Legislativas 2019: Projecções dão vitória ao PS e colocam 4 novos partidos no Parlamento

Mário Cruz / Lusa

As projecções dos resultados eleitorais divulgadas por RTP, SIC e TVI dão a vitória ao PS nas eleições legislativas, com entre 34% e 40% dos votos, seguindo-se o PSD, com entre 24,2% e 31%.

Segundo as projecções de resultados que as televisões divulgaram pelas 20 horas, após o encerramento das urnas nos Açores, quatro partidos poderão pela primeira vez ter representação parlamentar: Iniciativa Liberal, Chega, Livre e Aliança.

O PS é dado como vencedor em todas as projecções das televisões. A SIC admite mesmo a possibilidade de um cenário de maioria absoluta para o PS, atribuindo-lhe uma votação de 36% a 40%. Já a RTP coloca o PS com entre 34% a 39% dos votos, enquanto a TVI lhe dá entre 34,5% a 38,5% da votação.

Na projecção da SIC, o PSD terá entre 24,2% a 28,2% dos votos, enquanto a TVI dá aos sociais-democratas 24,6% a 28,6% e a RTP atribui-lhes entre 27% a 31%.

O Bloco de Esquerda terá entre 7,7% a 12% dos votos, de acordo com as projecções dos três canais. Já a CDU somará entre 4,7% a 8%.

O CDS poderá ser um dos grandes derrotados das legislativas, com as projecções a atribuírem-lhes entre 3% a 5%. Na pior das hipóteses, pode ficar com apenas 2 deputados no Parlamento.

O PAN terá já dois deputados garantidos, mas pode chegar aos 6, com as projecções a atribuírem-lhe entre 3% a 5%, naquele que será um resultado histórico para o partido.

O Iniciativa Liberal pode eleger entre 1 a 3 deputados para o Parlamento, com as projecções a darem-lhe entre 1% e 3% dos votos. O Livre pode igualmente chegar ao Parlamento, com a eleição de 1 a 2 deputados, com projecções de 0,1% a 2,5%.

O Chega pode igualmente garantir a eleição de 1 deputado com projecções de 0,4% a 2,6%. Também o Aliança está na expectativa de conseguir alcançar um lugar no Parlamento, com projecções de 0% a 1,9%.

“Derrota história da direita em Portugal”

No primeiro comentário aos resultados, a secretária-geral adjunta do PS, Ana Catarina Mendes, comentou “a grande vitória” do seu partido e “a derrota histórica da direita em Portugal”.

Também no Bloco de Esquerda o dirigente Jorge Costa frisou a “derrota histórica” da direita, considerando que “o país mostrou que não esqueceu o legado do PSD e do CDS após a intervenção da Troika“.

“O Bloco de Esquerda confirma-se como a terceira força política nacional, definitivamente”, vincou ainda o líder bloquista.

Em 2015, a coligação PSD/CDS venceu as eleições, com 38,55% dos votos, com os quais obteve 107 deputados — ficando a 9 mandatos dos 116 necessários para assegurar a maioria absoluta na Assembleia da República. O PSD fez eleger 89 deputados, o CDS/PP assegurou 18 mandatos.

Em segundo lugar, o PS obteve 32,38% dos votos, com os quais assegurou 86 deputados. O Bloco de Esquerda, com 10,22% dos votos, elegeu 19 deputados. A coligação PCP/PEV, quarta formação mais votada, obteve 8,27% dos votos — assegurando 15 deputados para o PCP e 2 para o PEV.

O Parlamento ficaria completo com a eleição de um deputado do PAN, que em 2015 obteve 1,39% dos 9.439.701 eleitores inscritos.

Estes resultados abriram espaço à chamada Geringonça, acordo de governo suportado na maioria de esquerda PS, BE e PCP/PEV que viabilizou o Governo socialista liderado por António Costa — cenário que pode voltar a repetir-se após a votação deste domingo.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

7 COMENTÁRIOS

  1. Cerca de metade dos portugueses não votaram e fizeram muito bem. Ao fim ao cabo não há gente séria. A outra metade que votou elegeu mais uma vez os partidos habituais. Caso para dizer que não querem mesmo evoluir nem viver num país civilizado. Preferem continuar a viver na corrupção e na mentira!

      • Eu por acaso votei. Votei num dos novos partidos. Merecem o beneficio da dúvida pois nunca governaram.
        Mas entendo bem quem não vota. E foi quase metade da população que não votou e já pensaste porquê? Se calhar porque estão cansados de ser enganados e portanto já não perdem tempo a votar. Para além de que o voto por si só é muito limitativo em termos de participação. Nas grandes decisões o povo não é ouvido nem achado. Nos casos de corrupção política o povo não é ouvido nem achado. Portanto entre não votar ou votar em indivíduos muito pouco sérios talvez seja melhor não votar. De qualquer modo eu optei por dar o beneficio da dúvida. Mas não te esqueças que não votar também é um Direito.

