Autoridades de saúde confirmam primeira morte em Portugal

Manuel de Almeida / Lusa

A ministra da Saúde, Marta Temido (dta.), com a diretora-geral da Saúde, Graça Freitas

A ministra da Saúde confirmou, esta segunda-feira, a primeira morte por Covid-19 em Portugal. Trata-se de um homem de 80 anos, com outras doenças associadas.

Marta Temido acaba de confirmar a primeira morte por Covid-19 em Portugal. Trata-se de um homem de 80 anos, com vários problemas de saúde associados, e que estava internado no Hospital de Santa Maria, em Lisboa.

Em conferência de imprensa esta tarde, a ministra da Saúde apresentou as condolências à família e aos amigos do doente que estava internado há vários dias no Hospital de Santa Maria. “Este é um momento de disciplina. A nossa vida em sociedade passa a ser diferente”, disse a governante.

“A fatalidade de hoje deve fazer com que todos reflitam sobre aquilo que é esperado de cada um de nós”, acrescentou Marta Temido.

De acordo com o Diário de Notícias, a vítima mortal é Mário Veríssimo, ex-massagista do Estrela da Amadora. O antigo técnico sofria de uma doença pulmonar e, segundo avança o diário, chegou ao hospital só com um pulmão a funcionar.

No domingo, o Estrela da Amadora já tinha publicado uma mensagem de apoio a Mário Veríssimo no Twitter.

Na passada sexta-feira, durante uma flash interview, Jorge Jesus disse que “tinha perdido um amigo” devido ao Covi-19. As declarações surgiam antes de qualquer morte ser confirmada, oficialmente, em Portugal.

O advogado do treinador, Luís Miguel Rodrigues, acabou por corrigir horas depois a declaração de Jesus, adiantando que o técnico foi “induzido em erro”, por ter um amigo gravemente doente. Era Mário Veríssimo.

Na conferência de imprensa, Graça Freitas, diretora-geral da Saúde, confirmou que há, até ao momento, 18 pessoas em cuidados intensivos e que, apesar de a situação de alguns pacientes ser mais crítica do que a de outros, “todas inspiram cuidados”.

“Vamos ver como vai ser o desfecho, todos sabemos que a taxa de mortalidade desta doença é superior a 2% em todo o mundo. Portanto, teremos nos próximos dias mais pessoas a falecer. Faz parte da história nacional da doença. Como disse a senhora ministra, o SNS tudo fará para reduzir ao mínimo o número de pessoas que tenha desfecho negativo ou que fique com sequelas da doença”, garantiu Graças Freitas.

Entretanto, Marcelo Rebelo de Sousa apresentou as suas condolências à família da vítima mortal, numa nota publicada no site da Presidência.

“O Presidente da República apresenta os seus sentidos pêsames à família da primeira vítima mortal da pandemia do Covid-19 em Portugal, cujo falecimento acaba de ser confirmado pelas autoridades de Saúde”, lê-se.

Em Portugal, os casos de infetados com Covid-19 têm aumentado de dia para dia. De acordo com o boletim epidemiológico, divulgado esta manhã pela Direção-Geral da Saúde (DGS), há 331 casos positivos de infeção por coronavírus em Portugal – um aumento de 86 em comparação com os números divulgados no domingo.

Há ainda 374 casos a aguardar confirmação de resultados laboratoriais e 4.592 casos a serem vigiados pelas autoridades. Três doentes já recuperaram e 18 pessoas encontram-se internadas nos cuidados intensivos – mais nove do que no domingo.

Há agora 18 cadeias de transmissão ativas, mais quatro do que no domingo. Os casos importados são de Espanha (16), Itália (14), França (nove), Suíça (cinco), Andorra, Bélgica, Alemanha e Áustria.

A região de Lisboa e Vale do Tejo regista 142 casos e o Norte tem 138 casos de infeção. No Centro, há 31 casos, no Algarve são 13 e nos Açores há um caso registado. Há ainda cinco pessoas infetadas com residência no estrangeiro. Alentejo e Madeira continuam sem casos.

ZAP ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Ruth, a "humana digital" da Nestlé ensina como fazer as bolachas perfeitas

Graças à Inteligência Artificial, nasceu Ruth, um "humano digital" da Nestlé que interage connosco e nos ajuda a fazer as melhores bolachas com pepitas de chocolate. A internet é o maior livro de receitas a que …

“Ditador egoísta e despótico”. Margaret Tatcher comparou Saddam Hussein a Hitler após ataque ao Kuwait

Documentos do início da Guerra do Golfo revelam que a antiga primeira-ministra britânica Margaret Thatcher comparou Saddam Hussein a Adolf Hitler após a invasão do Kuwait pelo ditador iraquiano. De acordo com os documentos anteriormente confidenciais …

Cientistas criam "televisão" ultravioleta para animais (que nos vai ajudar a entendê-los melhor)

Uma equipa de cientistas da Universidade de Queensland, na Austrália, desenvolveu uma "televisão" ultravioleta para ajudar os especialistas a entender melhor a forma como os animais veem o mundo. Os monitores de televisões ou computadores têm …

Watakano, a “ilha da prostituição” que teve o seu auge nos anos 80, está agora vazia

Conhecida como “ilha da prostituição”, Watakano já foi considera um pequeno paraíso sexual. No seu auge, do final dos anos 70 a meados dos anos 80, homens faziam um curta viagem de barco até ao …

Deputado norte-americano quer banir GTA 5 e outros jogos violentos. Tudo para diminuir roubos de carros

O deputado norte-americano Marcus Evans quer proibir a venda de videojogos violentos que promovam atividades criminosas, como o GTA 5, face ao aumento dos roubos de automóveis em Chicago e um pouco por todo o …

Estudante projetou um casaco que se transforma num saco-cama para os sem-abrigo. E deu-lhes um emprego

Nos Estados Unidos, há pelo menos 567.715 pessoas que vivem nas ruas. Embora há quem vire as costas a essas estas, também há quem esteja disposto a fazer tudo para ajudar os necessitados e tirá-los …

Um livro e uma reclusa-mediterrânica. Aranhas venenosas obrigam a encerramento temporário de biblioteca nos EUA

Aranhas venenosas da espécie reclusa-mediterrânica apareceram na cave de uma biblioteca na Universidade do Michigan, nos Estados Unidos. Os funcionários de uma biblioteca da Universidade do Michigan, nos Estados Unidos, foram obrigados a encerrar temporariamente o …

Bolsonaro diz que máscaras causam "efeitos colaterais"

O Presidente brasileiro, Jair Bolsonaro, disse que as máscaras causam "efeitos colaterais" e citou um alegado estudo alemão, sem acrescentar mais detalhes. O Presidente do Brasil, Jair Bolsonaro, causou polémica esta quinta-feira ao dizer que as …

Pilotos aprovam acordo de emergência na TAP

O Sindicato dos Pilotos da Aviação Civil (SPAC) aprovou esta sexta-feira o acordo de emergência na TAP, adiantaram vários pilotos à Lusa. O Sindicato dos Pilotos da Aviação Civil (SPAC) aprovou o acordo de emergência na …

Britânico enviava dinheiro a residentes de uma cidade britânica. Era "um ato generoso de bondade"

Os habitantes de Frome, no Reino Unido, estão constantemente à espera do correio, depois de ter sido revelado que um homem misterioso estava a entregar dinheiro nas casas dos residentes locais. A polícia da cidade inglesa …