Governo afasta responsável da Linha Saúde 24

Maxim Shipenkov / EPA

O Governo decidiu afastar Henrique Martins, presidente dos Serviços Partilhados do Ministério da Saúde (SPMS), a entidade responsável pela Linha SNS24, confirmou o próprio ao jornal Observador.

O ex-secretário de Estado Luís Goes Pinheiro é o novo responsável pela Linha Saúde 24.

Em declarações ao Observador, Henrique Martins disse ter sido “apanhado de surpresa” quando foi informado esta quarta-feira pessoalmente pela secretária de Estado Adjunta e da Saúde, Jamila Madeira, de que não iria ser reconduzido.

A comissão de Henrique Martins tinha terminado no passado dia 31 de dezembro de 2019, mas o responsável continuou no cargo até agora.

O antigo responsável da Linha SNS24 revelou ao mesmo jornal que era possível continuar no cargo, uma vez que o limite são três mandatos. Henrique Martins diz ainda que não lhe foi apresentada nenhuma justificação para a não recondução.

Em declarações ao semanário Expresso, o Ministério da Saúde diz que o responsável em causa “não foi afastado”, tendo saído apenas porque “acabou a comissão de serviço“.

Esta saída acontece depois de o primeiro-ministro, António Costa, ter dito no Parlamento que “não se mudam generais a meio da batalha”, quando questionado sobre se e retira a confiança à diretora-geral da Saúde, Graça Freitas.

Esta quinta-feira, o Público revelou que, logo após a confirmação dos dois primeiros casos de infeção pelo novo coronavírus em Portugal, a Linha SNS24 atingiu um máximo histórico.

No entanto, perante a afluência de chamadas, os enfermeiros não conseguiram dar resposta suficiente, ficando um quarto das chamadas por atender em tempo útil.

Segundo dados do Portal da Transparência do SNS, consultados pelo matutino, nessa segunda-feira, a Linha SNS24 recebeu 13.532 chamadas, sendo que 3.569 pessoas desistiram de esperar pelo atendimento, tendo abandonado a chamada após 15 segundos.

ZAP //

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. Não terá sido porque o serviço Saúde 24 ter autorizado uma certa professora a voltar ao serviço depois desta ter estado em Milão? As pessoas também deveriam ter o bom-senso de se dirigir a locais próprios ao saberem da gravidade desta epidemia e da facilidade de contágio… Somos tão inteligentes como os americanos…

  2. Eu acho é que não gostaram que houvesse alguém a dizer que os meios eram poucos para tantas chamadas e o melhor foi colocar um rolha. Esta ministra como já habitual, faz de tudo para mostrar uma competência que não tem.
    Na china o médico que denunciou o surto desapareceu, em Portugal coloca-se a rolha e assim nomeia-se mais um amigo.

    e o povo é que paga….

RESPONDER

PGR alega papel clarificador e transparente de diretiva sobre poderes hierárquicos no MP

A Procuradora-geral da República (PGR) garantiu esta terça-feira no parlamento que a recente diretiva sobre subordinação hierárquica teve unicamente um "propósito clarificador e de transparência" sobre aquilo que já era o relacionamento entre os escalões …

"A democracia prevaleceu". Joe Biden apela à união na tomada de posse como 46º Presidente dos Estados Unidos

O democrata Joe Biden tomou esta quarta-feira posse como 46.º Presidente dos Estados Unidos, após ter feito o juramento de funções perante o presidente do Supremo Tribunal, John Roberts, nas escadas do Capitólio, em Washington. Joe …

Presidente da Suíça no topo dos salários. Marcelo no fim da lista

Uma lista elaborada com dados da IG - consultora britânica de mercados financeiros - revelou que quanto mais rico o país, em regra, mais alto é o ordenado do chefe de Estado, com o Presidente …

Novo estudo reitera eficácia da vacina da Pfizer contra variante britânica do coronavírus

Um novo estudo da empresa alemã BioNTech sugere que a vacina desenvolvida por esta e pela farmacêutica norte-americana Pfizer contra a covid-19 é também eficaz na variante do coronavírus que surgiu no Reino Unido. O estudo, …

Governo reúne-se com especialistas ainda esta quarta-feira

O Governo vai reunir-se ainda nesta quarta-feira com epidemiologistas. A informação foi inicialmente avançada pela TSF, sendo posteriormente confirmada pelo primeiro-ministro, António Costa, em Bruxelas. O encontro será presidido pela ministra da Saúde, Marta Temido, …

Charles Michel propõe "pacto fundador" para tornar Europa e EUA "mais fortes"

O presidente do Conselho Europeu, Charles Michel, propôs esta quarta-feira ao novo Presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, a criação de um “pacto fundador” para tornar a Europa e a América “mais fortes”. “No primeiro dia …

Mayan faz visita "surreal" a hospital fechado em Miranda do Corvo (e adverte para destruição económica e social)

O candidato presidencial apoiado pelo Iniciativa, Liberal Tiago Mayan Gonçalves, esteve na terça-feira em campanha nas instalações do hospital fechado de Miranda do Corvo, tendo-o apontado como um cenário “surreal” num dos períodos mais difíceis …

Parlamento prepara renovação do estado de emergência até ao fim de fevereiro

O parlamento agendou para dia 11 de fevereiro um debate e votação sobre o eventual decreto presidencial para a prorrogação do estado de emergência em Portugal, por novo período de 15 dias, para fazer face …

Trump já deixou a Casa Branca. "Tenham uma boa vida, voltaremos a ver-nos”

O Presidente cessante dos Estados Unidos já deixou a Casa Branca. A poucas horas da tomada de posse do democrata Joe Biden, Donald Trump afirmou ter sido uma “grande honra” ter desempenhado este cargo. “Foi …

Investigadores admitem abstenção recorde entre os 60% e 70%

As presidenciais de domingo podem registar uma abstenção recorde, entre os 60% e os 70%, devido ao medo da pandemia de covid-19, ao desinteresse dos eleitores e por haver um candidato favorito, segundo especialistas ouvidos …