Autoridades de saúde confirmam primeira morte em Portugal

Manuel de Almeida / Lusa

A ministra da Saúde, Marta Temido (dta.), com a diretora-geral da Saúde, Graça Freitas

A ministra da Saúde confirmou, esta segunda-feira, a primeira morte por Covid-19 em Portugal. Trata-se de um homem de 80 anos, com outras doenças associadas.

Marta Temido acaba de confirmar a primeira morte por Covid-19 em Portugal. Trata-se de um homem de 80 anos, com vários problemas de saúde associados, e que estava internado no Hospital de Santa Maria, em Lisboa.

Em conferência de imprensa esta tarde, a ministra da Saúde apresentou as condolências à família e aos amigos do doente que estava internado há vários dias no Hospital de Santa Maria. “Este é um momento de disciplina. A nossa vida em sociedade passa a ser diferente”, disse a governante.

“A fatalidade de hoje deve fazer com que todos reflitam sobre aquilo que é esperado de cada um de nós”, acrescentou Marta Temido.

De acordo com o Diário de Notícias, a vítima mortal é Mário Veríssimo, ex-massagista do Estrela da Amadora. O antigo técnico sofria de uma doença pulmonar e, segundo avança o diário, chegou ao hospital só com um pulmão a funcionar.

No domingo, o Estrela da Amadora já tinha publicado uma mensagem de apoio a Mário Veríssimo no Twitter.

Na passada sexta-feira, durante uma flash interview, Jorge Jesus disse que “tinha perdido um amigo” devido ao Covi-19. As declarações surgiam antes de qualquer morte ser confirmada, oficialmente, em Portugal.

O advogado do treinador, Luís Miguel Rodrigues, acabou por corrigir horas depois a declaração de Jesus, adiantando que o técnico foi “induzido em erro”, por ter um amigo gravemente doente. Era Mário Veríssimo.

Na conferência de imprensa, Graça Freitas, diretora-geral da Saúde, confirmou que há, até ao momento, 18 pessoas em cuidados intensivos e que, apesar de a situação de alguns pacientes ser mais crítica do que a de outros, “todas inspiram cuidados”.

“Vamos ver como vai ser o desfecho, todos sabemos que a taxa de mortalidade desta doença é superior a 2% em todo o mundo. Portanto, teremos nos próximos dias mais pessoas a falecer. Faz parte da história nacional da doença. Como disse a senhora ministra, o SNS tudo fará para reduzir ao mínimo o número de pessoas que tenha desfecho negativo ou que fique com sequelas da doença”, garantiu Graças Freitas.

Entretanto, Marcelo Rebelo de Sousa apresentou as suas condolências à família da vítima mortal, numa nota publicada no site da Presidência.

“O Presidente da República apresenta os seus sentidos pêsames à família da primeira vítima mortal da pandemia do Covid-19 em Portugal, cujo falecimento acaba de ser confirmado pelas autoridades de Saúde”, lê-se.

Em Portugal, os casos de infetados com Covid-19 têm aumentado de dia para dia. De acordo com o boletim epidemiológico, divulgado esta manhã pela Direção-Geral da Saúde (DGS), há 331 casos positivos de infeção por coronavírus em Portugal – um aumento de 86 em comparação com os números divulgados no domingo.

Há ainda 374 casos a aguardar confirmação de resultados laboratoriais e 4.592 casos a serem vigiados pelas autoridades. Três doentes já recuperaram e 18 pessoas encontram-se internadas nos cuidados intensivos – mais nove do que no domingo.

Há agora 18 cadeias de transmissão ativas, mais quatro do que no domingo. Os casos importados são de Espanha (16), Itália (14), França (nove), Suíça (cinco), Andorra, Bélgica, Alemanha e Áustria.

A região de Lisboa e Vale do Tejo regista 142 casos e o Norte tem 138 casos de infeção. No Centro, há 31 casos, no Algarve são 13 e nos Açores há um caso registado. Há ainda cinco pessoas infetadas com residência no estrangeiro. Alentejo e Madeira continuam sem casos.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Há um "clima de medo e insatisfação" nas Forças Armadas, diz Associação de Sargentos

O presidente da Associação Nacional de Sargentos (ANS), Lima Coelho, disse à Rádio Renascença que se vive um "clima de medo e insatisfação nas Forças Armadas", que inclui ameaças, avaliações injustas, demora excessiva das reclamações …

Teletrabalho e questões ambientais são prioridade para o PS no início da sessão legislativa

A líder parlamentar do PS afirma que duas das principais prioridades da sua bancada no início da presente sessão legislativa vão passar pela regulamentação do teletrabalho e pela aprovação de uma lei de bases do …

Justiça alemã abre novo inquérito contra suspeito do desaparecimento de Maddie

A justiça alemã abriu um novo inquérito contra o principal suspeito do desaparecimento de Maddie McCann, relativo à violação de uma jovem irlandesa, em 2004, anunciou, esta terça-feira, o procurador de Brunswick. "Posso confirmar que investigamos …

Mais de metade dos portugueses acredita que os fundos europeus vão ser mal geridos

Mais de metade dos portugueses (60,6%) acredita que os fundos europeus que Portugal vai receber para fazer face à pandemia vão ser mal geridos, revela uma sondagem da Intercampus para o Jornal de Negócios e …

CMVM avança com suspensão de ex-secretário de Estado da Energia da OMIP

A Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM) notificou, esta segunda-feira, o ex-secretário de Estado da abertura de um processo para a sua suspensão da administração da OMIP, alegando "dúvida fundada" quanto à adequação aos …

Satélite mostra preparativos de desfile na Coreia do Norte (e há quem desconfie da presença de novos TEL)

Novas fotografias tiradas por satélite e analisadas hoje pelo portal especializado 38North mostram os preparativos para um grande desfile militar na capital da Coreia do Norte, que a 10 de outubro comemora a fundação do …

Cartéis mexicanos ganharam cerca de 40 mil milhões de euros em apenas 2 anos

Os grupos criminosos do México ganharam cerca de mil milhões de pesos (perto de 40 mil milhões de euros), entre 2016 e 2018, revelou na segunda-feira a Unidade de Inteligência Financeira (UIF) do Governo mexicano. Durante …

O outono acaba de chegar ao hemisfério norte. E há uma razão para ter sido hoje

Setembro é o mês do regresso às aulas e ao trabalho. Após os dias quentes de verão, chega o outono. Este ano, a estação começa hoje, dia 22 de setembro, mais precisamente às 15h31, segundo …

Costa avisa que não há tempo a perder. País enfrenta "gigantesca responsabilidade"

O primeiro-ministro advertiu, esta terça-feira, que Portugal está perante "uma gigantesca responsabilidade" e "não pode perder tempo" com hesitações na execução dos fundos europeus nos próximos seis anos, tendo de conciliar "máxima transparência e mínimo …

Portugal recusa-se a fechar. "Parece que estamos a celebrar o modelo sueco"

António Costa e Marcelo Rebelo de Sousa parecem estar de acordo: Portugal não pode voltar a parar. Um especialista consultado pelo semanário Expresso defende que "parece que estamos a celebrar o modelo sueco". António Costa admitiu, …