José Sócrates poderá ser detido

José Goulão / Flickr

Ex-primeiro ministro e ex-líder do PS, José Sócrates

Ex-primeiro ministro e ex-líder do PS, José Sócrates

O Ministério Público pondera deter o antigo primeiro-ministro para interrogatório, no âmbito do processo Monte Branco, de acordo com a edição da revista Sábado que vai esta quinta-feira para as bancas, de acordo com o que adianta a TVI24.

José Sócrates estará sob vigilância há alguns meses, tendo-lhe sido levantados o sigilo bancário e fiscal, sendo suspeito no mesmo caso de fraude fiscal e branqueamento de capitais que levou à detenção e apresentação em tribunal de Ricardo Salgado.

No passado domingo, no seu espaço semanal de comentário no Telejornal da RTP1, José Sócrates pronunciou-se sobre a detenção de Ricardo Salgado para interrogatório no âmbito do processo Monte Branco.

Sócrates manifestou estranheza pela necessidade de uma “detenção para interrogatório”.

“Há detenções quando uma pessoa é condenada, e há a prisão preventiva quando ocorre risco de fuga ou de crime continuado”, disse o ex-primeiro ministro, “agora acho estranho isto de uma pessoa ser detida para interrogatório”.

José Sócrates conclui não poder acreditar que “a justiça só persiga os poderosos quando deixam de o ser“, porque “seria terrível tirar essa conclusão”.

Poucos dias depois, a possível detenção do próprio comentador vai fazer capa da revista Sábado.

Entretanto, a Procuradoria-Geral da República já enviou um comunicado a declarar que José Sócrates “não está a ser investigado, nem se encontra entre os arguidos constituídos no caso Monte Branco”.

José Sócrates, por seu turno, declarou ao Telejornal da RTP que “isto é uma verdadeira canalhice para me difamar”, acrescentando que o seu patromónio é conhecido.

“Não tenho contas para movimentar”, afirmou Sócrates.

A revista Sábado contudo, veio entretanto reafirmar a sua posição, garantindo que o comunicado da PGR “não desmente” a notícia que havia sido publicada.

De acordo com o artigo publicado hoje pela revista, “é dito claramente que o Ministério Público retirou uma certidão do processo principal Monte Branco onde consta como suspeito José Sócrates. ‘O caso Monte Branco, que já deu origem a vários processos-crime autónomos, incluindo aquele onde é visado José Sócrates (…)’, é o que se pode ler no artigo”, indica a Sábado no comunicado entretanto publicado.

ZAP

PARTILHAR

7 COMENTÁRIOS

  1. hhhaa nao esse e serio ,,aliaz muito serio tal como ,,fraaudas usadas todos serios sem culpas e a situacao do pais e culpa de quem ? de mim nao que ja estou fora a mais de 25 anos e nunca tive cargos de poder em parte alguma do mundo agora aqueles que estiveram ou estao ainda nesses postos que respondam por isso bem ou mal mas que renpondam , sei que ,,governar ou orientar nao e facil mas por isso e que eu nao ,,passso da ,cepa torta certo que nesses casos nao tenho responsabilidade mas tambem ,, nao mamo nem me encho a custa daqueles que pouco ou nada teem e tambem por isso e so por isso nao temo os jul;gamentos ,, populares ou dos tribunais sou apenas ,, menos que ,,remediado mas sem cargas as minhas costas nao sou ,, nem quero ser rico , quero somente viver om o esforso do meu trabalho nao da ,, escratura que se impoem aos outreos ,, principalmente aos menos protegudos ou desamparados hhhhhaaaa nao tenho nem sou ,,nem quero ser apoiante , socio ou militante de qualquer partido ou mentalidade politica sou apenas um cidadao farto de toda esta cambade de imcompetentes desonestos vigarista chulos ,, democratas de meia tigela que apenas querem o seu ,,bem estar e dos seus amigos ,, e que se estao ,,,burrifando para quem sofre

  2. Detenham é o passos Coelho quando ele deixar de ser 1º Ministro, porque quando se descobrir a lama que ela esconde até se borram todos!

