Graça Freitas: Dos 41 casos, “apenas um doente merece particular atenção”

José Sena Goulão / Lusa

A diretora-geral da Saúde, Graça Freitas, na Comissão de Saúde

A diretora-geral da Saúde esteve, esta terça-feira, na comissão parlamentar de Saúde, a prestar esclarecimentos aos deputados sobre a resposta ao coronavírus.

Depois de ouvir as perguntas dos vários deputados, na comissão parlamentar de Saúde, a diretora-geral da Saúde, Graça Freitas, começou por afirmar que a adaptação ao coronavírus por parte das autoridades é “constante”, ressalvando que “temos um bom dispositivo de saúde pública”.

“Cada um de nós é o seu próprio ambulatório. Muitas das situações têm de ser tratadas em casa. Cerca de 80% das pessoas têm infeção ligeira que pode ser resolvida em casa“, explicou aos deputados.

Entre os 41 infetados confirmados, a responsável declara que só “um doente merece particular atenção” por causa do seu estado clínico.

Sobre a Linha SNS24, que tem registado dificuldades e que já levou até à demissão do seu responsável, Graça Freitas anunciou que vai ser reforçada com enfermeiros e que esta já consegue receber mais de dez mil chamadas por dia. Além disso, revela, já é possível atender 1200 chamadas em simultâneo, quando antes eram apenas 200.

“É um facto que nós estávamos dimensionados para um determinado padrão de procura e que atingimos picos nunca esperados”, reconheceu.

As críticas à capacidade de resposta da linha SNS24 estiveram na base de muitas questões colocadas pelos deputados, tendo Graça Freitas adiantado que estão a ser tomadas medidas para se implementar um algoritmo de triagem mais rápido e eficiente.

“O novo algoritmo vai permitir a segregação de filas e a implementação de prioridade para triagens de Covid-19 e triagem geral. O grande apelo é que as pessoas que só precisam de informação vão ao digital e a outros canais obter informação e que a linha fique para triar”.

O objetivo é ter um algoritmo que permita uma despistagem mais rápida na confirmação de casos, mas a diretora-geral alertou que é preciso “muito cuidado” com a forma como se fazem as alterações, porque “não se podem fazer algoritmos sem ciência”.

“Tem de ser testado por clínicos, por médicos, tudo isto tem os seus timings, a segurança é muito importante. Sei que temos de melhorar. Para mudar o algoritmo temos de consultar os médicos e muita literatura”, disse.

Graça Freitas disse também que os bombeiros de todos os distritos vão receber formação das autoridades de saúde locais ainda esta semana.

Questionada sobre as eventuais corridas aos supermercados, a diretora-geral da Saúde é clara: “Não devemos chegar a este ponto. Que cada um de nós recorra à horta de um amigo. Não açambarquem“.

Graça Freitas seguiu para uma reunião no Ministério da Saúde. Na quarta-feira, será a ministra da Saúde, Marta Temido, a responder às perguntas dos deputados.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

  1. Vírus ou especulação? Até agora só matou pessoas que já estavam muito doentes e de idade bastante avançada pois pessoas saudáveis não morrem disto.
    Cheira a negócio!

    • As 4.000 pessoas “não saudáveis” que já morreram estão agora, lá para onde quer que foram, a tentar perceber isso mesmo — se era vírus ou especulação.

    • Cheira a vírus de laboratório gringo misturado com alarmismo e histerismo sabendo que as doenças das vias respiratórias matam 4 milhões de pessoas anualmente no globo

RESPONDER

Um quarto da população portuguesa já tem a vacinação completa

Em Portugal, 42% das pessoas já receberam a primeira dose de uma vacina contra a Covid-19 e 25% — cerca de um quarto da população — estão completamente vacinados. De acordo com o mais recente relatório …

Cardiologista do Tottenham admite ponto final na carreira de Eriksen

O cardiologista do Tottenham, Sanjay Sharma, admite um ponto final na carreira de Christian Eriksen, que caiu inanimado no jogo entre a Dinamarca e a Finlândia. O encontro entre Dinamarca e Finlândia, da primeira jornada do …

ARS Norte conta avançar com recuperação de consultas em atraso ainda este mês

A Administração Regional de Saúde (ARS) do Norte conta avançar durante este mês com o programa especial de incentivos financeiros para recuperação de consultas presenciais nos cuidados de saúde primários (CSP), propondo-se recuperar metade da …

Cristiano Ronaldo no Euro 2020

"Rei do Euro". Ronaldo fez história na Hungria (e ainda vai durar "mais uns 3 aninhos")

Cristiano Ronaldo marcou dois dos golos de Portugal na vitória frente à Hungria por 3-0, na estreia da Selecção no Euro 2020, e tornou-se no melhor marcador de sempre dos Campeonatos Europeus de futebol. Aos …

"Insultos são a arma dos fracos". Ministro defende lei das minas e lança farpas a Catarina Martins

Matos Fernandes defende acerrimamente o novo decreto lei da exploração mineira e lança farpas a Catarina Martins, que o criticou: "Insultos são a arma dos fracos". No domingo, o Bloco de Esquerda anunciou que ia pedir …

Crónica ZAP - Linha de Fundo por Teófilo Fernando

Linha de Fundo: Ronaldo e agitadores derrubaram a muralha

Rajada final garantiu vitória lusa na estreia. Ronaldo a bisar e a quebrar três recordes. Todos os jogos da primeira jornada. Visto da Linha de Fundo. A paciência tem limites Hungria 0 – 3 Portugal (Raphaël …

O ex-líder do PAN, André Silva.

"Ficaram a usufruir de uma renda". André Silva arrasa deputados dissidentes do PAN

Cristina Rodrigues e Francisco Guerreiro, deputados eleitos pelo PAN, "sempre estiveram concertados" e deixaram o partido por "ambições pessoais", ficando a "usufruir de uma renda" à custa desses lugares políticos. A acusação é de André …

Certificados digitais são gratuitos (e podem ser enviados por email)

Os certificados digitais covid-19, que devem começar a ser emitidos em Portugal esta semana, são gratuitos, emitidos em formato digital e podem ser consultados no portal do SNS 24, na aplicação móvel do SNS ou …

PS acusa Rio de "não ter ideias" e aconselha-o a "ter uma agenda política"

No encerramento das jornadas parlamentares do PSD, em Portalegre, Rui Rio apontou o dedo ao PS, por alimentar clientelas. Na resposta, a líder parlamentar do PS acusa Rio de não ter uma ideia para o …

João Mário está desiludido com o Sporting, que já procura uma alternativa ao médio

O Sporting mostra-se intransigente no preço a pagar por João Mário. O médio português está descontente e já pediu ao seu agente para procurar outro clube. Também o Sporting já estuda uma alternativa. As negociações entre …