Legislativas 2019: Liberais, Livre e Chega elegem primeiro deputado. PAN confirmou 4

Miguel A. Lopes / Lusa

A Iniciativa Liberal viu confirmada a eleição de um deputado à Assembleia da República, nas legislativas deste domingo, pelo círculo eleitoral de Lisboa.

O cabeça de lista da Iniciativa Liberal em Lisboa, João Cotrim de Figueiredo, foi eleito para o Parlamento. É o primeiro deputado a ser eleito por um dos novos partidos concorrentes às Legislativas 2019.

O líder do partido, Carlos Guimarães Pinto, que concorria pelo Porto, e cuja eleição chegou a ser apontada como possível, não viu confirmado o mandato. No seu discurso desta noite, realçou ser a primeira vez que um partido com apenas dois anos chega ao Parlamento, e agradeceu a Cotrim de Figueiredo ter aceite o desafio de se candidatar por Lisboa.

A Iniciativa Liberal obteve 65 545 votos, correspondentes a 1,29% dos eleitores.

O gestor e empresário João Cotrim de Figueiredo foi presidente do conselho directivo do Turismo de Portugal entre 2013 e 2016, tendo entrado na política como cabeça-de-lista da Iniciativa Liberal por Lisboa. Passou pela Compal, pela Nutricafés e pela TVI, da qual foi diretor geral entre 2010 e 2011.

Em entrevista ao ZAP o candidato iberal por Lisboa dizia esta quinta-feira ser “fundamental que os portugueses tenham liberdade de escolha“, definindo a redução fiscal como prioridade, e garantiu que “o liberalismo é a solução para a incompetência que devagarinho asfixia o país”.

PAN confirma quatro deputados

O PAN elegeu o seu segundo deputado nas legislativas de hoje no distrito do Porto, duplicando a representação parlamentar que havia conseguido em 2015. Em 2015, o PAN tinha eleito um deputado por Lisboa, o líder do partido, André Silva.

Às 22:40, quando estavam apuradas 3.048 freguesias e faltavam fechar os resultados de 44, o PAN tinha dois deputados eleitos: André Silva, por Lisboa, e Bebiana Cunha, pelo Porto. Às 23.30, o partido viu confirmado o seu terceiro deputado, Inês Sousa Real, a número dois da lista do círculo eleitoral de Lisboa.

Já próximo das 23.50h, foi ainda confirmada a eleição de Cristina Rodrigues, cabeça de lista do PAN por Setúbal.

Em entrevista ao ZAP, a candidata a deputada abordou a “confusão” em entrevista polémica e a sua ligação ao grupo extremista de defesa dos animais IRA. A advogada diz que o bebé PAN está a tentar “ultrapassar a causa animal” para se afirmar definitivamente na política portuguesa.

Livre confirma também presença no Parlamento

O partido Livre, que estaria próximo de chegar ao Parlamento, com projecções de 0,1% a 2,5% que assegurariam 1 a 2 deputados, viu já confirmado o mandato para a sua cabeça de lista por Lisboa. Com 55 656 votos, o Livre conquistou 1,09% dos eleitores.

Mulher negra, gaga, feminista, anti-racista, Joacine Katar Moreira não tem medo de esconder o que é, aliás, e acreditava que isso seria uma força na sua candidatura pelo Livre nestas eleições Legislativas.

Em entrevista ao ZAP, a cabeça de lista do partido por Lisboa considerava que ser a primeira mulher negra a concorrer à Assembleia da República, além de “uma enorme responsabilidade” é, simultaneamente, “uma grande alegria”.

Chega confirma eleição de um deputado

O cabeça de Lista do Chega por Lisboa, André Ventura, viu confirmada a sua eleição para a Assembleia da República. O Chega assegurou 66 442 votos, correspondentes a 1,3% dos eleitores.

