José Sócrates poderá ser detido

José Goulão / Flickr

Ex-primeiro ministro e ex-líder do PS, José Sócrates

Ex-primeiro ministro e ex-líder do PS, José Sócrates

O Ministério Público pondera deter o antigo primeiro-ministro para interrogatório, no âmbito do processo Monte Branco, de acordo com a edição da revista Sábado que vai esta quinta-feira para as bancas, de acordo com o que adianta a TVI24.

José Sócrates estará sob vigilância há alguns meses, tendo-lhe sido levantados o sigilo bancário e fiscal, sendo suspeito no mesmo caso de fraude fiscal e branqueamento de capitais que levou à detenção e apresentação em tribunal de Ricardo Salgado.

No passado domingo, no seu espaço semanal de comentário no Telejornal da RTP1, José Sócrates pronunciou-se sobre a detenção de Ricardo Salgado para interrogatório no âmbito do processo Monte Branco.

Sócrates manifestou estranheza pela necessidade de uma “detenção para interrogatório”.

“Há detenções quando uma pessoa é condenada, e há a prisão preventiva quando ocorre risco de fuga ou de crime continuado”, disse o ex-primeiro ministro, “agora acho estranho isto de uma pessoa ser detida para interrogatório”.

José Sócrates conclui não poder acreditar que “a justiça só persiga os poderosos quando deixam de o ser“, porque “seria terrível tirar essa conclusão”.

Poucos dias depois, a possível detenção do próprio comentador vai fazer capa da revista Sábado.

Entretanto, a Procuradoria-Geral da República já enviou um comunicado a declarar que José Sócrates “não está a ser investigado, nem se encontra entre os arguidos constituídos no caso Monte Branco”.

José Sócrates, por seu turno, declarou ao Telejornal da RTP que “isto é uma verdadeira canalhice para me difamar”, acrescentando que o seu patromónio é conhecido.

“Não tenho contas para movimentar”, afirmou Sócrates.

A revista Sábado contudo, veio entretanto reafirmar a sua posição, garantindo que o comunicado da PGR “não desmente” a notícia que havia sido publicada.

De acordo com o artigo publicado hoje pela revista, “é dito claramente que o Ministério Público retirou uma certidão do processo principal Monte Branco onde consta como suspeito José Sócrates. ‘O caso Monte Branco, que já deu origem a vários processos-crime autónomos, incluindo aquele onde é visado José Sócrates (…)’, é o que se pode ler no artigo”, indica a Sábado no comunicado entretanto publicado.

ZAP

PARTILHAR

7 COMENTÁRIOS

  1. hhhaa nao esse e serio ,,aliaz muito serio tal como ,,fraaudas usadas todos serios sem culpas e a situacao do pais e culpa de quem ? de mim nao que ja estou fora a mais de 25 anos e nunca tive cargos de poder em parte alguma do mundo agora aqueles que estiveram ou estao ainda nesses postos que respondam por isso bem ou mal mas que renpondam , sei que ,,governar ou orientar nao e facil mas por isso e que eu nao ,,passso da ,cepa torta certo que nesses casos nao tenho responsabilidade mas tambem ,, nao mamo nem me encho a custa daqueles que pouco ou nada teem e tambem por isso e so por isso nao temo os jul;gamentos ,, populares ou dos tribunais sou apenas ,, menos que ,,remediado mas sem cargas as minhas costas nao sou ,, nem quero ser rico , quero somente viver om o esforso do meu trabalho nao da ,, escratura que se impoem aos outreos ,, principalmente aos menos protegudos ou desamparados hhhhhaaaa nao tenho nem sou ,,nem quero ser apoiante , socio ou militante de qualquer partido ou mentalidade politica sou apenas um cidadao farto de toda esta cambade de imcompetentes desonestos vigarista chulos ,, democratas de meia tigela que apenas querem o seu ,,bem estar e dos seus amigos ,, e que se estao ,,,burrifando para quem sofre

  2. Detenham é o passos Coelho quando ele deixar de ser 1º Ministro, porque quando se descobrir a lama que ela esconde até se borram todos!

