é da competência do Presidente da República, ficando depois esta declaração pendente da autorização da Assembleia da República.

Fundamentando a sua opção, o Presidente pede ao Parlamento autorização para decretar este Estado. Caso Marcelo Rebelo de Sousa decida avançar com este recurso, contará com o apoio de quase todos os partidos.

Previsto na Constituição, este estado permite a suspensão de direitos, liberdades e garantias dos cidadãos na medida necessária para combater determinada ameaça – neste caso a Covid-19, que já fez uma vítima mortal em Portugal.

Pode ser decretado por um de 15 dias, podendo este ser renovado no fim deste período.

O estado de emergência, que nunca foi utilizado em Portugal em democracia, foi já utilizado por vários países para combater a Covid-19. Itália, Espanha, República Checa, Hong Kong, Filipinas, Hungria já recorreram a este mecanismo, bem como os estados norte-americanos de Nova Iorque e Califórnia.

ZAP //

PARTILHAR

18 COMENTÁRIOS

  1. “Com o estado de calamidade é possível de forma responsável [tomar medidas] (…) [Há] um “quadro jurídico que nos permite ir escalando“, considerou, dando conta que com estado de calamidade já seria possível impor limites à circulação em determinadas áreas.

    CONCORDO COM O DECRETO DE ESTADO DE CALAMIDADE.

  2. Vejam o vídeo e filme Contágio de 2011 e pode ser que se apercebam!..
    O vírus covid-19 saiu de um laboratório militar ianque!…
    A TV japonesa já em Fevereiro, relatava que médicos e cientistas japoneses e taiwanos analisaram o genoma do covid-19, concluindo que jamais o vírus do Corona poderia ser chinês, ele era afinal ianque!!..

  3. a caminho da lei marcial…

    como sempre o povinho com medo aceita tudo, quer seja real ou imaginário (ou deliberadamente criado).

    olhando para o grupinho que se prepara para retirar DIREITOS aos cidadãos temos a seguinte cambada do BILDERBERG:

    PR, 1º Ministro, líder do maior partido da oposição, Leonor Beleza e claro o sr todo poderoso do Bilderberg cá do burgo, que aliás até já iniciou novo grupinho em Cascais, Francisco Balsemão.

    [Balsemão cria um grupo de Bilderberg à portuguesa em Cascais | Francisco Balsemão | PÚBLICO](https://www.publico.pt/2018/11/09/politica/noticia/balsemao-cria-grupo-bilderberg-portuguesa-cascais-1850424)

    [O que é feito da elite de Bilderberg? 76 portugueses foram a este clube secreto em 51 anos – ECO](https://eco.sapo.pt/especiais/o-que-e-feito-da-elite-de-bilderberg-76-portugueses-foram-a-este-clube-secreto-em-51-anos/)

    agora só falta mesmo unir a pseudo-crise da treta das alterações climáticas ao papão do covid-19 e temos o caldo certinho para impôr medidas nunca antes vistas a nível mundial.

    continua-se a não aprender nada com a história.

    se acham que o comunismo da ex URSS ou o NAZISMO dos camaradas do adolfo foram verdadeiros terrores, esperem pelo que aí vem.

  4. a caminho da lei marcial…

    como sempre o povinho com medo aceita tudo, quer seja real ou imaginário (ou deliberadamente criado).

    olhando para o grupinho que se prepara para retirar DIREITOS aos cidadãos temos a seguinte cambada do BILDERBERG:

    PR, 1º Ministro, líder do maior partido da oposição, Leonor Beleza e claro o sr todo poderoso do Bilderberg cá do burgo, que aliás até já iniciou novo grupinho em Cascais, Francisco Balsemão.

