Juiz Ivo Rosa passa a ter segurança pessoal

O juiz Ivo Rosa está desde terça-feira a ser acompanhado permanentemente por dois agentes da PSP.

O magistrado incumbido da Operação Marquês, através do sorteio a 28 de setembro, foi reencaminhado para o Sistema de Segurança Interna (SIS). A decisão foi tomada no seguimento do pedido feito pelo próprio Ivo Rosa ao Conselho Superior de Magistratura, como medida de prevenção.

De acordo com o CM, o magistrado será acompanhado permanentemente por dois agentes da PSP em qualquer deslocação que faça, sendo que estas serão feitas numa viatura cedida pelo Ministério da Justiça. Quando estiver em casa, terá um agente fardado à porta.

Embora se desconheça qualquer ameaça concreta contra Ivo Rosa que tenha conduzido à decisão, o Conselho Superior de Magistratura adiantou que “as questões de segurança são matéria reservada e o CSM, até por questões de segurança, nunca presta comentários sobre a matéria”.

A Direção Nacional da PSP também não revelou detalhes sobre esta situação “por motivos de reserva operacional”.

Carlos Alexandre foi ameaçado e cão envenenado

O Tribunal Central de Instrução Criminal tem dois juízes – Ivo Rosa e Carlos Alexandre. Este último, conhecido por “super-juiz”, liderou o processo Marquês durante a investigação e também tem acompanhamento do Corpo de Segurança Pessoal da PSP.

Carlos Alexandre foi ameaçado e viu o cão envenenado por desconhecidos no quintal de casa. Suspeita-se que tenha sido atirado para o jardim do juiz algo que terá atraído a atenção do cão Bart, contendo veneno para ratos. O animal, que lhe tinha sido oferecido pelo procurador João de Melo, acabou por falecer.

Ambos, tanto Carlos Alexandre como Ivo Rosa, têm acompanhamento permanente de segurança pessoal agora.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Presidente interina da Bolívia infetada com covid-19

A presidente interina da Bolívia, Jeanine Añez, testou positivo para o novo coronavírus, anunciou esta sexta-feira a própria, referindo que está bem. “Estou positiva para a covid-19, estou bem, trabalharei em isolamento. Juntos, seguiremos em frente”, …

Filho de Humberto Pedrosa na calha para CEO da TAP

O Jornal Económico escreve na sua edição desta sexta-feira que o nome de David Pedrosa, filho de Humberto Pedrosa, poderá vir a ser o substituto temporário de Antonoaldo Neves na liderança da companhia aérea portuguesa. …

Jovem ilha vulcânica "cospe" cinza e lava à medida que cresce estranhamente no Pacífico

Uma ilha de origem vulcânica localizada no Pacífico está a passar um "surto vigoroso" que inclui o lançamento de cinzas e lava à medida que cresce de forma incomum desde meados de junho, avança a …

TC declara inconstitucional lei do direito de preferência dos inquilinos

O Tribunal Constitucional (TC) declarou inconstitucional a lei que garante o exercício do direito de preferência pelos arrendatários na transmissão das habitações, um pedido de fiscalização sucessiva que tinha sido feito pelo CDS-PP e PSD …

Cientistas já sabem o que é o estranho gel encontrado no lado oculto da Lua

Uma equipa de cientistas da China conseguiu determinar a natureza da estranha substância espacial que gerou muito interesse desde que foi descoberta no ano passado pelo rover chinês Yutu-2 no lado oculto da Lua. A "substância …

Astronautas devem usar Vénus como "trampolim" para chegar a Marte, defendem cientistas

Vários especialistas defendem que os astronautas devem utilizar Vénus como "trampolim" para chegar até Marte, alegando que uma missão ao Planeta Vermelho baseada neste plano seria não só mais rápida como barata. Tendo em conta a …

Famalicão 1-1 Benfica | Águia sem fama nem vitória

O duelo da 31ª jornada da Liga NOS, que colocou frente-a-frente, nesta quinta-feira, Famalicão e Benfica, terminou com um empate a um golo. Os visitantes inauguraram o marcador na etapa inicial por intermédio de Pizzi e, …

"Altamente destrutivas." Novas algas vermelhas ameaçam os recifes de coral do Havai

Uma espécie de alga de crescimento rápido, recentemente identificada, representa uma grande ameaça para o recifes de coral e para o ecossistema oceânico. Uma nova espécie de alga vermelha está a proliferar-se rapidamente através de atóis …

O comportamento dos donos influencia a forma como os cães comunicam

Uma nova investigação acaba de revelar, pela primeira vez, que a coexistência milenar entre cães e seres humanos pode ter ajudado estes animais a desenvolver mecanismos especiais para comunicarem e interagirem com os seus donos. A …

Lémures estão em perigo de extinção em Madagáscar

A desflorestação e a caça estão a colocar em perigo a vida dos Lémures em Madagáscar. Cerca de um terço destes animais está à beira da extinção. A União Internacional para a Conservação da Natureza (IUCN) …