  3. Tou a ver k o Socas tem amigos jornalistas, agora k ele sabe k tá a ser investigado é k nunca mais vai dar em nada, se ele fosse chamado para interrogatório sem saber com antecedência poder-se-ia descobrir alguma coisa, agora já tem tempo para ligar para os amigos na procuradoria geral da republica, ministério publico ou tribunal constitucional, como aconteceu no caso das escutas e no freeport, e tudo lhe irá “passar ao lado”, esperem para ver…e ainda lhe terão de pedir desculpas pelas suspeitas…Ó Socas, paga o k deves…

  4. Se a justiça funcionasse mesmo, creio que esse senhor nunca chegaria sequer a secretário geral do PS, mas enfim esta classe política é a vergonha Nacional. O povo cá está para pagar as facturas.

RESPONDER

"Fui sujeito a pressões, intimidações e ameaças". António Oliveira desiste de candidatura à Câmara de Gaia

Esta sexta-feira, numa reunião de emergência, António Oliveira, candidato à Câmara de Vila Nova de Gaia, anunciou ao líder do PSD, Rui Rio, a sua desistência da corrida eleitoral. António Oliveira tinha sido a escolha de …

Marcelo pede a portugueses "noção" sobre momento de transição

O Presidente da República destacou a importância "de as pessoas terem a noção" do momento de transição" na pandemia em Portugal, sublinhando as vacinas como resposta. A campanha de vacinação justifica o "momento de transição" que …

Uma das plantas mais estudadas de sempre tinha uma parte desconhecida

Cientistas encontraram uma parte completamente nova numa das plantas mais estudadas de sempre. De acordo com o site Science Alert, a planta em questão chama-se Arabidopsis thaliana e é um organismo modelo, já tendo sido usada …

Informações contraditórias. Autoridades belgas só confirmam a morte de um português em Antuérpia

Apesar de três portugueses terem sido dados como mortos, as autoridades no local onde ruiu um prédio em construção em Antuérpia, na Bélgica, só confirmam a nacionalidade lusa de um óbito. De acordo com a TSF, …

António Joaquim entregou-se para cumprir 25 anos de prisão pela morte de Luís Grilo

António Joaquim apresentou-se hoje num estabelecimento prisional para cumprir os 25 anos de prisão (pena máxima) a que foi condenado pela coautoria do homicídio de Luís Grilo, disse à agência Lusa o seu advogado. “António Félix …

Afinal, a altura não depende apenas dos nossos genes

Vários especialistas em genética e biologia celular defendem que a altura não só depende dos genes transmitidos pelos nossos pais, mas também de fatores ambientais, como a dieta. Muitas vezes consideramos a nossa altura imutável, determinada …

Resolvido mistério de longa data sobre explosões colossais no Espaço

Cientistas desvendaram um antigo mistério sobre algumas das maiores explosões do universo, conhecidas como erupções de raios gama, ou Gamma Ray Bursts (GRB), em inglês. As erupções de raios gama são explosões extremamente energéticas que foram …

Programa de computador prevê os gostos de arte das pessoas

Um programa de computador criado por uma equipa de investigadores conseguiu prever com precisão os gostos de arte das pessoas. Gostos não se discutem. Seja a cor preferida, o carro que conduz ou o género de …

Bilardo foi "distraído" para não saber da morte de Maradona

Carlos Bilardo continua sem saber que Diego Maradona morreu. Família tenta proteger saúde do antigo selecionador argentino. Diego Armando Maradona morreu em novembro e Carlos Bilardo continua sem saber desse falecimento. A família tenta proteger a …

Processo de envelhecimento é imparável, revela estudo

Um novo estudo, que envolveu cientistas de 14 países, confirmou que provavelmente não podemos diminuir a velocidade com que envelhecemos, devido a restrições biológicas. A pesquisa, publicada na quarta-feira na Nature Comunications, inclui especialistas da Universidade …