/

Número de infetados sobe para 331. Todos os suspeitos vão ser testados

1

José Sena Goulão / Lusa

O número de infetados com o novo coronavírus subiu, esta segunda-feira, para 331 – mais 86 do que na última contagem, divulgada este domingo.

De acordo com o boletim epidemiológico, divulgado pela Direção-Geral da Saúde (DGS), dá conta de 331 casos positivos de infeção por coronavírus em Portugal – um aumento de 86 em comparação com os números divulgados no domingo.

Há ainda 374 casos a aguardar confirmação de resultados laboratoriais e 4.592 casos a serem vigiados pelas autoridades. Há também três doentes recuperados e 18 pessoas internadas nos cuidados intensivos – mais nove do que no domingo.

Há agora 18 cadeias de transmissão ativas, mais quatro do que no domingo. Os casos importados são de Espanha (16), Itália (14), França (nove), Suíça (cinco), Andorra, Bélgica, Alemanha e Áustria.

A região de Lisboa e Vale do Tejo regista 142 casos e o Norte tem 138 casos de infeção. No Centro, há 31 casos, no Algarve são 13 e nos Açores há um caso registado. Há ainda cinco pessoas infectadas com residência no estrangeiro. Alentejo e Madeira continuam sem casos.

Em Portugal, os casos de infetados com Covid-19 têm aumentado de dia para dia, tendo o balanço de domingo dado conta de 245 infetados, com oito casos críticos. Marta Temido, ministra da Saúde afirmou que é previsível que os casos de infeção pelo novo coronavírus continuem a aumentar até ao final de abril, chegando ao seu pico em maio.

Na semana passada, a Organização Mundial da Saúde declarou o surto do novo coronavírus como pandemia. Portugal está em Estado de Alerta e Marcelo Rebelo de Sousa poderá vir a decretar Estado de Emergência na quarta-feira, depois de reunir o Conselho de Estado.

Todos os suspeitos vão ser testados ao Covid-19

A DGS vai mudar os procedimentos e, a partir de agora, “todos os doentes com suspeita de COVID-19” passarão a ser “submetidos à realização de testes laboratoriais, em qualquer Serviço de Urgência com capacidade para tal, por prescrição médica, sob validação do Chefe de Equipa, e sem recurso à LAM (Linha de Apoio ao Médico) da Direção-Geral da Saúde”, lê-se numa norma que a DGS enviou aos hospitais, citada pelo semanário Expresso.

Até agora, nem todos os casos suspeitos eram testados. Segundo o boletim de domingo, Portugal tinha 2.271 casos suspeitos, mas apenas 281 esperavam por resultados laboratoriais para apurar se estariam infetados com Covid-19.

Agora, os hospitais vão ser obrigados a enviar os resultados dos testes, sejam quais forem os resultados. “Devem ser registados no SINAVE-LAB, por forma a dar conhecimento dos mesmos às equipas de saúde e às Autoridades de Saúde”, lê-se.

Além disso, depois de ter passado pelas fases de contenção e contenção alargada, a Direção Geral de Saúde decidiu ativar a fase de mitigação, de acordo com uma nota publicada no site da DGS.

ZAP //

 

1 Comment

  1. Quem limpa e higiena as ruas!
    Transportes públicos: combóis, barcos Tejo, etc que higiena!
    Mascaras quando temos e álcool!
    Apelo forças do Governo que não escondam as informações.
    Vamos sobreviver…

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.