/

Presidente promulgou o Orçamento do Estado. E agradeceu “total enfoque” de Centeno

José Sena Goulão / Lusa

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, promulgou o Orçamento do Estado de 2020, anúncio feito após ter recebido o ministro das Finanças, em Belém. Mário Centeno garantiu estar “totalmente focado” no cargos que ocupa.

De acordo com o Diário de Notícias, Marcelo ouviu Centeno sobre a situação económica decorrente da pandemia da covid-19. Num comunicado divulgado no site da Presidência da República, agradeceu o “total enfoque” do ministro das Finanças neste período.

Por sua vez, Centeno admitiu que “este é um momento muito difícil, um momento em que se tem de reagir e com consequências no nosso dia a dia”. O ministro das Finanças e presidente do eurogrupo considerou ainda, à saída do encontro, que “este será um momento temporário para regressarmos o mas depressa possível à normalidade”.

Centena afirmou estar “totalmente focado” nas suas funções. O Expresso já havia noticiado que Marcelo o iria convencer a continuar como ministro das Finanças neste contexto.

No comunicado, lê-se que, “ponderando os dados transmitidos pelo Primeiro-Ministro e pelo Ministro de Estado das Finanças, o Presidente da República acaba de promulgar o Orçamento do Estado para 2020, as Grandes Opções do Plano para 2020 e o Quadro Plurianual de programação orçamental para os anos de 2020 a 2023”.

“Fá-lo, consciente de que a sua aplicação vai ter de se ajustar ao novo contexto vivido, mas, sobretudo, sensível à necessidade de um quadro financeiro que sirva de base às medidas que o Governo já anunciou e outras que venham a ser exigidas pelos efeitos económicos e sociais provocados pela Pandemia, o que, com o regime de duodécimos, não seria possível”, referiu ainda a nota.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.