    [Balsemão cria um grupo de Bilderberg à portuguesa em Cascais | Francisco Balsemão | PÚBLICO]

    [O que é feito da elite de Bilderberg? 76 portugueses foram a este clube secreto em 51 anos – ECO]

    agora só falta mesmo unir a pseudo-crise da treta das alterações climáticas ao papão do covid-19 e temos o caldo certinho para impôr medidas nunca antes vistas a nível mundial.

    continua-se a não aprender nada com a história.

    se acham que o comunismo da ex URSS ou o NAZISMO dos camaradas do adolfo foram verdadeiros terrores, esperem pelo que aí vem.

    • Não sou tão “conspiracionista” mas concordo com o “esperem pelo que aí vem”… e principalmente “impôr medidas nunca vistas a nivel mundial”…….
      A verdadeira razão para criar este medo é que está no segredo dos deuses….. O que será que está para acontecer ou ser anunciado que justifica esta estratégia????

  5. Não será preciso a lei marcial, mas a dissolução da Assembleia da República não seria de todo disparatada uma vez que está em risco o ” normal funcionamento das instituições” !

RESPONDER

O novo amplificador de guitarra tem maior capacidade de encaixe (e é mais poderoso)

Em 2016, o engenheiro eletrónico Chris Prendergast lançou um projeto Kickstarter para o amplificador de guitarra portátil JamStack. Este encaixava-se num pino de correia e emitia sons gerados por um smartphone. Agora foi lançada a …

Etiópia. Comissão de direitos humanos denuncia massacre de 600 civis na região de Tigré

A organização independente que investiga acusações de violência contra civis na Etiópia corroborou o relatório da Amnistia Internacional que denunciou a chacina de pelo menos 600 pessoas na região de Tigré, no Norte do país. Segundo …

A Torre de Londres foi palco de várias experiências estranhas com animais

Antigamente, os humanos tinham algumas teorias muito estranhas sobre vários animais e, infelizmente, nem um pouco do bom senso que os impediria de as testar. Segundo o site IFLScience, Plínio, o Velho, era um desses exemplos. …

Grupo hacker português reivindica ataque a 61 sites do Brasil este ano

O grupo do hacker português que assumiu publicamente o recente ataque cibernético ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) do Brasil admitiu ter invadido 61 sites brasileiros este ano, segundo o jornal O Estado de São Paulo. O …

PCP e PEV vão abster-se na votação final do Orçamento do Estado

O PCP e o PEV anunciaram, esta quarta-feira, que vão abster-se na votação final global do Orçamento do Estado para 2021 (OE2021), que está agendada para esta quinta-feira na Assembleia da República. O Partido Comunista vai …

Economia e tecnologia. Quem irá vencer a guerra comercial? EUA não facilitam, mas China já prepara plano para 2025

A atual guerra comercial entre a China e os Estados Unidos começou depois do atual presidente norte-americano, Donald Trump, anunciar a 22 de março de 2018 uma lista de tarifas superiores a 60 mil milhões …

Estudantes estrangeiros podem renovar autorização de residência online

Os estudantes estrangeiros que frequentam o ensino superior em Portugal podem renovar automaticamente 'online', desde esta semana, os títulos de autorização de residência, anunciou o Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF). A nova funcionalidade está disponível …

Nas pinturas de Van Gogh predomina a cor amarela (e isso tem uma explicação científica)

As obras do pintor Van Gogh encaixam-se na corrente artística do pós-impressionismo. Estas caraterizam-se por terem cores fortes com capacidade de atrair um público bastante diversificado. Mas por que razão predominavam quase sempre as mesmas …

ONU sem dinheiro para alimentar deslocados de Cabo Delgado. Portugal presta ajuda militar a "país irmão"

O Programa Alimentar Mundial diz que as verbas vão acabar para a semana depois de um ano inteiro de sub-financiamento. O conflito no Norte de Moçambique já fez pelo menos 500 mil deslocados. O Programa Alimentar …

Temido diz que risco de o país não estar pronto para receber vacina é "zero"

A ministra da Saúde garantiu, esta quarta-feira, que o risco de Portugal não estar preparado para vacinar contra a covid-19 quando a vacina for distribuída é "zero", referindo que "há muito" que o país se …