Governo afasta responsável da Linha Saúde 24

Maxim Shipenkov / EPA

O Governo decidiu afastar Henrique Martins, presidente dos Serviços Partilhados do Ministério da Saúde (SPMS), a entidade responsável pela Linha SNS24, confirmou o próprio ao jornal Observador.

O ex-secretário de Estado Luís Goes Pinheiro é o novo responsável pela Linha Saúde 24.

Em declarações ao Observador, Henrique Martins disse ter sido “apanhado de surpresa” quando foi informado esta quarta-feira pessoalmente pela secretária de Estado Adjunta e da Saúde, Jamila Madeira, de que não iria ser reconduzido.

A comissão de Henrique Martins tinha terminado no passado dia 31 de dezembro de 2019, mas o responsável continuou no cargo até agora.

O antigo responsável da Linha SNS24 revelou ao mesmo jornal que era possível continuar no cargo, uma vez que o limite são três mandatos. Henrique Martins diz ainda que não lhe foi apresentada nenhuma justificação para a não recondução.

Em declarações ao semanário Expresso, o Ministério da Saúde diz que o responsável em causa “não foi afastado”, tendo saído apenas porque “acabou a comissão de serviço“.

Esta saída acontece depois de o primeiro-ministro, António Costa, ter dito no Parlamento que “não se mudam generais a meio da batalha”, quando questionado sobre se e retira a confiança à diretora-geral da Saúde, Graça Freitas.

Esta quinta-feira, o Público revelou que, logo após a confirmação dos dois primeiros casos de infeção pelo novo coronavírus em Portugal, a Linha SNS24 atingiu um máximo histórico.

No entanto, perante a afluência de chamadas, os enfermeiros não conseguiram dar resposta suficiente, ficando um quarto das chamadas por atender em tempo útil.

Segundo dados do Portal da Transparência do SNS, consultados pelo matutino, nessa segunda-feira, a Linha SNS24 recebeu 13.532 chamadas, sendo que 3.569 pessoas desistiram de esperar pelo atendimento, tendo abandonado a chamada após 15 segundos.

ZAP //

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. Não terá sido porque o serviço Saúde 24 ter autorizado uma certa professora a voltar ao serviço depois desta ter estado em Milão? As pessoas também deveriam ter o bom-senso de se dirigir a locais próprios ao saberem da gravidade desta epidemia e da facilidade de contágio… Somos tão inteligentes como os americanos…

  2. Eu acho é que não gostaram que houvesse alguém a dizer que os meios eram poucos para tantas chamadas e o melhor foi colocar um rolha. Esta ministra como já habitual, faz de tudo para mostrar uma competência que não tem.
    Na china o médico que denunciou o surto desapareceu, em Portugal coloca-se a rolha e assim nomeia-se mais um amigo.

    e o povo é que paga….

RESPONDER

MNE garante que todos os afegãos que trabalharam com o Exército português foram retirados do país

O ministro dos Negócios Estrangeiros garantiu esta sexta-feira que o Governo apoiou a retirada de todos os afegãos que trabalharam com as forças portuguesas no Afeganistão, reconhecendo ser "provável" alguns não terem respondido aos contactos. "Nós …

"Não quero ser arrogante: o melhor médio da Premier League sou eu"

Yves Bissouma joga no Brighton e tem despertado o interesse de clubes ingleses de outro nível. Cresceu no Mali ao serviço do Majestic SC, passou pelo AS Real Bamako antes de rumar à Europa. Começou por …

Tratamento inovador para cancro pesa nos orçamentos do IPO de Porto e Lisboa

Os custos associados ao tratamento de cancros do sangue com células CAR-T estão a ser suportados apenas pelos hospitais autorizados a aplicá-la, no caso, os IPO do Porto e de Lisboa. De acordo com o Jornal …

Gravuras descobertas no Tibete são as mais antigas da arte pré-histórica. Foram feitas por crianças

Uma equipa encontrou antigas pegadas e marcas de mãos feitas por crianças no planalto tibetano. Esta descoberta traz novos detalhes sobre a presença humana no local. O estudo, publicado na revista Science Direct, revela que estes …

Comissão nos EUA desaconselha terceira dose da Pfizer a maiores de 16 anos

Uma comissão consultiva da agência reguladora dos EUA para os medicamentos e a alimentação (FDA, na sigla em inglês) pronunciou-se esta sexta-feira contra a aplicação de uma terceira dose da vacina Pfizer contra a covid-19 …

Santos Silva quer preços da eletricidade na agenda da UE

O ministro dos Negócios Estrangeiros, Augusto Santos Silva, defendeu esta sexta-feira que a União Europeia (UE) tem de colocar em agenda o problema do aumento dos preços da eletricidade no continente, alertando que a reação …

Já há uma calculadora que prevê o risco de se ser infetado com covid-19 (em diversos cenários)

Já existe uma ferramenta online que calcula o risco de se ser infetado com covid-19. Chama-se microCOVID, baseia-se em dados recentes, analisa diferentes cenários e foi desenvolvida por um grupo de amigos. Numa altura em que …

Alargamento de teletrabalho não deve abranger empresas de menor dimensão

O Governo defendeu esta sexta-feira, na Concertação Social, que "as empresas de menor dimensão" devem ficar excluídas da medida que prevê o alargamento do teletrabalho a pais com filhos menores de oito anos, sempre que …

Costa acusa oposição de “absoluta impreparação” por não saber o que é o PRR

O secretário-geral do PS, António Costa, acusou esta sexta-feira a oposição de “absoluta impreparação” por não saber o que é o PRR, nem a “missão patriótica” que consiste em pô-lo “em marcha para o bem …

Asteroide que dizimou dinossauros permitiu que as cobras evoluíssem (e se espalhassem pelo mundo)

As cobras devem, em parte, o seu sucesso na Terra ao asteroide que atingiu o planeta há 66 milhões de anos e levou à extinção dos dinossauros, aponta um novo estudo. Além da extinção dos dinossauros …