Número de infetados sobe para 331. Todos os suspeitos vão ser testados

José Sena Goulão / Lusa

O número de infetados com o novo coronavírus subiu, esta segunda-feira, para 331 – mais 86 do que na última contagem, divulgada este domingo.

De acordo com o boletim epidemiológico, divulgado pela Direção-Geral da Saúde (DGS), dá conta de 331 casos positivos de infeção por coronavírus em Portugal – um aumento de 86 em comparação com os números divulgados no domingo.

Há ainda 374 casos a aguardar confirmação de resultados laboratoriais e 4.592 casos a serem vigiados pelas autoridades. Há também três doentes recuperados e 18 pessoas internadas nos cuidados intensivos – mais nove do que no domingo.

Há agora 18 cadeias de transmissão ativas, mais quatro do que no domingo. Os casos importados são de Espanha (16), Itália (14), França (nove), Suíça (cinco), Andorra, Bélgica, Alemanha e Áustria.

A região de Lisboa e Vale do Tejo regista 142 casos e o Norte tem 138 casos de infeção. No Centro, há 31 casos, no Algarve são 13 e nos Açores há um caso registado. Há ainda cinco pessoas infectadas com residência no estrangeiro. Alentejo e Madeira continuam sem casos.

Em Portugal, os casos de infetados com Covid-19 têm aumentado de dia para dia, tendo o balanço de domingo dado conta de 245 infetados, com oito casos críticos. Marta Temido, ministra da Saúde afirmou que é previsível que os casos de infeção pelo novo coronavírus continuem a aumentar até ao final de abril, chegando ao seu pico em maio.

Na semana passada, a Organização Mundial da Saúde declarou o surto do novo coronavírus como pandemia. Portugal está em Estado de Alerta e Marcelo Rebelo de Sousa poderá vir a decretar Estado de Emergência na quarta-feira, depois de reunir o Conselho de Estado.

Todos os suspeitos vão ser testados ao Covid-19

A DGS vai mudar os procedimentos e, a partir de agora, “todos os doentes com suspeita de COVID-19” passarão a ser “submetidos à realização de testes laboratoriais, em qualquer Serviço de Urgência com capacidade para tal, por prescrição médica, sob validação do Chefe de Equipa, e sem recurso à LAM (Linha de Apoio ao Médico) da Direção-Geral da Saúde”, lê-se numa norma que a DGS enviou aos hospitais, citada pelo semanário Expresso.

Até agora, nem todos os casos suspeitos eram testados. Segundo o boletim de domingo, Portugal tinha 2.271 casos suspeitos, mas apenas 281 esperavam por resultados laboratoriais para apurar se estariam infetados com Covid-19.

Agora, os hospitais vão ser obrigados a enviar os resultados dos testes, sejam quais forem os resultados. “Devem ser registados no SINAVE-LAB, por forma a dar conhecimento dos mesmos às equipas de saúde e às Autoridades de Saúde”, lê-se.

Além disso, depois de ter passado pelas fases de contenção e contenção alargada, a Direção Geral de Saúde decidiu ativar a fase de mitigação, de acordo com uma nota publicada no site da DGS.

ZAP //

 

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Quem limpa e higiena as ruas!
    Transportes públicos: combóis, barcos Tejo, etc que higiena!
    Mascaras quando temos e álcool!
    Apelo forças do Governo que não escondam as informações.
    Vamos sobreviver…

RESPONDER

Nicotina contribui para cancro do pulmão formar metástases no cérebro

A nicotina, uma substância não carcinogénica presente no tabaco, contribui para que o cancro no pulmão se dissemine no cérebro, formando metástases, concluiu um estudo publicado na revista Journal of Experimental Medicine. Uma equipa de investigadores …

Nas montanhas suíças, há quartos de hotel sem paredes nem teto

Dois artistas concetuais suíços criaram sete "quartos de hotel" ao ar livre, sem paredes nem teto, mas com vistas para as montanhas da Suíça e de Liechtenstein. A dupla suíça, os irmãos gémeos Frank e Patrik …

Risco de segunda vaga de covid-19 é alto em França

Um estudo publicado esta sexta-feira revela que a chamada "imunidade de grupo" está longe de ser alcançada em França. O risco de uma segunda vaga de covid-19 em França é "extremamente elevado", de acordo com um …

Desvendado mistério das cartas censuradas entre a rainha Maria Antonieta e o seu suposto amante

A natureza da relação entre a rainha Maria Antonieta e o conde sueco Axel de Fersen continua a intrigar os historiadores há mais de um século. Eram realmente amantes? Agora, graças a uma nova análise …

Ministra do Madagáscar afastada por querer gastar 1,8 milhões em rebuçados para disfarçar sabor de "Covid-Organics"

A ministra da Educação do Madagáscar foi destituída esta quinta-feira, depois de ter proposto gastar 1,8 milhões de euros em rebuçados, para distribuir em escolas e atenuar o sabor de uma infusão para a covid-19. A …

Santa Clara 3-2 SC Braga | Açorianos estreiam-se na nova casa com vitória sobre os minhotos

O Santa Clara venceu hoje o Sporting de Braga por 3-2, em jogo da 25.ª jornada da I Liga de futebol em que se assinalou também a estreia da Cidade do Futebol como palco de …

O maior e mais antigo monumento Maia já conhecido foi descoberto no México

O maior e mais antigo monumento já conhecido construído pela civilização Maia, batizado como Aguada Fénix, foi encontrado no sudeste do México. De acordo com o site New Scientist, o Aguada Fénix é uma enorme …

Twitter bloqueia vídeo de campanha de Donald Trump com tributo a George Floyd

O Twitter bloqueou um vídeo de tributo a George Floyd feito pela campanha de reeleição do Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump. A rede social colocou um rótulo no vídeo da página da conta @TeamTrump, dizendo …

Depois da covid-19, poder haver uma outra doença respiratória à nossa espera

Com o desconfinamento, vamos gradualmente regressando ao normal, mas agora possivelmente com um novo inimigo. A doença dos legionários pode estar escondida nos edifícios que deixamos para trás. Surtos globais de coronavírus forçaram o encerramento de …

Apple está a seguir iPhones roubados das lojas durante os protestos nos EUA

Os iPhones que têm sido roubados das lojas da Apple durante os protestos contra a violência policial, nos Estados Unidos, foram desativados e estão a ser seguidos pela empresa. De acordo com a revista Newsweek, as …