Autoridades de saúde confirmam primeira morte em Portugal

Manuel de Almeida / Lusa

A ministra da Saúde, Marta Temido (dta.), com a diretora-geral da Saúde, Graça Freitas

A ministra da Saúde confirmou, esta segunda-feira, a primeira morte por Covid-19 em Portugal. Trata-se de um homem de 80 anos, com outras doenças associadas.

Marta Temido acaba de confirmar a primeira morte por Covid-19 em Portugal. Trata-se de um homem de 80 anos, com vários problemas de saúde associados, e que estava internado no Hospital de Santa Maria, em Lisboa.

Em conferência de imprensa esta tarde, a ministra da Saúde apresentou as condolências à família e aos amigos do doente que estava internado há vários dias no Hospital de Santa Maria. “Este é um momento de disciplina. A nossa vida em sociedade passa a ser diferente”, disse a governante.

“A fatalidade de hoje deve fazer com que todos reflitam sobre aquilo que é esperado de cada um de nós”, acrescentou Marta Temido.

De acordo com o Diário de Notícias, a vítima mortal é Mário Veríssimo, ex-massagista do Estrela da Amadora. O antigo técnico sofria de uma doença pulmonar e, segundo avança o diário, chegou ao hospital só com um pulmão a funcionar.

No domingo, o Estrela da Amadora já tinha publicado uma mensagem de apoio a Mário Veríssimo no Twitter.

Na passada sexta-feira, durante uma flash interview, Jorge Jesus disse que “tinha perdido um amigo” devido ao Covi-19. As declarações surgiam antes de qualquer morte ser confirmada, oficialmente, em Portugal.

O advogado do treinador, Luís Miguel Rodrigues, acabou por corrigir horas depois a declaração de Jesus, adiantando que o técnico foi “induzido em erro”, por ter um amigo gravemente doente. Era Mário Veríssimo.

Na conferência de imprensa, Graça Freitas, diretora-geral da Saúde, confirmou que há, até ao momento, 18 pessoas em cuidados intensivos e que, apesar de a situação de alguns pacientes ser mais crítica do que a de outros, “todas inspiram cuidados”.

“Vamos ver como vai ser o desfecho, todos sabemos que a taxa de mortalidade desta doença é superior a 2% em todo o mundo. Portanto, teremos nos próximos dias mais pessoas a falecer. Faz parte da história nacional da doença. Como disse a senhora ministra, o SNS tudo fará para reduzir ao mínimo o número de pessoas que tenha desfecho negativo ou que fique com sequelas da doença”, garantiu Graças Freitas.

Entretanto, Marcelo Rebelo de Sousa apresentou as suas condolências à família da vítima mortal, numa nota publicada no site da Presidência.

“O Presidente da República apresenta os seus sentidos pêsames à família da primeira vítima mortal da pandemia do Covid-19 em Portugal, cujo falecimento acaba de ser confirmado pelas autoridades de Saúde”, lê-se.

Em Portugal, os casos de infetados com Covid-19 têm aumentado de dia para dia. De acordo com o boletim epidemiológico, divulgado esta manhã pela Direção-Geral da Saúde (DGS), há 331 casos positivos de infeção por coronavírus em Portugal – um aumento de 86 em comparação com os números divulgados no domingo.

Há ainda 374 casos a aguardar confirmação de resultados laboratoriais e 4.592 casos a serem vigiados pelas autoridades. Três doentes já recuperaram e 18 pessoas encontram-se internadas nos cuidados intensivos – mais nove do que no domingo.

Há agora 18 cadeias de transmissão ativas, mais quatro do que no domingo. Os casos importados são de Espanha (16), Itália (14), França (nove), Suíça (cinco), Andorra, Bélgica, Alemanha e Áustria.

A região de Lisboa e Vale do Tejo regista 142 casos e o Norte tem 138 casos de infeção. No Centro, há 31 casos, no Algarve são 13 e nos Açores há um caso registado. Há ainda cinco pessoas infetadas com residência no estrangeiro. Alentejo e Madeira continuam sem casos.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

A Antártida já foi uma floresta tropical

A Antártida pode ter sido o lar de ecossistemas quentes e pantanosos cercados por fetos e árvores coníferas há 90 milhões de anos, altura marcada pelo auge dos dinossauros. Uma análise do solo antigo extraído da …

Algumas estrelas têm "veneno" dentro de si (e é por isso que explodem)

Algumas estrelas têm um "veneno" dentro de si: o elemento néon no núcleo das estrelas pode desencadear uma reação química que leva a uma morte definitiva e explosiva. Estrelas menos massivas, como o nosso Sol, expandem-se …

Criada tecnologia que traduz pensamentos diretamente em texto

Uma equipa de investigadores diz ter criado um sistema capaz de traduzir sinais cerebrais diretamente em texto escrito. Este é um passo promissor para que no futuro seja possível escrever num computador apenas com o …

Desaparecimentos, mistérios e lendas. O Triângulo do Alasca pode ser mais perigoso do que o das Bermudas

Milhares de pessoas desaparecem todos os anos no estado norte-americano do Alasca, fazendo lembrar as histórias do Triângulo das Bermudas, onde aviões e navios desapareceram sem deixar rastro. De acordo com a revista The Atlantic, três …

Descobertas sete novas aranhas-pavão. E uma parece um quadro de Van Gogh

Foram encontradas sete novas espécies de aranha do género Maratus. E há uma que se destaca por se parecer com "A Noite Estrelada", famoso quadro de Vincent Van Gogh. Nos últimos anos, as aranhas-pavão (do género Maratus) …

Estado de emergência no México suspende produção de cerveja Corona

Nem toda a publicidade é boa publicidade. Que o diga a cerveja mexicana Corona que, em tempos de pandemia, partilha o nome com o vírus de que já ninguém quer ouvir falar. Segundo o jornal The …

Gás natural pode transformar Moçambique no "Qatar de África" (se os jihadistas deixarem)

A descoberta de gás natural em Moçambique é vista como uma grande esperança para o país que, à boleia dos avultados investimentos que está a receber de grandes multinacionais, sonha tornar-se no "Qatar de África". …

Afinal, os 1.000 ventiladores doados por Elon Musk podem não ser completamente inúteis

Elon Musk, CEO da Tesla, doou mil ventiladores do tipo errado a hospitais da Califórnia, que enfrentam um número esmagador de casos de coronavírus. Agora, afinal, os ventiladores vão poder ser usados em casos de …

Cientistas preveem quatro grandes furacões no Atlântico em 2020

Cientistas da Universidade Estadual do Colorado, nos Estados Unidos, preveem que se formem quatro grandes furacões no Oceano Atlântico em 2020. De acordo com os especialistas, estes quatro furacões serão de categoria 3 a 5 na …

Neymar doa 870 mil euros para luta contra a pandemia no Brasil

O futebolista internacional brasileiro Neymar doou cerca de 870 mil euros para a luta contra a pandemia covid-19 no seu país, revelou esta sexta-feira o canal SBT. Segundo a estação de televisão brasileira, o contributo de …