IL quer uma subvenção para todos e isenção do pagamento de impostos

António Cotrim / Lusa

João Cotrim de Figueiredo, Iniciativa Liberal

O Iniciativa Liberal quer uma subvenção para todos os trabalhadores afetados pelas medidas de contenção, a isenção do pagamento de impostos (TSU, IRS, IVA, IMI e taxas autárquicas) e a criação de apoios ao pagamento de rendas. 

Segundo o Público, estas três propostas fazem parte do programa apresentado esta segunda-feira pelo Iniciativa Liberal. O documento “Nação Valente” é composto por 12 propostas que já foram entregues ao Governo e sugere um orçamento retificativo para ajustar o Orçamento do Estado, promulgado esta segunda-feira pelo Presidente da República.

Além de “burocráticos e complexos“, o IL refere que é difícil de perceber onde cada um dos apoios às famílias anunciados pelo Governo se pode enquadrar. No caso das empresas, a situação é muito parecida, uma vez que “a legislação é confusa e discrimina entre os vários setores”.

Para João Cotrim Figueiredo, “a dimensão desta crise não tem paralelo” e, por isso, “não pode ser resolvida dentro dos parâmetros financeiros e legais até aqui vigentes”. Por esse motivo, o IL pede mais medidas, “direcionadas às pessoas e aos seus rendimentos”.

A primeira proposta é a proteção do salário ou rendimento com efeitos imediatos, através de uma subvenção para todos os trabalhadores que tenham visto a sua situação alterada com as medidas de contenção, quer tenha sido por lay-off, através da não-renovação dos contratos ou devido ao encerramento de atividade.

Esta subvenção mensal deverá ser paga na totalidade pelos cofres da Segurança Social e deverá corresponder, no mínimo, a 75% do salário, não devendo ultrapassar os 2.540 euros mensais, o correspondente a quatro vezes do salário mínimo.

A suspensão dos impostos e taxas sobre serviços essenciais, como a água, luz, comunicações, pagamentos das prestações bancárias e rendas, também surge na proposta do partido.

Além disso, durante este período de exceção, o IL propõe que as pessoas fiquem isentas do pagamento de Taxa Social Única (TSU), do IRS (sob a forma de retenção), do IVA (tratando-se de pessoas singular), do Imposto Municipal sobre Imóveis (no caso de os arrendatários não pagarem as respetivas rendas) e de taxas autárquicas, “substituindo-se o Estado central no respetivo financiamento”.

No que diz respeito às empresas, a lista de propostas sugere que se garanta apoio às empresas que permaneçam a trabalhar para que possam adquirir kits de equipamento de proteção para os seus trabalhadores.

O partido apresenta ainda sugestões para reformular as linhas de crédito de apoio à liquidez empresarial, com a concentração de uma única linha, acessível por qualquer empresa de qualquer dimensão e de qualquer setor, e autorização de desembolso automático e imediato.

Apesar de o IL garantiu que não irá inviabilizar medidas que sejam necessárias, compromete-se a ser “o primeiro a defender o fim dessas medidas excecionais, logo que deixe de se justificar a sua vigência”.

ZAP //

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. Estes neoliberais passam a vida a mamar à custa do dinheiro dos cidadãos que financiam o Orçamento do Estado (OE).

    Para além de parasitas, não contribuem em nada para a sociedade e desenvolvimento do país, são incapazes de gerir os seus negócios e empresas privadas que desde o momento em que são criadas (com o dinheiro dos outros), são feitas para não funcionar e servirem simplesmente como sorvedouro dos dinheiros públicos.

    P.S.: Se o negócio está mau, mudem profissão.

RESPONDER

Cientistas identificam pela primeira vez expressões faciais emocionais em ratos

Pela primeira vez, cientistas de Neurobiologia do Instituto Max Planck, na Alemanha, identificaram expressões faciais emocionais em ratos. À semelhança dos seres humanos, as expressões faciais dos ratos mudam quando estes animais provam algo doce …

Imprimiram corais artificiais em 3D que podem salvar recifes

Uma equipa de cientistas inspirou-se na natureza para desenvolver estruturas em forma de coral, impressas em 3D, capazes de produzir grandes quantidades de algas microscópicas. Investigadoras da Universidade de Cambridge e da Universidade da Califórnia desenvolveram …

Avalanches submarinas prendem microplásticos no fundo do oceano

As avalanches de sedimentos submarinos transportam os microplásticos para o fundo do oceano e um projeto de colaboração entre as Universidades de Manchester, Utrecht e Durham e o Centro Nacional de Oceanografia acaba de revelar …

Aos 107 anos, Cornelia Ras conseguiu vencer a covid-19

Cornelia Ras, que contraiu o novo coronavírus em meados de março, pode ser a mulher mais velha do mundo a vencer a covid-19. Nunca se é velho demais para vencer o novo coronavírus e a holandesa …

Coreia do Norte pode estar a usar fábricas de fertilizantes para extrair urânio

Um novo estudo norte-americano mostra que a Coreia do Norte pode estar a utilizar fábricas de fertilizantes para produzir mais material nuclear, extraindo urânio de ácidos fosfóricos. Segundo noticiou o Newsweek, na opinião da investigadora Margaret …

Distância social de 1,5 metros é insuficiente para travar contágio

O estudo realizado por investigadores e engenheiros especializados em dinâmica de fluidos concluiu que a distância deve ser de, pelo menos, quatro metros. Um estudo divulgado esta quinta-feira alerta que a distância social de 1,5 metros …

Estados Unidos registam 9 desempregados por segundo

O desemprego está a atingir números preocupantes nos Estados Unidos: só na última semana, 6,6 milhões de pessoas declararam estar sem emprego para poder receber apoios, um número semelhante ao da semana anterior. De acordo com …

Chineses desistem de comprar o BNI Europa. Está agora em mãos angolanas

O contexto de incerteza, provocado pela pandemia de covid-19, levou o Grupo chinês KWG a desistir de comprar 80,1% da participação do BNI Europa. O grupo chinês KWG desistiu de comprar 80,1% da participação do BNI …

Tesla usa peças do Model 3 para construir um ventilador

A Tesla também está a tentar contribuir para colmatar a escassez de ventiladores com um novo protótipo, feito com partes do Model 3. A Tesla construiu um ventilador com recurso a componentes automóveis. A fabricante elétrica …

Há acordo no Eurogrupo: 500 mil milhões de euros "disponíveis imediatamente"

Os ministros das Finanças da Zona Euro chegaram a acordo, esta quinta-feira, sobre os apoios económicos para fazer face à pandemia de covid-19. O Eurogrupo chegou a acordo sobre o pacote de ajuda económica para a …