Responsável da linha Saúde 24 foi demitido dias após avisar que serviço poderia colapsar

José Sena Goulão / Lusa

António Costa visita Linha Saúde 24

Henrique Martins, ex-presidente dos Serviços Partilhados do Ministério da Saúde (SPMS), foi afastado da entidade responsável pela Linha SNS24 dias após ter avisado o ministério que o serviço podia colapsar com o aumento da procura motivado pela epidemia de COVID-19.

Em entrevista ao Observador, Henrique Martins explicou que, na tarde de segunda-feira, quando o SNS24 registou um número de chamadas superior ao normal, o SPMS sinalizou a situação à ministra da saúde, avisando que era necessário “uma ação urgente de mais equipas de enfermagem na manhã seguinte”.

De acordo com o ex-responsável, Marta Temido respondeu que a situação devia ser tratada com a secretária de Estado, contacto esse feito na madrugada de segunda para terça-feira. “De madrugada contactei o secretário de Estado com um despacho sobre isso. Durante esse dia, não obtive resposta nenhuma. Na quarta-feira de manhã é que falámos sobre este assunto”, contou ao Observador.

Para Henriques Martins, a raiz do problema está nos cortes orçamentais que começaram em 2018. Este ano, o valor atribuído a esta entidade é de 76,3 milhões de euros – em 2019 foi de 85,2 milhões e em 2018 de 90,4 milhões.

Estes valores são tão baixos que, segundo Henrique Martins, o SNS24 não conseguiria operar com normalidade até ao final do ano mesmo se não houvesse a atual crise de coronavírus.

Em relação às notícias sobre o SNS24 não ter atendido 25% das chamadas na segunda-feira, Henrique Martins explica que “o operador cumpriu o contrato”, que prevê o atendimento de 10 mil chamadas por dia. O problema esteve na falta de enfermeiros.

Henrique Martins disse ainda que o seu afastamento do SPMS “só pode ter sido [fruto do] incómodo” pelos avisos que enviou ao Ministério de Saúde sobre as consequências que a redução de orçamento prevista para este ano teria na Linha de Saúde 24.

O Governo decidiu afastar Henrique Martins, presidente dos Serviços Partilhados do Ministério da Saúde (SPMS), a entidade responsável pela Linha SNS24, na quarta-feira. Henrique Martins disse ter sido “apanhado de surpresa” quando foi informado esta quarta-feira pessoalmente pela secretária de Estado Adjunta e da Saúde, Jamila Madeira, de que não iria ser reconduzido.

O ex-secretário de Estado Luís Goes Pinheiro é o novo responsável pela Linha Saúde 24.

ZAP //

PARTILHAR

6 COMENTÁRIOS

  1. o estado do Estado xuxalista.

    mas não viviamos no paraíso após a magnífica governação da extrema esquerda?

    mas presumo que não irão faltar os mil milhões de euros para o buraco Nova Desgraça (banco).

  2. Tudo a ser um facto, no mínimo suspeito. Alguém chama atenção de algo que poderá acontecer e acabar despedido?

    Ninguém investiga isto?

  3. O “rapazinho do CDS” julgava ter encontrado o “tacho” certo para o resto da vida! Ofereceu-se para continuar, sabendo que a sua comissão de serviço estava a acabar e portanto já tinha um pé no meio da rua. Mesmo assim, tentou forçar a permanência, como se o mundo fosse acabar pela sua saída!! Nomeado em 2013 pelo governo do PPD/CDS, o militante deste último partido não se conformou com a aplicação da lei do fim dos mandatos. Culpa o governo, claro! A entidade patronal respeitou o mandato que lhe foi atribuído, mas o “rapazinho” achou que tinha direito a “tacho perpétuo” porque seria insubstituível! Fez uma triste figura na SIC (órgão oficioso do PPD/CDS) e daqui a uma semana ninguém se lembrará que este crápula existe!

RESPONDER

Adeptos do Parma contestam regresso do Buffon "mercenário"

Faixa exibida à porta do estádio do Parma recorda saída para a Juventus, em 2001: "Saíste como mercenário". Gianluigi Buffon está de volta ao Parma, 20 anos depois. Mas nem todos os adeptos do emblema italiano …

Ex-adjunta da ministra da Justiça vai investigar corrupção no Governo

A magistrada Carolina Costa, que foi adjunta da ministra da Justiça, Francisca Van Dunem, foi escolhida para integrar o Departamento Central de Investigação e Acção Penal (DCIAP). Ora, este órgão, está a investigar vários elementos …

Coro de críticas ao "fecho" da Área Metropolitana de Lisboa aumenta. Governo insiste que medida é constitucional

O Governo insiste que o "fecho" da Área Metropolitana de Lisboa (AML) é uma medida prevista na situação de calamidade, mas o coro de críticas aumenta. Na conferência de imprensa desta quinta-feira, a ministra Mariana Vieira …

Como foi possível? "Inquérito urgente" à transferência de 788 mil euros para desempregado

Ainda não se sabe como é que foi possível que a Segurança Social tenha transferido 788 mil euros para um desempregado. O caso já levou à abertura de um "inquérito urgente" e o Governo quer …

MP investiga protesto com alegadas saudações nazi

Uma fonte oficial da Procuradoria-Geral da República revelou esta sexta-feira que foi instaurado um inquérito, dirigido pelo Departamento de Investigação e Ação Penal de Lisboa, às alegadas saudações nazi na manifestação que ocorreu na Praça …

Eriksen tem alta hospitalar

Seis dias depois de sofrer uma paragem cardíaca, Christian Eriksen teve alta hospitalar e visitou o estágio da seleção dinamarquesa antes de regressar a casa. Christian Eriksen teve alta hospitalar esta sexta-feira, confirmou a federação dinamarquesa, …

MP francês pede seis meses de prisão efetiva para Sarkozy

O Ministério Público (MP) pediu na quinta-feira um ano de prisão, com seis meses de pena efetiva, para o ex-Presidente francês Nicolas Sarkozy, julgado em Paris na sequência de uma investigação ao financiamento irregular na …

Portugueses já podem pedir Certificado Digital Covid

Os portugueses já podem pedir o Certificado Digital Covid, o documento que facilita as viagens para o estrangeiro durante as férias. O primeiro-ministro, António Costa, anunciou que os portugueses poderiam pedir o seu certificado digital europeu …

Guterres presta juramento na ONU e estabelece "prioridade mundial absoluta"

O secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU), António Guterres, prestou juramento e tomou posse para um segundo mandato durante uma sessão plenária da Assembleia Geral das Nações Unidas, em Nova Iorque, Estados Unidos. António Guterres …

Suécia 1-0 Eslováquia | Isak carrega nórdicos às costas

A Suécia deu hoje um passo de ‘gigante’ rumo aos oitavos de final do Euro2020 de futebol, ao vencer a Eslováquia por 1-0, em encontro da segunda jornada do Grupo E, disputado em São Petersburgo. Depois …