        • Votar pode não resolver os problemas e, não votar?
          Resolve alguma coisa?!
          Ou apenas entrega a escolha/decisão nas mãos dos outros?
          Essa é que é a questão essencial.
          Dizer que alguém faz bem em não votar é como dizer que não serve para nada!…
          Há um vídeo muito interessante sobre isso:
          youtube.com/watch?v=fyoHqth0IFs
          .
          PS: Exactamente, eu também votei num dos novos partidos.

          • Mas o problema é que sabendo as pessoas que a sua participação se resume a um único voto não têm sequer motivação para votar. O nosso sistema está mal feito e propositadamente mal feito. Em muitos outros países não é assim. Não foi assim que a Islândia limpou a corrupção caso contrário estariam ainda como nós. Temos muito que mudar em Portugal. Houve demasiados anos de ditadura e o povo acomodou-se.
            Depois temos um número de deputados na assembleia da república exagerado para um país tão pequeno.
            Olha vou lá espreitar o vídeo.
            Fica bem.

  2. Bem pelo menos já não temos que levar com Portas e Passos Coelho, desses fantasmas já nos livramos nós,direita derrotada é o melhor para Portugal,os anos da Troika foram desgraçados para Portugal!Desejo a António Costa sucesso e que a direita não volte mais a governar…

  3. Quase metade dos portugueses preferem viver em ditadura. São os que não votam pois que a democracia, sendo o poder do povo, não existe sem o voto. No entanto, não dispensam o seu direito de se exprimirem mas sempre para reclamar. Direito que só a democracia lhes garante. Um paradoxo que lhes custa a entender.

RESPONDER

Venezuela com 11 casos de covid-19 na véspera do jogo com o Brasil

A seleção venezuelana de futebol chamou 15 novos jogadores para a Copa América, depois de vários elementos da comitiva, entre os quais jogadores, estarem infetados com o coronavírus. Depois de a Confederação Sul-americana de Futebol (Conmebol) …

Rui Pereira demite-se da Mesa da Assembleia-Geral do Benfica em choque com Vieira

Rui Pereira demitiu-se do cargo de presidente da Mesa de Assembleia-Geral (MAG) do Benfica, por sentir que não tem o apoio dos corpos sociais na marcação de uma reunião magna extraordinária. Numa carta enviada ao presidente …

Rui Moreira recandidata-se à Câmara Municipal do Porto

O atual presidente da Câmara Municipal do Porto vai recandidatar-se à presidência da autarquia para um terceiro mandato, confirmou, este domingo, o presidente da direção da associação cívica – Porto, o Nosso Movimento. "É com enorme …

Cancelo testou positivo à covid-19 e será substituído por Dalot

Diogo Dalot vai substituir João Cancelo, que testou positivo ao novo coronavírus, nos convocados de Portugal, a dois dias da estreia no Euro 2020, informou, este domingo, a Federação Portuguesa de Futebol (FPF). "Diogo Dalot, internacional …

Já é possível prever quais as mulheres que poderão ter complicações graves na gravidez

Os métodos atuais para diagnosticar complicações numa gravidez não são sensíveis nem confiáveis ​​o suficiente para identificar todas as gestações de risco. Agora, cientistas descobriram uma forma de testar os níveis hormonais na placenta para …

Crianças têm dificuldade em entender emoções de pessoas com máscara

Um novo estudo mostra que crianças dos três aos cinco anos só conseguem entender as emoções escondidas por detrás das máscaras em apenas 40% das ocasiões. A equipa de investigação U-Vip (Unidade para Deficientes Visuais), liderada …

Cientistas identificam uma rara "hélice" magnética num sistema binário

De acordo com investigações que serão publicadas na revista The Astrophysical Journal, investigadores da Universidade de Notre Dame identificaram a primeira hélice magnética eclipsante num sistema estelar variável cataclísmico. O sistema estelar, conhecido como J0240, é …

Euro2020, 2º dia: Bélgica e Finlândia vencem em dia marcado pelo colapso de Eriksen

A Bélgica estreou-se hoje no Euro2020 de futebol com uma vitória expressiva sobre a Rússia (3-0), no Grupo B, num dia histórico para a Finlândia, mas manchado pelo colapso do dinamarquês Christian Eriksen, que lançou …

Bélgica 3-0 Rússia | Diabos belgas à solta em São Petersburgo

A Bélgica entrou com tudo nesta fase final do EURO 2020. Na noite deste sábado, os “diabos vermelhos” andaram à solta e silenciaram São Petersburgo. A Bélgica entrou hoje com o pé direito no Campeonato da …

Um braço robótico conseguiu ajudar um paciente a sentir o mundo

Recentemente, um implante neural permitiu que as pessoas escrevessem uma mensagem apenas com o pensamento. Agora, um novo braço robótico controlado por um implante está a criar curiosidade por conseguir enviar feedback tátil para o …