  3. Tou a ver k o Socas tem amigos jornalistas, agora k ele sabe k tá a ser investigado é k nunca mais vai dar em nada, se ele fosse chamado para interrogatório sem saber com antecedência poder-se-ia descobrir alguma coisa, agora já tem tempo para ligar para os amigos na procuradoria geral da republica, ministério publico ou tribunal constitucional, como aconteceu no caso das escutas e no freeport, e tudo lhe irá “passar ao lado”, esperem para ver…e ainda lhe terão de pedir desculpas pelas suspeitas…Ó Socas, paga o k deves…

  4. Se a justiça funcionasse mesmo, creio que esse senhor nunca chegaria sequer a secretário geral do PS, mas enfim esta classe política é a vergonha Nacional. O povo cá está para pagar as facturas.

RESPONDER

Liveblog ZAP. Costa: "Seguramente não foi a minha última campanha eleitoral"

Realizam-se este domingo Eleições Autárquicas em Portugal, nas quais está em jogo a eleição de 308 presidentes de câmaras municipais, os seus vereadores e assembleias municipais, bem como 3091 assembleias de freguesia. Acompanhe tudo no …

Arqueólogos desenterram (acidentalmente) ossadas com 800 anos no Peru

Os restos mortais de oito pessoas, com aproximadamente 800 anos de idade e enterrados com alimentos e instrumentos musicais na mesma câmara funerária, foram encontrados ao sul de Lima, no Peru, durante a instalação de …

Marcelo apela ao voto "por memória deste ano e meio que não esqueceremos"

O Presidente da República considerou que votar nas eleições autárquicas é mais importante do que nunca para o país recomeçar a viver e a sair das crises sanitária, económica e social. Este apelo ao voto foi …

Onde e como? Um guia para votar nas eleições autárquicas

As mesas de voto das eleições autárquicas abriram hoje às 08:00 no continente e na Madeira para a escolha dos dirigentes dos municípios e das freguesias para os próximos quatro anos. Nos Açores, as urnas abrem …

Ensino Superior: 33% dos candidatos ficaram de fora. Veja se ficou entre os colocados

Mais de 49 mil novos estudantes entraram agora para o ensino superior, tendo ficado sem colocação 33% dos candidatos à primeira fase do concurso nacional de acesso, revelam dados divulgados hoje pelo Ministério do Ensino …

Pessoas mais pobres são vistas como menos suscetíveis à dor

Um novo estudo indica que os indivíduos de classe baixa são estereotipados como insensíveis à dor física, o que pode impactar os seus cuidados médicos. “As estatísticas de saúde indicam que as pessoas ricas recebem um …

As crianças têm dez vezes mais micro-plásticos nas fezes do que os adultos

Uma equipa de cientistas da Universidade de Nova Iorque, nos Estados Unidos, usou espectrometria de massa para medir os níveis de micro-plásticos compostos de policarbonato (PC) e de polietileno tereftalato (PET) presentes nas fezes crianças …

MIT desenvolve mão robótica insuflável (que devolve o tato aos amputados)

Apesar de haver membros biónicos altamente articulados, concebidos para detetar os sinais musculares residuais e imitar roboticamente os seus movimentos pretendidos, a destreza de alta tecnologia tem um custo muito alto. Recentemente, engenheiros do Massachusetts Institute …

É agora possível os robôs mexerem-se sozinhos, graças a novos polímeros de alta energia

Através do uso de novos polímeros que armazenam mais energia e são depois aquecidos, investigadores da Universidade de Stanford conseguiram colocar manequins a mexer os braços sozinhos. Era ver robots a mexer os braços sozinhos, pelo …

"Poço do Inferno". Espeleólogos encontram serpentes, mas não demónios

No deserto da província de Al-Mahra, no leste do país, um buraco redondo e escuro de 30 metros de largura serve de entrada para uma caverna de cerca de 112 metros. Uma maravilha natural que …