IL quer uma subvenção para todos e isenção do pagamento de impostos

António Cotrim / Lusa

João Cotrim de Figueiredo, Iniciativa Liberal

O Iniciativa Liberal quer uma subvenção para todos os trabalhadores afetados pelas medidas de contenção, a isenção do pagamento de impostos (TSU, IRS, IVA, IMI e taxas autárquicas) e a criação de apoios ao pagamento de rendas. 

Segundo o Público, estas três propostas fazem parte do programa apresentado esta segunda-feira pelo Iniciativa Liberal. O documento “Nação Valente” é composto por 12 propostas que já foram entregues ao Governo e sugere um orçamento retificativo para ajustar o Orçamento do Estado, promulgado esta segunda-feira pelo Presidente da República.

Além de “burocráticos e complexos“, o IL refere que é difícil de perceber onde cada um dos apoios às famílias anunciados pelo Governo se pode enquadrar. No caso das empresas, a situação é muito parecida, uma vez que “a legislação é confusa e discrimina entre os vários setores”.

Para João Cotrim Figueiredo, “a dimensão desta crise não tem paralelo” e, por isso, “não pode ser resolvida dentro dos parâmetros financeiros e legais até aqui vigentes”. Por esse motivo, o IL pede mais medidas, “direcionadas às pessoas e aos seus rendimentos”.

A primeira proposta é a proteção do salário ou rendimento com efeitos imediatos, através de uma subvenção para todos os trabalhadores que tenham visto a sua situação alterada com as medidas de contenção, quer tenha sido por lay-off, através da não-renovação dos contratos ou devido ao encerramento de atividade.

Esta subvenção mensal deverá ser paga na totalidade pelos cofres da Segurança Social e deverá corresponder, no mínimo, a 75% do salário, não devendo ultrapassar os 2.540 euros mensais, o correspondente a quatro vezes do salário mínimo.

A suspensão dos impostos e taxas sobre serviços essenciais, como a água, luz, comunicações, pagamentos das prestações bancárias e rendas, também surge na proposta do partido.

Além disso, durante este período de exceção, o IL propõe que as pessoas fiquem isentas do pagamento de Taxa Social Única (TSU), do IRS (sob a forma de retenção), do IVA (tratando-se de pessoas singular), do Imposto Municipal sobre Imóveis (no caso de os arrendatários não pagarem as respetivas rendas) e de taxas autárquicas, “substituindo-se o Estado central no respetivo financiamento”.

No que diz respeito às empresas, a lista de propostas sugere que se garanta apoio às empresas que permaneçam a trabalhar para que possam adquirir kits de equipamento de proteção para os seus trabalhadores.

O partido apresenta ainda sugestões para reformular as linhas de crédito de apoio à liquidez empresarial, com a concentração de uma única linha, acessível por qualquer empresa de qualquer dimensão e de qualquer setor, e autorização de desembolso automático e imediato.

Apesar de o IL garantiu que não irá inviabilizar medidas que sejam necessárias, compromete-se a ser “o primeiro a defender o fim dessas medidas excecionais, logo que deixe de se justificar a sua vigência”.

ZAP //

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. Estes neoliberais passam a vida a mamar à custa do dinheiro dos cidadãos que financiam o Orçamento do Estado (OE).

    Para além de parasitas, não contribuem em nada para a sociedade e desenvolvimento do país, são incapazes de gerir os seus negócios e empresas privadas que desde o momento em que são criadas (com o dinheiro dos outros), são feitas para não funcionar e servirem simplesmente como sorvedouro dos dinheiros públicos.

    P.S.: Se o negócio está mau, mudem profissão.

RESPONDER

Turistas voltam a viajar, mas optam pelo low-cost

Mesmo num contexto de pandemia mundial o desejo de ir de férias continua vivo. Os turistas voltaram a procurar voos, contudo as opções recaem em percursos de curta distância e mais económicos. Ao longo dos últimos …

Ventura anuncia recandidatura ao Chega e só sai do parlamento quando “metade daquela esquerda" sair

André Ventura anunciou esta noite a recandidatura à liderança do Chega, numa cerimónia em Leiria em que disse que só vai sair do parlamento “quando metade daquela esquerda sair”. “Estamos a fazer uma revolução democrática e …

Esqueletos revelam que fosso entre ricos e pobres começou a abrir-se há 6.600 anos

A análise a ossos encontrados numa sepultura na Polónia mostram que o fosse entre ricos e pobres na Europa começou a abrir-se muito antes daquilo que se pensava. O desaparecimento da classe média é um problema …

Super-Terras quentes podem ter atmosferas metálicas brilhantes

Os cientistas querem perceber porque é que as super-Terras quentes possuem um brilho tão chamativo - e já há uma hipótese em cima da mesa. Os exoplanetas, chamados de super-Terras quentes, podem ser particularmente brilhantes e …

As larvas de peixe-sol são adoráveis (mas crescem e tornam-se gigantescos "nadadores")

Uma equipa de cientistas australianos e neozelandeses descobriram as fases iniciais da larva gigante de peixe-sol. Pela primeira vez, o sequenciamento de ADN identificou as larvas do peixe-sol (Mola alexandrini). O peixe-sol, conhecido cientificamente como Mola …

Telescópio Webb vai estudar Júpiter, os seus anéis e duas intrigantes luas

Júpiter, que tem o nome do rei dos antigos deuses romanos, comanda a sua própria miniversão do nosso Sistema Solar de satélites circundantes; os seus movimentos convenceram Galileu Galileu de que a Terra não era …

Turista danifica escultura do século XIX enquanto posa para fotografia (e é apanhado pelas câmaras de vigilância)

A polícia italiana identificou um austríaco de 50 anos que danificou uma estátua do século XIX num museu em Itália, enquanto posava para uma fotografia. O incidente ocorreu no passado dia 31 de junho, segundo …

Covid-19: Brasil supera as 100.000 mortes

O Brasil ultrapassou hoje a barreira das 100.000 mortes associadas à covid-19, quase cinco meses depois da confirmação do primeiro óbito no país, indicam dados oficiais divulgados pelas secretarias regionais de Saúde. Segundo os mais recentes …

As vacas leiteiras têm relações complexas (que se alteram quando mudam de grupo)

Uma nova investigação levada a cabo por cientistas do Chile e dos Estados Unidos concluiu que as vacas leiteiras vivem em redes sociais complexas que se alteram quando estes animais são movidos para outros grupos.  Para …

Virgin Galactic quer desenvolver avião comercial supersónico (que promete superar a velocidade do som)

A Virgin Galactic vai aliar-se à Rolls-Royce para criar um avião comercial supersónico, ainda mais rápido do que o mítico Concorde. A empresa de turismo espacial Virgin Galactic anunciou uma parceria com a Rolls-Royce para desenvolver …