Juiz Ivo Rosa passa a ter segurança pessoal

O juiz Ivo Rosa está desde terça-feira a ser acompanhado permanentemente por dois agentes da PSP.

O magistrado incumbido da Operação Marquês, através do sorteio a 28 de setembro, foi reencaminhado para o Sistema de Segurança Interna (SIS). A decisão foi tomada no seguimento do pedido feito pelo próprio Ivo Rosa ao Conselho Superior de Magistratura, como medida de prevenção.

De acordo com o CM, o magistrado será acompanhado permanentemente por dois agentes da PSP em qualquer deslocação que faça, sendo que estas serão feitas numa viatura cedida pelo Ministério da Justiça. Quando estiver em casa, terá um agente fardado à porta.

Embora se desconheça qualquer ameaça concreta contra Ivo Rosa que tenha conduzido à decisão, o Conselho Superior de Magistratura adiantou que “as questões de segurança são matéria reservada e o CSM, até por questões de segurança, nunca presta comentários sobre a matéria”.

A Direção Nacional da PSP também não revelou detalhes sobre esta situação “por motivos de reserva operacional”.

Carlos Alexandre foi ameaçado e cão envenenado

O Tribunal Central de Instrução Criminal tem dois juízes – Ivo Rosa e Carlos Alexandre. Este último, conhecido por “super-juiz”, liderou o processo Marquês durante a investigação e também tem acompanhamento do Corpo de Segurança Pessoal da PSP.

Carlos Alexandre foi ameaçado e viu o cão envenenado por desconhecidos no quintal de casa. Suspeita-se que tenha sido atirado para o jardim do juiz algo que terá atraído a atenção do cão Bart, contendo veneno para ratos. O animal, que lhe tinha sido oferecido pelo procurador João de Melo, acabou por falecer.

Ambos, tanto Carlos Alexandre como Ivo Rosa, têm acompanhamento permanente de segurança pessoal agora.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Lidl aumenta salário mínimo para 670 euros

O Lidl decidiu aumentar “para 670 euros o valor do ordenado de entrada” no primeiro ano na empresa, acima do salário mínimo nacional, que é de 600 euros. O Lidl Portugal anunciou esta terça-feira que …

Sindicato dos estivadores prolonga greve até 2019

O Sindicato Nacional dos Estivadores e Atividade Logística (SEAL) vai avançar com o pré-aviso para que a greve às horas extraordinárias dos estivadores do Porto de Setúbal continue em 2019 por tempo indeterminado. A greve às …

Time elege Khashoggi e outros jornalistas "guardiões da verdade" como personalidades do ano

O jornalista saudita Jamal Khashoggi, assassinado a 2 de outubro deste ano no consulado da Arábia Saudita em Istambul, é uma das personalidades do ano eleitas pela revista norte-americana Time. O colunista do Washington Post, voz …

Função Pública: Nova modalidade pré-reforma propõe 25% a 100% do salário-base

O Governo quer avançar com uma nova modalidade de pré-reforma na Função Pública, permitindo assim que os funcionários com 55 anos ou mais possam deixar de trabalhar, mantendo parte do salário. O Governo quer avançar com …

Trump ameaça paralisar Governo caso não consiga fundos para o muro. Norte-americanos preferem que desista

O Presidente norte-americano, Donald Trump, ameaçou nesta terça-feira paralisar o próprio Governo caso não consiga fundos suficiente para a construção do muro na fronteira com o México, iniciativa contestada pelos democratas.  “Se não conseguir o que …

"Coletes Amarelos" chegam a Portugal a 21 de dezembro e querem parar o país

O evento, marcado para o dia 21 de dezembro e inspirado nos "Coletes Amarelos" franceses, ganha cada vez mais dimensão nas redes sociais: mais de 13 mil pessoas confirmaram presença. Depois de França, é a vez …

Ministério Público abre inquérito às incongruências no currículo de candidata à JS

O Ministério Público de Lisboa abriu um inquérito ao casos dos erros e incongruências no currículo de Maria Begonha, candidata à liderança da Juventude Socialista. O Ministério Público abriu um inquérito ao caso dos erros e …

"Agora, só falo de anos aos 100". Ninguém sabe como Marcelo vai celebrar os 70

Marcelo Rebelo de Sousa cumpre hoje 70 anos de vida e, como não é nada habitual, não tem agenda oficial, deixando de lado os compromissos como Presidente da República, e até recusou dar entrevistas, afastando-se …

Atentado em Estrasburgo faz três mortos. Atirador ainda em fuga

A França está em estado de "Alerta Atentado", depois do tiroteio em Estrasburgo. O atirador que matou 3 pessoas estava sinalizado por radicalização e continua em fuga. O movimento "Coletes Amarelos" lança no ar uma …

Little Foot. Escavação de esqueleto ancestral revela misterioso parente humano

Após uma escavação de 20 anos na África do Sul, os investigadores finalmente recuperaram e limparam o quase completo esqueleto de um antigo parente humano: um hominídeo com 3,67 milhões de anos, apelidado de "Little …