Número de infetados sobe para 331. Todos os suspeitos vão ser testados

José Sena Goulão / Lusa

O número de infetados com o novo coronavírus subiu, esta segunda-feira, para 331 – mais 86 do que na última contagem, divulgada este domingo.

De acordo com o boletim epidemiológico, divulgado pela Direção-Geral da Saúde (DGS), dá conta de 331 casos positivos de infeção por coronavírus em Portugal – um aumento de 86 em comparação com os números divulgados no domingo.

Há ainda 374 casos a aguardar confirmação de resultados laboratoriais e 4.592 casos a serem vigiados pelas autoridades. Há também três doentes recuperados e 18 pessoas internadas nos cuidados intensivos – mais nove do que no domingo.

Há agora 18 cadeias de transmissão ativas, mais quatro do que no domingo. Os casos importados são de Espanha (16), Itália (14), França (nove), Suíça (cinco), Andorra, Bélgica, Alemanha e Áustria.

A região de Lisboa e Vale do Tejo regista 142 casos e o Norte tem 138 casos de infeção. No Centro, há 31 casos, no Algarve são 13 e nos Açores há um caso registado. Há ainda cinco pessoas infectadas com residência no estrangeiro. Alentejo e Madeira continuam sem casos.

Em Portugal, os casos de infetados com Covid-19 têm aumentado de dia para dia, tendo o balanço de domingo dado conta de 245 infetados, com oito casos críticos. Marta Temido, ministra da Saúde afirmou que é previsível que os casos de infeção pelo novo coronavírus continuem a aumentar até ao final de abril, chegando ao seu pico em maio.

Na semana passada, a Organização Mundial da Saúde declarou o surto do novo coronavírus como pandemia. Portugal está em Estado de Alerta e Marcelo Rebelo de Sousa poderá vir a decretar Estado de Emergência na quarta-feira, depois de reunir o Conselho de Estado.

Todos os suspeitos vão ser testados ao Covid-19

A DGS vai mudar os procedimentos e, a partir de agora, “todos os doentes com suspeita de COVID-19” passarão a ser “submetidos à realização de testes laboratoriais, em qualquer Serviço de Urgência com capacidade para tal, por prescrição médica, sob validação do Chefe de Equipa, e sem recurso à LAM (Linha de Apoio ao Médico) da Direção-Geral da Saúde”, lê-se numa norma que a DGS enviou aos hospitais, citada pelo semanário Expresso.

Até agora, nem todos os casos suspeitos eram testados. Segundo o boletim de domingo, Portugal tinha 2.271 casos suspeitos, mas apenas 281 esperavam por resultados laboratoriais para apurar se estariam infetados com Covid-19.

Agora, os hospitais vão ser obrigados a enviar os resultados dos testes, sejam quais forem os resultados. “Devem ser registados no SINAVE-LAB, por forma a dar conhecimento dos mesmos às equipas de saúde e às Autoridades de Saúde”, lê-se.

Além disso, depois de ter passado pelas fases de contenção e contenção alargada, a Direção Geral de Saúde decidiu ativar a fase de mitigação, de acordo com uma nota publicada no site da DGS.

ZAP //

 

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Quem limpa e higiena as ruas!
    Transportes públicos: combóis, barcos Tejo, etc que higiena!
    Mascaras quando temos e álcool!
    Apelo forças do Governo que não escondam as informações.
    Vamos sobreviver…

RESPONDER

Fiat, Jeep e Alfa julgadas em Lisboa por suspeita de falsearem emissões

Três fabricantes de carros são acusadas de instalar mecanismo que esconde a emissão de gases acima do limite legal. O Tribunal Central Cível de Lisboa aceitou julgar uma ação popular intentada por uma associação europeia de …

Entre sorrisos e avisos sobre a Irlanda do Norte, Biden chuta para canto acordo comercial com o Reino Unido pós-Brexit

Um possível acordo comercial, a fronteira entre as duas Irlandas, a retirada do Afeganistão e as alterações climáticas foram alguns dos temas em cima da mesa na recepção de Boris Johnson na Casa Branca. Foi um …

UEFA duplica prémios do Europeu feminino

De oito para 16 milhões de euros. Prémio monetário bem diferente do Europeu anterior. A UEFA informou nesta quinta-feira que vai ser duplicado o total do prémio monetário para as selecções participantes no próximo Europeu feminino. O …

Número de animais abatidos continua a cair nos canis portugueses

É esperada uma estabilização do número de abates, dois anos após a entrada em vigor da legislação que regula o ato. Dois últimos anos foram marcados por quedas. Em 2020, foram abatidos em nos canis portugueses …

Entre professoras e uma personal trainer, Braga é o concelho do país com mais candidatas mulheres

Cerca de 63% dos 308 concelhos de Portugal têm, pelo menos, uma mulher candidata à presidência de uma Câmara Municipal. A liderar surge Braga com cinco candidatas mulheres às eleições autárquicas de domingo. Há 194 concelhos …

Pais revoltados com professor que deu aula com máscara no queixo — e que publica vídeos obscenos online

PSP foi chamada à Secundária Eça de Queirós, na Póvoa do Varzim, porque docente — que sugeriu aos alunos que seguissem o seu canal de YouTube onde tem vídeos em cuecas e nu — deu …

Sem surpresas, Medina mantém Lisboa, mas sem maioria absoluta. Costa e Pedro Nuno juntos em ação de campanha

As sondagens apontam para uma vitória de Medina, ainda que com um resultado inferior ao de 2017. A grande surpresa na capital será a Iniciativa Liberal, partido que poderá eleger um vereador e inclinar o …

Instrumentos musicais detalham a evolução das relações da população sul-americana

Num novo estudo, os investigadores analisaram a diversidade musical em todo o continente sul-americano com uma revisão dos diferentes instrumentos encontrados nos registos arqueológicos e etnográficos. A música é tida como uma expressão intrínseca da diversidade …

Manchester United perdeu em casa (e não adiantou faltar às aulas)

Primeira derrota "interna" do United, num jogo que não contou com Cristiano Ronaldo. No duelo entre treinadores portugueses, Nuno venceu Lage. Houve encontro entre treinadores portugueses na terceira ronda da Taça da Liga inglesa. O Tottenham, …

As discotecas vão reabrir a 1 de Outubro - mas 70% devem ir à falência até à Primavera

Apesar da reabertura dos espaços de diversão nocturna estar para breve, as associações que representam o sector queixam-se das burocracias e da falta de apoios e acreditam que muitas discotecas não vão voltar a abrir …