Governo afasta responsável da Linha Saúde 24

Maxim Shipenkov / EPA

O Governo decidiu afastar Henrique Martins, presidente dos Serviços Partilhados do Ministério da Saúde (SPMS), a entidade responsável pela Linha SNS24, confirmou o próprio ao jornal Observador.

O ex-secretário de Estado Luís Goes Pinheiro é o novo responsável pela Linha Saúde 24.

Em declarações ao Observador, Henrique Martins disse ter sido “apanhado de surpresa” quando foi informado esta quarta-feira pessoalmente pela secretária de Estado Adjunta e da Saúde, Jamila Madeira, de que não iria ser reconduzido.

A comissão de Henrique Martins tinha terminado no passado dia 31 de dezembro de 2019, mas o responsável continuou no cargo até agora.

O antigo responsável da Linha SNS24 revelou ao mesmo jornal que era possível continuar no cargo, uma vez que o limite são três mandatos. Henrique Martins diz ainda que não lhe foi apresentada nenhuma justificação para a não recondução.

Em declarações ao semanário Expresso, o Ministério da Saúde diz que o responsável em causa “não foi afastado”, tendo saído apenas porque “acabou a comissão de serviço“.

Esta saída acontece depois de o primeiro-ministro, António Costa, ter dito no Parlamento que “não se mudam generais a meio da batalha”, quando questionado sobre se e retira a confiança à diretora-geral da Saúde, Graça Freitas.

Esta quinta-feira, o Público revelou que, logo após a confirmação dos dois primeiros casos de infeção pelo novo coronavírus em Portugal, a Linha SNS24 atingiu um máximo histórico.

No entanto, perante a afluência de chamadas, os enfermeiros não conseguiram dar resposta suficiente, ficando um quarto das chamadas por atender em tempo útil.

Segundo dados do Portal da Transparência do SNS, consultados pelo matutino, nessa segunda-feira, a Linha SNS24 recebeu 13.532 chamadas, sendo que 3.569 pessoas desistiram de esperar pelo atendimento, tendo abandonado a chamada após 15 segundos.

ZAP //

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. Não terá sido porque o serviço Saúde 24 ter autorizado uma certa professora a voltar ao serviço depois desta ter estado em Milão? As pessoas também deveriam ter o bom-senso de se dirigir a locais próprios ao saberem da gravidade desta epidemia e da facilidade de contágio… Somos tão inteligentes como os americanos…

  2. Eu acho é que não gostaram que houvesse alguém a dizer que os meios eram poucos para tantas chamadas e o melhor foi colocar um rolha. Esta ministra como já habitual, faz de tudo para mostrar uma competência que não tem.
    Na china o médico que denunciou o surto desapareceu, em Portugal coloca-se a rolha e assim nomeia-se mais um amigo.

    e o povo é que paga….

RESPONDER

Imprimiram corais artificiais em 3D que podem salvar recifes

Uma equipa de cientistas inspirou-se na natureza para desenvolver estruturas em forma de coral, impressas em 3D, capazes de produzir grandes quantidades de algas microscópicas. Investigadoras da Universidade de Cambridge e da Universidade da Califórnia desenvolveram …

Avalanches submarinas prendem microplásticos no fundo do oceano

As avalanches de sedimentos submarinos transportam os microplásticos para o fundo do oceano e um projeto de colaboração entre as Universidades de Manchester, Utrecht e Durham e o Centro Nacional de Oceanografia acaba de revelar …

Aos 107 anos, Cornelia Ras conseguiu vencer a covid-19

Cornelia Ras, que contraiu o novo coronavírus em meados de março, pode ser a mulher mais velha do mundo a vencer a covid-19. Nunca se é velho demais para vencer o novo coronavírus e a holandesa …

Coreia do Norte pode estar a usar fábricas de fertilizantes para extrair urânio

Um novo estudo norte-americano mostra que a Coreia do Norte pode estar a utilizar fábricas de fertilizantes para produzir mais material nuclear, extraindo urânio de ácidos fosfóricos. Segundo noticiou o Newsweek, na opinião da investigadora Margaret …

Distância social de 1,5 metros é insuficiente para travar contágio

O estudo realizado por investigadores e engenheiros especializados em dinâmica de fluidos concluiu que a distância deve ser de, pelo menos, quatro metros. Um estudo divulgado esta quinta-feira alerta que a distância social de 1,5 metros …

Estados Unidos registam 9 desempregados por segundo

O desemprego está a atingir números preocupantes nos Estados Unidos: só na última semana, 6,6 milhões de pessoas declararam estar sem emprego para poder receber apoios, um número semelhante ao da semana anterior. De acordo com …

Chineses desistem de comprar o BNI Europa. Está agora em mãos angolanas

O contexto de incerteza, provocado pela pandemia de covid-19, levou o Grupo chinês KWG a desistir de comprar 80,1% da participação do BNI Europa. O grupo chinês KWG desistiu de comprar 80,1% da participação do BNI …

Tesla usa peças do Model 3 para construir um ventilador

A Tesla também está a tentar contribuir para colmatar a escassez de ventiladores com um novo protótipo, feito com partes do Model 3. A Tesla construiu um ventilador com recurso a componentes automóveis. A fabricante elétrica …

Há acordo no Eurogrupo: 500 mil milhões de euros "disponíveis imediatamente"

Os ministros das Finanças da Zona Euro chegaram a acordo, esta quinta-feira, sobre os apoios económicos para fazer face à pandemia de covid-19. O Eurogrupo chegou a acordo sobre o pacote de ajuda económica para a …

Se recebeu uma chamada da Tunísia, não devolva. É fraude

Clientes de várias operadoras nacionais têm recebido, nas últimas semanas, um "anormal" volume de chamadas internacionais. As operadoras suspeitam de fraude. Segundo o Jornal de Notícias, várias pessoas têm recebido chamadas de u número internacional que …