Autoridades de saúde confirmam primeira morte em Portugal

Manuel de Almeida / Lusa

A ministra da Saúde, Marta Temido (dta.), com a diretora-geral da Saúde, Graça Freitas

A ministra da Saúde confirmou, esta segunda-feira, a primeira morte por Covid-19 em Portugal. Trata-se de um homem de 80 anos, com outras doenças associadas.

Marta Temido acaba de confirmar a primeira morte por Covid-19 em Portugal. Trata-se de um homem de 80 anos, com vários problemas de saúde associados, e que estava internado no Hospital de Santa Maria, em Lisboa.

Em conferência de imprensa esta tarde, a ministra da Saúde apresentou as condolências à família e aos amigos do doente que estava internado há vários dias no Hospital de Santa Maria. “Este é um momento de disciplina. A nossa vida em sociedade passa a ser diferente”, disse a governante.

“A fatalidade de hoje deve fazer com que todos reflitam sobre aquilo que é esperado de cada um de nós”, acrescentou Marta Temido.

De acordo com o Diário de Notícias, a vítima mortal é Mário Veríssimo, ex-massagista do Estrela da Amadora. O antigo técnico sofria de uma doença pulmonar e, segundo avança o diário, chegou ao hospital só com um pulmão a funcionar.

No domingo, o Estrela da Amadora já tinha publicado uma mensagem de apoio a Mário Veríssimo no Twitter.

Na passada sexta-feira, durante uma flash interview, Jorge Jesus disse que “tinha perdido um amigo” devido ao Covi-19. As declarações surgiam antes de qualquer morte ser confirmada, oficialmente, em Portugal.

O advogado do treinador, Luís Miguel Rodrigues, acabou por corrigir horas depois a declaração de Jesus, adiantando que o técnico foi “induzido em erro”, por ter um amigo gravemente doente. Era Mário Veríssimo.

Na conferência de imprensa, Graça Freitas, diretora-geral da Saúde, confirmou que há, até ao momento, 18 pessoas em cuidados intensivos e que, apesar de a situação de alguns pacientes ser mais crítica do que a de outros, “todas inspiram cuidados”.

“Vamos ver como vai ser o desfecho, todos sabemos que a taxa de mortalidade desta doença é superior a 2% em todo o mundo. Portanto, teremos nos próximos dias mais pessoas a falecer. Faz parte da história nacional da doença. Como disse a senhora ministra, o SNS tudo fará para reduzir ao mínimo o número de pessoas que tenha desfecho negativo ou que fique com sequelas da doença”, garantiu Graças Freitas.

Entretanto, Marcelo Rebelo de Sousa apresentou as suas condolências à família da vítima mortal, numa nota publicada no site da Presidência.

“O Presidente da República apresenta os seus sentidos pêsames à família da primeira vítima mortal da pandemia do Covid-19 em Portugal, cujo falecimento acaba de ser confirmado pelas autoridades de Saúde”, lê-se.

Em Portugal, os casos de infetados com Covid-19 têm aumentado de dia para dia. De acordo com o boletim epidemiológico, divulgado esta manhã pela Direção-Geral da Saúde (DGS), há 331 casos positivos de infeção por coronavírus em Portugal – um aumento de 86 em comparação com os números divulgados no domingo.

Há ainda 374 casos a aguardar confirmação de resultados laboratoriais e 4.592 casos a serem vigiados pelas autoridades. Três doentes já recuperaram e 18 pessoas encontram-se internadas nos cuidados intensivos – mais nove do que no domingo.

Há agora 18 cadeias de transmissão ativas, mais quatro do que no domingo. Os casos importados são de Espanha (16), Itália (14), França (nove), Suíça (cinco), Andorra, Bélgica, Alemanha e Áustria.

A região de Lisboa e Vale do Tejo regista 142 casos e o Norte tem 138 casos de infeção. No Centro, há 31 casos, no Algarve são 13 e nos Açores há um caso registado. Há ainda cinco pessoas infetadas com residência no estrangeiro. Alentejo e Madeira continuam sem casos.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Covid-19 já matou mais no Reino Unido do que os bombardeamentos alemães da II Guerra

A pandemia de covid-19 já matou mais pessoas no Reino Unido do que os bombardeamentos alemães durante a II Guerra Mundial. O novo coronavírus oriundo da China já matou cerca de 50.000 pessoas em território …

Estudo mostra que os cães querem mesmo resgatar os seus donos do perigo

Um novo estudo mostra que os nossos amigos de quatro patas querem realmente salvar-nos em momentos de aflição, mas desde que saibam como o fazer. De acordo com o site Science Alert, os investigadores reuniram 60 cães …

Derek Chauvin foi detido, mas os precedentes mostram que o polícia pode sair impune

Derek Chauvin, o polícia responsável pela morte de George Floyd, foi detido e aguarda a sua primeira audiência. No entanto, há precedentes que sugerem que o agente pode sair impune. Derek Chauvin tem a sua primeira …

Cientistas encontram dois fragmentos do meteorito de Barcelona

Cientistas espanhóis encontraram dois pequenos fragmentos do chamado meteorito de Barcelona, que caiu, há mais de 300 anos, no dia de Natal. No dia 25 de dezembro de 1704, um meteorito rasgou os céus e caiu …

"Pressionaram-me para o denunciar". Higuita recorda amizade com Escobar

A relação de amizade entre René Higuita e Pablo Escobar levou a que o ex-futebolista fosse seguido pelas autoridades. A polícia chegou a pressioná-lo para denunciar Escobar. O antigo internacional colombiano René Higuita é provavelmente uma …

George Floyd. Portugal junta-se às manifestações mundiais contra o racismo

Cinco cidades portuguesas juntam-se hoje à campanha de solidariedade mundial contra o racismo, associando-se à luta pela dignidade humana na sequência da morte, a 25 de maio, do afro-americano George Floyd, sob custódia da polícia …

Covid-19. México investiga mercado negro de atestados de óbito falsos

As autoridades da Cidade do México anunciaram que estão a investigar um suposto mercado negro de atestados de óbito relacionado com a covid-19, no dia em que o país registou 625 mortes nas últimas 24 …

Astrónomos descobrem "réplica" do Sol e da Terra a três mil anos-luz

O que diferencia esta descoberta de outros exoplanetas parecidos com a Terra é que a sua estrela tem uma semelhança impressionante com o nosso Sol. Entre os dados da missão Kepler, uma equipa de investigadores identificou …

Sem romarias e festas, milhares de famílias estão a entrar em falência

Milhares de famílias cujo rendimento depende das romarias e festas populares estão a atravessar sérias dificuldades económicas. Os prejuízos ultrapassam os 50 milhões de euros. A suspensão das festas populares e romarias religiosas em todo o …

Corpo de Maria Velho da Costa ficou 11 dias na morgue. Filho critica MP e fala em "massacre psicológico"

Os restos mortais da escritora Maria Velho da Costa, que faleceu a 23 de Maio, ficaram no Instituto de Medicina Legal, em Lisboa, durante 11 dias, sem que a família tivesse conhecimento de que já …