Se Marcelo decidir declarar estado de emergência, quase todos os partidos deverão apoiar

Mário Cruz / Lusa

Se o Presidente da República decidir declarar o estado de emergência, a medida deverá avançar com o apoio de quase todos os partidos.

No domingo, António Costa garantiu que o Governo “não colocaria qualquer tipo de reserva” quando Marcelo Rebelo de Sousa decidisse que o estado de emergência deve ser decretado e Rui Rio recorreu ao Twitter para reforçar a disponibilidade do PSD para apoiar o Executivo.

“O Governo continua a ter todo o nosso apoio, e mesmo incentivo, para escalar as medidas de combate ao Covid-19, incluindo a declaração do estado de emergência; sendo que o encerramento das fronteiras com a Espanha me parece muito urgente. Mais vale prevenir do que remediar”, escreveu o líder do PSD.

Da mesma forma, segundo o Expresso, Pedro Filipe Soares, líder parlamentar do Bloco de Esquerda, reconhece que não se pode excluir a possibilidade de se ter de decretar estado de emergência. “Não é algo que possamos excluir no futuro e esse, com a evolução rápida desta situação, pode ser já amanhã”, disse, manifestando o apoio do partido.

Na mesma linha, o PCP não criará obstáculos à decisão do Presidente. Em entrevista à RTP, Jerónimo de Sousa disse que esta “é uma situação de exceção”. “O nosso país, tal como outros, está a ser fustigado por esta doença. É preciso que quem tem a responsabilidade política, institucional e legal tenha como objetivo fundamental salvar a vida de muitos portugueses.”

Telmo Correia, líder parlamentar do CDS, critica o Governo por adotar medidas tardiamente, lembrando que os centristas “vêm há muito defendendo medidas mais restritivas, que o Governo só adota com dias, às vezes uma semana, de intervalo”.

Assim sendo, o CDS-PP apoiará o Governo se a decisão passar pela definição do estado de emergência. “Se a declaração do estado de emergência nacional tornar efetiva, entre outras medidas, a quarentena indispensável para travar o surto, o CDS votará a favor.”

Ao Expresso, Inês Sousa Real, líder parlamentar do PAN, admite que sejam restringidas liberdades e direitos dos cidadãos face à declaração do estado de emergência. “Não será pelo PAN que não será viabilizado.”

No sábado, também André Ventura, do Chega, defendeu que é vital controlar as fronteiras e “ponderar a aplicação de medidas de restrição de circulação em todo o território nacional, mesmo que para isso seja necessária a declaração de estado de emergência“.

Já a Iniciativa Liberal garante que não apoiará a declaração do estado de emergência se não clarificar exatamente porque é que os poderes das autoridades de segurança e da Proteção Civil, ao abrigo do estado de alerta, são insuficientes.

Segundo o Expresso, o partido de João Cotrim de Figueiredo abre, assim, a porta à abstenção. “A hipótese de declarar o estado de emergência é uma consequência direta da falta de coragem e competência, ao mais alto nível técnico e político, para tomar medidas eficazes a tempo e dos dias de indecisão em que a comunicação aos portugueses foi desastrosa.”

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Fezes ancestrais ajudam a descobrir como o microbioma afeta a nossa saúde

Um novo estudo, realizado em Israel e na Letónia, analisou fezes ancestrais e comparou-as com o nosso microbioma para tentar descobrir pistas sobre as doenças modernas. A equipa de investigadores, que trabalhou enterrada até aos joelhos …

Santa Clara 1-2 Sporting | “Leão” mostra POTEncial nas ilhas

Ao final da tarde deste sábado, o Sporting venceu o Santa Clara por 2-1, num duelo a contar para a 5ª jornada da Liga NOS que decorreu no Estádio de São Miguel, em Ponta Delgada. …

Robô ultrarrealista pode vir a substituir os golfinhos em cativeiro em parques temáticos

A empresa de engenharia Edge Innovations, com sede em São Francisco, Estados Unidos, projetou e construiu um golfinho-robô que se parece e age quase exatamente como um. Nadando ao redor da piscina enquanto um grupo de …

PCP avisa: Abstenção é “apenas e só” para discutir o OE2021

O secretário-geral do PCP avisou este sábado que a abstenção anunciada pelo partido visa "apenas e só" fazer passar o Orçamento do Estado de 2021 a "outra fase de discussão" e recusou estar garantido um …

Convento medieval encontrado sob parque de estacionamento em Inglaterra

Uma equipa de arqueólogos britânicos encontrou um convento medieval, há muito perdido, debaixo de um parque de estacionamento em Inglaterra. Há muito que os arqueólogos britânicos especulavam sobre a potencial localização de um antigo convento medieval, …

Virgin Galactic leva cientista planetário ao Espaço pela primeira vez

O norte-americano Alan Stern será o primeiro a realizar experiências científicas financiadas pela NASA, a bordo de uma aeronave comercial da empresa espacial privada Virgin Galactic. A NASA revelou a semana passada que o cientista planetário …

Português responsável por limpeza de hospitais condecorado pela Rainha Isabel II

O português Maciel Vinagre pensou que era mentira ou engano ao ler a notificação de que tinha sido distinguido pela Rainha Isabel II pelo trabalho como responsável da limpeza de dois hospitais públicos britânicos durante …

Japonês inventa sacos de plástico "comestíveis" (para salvar o veado sagrado de Nara)

Um empresário local no destino turístico japonês de Nara desenvolveu uma alternativa aos sacos de plástico de compras para proteger o veado sagrado da cidade. Hidetoshi Matsukawa, que trabalha na Nara-ism, um agente de souvenirs, disse, …

Emissão do programa de Ricardo Araújo Pereira cancelada. Humorista em isolamento

O programa de Ricardo Araújo Pereira na SIC não será emitido este domingo, uma vez que o humorista se encontra em isolamento profilático depois de ter estado em contacto com uma pessoa infetada com covid-19. …

Erro clínico. Centenas de hóspedes em quarentena em hotel da Austrália vão ter de fazer teste ao VIH

Centenas de pessoas que estiveram em quarentena no hotel Victoria, na Austrália, vão ter de fazer o teste de doenças transmitidas pelo sangue, incluindo VIH, devido a um erro dos profissionais de saúde daquele local …