Número de infetados sobe para 331. Todos os suspeitos vão ser testados

José Sena Goulão / Lusa

O número de infetados com o novo coronavírus subiu, esta segunda-feira, para 331 – mais 86 do que na última contagem, divulgada este domingo.

De acordo com o boletim epidemiológico, divulgado pela Direção-Geral da Saúde (DGS), dá conta de 331 casos positivos de infeção por coronavírus em Portugal – um aumento de 86 em comparação com os números divulgados no domingo.

Há ainda 374 casos a aguardar confirmação de resultados laboratoriais e 4.592 casos a serem vigiados pelas autoridades. Há também três doentes recuperados e 18 pessoas internadas nos cuidados intensivos – mais nove do que no domingo.

Há agora 18 cadeias de transmissão ativas, mais quatro do que no domingo. Os casos importados são de Espanha (16), Itália (14), França (nove), Suíça (cinco), Andorra, Bélgica, Alemanha e Áustria.

A região de Lisboa e Vale do Tejo regista 142 casos e o Norte tem 138 casos de infeção. No Centro, há 31 casos, no Algarve são 13 e nos Açores há um caso registado. Há ainda cinco pessoas infectadas com residência no estrangeiro. Alentejo e Madeira continuam sem casos.

Em Portugal, os casos de infetados com Covid-19 têm aumentado de dia para dia, tendo o balanço de domingo dado conta de 245 infetados, com oito casos críticos. Marta Temido, ministra da Saúde afirmou que é previsível que os casos de infeção pelo novo coronavírus continuem a aumentar até ao final de abril, chegando ao seu pico em maio.

Na semana passada, a Organização Mundial da Saúde declarou o surto do novo coronavírus como pandemia. Portugal está em Estado de Alerta e Marcelo Rebelo de Sousa poderá vir a decretar Estado de Emergência na quarta-feira, depois de reunir o Conselho de Estado.

Todos os suspeitos vão ser testados ao Covid-19

A DGS vai mudar os procedimentos e, a partir de agora, “todos os doentes com suspeita de COVID-19” passarão a ser “submetidos à realização de testes laboratoriais, em qualquer Serviço de Urgência com capacidade para tal, por prescrição médica, sob validação do Chefe de Equipa, e sem recurso à LAM (Linha de Apoio ao Médico) da Direção-Geral da Saúde”, lê-se numa norma que a DGS enviou aos hospitais, citada pelo semanário Expresso.

Até agora, nem todos os casos suspeitos eram testados. Segundo o boletim de domingo, Portugal tinha 2.271 casos suspeitos, mas apenas 281 esperavam por resultados laboratoriais para apurar se estariam infetados com Covid-19.

Agora, os hospitais vão ser obrigados a enviar os resultados dos testes, sejam quais forem os resultados. “Devem ser registados no SINAVE-LAB, por forma a dar conhecimento dos mesmos às equipas de saúde e às Autoridades de Saúde”, lê-se.

Além disso, depois de ter passado pelas fases de contenção e contenção alargada, a Direção Geral de Saúde decidiu ativar a fase de mitigação, de acordo com uma nota publicada no site da DGS.

ZAP //

 

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Quem limpa e higiena as ruas!
    Transportes públicos: combóis, barcos Tejo, etc que higiena!
    Mascaras quando temos e álcool!
    Apelo forças do Governo que não escondam as informações.
    Vamos sobreviver…

RESPONDER

O nosso cérebro evoluiu para acumular mantimentos (e julgar os outros por fazer o mesmo)

O nosso cérebro evoluiu de uma forma que, em situações de stress, acumulamos mantimentos e julgamos os outros por fazer exatamente o mesmo. Os media estão repletos de histórias – e a condenação – de pessoas que …

Autarca de Vieira do Minho denuncia: testes estão a ser desviados para Lisboa

O Agrupamento de Centros de Saúde (ACES) Gerês/Cabreira, Vieira do Minho, detetou 77 infetados pelo novo coronavírus, com os autarcas da área a reclamarem contra a demora na distribuição de testes, disse esta sexta-feira à …

Trump recomenda uso de máscaras (mas recusa-se a usá-las)

Esta sexta-feira, os Estados Unidos tiveram, pelo quarto dia consecutivo, o maior número de mortes em 24 horas, num total de 1.094, e contam com quase 30 mil novos casos. No seu briefing diário, de acordo …

A Antártida já foi uma floresta tropical

A Antártida pode ter sido o lar de ecossistemas quentes e pantanosos cercados por fetos e árvores coníferas há 90 milhões de anos, altura marcada pelo auge dos dinossauros. Uma análise do solo antigo extraído da …

Algumas estrelas têm "veneno" dentro de si (e é por isso que explodem)

Algumas estrelas têm um "veneno" dentro de si: o elemento néon no núcleo das estrelas pode desencadear uma reação química que leva a uma morte definitiva e explosiva. Estrelas menos massivas, como o nosso Sol, expandem-se …

Criada tecnologia que traduz pensamentos diretamente em texto

Uma equipa de investigadores diz ter criado um sistema capaz de traduzir sinais cerebrais diretamente em texto escrito. Este é um passo promissor para que no futuro seja possível escrever num computador apenas com o …

Desaparecimentos, mistérios e lendas. O Triângulo do Alasca pode ser mais perigoso do que o das Bermudas

Milhares de pessoas desaparecem todos os anos no estado norte-americano do Alasca, fazendo lembrar as histórias do Triângulo das Bermudas, onde aviões e navios desapareceram sem deixar rastro. De acordo com a revista The Atlantic, três …

Descobertas sete novas aranhas-pavão. E uma parece um quadro de Van Gogh

Foram encontradas sete novas espécies de aranha do género Maratus. E há uma que se destaca por se parecer com "A Noite Estrelada", famoso quadro de Vincent Van Gogh. Nos últimos anos, as aranhas-pavão (do género Maratus) …

Estado de emergência no México suspende produção de cerveja Corona

Nem toda a publicidade é boa publicidade. Que o diga a cerveja mexicana Corona que, em tempos de pandemia, partilha o nome com o vírus de que já ninguém quer ouvir falar. Segundo o jornal The …

Gás natural pode transformar Moçambique no "Qatar de África" (se os jihadistas deixarem)

A descoberta de gás natural em Moçambique é vista como uma grande esperança para o país que, à boleia dos avultados investimentos que está a receber de grandes multinacionais, sonha tornar-se no "Qatar de África". …