Juiz Ivo Rosa passa a ter segurança pessoal

O juiz Ivo Rosa está desde terça-feira a ser acompanhado permanentemente por dois agentes da PSP.

O magistrado incumbido da Operação Marquês, através do sorteio a 28 de setembro, foi reencaminhado para o Sistema de Segurança Interna (SIS). A decisão foi tomada no seguimento do pedido feito pelo próprio Ivo Rosa ao Conselho Superior de Magistratura, como medida de prevenção.

De acordo com o CM, o magistrado será acompanhado permanentemente por dois agentes da PSP em qualquer deslocação que faça, sendo que estas serão feitas numa viatura cedida pelo Ministério da Justiça. Quando estiver em casa, terá um agente fardado à porta.



Embora se desconheça qualquer ameaça concreta contra Ivo Rosa que tenha conduzido à decisão, o Conselho Superior de Magistratura adiantou que “as questões de segurança são matéria reservada e o CSM, até por questões de segurança, nunca presta comentários sobre a matéria”.

A Direção Nacional da PSP também não revelou detalhes sobre esta situação “por motivos de reserva operacional”.

Carlos Alexandre foi ameaçado e cão envenenado

O Tribunal Central de Instrução Criminal tem dois juízes – Ivo Rosa e Carlos Alexandre. Este último, conhecido por “super-juiz”, liderou o processo Marquês durante a investigação e também tem acompanhamento do Corpo de Segurança Pessoal da PSP.

Carlos Alexandre foi ameaçado e viu o cão envenenado por desconhecidos no quintal de casa. Suspeita-se que tenha sido atirado para o jardim do juiz algo que terá atraído a atenção do cão Bart, contendo veneno para ratos. O animal, que lhe tinha sido oferecido pelo procurador João de Melo, acabou por falecer.

Ambos, tanto Carlos Alexandre como Ivo Rosa, têm acompanhamento permanente de segurança pessoal agora.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Boris Johnson diz que ministro da Saúde “não tem salvação possível” em mensagens reveladas por ex-assessor

Boris Johnson terá enviado mensagens escritas a um dos seus principais assessores, Dominic Cummings, onde descrevia o ministro da saúde como “sem porra de salvação possível”. Esta quarta-feira, as fotografias das mensagens trocadas entre Johnson e …

Portugal tem o dobro dos casos de covid-19 que existiam há um ano

O número de casos de covid-19 ativos em Portugal neste momento é mais do dobro do que há um ano atrás. A média diária de novos casos é quase o triplo. Apesar de 42% da população …

Sporting prestes a garantir contratação Daniel Wass, antigo lateral do Benfica

O Sporting está muito perto de garantir a contratação de Daniel Wass ao Valência. O dinamarquês já passou pelo Benfica e pode custar agora 2 milhões de euros. Depois de as negociações com o Sporting de …

Portugal com testes negativos à covid-19 antes do jogo com a Alemanha

Os jogadores, equipa técnica e restantes membros da seleção tiveram resultados negativos nos testes à covid-19, realizados três dias antes do jogo com a Alemanha, revelou, esta quinta-feira, fonte oficial da Federação Portuguesa de Futebol …

Quatro anos depois do incêndio de Pedrógão, ainda há casas por reconstruir

Esta quinta-feira, assinalam-se quatro anos do grande incêndio de Pedrógão Grande, no distrito de Leiria, que provocou a morte a 66 pessoas. Quatro anos depois do incêndio de Pedrógão Grande, que deflagrou ao início da tarde …

Chegou em maio, saiu em junho: a passagem de Gattuso pela Fiorentina

Gennaro Gattuso chegou ao clube italiano no final de maio mas, a meio de junho, já deixou a Fiorentina. Sérgio Oliveira já não deve seguir para Florença. Gennaro Gattuso foi apresentado como treinador da Fiorentina há …

Venda de barragens. Governo terá permitido à EDP vender direito não previsto nos contratos

O Governo permitiu à EDP vender um direito das barragens no Douro à Engie que não era permitido no seu contrato de concessão. A conclusão é do Bloco de Esquerda após analisar a documentação sobre o …

Salário milionário e verba de 18 milhões. Matheus Nunes perto de rumar ao Everton

Matheus Nunes está muito perto de se transferir para o Everton, segundo relatos da imprensa nacional. O luso-brasileiro pode render 18 milhões de euros ao Sporting. O interesse do Everton em Matheus Nunes não é de …

"O regresso do Super-Homem". Buffon está de volta ao Parma

O guarda-redes italiano, de 43 anos, vai voltar ao clube onde fez toda a sua formação, até sair para a Juventus. "Ele está de volta onde pertence. Ele está de volta a casa". Foi assim o …

Intervalo da segunda toma da vacina da Astrazeneca reduzido para 8 semanas

O intervalo da toma da segunda dose da vacina da Astrazeneca foi reduzido de 12 para oito semanas para garantir “mais rápida proteção” perante a transmissão de novas “variantes de preocupação” do vírus SARS-CoV-2, segundo …