Julgamento de Pedro Dias: “Vi o meu irmão sem vida nos olhos”

Miguel Pereira da Silva / Lusa

17 testemunhas deverão ser ouvidas, esta quarta-feira, naquela que é a sexta sessão do julgamento de Pedro Dias, alegado autor dos crimes em Aguiar da Beira, na Guarda, em outubro do ano passado.

Segundo o Observador, a irmã do GNR alegadamente baleado pelo arguido, António Ferreira, foi uma das pessoas ouvida esta quarta-feira. Maria de Fátima Espadilha contou que o irmão era uma pessoa “muito divertida” e que “gostava de viver” mas que, desde a fatídica noite, tudo mudou.

Tornou-se uma “pessoa muito triste”, com “fobia social” e que deixou de poder ajudar a família. “Ele dizia ‘porque é que eu também não fui?'”, conta Maria de Fátima, acrescentando que, depois do que aconteceu, viu o irmão “sem vida nos olhos”.

O GNR, que ao contrário do colega Carlos Caetano conseguiu sobreviver, vive dependente de terceiros e não tem a vida facilitada graças à bala que continua alojada na sua cervical. “Um simples movimento, ele tem receio”, diz a irmã, citada pelo jornal online.

Vários amigos do guarda assassinado também prestaram o seu testemunho, dizendo que Carlos era uma “pessoa alegre”, “sempre pronto a ajudar” e o “braço direito dos pais”, que agora são pessoas “mais tristes” e isoladas.

Hoje, também foram ouvidas pessoas próximas do casal Liliane e Luís Pinto, assassinados quando se dirigiam de madrugada para uma consulta de fertilidade. Um “colega de trabalho excelente”, “que ajudava muito os pais” e uma companheira “muito humilde” e “atenciosa” foram algumas das palavras que se ouviram no Tribunal da Guarda.

Psicóloga e irmãs de Lídia da Conceição ouvidas

Esta terça-feira, a psicóloga que tem acompanhado António Ferreira, Andreia Campos, disse que este se sente frustrado por não ter conseguido salvar o colega. “Na cabeça dele, consegue fazer todo o trajeto daquilo que passou” nessa noite, recordando diariamente esses acontecimentos.

Apesar disso, “está mais vincado o não ter conseguido salvar o colega do que propriamente o que ele passou”, acrescentou.

A psicóloga contou também que, por sua sugestão, o guarda foi uma vez ao posto da GNR de Aguiar da Beira, mas a visita “correu muito mal” porque “ficou super ansioso e até vomitou”. Segundo a profissional, apesar de o GNR gostar do que fazia, não quer retomar a profissão e até o saco que recebeu com a farda nova continua fechado.

Na sua opinião, o militar tem “fobia social”. Quando o visita, em casa, tem a porta fechada à chave e as janelas fechadas. “Diz-me muitas vezes: ‘sou um inútil para a sociedade’“, contou, acrescentando que toma medicação para a depressão e para a ansiedade.

De manhã, tinha sido ouvida Dulce da Conceição, que disse que a sua irmã, Lídia da Conceição, identificou Pedro Dias como o homem que a sequestrou na casa em Moldes. À tarde, foi ouvida outra irmã, Maria de Fátima da Conceição, que, no geral, confirmou a versão contada por Dulce.

O Tribunal da Guarda permitiu que ambas contassem o que Lídia da Conceição lhes disse porque esta se encontra impossibilitada de falar devido a um AVC que sofreu em 29 de novembro.

Durante a tarde foram ainda ouvidas testemunhas que confirmaram que Catherine Azevedo vivia há mais de dois anos com Carlos Caetano.

Pedro Dias está acusado de três crimes de homicídio qualificado sob a forma consumada, três crimes de homicídio qualificado sob a forma tentada, três crimes de sequestro, crimes de roubo de automóveis, de armas da GNR e de quantias em dinheiro, bem como de detenção, uso e porte de armas proibidas.

O arguido, de 44 anos, esteve fugido um mês depois da noite sangrenta em Aguiar da Beira, até se ter entregado às autoridades. Tem aguardado o julgamento em prisão preventiva, na cadeia de alta segurança de Monsanto, em Lisboa.

O julgamento tem sessões marcadas para esta quarta e quinta-feira, mas ainda há duvidas se estas se poderão realizar devido à greve dos serviços prisionais.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Os humanos podem descender de marcianos antigos, diz Bill Nye

Bill Nye defendeu recentemente que é importante continuar a financiar a agência espacial norte-americana, especialmente se as missões levadas a cabo pela NASA no futuro ajudarem a responder a uma questão há anos tira o …

Londres dá o nome de Freddie Mercury a uma rua

Londres rebatizou uma das suas ruas em honra do vocalista dos Queen, Freddie Mercury. A rua em causa fica perto da primeira morada do artista na capital inglesa. Uma rua nos subúrbios de Londres, onde o …

Gil Vicente 0-1 Benfica | Vlachodimos segura liderança

O Benfica regressou às vitórias na Liga NOS e recuperou a liderança na tabela classificativa. Na visita ao Gil Vicente, os “encarnados” ganharam por 1-0, num jogo que foi tudo menos fácil para os campeões nacionais. O …

Exército norte-americano está a desenvolver tecidos que neutralizam agentes nervosos

A roupa das tropas norte-americanas poderá, no futuro, combater alguns dos agentes nervosos mais perigosos do mundo. Uma equipa de químicos da Universidade de Northwestern, nos Estados Unidos, está a desenvolver um tecido capaz de neutralizar …

Mona Lisa de cubos mágicos vendida em leilão por 480 mil euros

"Rubik Mona Lisa", uma Mona Lisa feita com quase 300 cubos mágicos, foi vendida em leilão, este domingo, por 480.200 euros. A obra é da autoria do artista francês Invader. A obra de arte, que se …

Cientistas utilizam IA para criar antibiótico que mata até as bactérias mais resistentes

Investigadores norte-americanos utilizaram mecanismos de inteligência artificial para criar um poderoso, capaz de matar algumas das bactérias resistentes mais perigosas do mundo. Segundo informou o Guardian, este fármaco atua de maneira diferente dos antibacterianos existentes, tendo …

Mulheres que assinaram acordos de sigilo vão poder falar sobre comportamento de Bloomberg, garantiu o empresário

Após uma extensa repercussão sobre os acordos de confidencialidade da sua empresa, que impedem as funcionárias de falar sobre as alegações de assédio no local de trabalho, Michael Bloomberg tentou inverter o curso da polémica. "A …

Nome de Vitalino Canas para o Tribunal Constitucional não deverá ser aprovado

O nome de Vitalino Canas para o Tribunal Constitucional não deverá ser aprovado na próxima sexta-feira. PSD e BE mostram-se contra a sua nomeação. Os deputados do PSD “não estão confortáveis” com a proposta do PS …

Amazon está a remover produtos que promovem a cura contra o coronavírus

A Amazon está a retirar os produtos que alegam "matar" o coronavírus e a avisar os utilizadores da desinformação em torno deste tema. Há empresas e vendedores a aproveitarem-se do mediatismo do coronavírus e a promover …

Autoridades revelam que atropelamento em desfile de Carnaval foi intencional

O atropelamento de pelo menos 15 pessoas num desfile de carnaval hoje em Volkmarsen, no centro da Alemanha, foi intencional, segundo a polícia, que não confirmou a hipótese de atentado. Henning Hinn, da diretoria de polícia …