Ventura, na altura vereador da Câmara de Loures pelo PSD, renunciou em 2018 ao seu mandato por se sentir “deslegitimado” pela concelhia. O que inicialmente era um movimento para destituir Rui Rio da liderança do PSD viria a transformar-se no 24.º partido político do país, o Chega.

Entrevistado pelo ZAP durante a campanha eleitoral, André Ventura dizia que o Chega é a “voz do descontentamento com o sistema”, e que iria chegar à Assembleia da República para “criar uma nova direita” e para ser a voz da oposição que não tem medo e “que não se calará”.

Segundo as primeiras projeções, as eleições deste domingo poderiam levar à eleição de quatro deputados entre os novos partidos. Apenas o Aliança, de Pedro Santana Lopes, que com projecções de 0% a 1,9% estava na expectativa de conseguir alcançar um lugar no Parlamento, não viu confirmada a eleição.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Milhares de manifestantes voltam às ruas de Hong Kong

A polícia de Hong Kong deteve, este domingo, onze pessoas e apreendeu várias armas, incluindo uma pistola, pouco antes do início de uma manifestação convocada para a cidade, para a qual se espera uma forte …

Irão e Estados Unidos trocam prisioneiros

Irão e Estados Unidos realizaram, este sábado, uma troca de prisioneiros que envolveu a troca de um investigador sino-americano por um cientista iraniano detido pelos EUA, num avanço diplomático que surge após meses de tensão …

Coreia do Norte anuncia "teste muito importante" em local de lançamento de mísseis

A Coreia do Norte anunciou ter realizado um "teste muito importante" no local de lançamento de mísseis de longo alcance, defendendo que terá um efeito fundamental na futura posição estratégica do país. A Agência Central de …

Balas que assassinaram John F. Kennedy preservadas em modelo 3D

A partir do próximo ano, os Arquivos Nacionais dos Estados Unidos vão disponibilizar, no seu catálogo online, imagens 3D das balas que assassinaram o antigo presidente norte-americano John F. Kennedy. Para criar os modelos das …

Pela primeira vez, neurónios artificiais foram criados para curar doenças crónicas

Uma equipa de investigadores conseguiu recriar as propriedades biológicas dos neurónios em chips, que podem ser úteis ajudar na cura de doenças neurológicas crónicas. Naquele considerado um feito única na ciência, investigadores da Universidade de Bath …

Cientistas encontram uma relação negativa "muito forte" entre inteligência e religiosidade

Uma equipa de investigadores sugere que pessoas religiosas tendem a ser menos inteligentes do que pessoas sem crenças religiosas. O estudo tem gerado uma grande controvérsia. A religião é um tema forte, capaz de juntar ou …

Descoberta nova espécie de tubarão pré-histórico que podia chegar aos sete metros

Uma nova espécie de tubarão pré-histórico foi descoberta no Kansas, nos Estados Unidos. Este predador podia crescer até quase sete metros de comprimento. De acordo com a revista Newsweek, Kenshu Shimada, da Universidade DePaul, e Michael …

Conhecido medicamento para diabetes pode conter um carcinógeno

A Food and Drug Administration, agência federal e reguladora do Departamento de Saúde e Serviços Humanos dos Estados Unidos, está a testar amostras de metformina, um medicamento para diabetes que pode conter o carcinógeno N-Nitrosodimetilamina …

Nobel da Física diz que o ser humano não está concebido para viver fora da Terra

Didier Queloz disse, este sábado, estar convencido de que o ser humano não está concebido para viver fora da Terra, razão pela qual está "zangado" com alguns argumentos do cofundador da Tesla, Elon Musk. Os suíços …

Ford está a reciclar palha de café do McDonald's. Quer transformá-la em peças de carro

https://vimeo.com/377768195 A Ford está a fabricar peças de carro através de palha de café reciclada do McDonald's. A iniciativa contribui para a redução da pegada ecológica e do desperdício alimentar. O combate às alterações climáticas cabe um …