Número de infetados sobe para 331. Todos os suspeitos vão ser testados

José Sena Goulão / Lusa

O número de infetados com o novo coronavírus subiu, esta segunda-feira, para 331 – mais 86 do que na última contagem, divulgada este domingo.

De acordo com o boletim epidemiológico, divulgado pela Direção-Geral da Saúde (DGS), dá conta de 331 casos positivos de infeção por coronavírus em Portugal – um aumento de 86 em comparação com os números divulgados no domingo.

Há ainda 374 casos a aguardar confirmação de resultados laboratoriais e 4.592 casos a serem vigiados pelas autoridades. Há também três doentes recuperados e 18 pessoas internadas nos cuidados intensivos – mais nove do que no domingo.

Há agora 18 cadeias de transmissão ativas, mais quatro do que no domingo. Os casos importados são de Espanha (16), Itália (14), França (nove), Suíça (cinco), Andorra, Bélgica, Alemanha e Áustria.

A região de Lisboa e Vale do Tejo regista 142 casos e o Norte tem 138 casos de infeção. No Centro, há 31 casos, no Algarve são 13 e nos Açores há um caso registado. Há ainda cinco pessoas infectadas com residência no estrangeiro. Alentejo e Madeira continuam sem casos.

Em Portugal, os casos de infetados com Covid-19 têm aumentado de dia para dia, tendo o balanço de domingo dado conta de 245 infetados, com oito casos críticos. Marta Temido, ministra da Saúde afirmou que é previsível que os casos de infeção pelo novo coronavírus continuem a aumentar até ao final de abril, chegando ao seu pico em maio.

Na semana passada, a Organização Mundial da Saúde declarou o surto do novo coronavírus como pandemia. Portugal está em Estado de Alerta e Marcelo Rebelo de Sousa poderá vir a decretar Estado de Emergência na quarta-feira, depois de reunir o Conselho de Estado.

Todos os suspeitos vão ser testados ao Covid-19

A DGS vai mudar os procedimentos e, a partir de agora, “todos os doentes com suspeita de COVID-19” passarão a ser “submetidos à realização de testes laboratoriais, em qualquer Serviço de Urgência com capacidade para tal, por prescrição médica, sob validação do Chefe de Equipa, e sem recurso à LAM (Linha de Apoio ao Médico) da Direção-Geral da Saúde”, lê-se numa norma que a DGS enviou aos hospitais, citada pelo semanário Expresso.

Até agora, nem todos os casos suspeitos eram testados. Segundo o boletim de domingo, Portugal tinha 2.271 casos suspeitos, mas apenas 281 esperavam por resultados laboratoriais para apurar se estariam infetados com Covid-19.

Agora, os hospitais vão ser obrigados a enviar os resultados dos testes, sejam quais forem os resultados. “Devem ser registados no SINAVE-LAB, por forma a dar conhecimento dos mesmos às equipas de saúde e às Autoridades de Saúde”, lê-se.

Além disso, depois de ter passado pelas fases de contenção e contenção alargada, a Direção Geral de Saúde decidiu ativar a fase de mitigação, de acordo com uma nota publicada no site da DGS.

ZAP //

 

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Quem limpa e higiena as ruas!
    Transportes públicos: combóis, barcos Tejo, etc que higiena!
    Mascaras quando temos e álcool!
    Apelo forças do Governo que não escondam as informações.
    Vamos sobreviver…

RESPONDER

Noiva de Khashoggi processa príncipe herdeiro saudita

Hatice Cengiz, noiva de Jamal Khashoggi, colocou um processo contra o príncipe herdeiro saudita Mohammed bin Salman e outros alegados mentores do assassínio. A noiva do jornalista Jamal Khashoggi, assassinado na Turquia em outubro de …

Papa Francisco defende pela primeira vez uniões de facto para casais homossexuais

O Papa Francisco defendeu a regulação do casamento civil entre pessoas do mesmo sexo, afirmando que os homossexuais têm direito a constituir família. "Homossexuais têm o direito de constituir família. São filhos de Deus", defendeu o …

“Uma desgraça completa”. Ex-ministro do PSD arrasa atuação do Ministério da Saúde no combate à pandemia

O antigo governante do PSD Fernando Leal da Costa acusou esta quarta-feira o Ministério da Saúde de “falta de liderança” na gestão da pandemia de covid-19, e falou até de “uma desgraça completa” do ponto …

Ministro defende que investimento nas Forças Armadas “é tão relevante” como na saúde

O ministro da Defesa Nacional, João Gomes Cravinho, destacou o papel das Forças Armadas no combate à pandemia de covid-19 e defendeu que o investimento público nesta área “é tão relevante” quanto na saúde ou …

Giro. João "Rosa" Almeida segura liderança da geral

O português João Almeida (Deceuninck-QuickStep) manteve esta quarta-feira a liderança da Volta a Itália em bicicleta, numa 17.ª etapa ganha pelo australiano Ben O'Connor (NTT). O'Connor, de 24 anos, cumpriu os 203 quilómetros entre Bassano del …

Investimento público atinge máximo de uma década em 2021

Dados do relatório do Orçamento do Estado mostram que o Governo conta terminar 2020 com um investimento público de 4.884 milhões de euros (75 milhões de euros a menos do que a previsão do Orçamento …

Audições urgentes pedidas pelo PS sobre StayAway Covid são por escrito ou em dezembro

O Parlamento aprovou, esta terça-feira, a audição de entidades e personalidades sobre a obrigatoriedade da aplicação Stayaway Covid, proposta pelo PS, "com caráter de urgência", por escrito ou em dezembro, após o debate do Orçamento …

Taxa de nascimentos de linces no Vale do Guadiana é a mais alta da Península Ibérica

A taxa de nascimentos na população de linces ibéricos no Vale do Guadiana é a mais elevada da Península Ibérica, segundo os resultados dos censos 2019 divulgados hoje pelo Instituto da Conservação da Natureza e …

Pai de aluna teria ligações ao assassino do professor decapitado em França

Os investigadores encontraram uma possível ligação entre o assassino do professor francês Samuel Paty, decapitado em Paris, e o pai de uma aluna. Em declarações à AFP, citadas pelo Diário de Notícias, uma fonte próxima do …

Nove anos de prisão efetiva para a mãe que abandonou bebé no contentor do lixo

A mulher que abandonou o filho recém-nascido num caixote do lixo na zona de Santa Apolónia, em Lisboa, em novembro de 2019, foi esta quarta-feira condenada a nove anos de prisão efetiva, por tentativa de …