Responsável da linha Saúde 24 foi demitido dias após avisar que serviço poderia colapsar

José Sena Goulão / Lusa

António Costa visita Linha Saúde 24

Henrique Martins, ex-presidente dos Serviços Partilhados do Ministério da Saúde (SPMS), foi afastado da entidade responsável pela Linha SNS24 dias após ter avisado o ministério que o serviço podia colapsar com o aumento da procura motivado pela epidemia de COVID-19.

Em entrevista ao Observador, Henrique Martins explicou que, na tarde de segunda-feira, quando o SNS24 registou um número de chamadas superior ao normal, o SPMS sinalizou a situação à ministra da saúde, avisando que era necessário “uma ação urgente de mais equipas de enfermagem na manhã seguinte”.

De acordo com o ex-responsável, Marta Temido respondeu que a situação devia ser tratada com a secretária de Estado, contacto esse feito na madrugada de segunda para terça-feira. “De madrugada contactei o secretário de Estado com um despacho sobre isso. Durante esse dia, não obtive resposta nenhuma. Na quarta-feira de manhã é que falámos sobre este assunto”, contou ao Observador.

Para Henriques Martins, a raiz do problema está nos cortes orçamentais que começaram em 2018. Este ano, o valor atribuído a esta entidade é de 76,3 milhões de euros – em 2019 foi de 85,2 milhões e em 2018 de 90,4 milhões.

Estes valores são tão baixos que, segundo Henrique Martins, o SNS24 não conseguiria operar com normalidade até ao final do ano mesmo se não houvesse a atual crise de coronavírus.

Em relação às notícias sobre o SNS24 não ter atendido 25% das chamadas na segunda-feira, Henrique Martins explica que “o operador cumpriu o contrato”, que prevê o atendimento de 10 mil chamadas por dia. O problema esteve na falta de enfermeiros.

Henrique Martins disse ainda que o seu afastamento do SPMS “só pode ter sido [fruto do] incómodo” pelos avisos que enviou ao Ministério de Saúde sobre as consequências que a redução de orçamento prevista para este ano teria na Linha de Saúde 24.

O Governo decidiu afastar Henrique Martins, presidente dos Serviços Partilhados do Ministério da Saúde (SPMS), a entidade responsável pela Linha SNS24, na quarta-feira. Henrique Martins disse ter sido “apanhado de surpresa” quando foi informado esta quarta-feira pessoalmente pela secretária de Estado Adjunta e da Saúde, Jamila Madeira, de que não iria ser reconduzido.

O ex-secretário de Estado Luís Goes Pinheiro é o novo responsável pela Linha Saúde 24.

ZAP //

PARTILHAR

6 COMENTÁRIOS

  1. o estado do Estado xuxalista.

    mas não viviamos no paraíso após a magnífica governação da extrema esquerda?

    mas presumo que não irão faltar os mil milhões de euros para o buraco Nova Desgraça (banco).

  2. Tudo a ser um facto, no mínimo suspeito. Alguém chama atenção de algo que poderá acontecer e acabar despedido?

    Ninguém investiga isto?

  3. O “rapazinho do CDS” julgava ter encontrado o “tacho” certo para o resto da vida! Ofereceu-se para continuar, sabendo que a sua comissão de serviço estava a acabar e portanto já tinha um pé no meio da rua. Mesmo assim, tentou forçar a permanência, como se o mundo fosse acabar pela sua saída!! Nomeado em 2013 pelo governo do PPD/CDS, o militante deste último partido não se conformou com a aplicação da lei do fim dos mandatos. Culpa o governo, claro! A entidade patronal respeitou o mandato que lhe foi atribuído, mas o “rapazinho” achou que tinha direito a “tacho perpétuo” porque seria insubstituível! Fez uma triste figura na SIC (órgão oficioso do PPD/CDS) e daqui a uma semana ninguém se lembrará que este crápula existe!

RESPONDER

BMW vai começar a cobrar mensalidade pelo smart cruise e aquecedores de assentos

A BMW vai começar a cobrar uma mensalidade ou anuidade aos condutores por várias funcionalidades opcionais dos seus automóveis. Smart cruise, faróis inteligentes e aquecedores de assentos são algumas funções que passarão a ser cobradas periodicamente …

Uma boa higiene oral ajuda a travar a covid-19. Os especialistas explicam porquê

Especialistas espanhóis defendem que uma boa higiene oral ajuda a travar a covid-19, uma vez que o novo coronavírus se concentra inicialmente no nariz e boca, sendo também expelido através destas vias. "Na fase inicial …

"Muito angustiado". Papa diz sofrer com a transformação de Santa Sofia em mesquita

O Papa Francisco afirmou este domingo estar "muito angustiado" com a conversão, decidida pela Turquia, da antiga basílica de Santa Sofia numa mesquita, após a oração dominical do Angelus. “O mar leva o meu pensamento um …

Gestor de ativos norte-americano diz que o ouro é o "verdadeiro bitcoin" (e explica porquê)

Um gestor de ativos norte-americano disse, em entrevista à CNBC, que acredita que o outro é o "verdadeiro bitcoin" - e explicou porquê. O preço do ouro, "investimento-refúgio" racional para investidores em tempos de crise …

Fortuna de Jeff Bezos não pára de engordar. Acabou de atingir um novo recorde

A fortuna do fundador e CEO da Amazon, Jeff Bezzos, acaba de quebrar um novo recorde ao atingir os 182,6 mi milhões de dólares. Os números foram avançados esta semana pela revista Forbes, que detalha que …

Portugal não pode chegar ao inverno com a situação atual, alerta epidemiologista

Portugal corre o risco de não conseguir responder a um ressurgimento de casos de covid-19 no inverno, afirmou este sábado o médico de Saúde Pública Ricardo Mexia, considerando que o país não pode chegar a …

Pela primeira vez, nasceu um raro par de elefantes gémeos no Sri Lanka

Um raro par de elefantes gémeos foi encontrado num parque nacional no Sri Lanka. É a primeira vez que o país regista crias gémeas, que são extremamente raros em elefantes. Os dois animais, que terão entre …

Teste aos forcados e lotação reduzida. Publicadas as novas regras para as touradas

A temporada taurina retoma com praças com lotação de 50%, uma reivindicação do sector que viu este sábado ser publicada pela Inspeção-Geral das Atividades Culturais (IGAC) uma acualização às normas discutidas com a DGS. “O que …

Trump propôs "vender" Porto Rico após a passagem do furacão Maria, revela ex-funcionária

Elaine Duke, ex-secretária adjunta de Segurança Interna do presidente dos EUA disse que Donald Trump propôs "alienar" ou "vender" a Comunidade de Porto Rico depois de a ilha ser atingida pelo furação Maria, em 2017. "As …

Catarina Martins atira-se a Rio. Líder do PSD está a fazer "um favor" a Costa no fim dos debates

A coordenadora do Bloco de Esquerda fez este sábado um duro ataque ao líder do PSD, que acusou de fazer um favor ao primeiro-ministro. Catarina Martins considerou “extraordinário” que o líder do maior partido da oposição …