Governo afasta responsável da Linha Saúde 24

Maxim Shipenkov / EPA

O Governo decidiu afastar Henrique Martins, presidente dos Serviços Partilhados do Ministério da Saúde (SPMS), a entidade responsável pela Linha SNS24, confirmou o próprio ao jornal Observador.

O ex-secretário de Estado Luís Goes Pinheiro é o novo responsável pela Linha Saúde 24.

Em declarações ao Observador, Henrique Martins disse ter sido “apanhado de surpresa” quando foi informado esta quarta-feira pessoalmente pela secretária de Estado Adjunta e da Saúde, Jamila Madeira, de que não iria ser reconduzido.

A comissão de Henrique Martins tinha terminado no passado dia 31 de dezembro de 2019, mas o responsável continuou no cargo até agora.

O antigo responsável da Linha SNS24 revelou ao mesmo jornal que era possível continuar no cargo, uma vez que o limite são três mandatos. Henrique Martins diz ainda que não lhe foi apresentada nenhuma justificação para a não recondução.

Em declarações ao semanário Expresso, o Ministério da Saúde diz que o responsável em causa “não foi afastado”, tendo saído apenas porque “acabou a comissão de serviço“.

Esta saída acontece depois de o primeiro-ministro, António Costa, ter dito no Parlamento que “não se mudam generais a meio da batalha”, quando questionado sobre se e retira a confiança à diretora-geral da Saúde, Graça Freitas.

Esta quinta-feira, o Público revelou que, logo após a confirmação dos dois primeiros casos de infeção pelo novo coronavírus em Portugal, a Linha SNS24 atingiu um máximo histórico.

No entanto, perante a afluência de chamadas, os enfermeiros não conseguiram dar resposta suficiente, ficando um quarto das chamadas por atender em tempo útil.

Segundo dados do Portal da Transparência do SNS, consultados pelo matutino, nessa segunda-feira, a Linha SNS24 recebeu 13.532 chamadas, sendo que 3.569 pessoas desistiram de esperar pelo atendimento, tendo abandonado a chamada após 15 segundos.

ZAP //

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. Não terá sido porque o serviço Saúde 24 ter autorizado uma certa professora a voltar ao serviço depois desta ter estado em Milão? As pessoas também deveriam ter o bom-senso de se dirigir a locais próprios ao saberem da gravidade desta epidemia e da facilidade de contágio… Somos tão inteligentes como os americanos…

  2. Eu acho é que não gostaram que houvesse alguém a dizer que os meios eram poucos para tantas chamadas e o melhor foi colocar um rolha. Esta ministra como já habitual, faz de tudo para mostrar uma competência que não tem.
    Na china o médico que denunciou o surto desapareceu, em Portugal coloca-se a rolha e assim nomeia-se mais um amigo.

    e o povo é que paga….

RESPONDER

Turistas voltam a viajar, mas optam pelo low-cost

Mesmo num contexto de pandemia mundial o desejo de ir de férias continua vivo. Os turistas voltaram a procurar voos, contudo as opções recaem em percursos de curta distância e mais económicos. Ao longo dos últimos …

Ventura anuncia recandidatura ao Chega e só sai do parlamento quando “metade daquela esquerda" sair

André Ventura anunciou esta noite a recandidatura à liderança do Chega, numa cerimónia em Leiria em que disse que só vai sair do parlamento “quando metade daquela esquerda sair”. “Estamos a fazer uma revolução democrática e …

Esqueletos revelam que fosso entre ricos e pobres começou a abrir-se há 6.600 anos

A análise a ossos encontrados numa sepultura na Polónia mostram que o fosse entre ricos e pobres na Europa começou a abrir-se muito antes daquilo que se pensava. O desaparecimento da classe média é um problema …

Super-Terras quentes podem ter atmosferas metálicas brilhantes

Os cientistas querem perceber porque é que as super-Terras quentes possuem um brilho tão chamativo - e já há uma hipótese em cima da mesa. Os exoplanetas, chamados de super-Terras quentes, podem ser particularmente brilhantes e …

As larvas de peixe-sol são adoráveis (mas crescem e tornam-se gigantescos "nadadores")

Uma equipa de cientistas australianos e neozelandeses descobriram as fases iniciais da larva gigante de peixe-sol. Pela primeira vez, o sequenciamento de ADN identificou as larvas do peixe-sol (Mola alexandrini). O peixe-sol, conhecido cientificamente como Mola …

Telescópio Webb vai estudar Júpiter, os seus anéis e duas intrigantes luas

Júpiter, que tem o nome do rei dos antigos deuses romanos, comanda a sua própria miniversão do nosso Sistema Solar de satélites circundantes; os seus movimentos convenceram Galileu Galileu de que a Terra não era …

Turista danifica escultura do século XIX enquanto posa para fotografia (e é apanhado pelas câmaras de vigilância)

A polícia italiana identificou um austríaco de 50 anos que danificou uma estátua do século XIX num museu em Itália, enquanto posava para uma fotografia. O incidente ocorreu no passado dia 31 de junho, segundo …

Covid-19: Brasil supera as 100.000 mortes

O Brasil ultrapassou hoje a barreira das 100.000 mortes associadas à covid-19, quase cinco meses depois da confirmação do primeiro óbito no país, indicam dados oficiais divulgados pelas secretarias regionais de Saúde. Segundo os mais recentes …

As vacas leiteiras têm relações complexas (que se alteram quando mudam de grupo)

Uma nova investigação levada a cabo por cientistas do Chile e dos Estados Unidos concluiu que as vacas leiteiras vivem em redes sociais complexas que se alteram quando estes animais são movidos para outros grupos.  Para …

Virgin Galactic quer desenvolver avião comercial supersónico (que promete superar a velocidade do som)

A Virgin Galactic vai aliar-se à Rolls-Royce para criar um avião comercial supersónico, ainda mais rápido do que o mítico Concorde. A empresa de turismo espacial Virgin Galactic anunciou uma parceria com a Rolls-Royce para desenvolver …