Linha SNS24 não atendeu um quarto das chamadas em dia de pico

António Cotrim / Lusa

Esta segunda-feira, a Linha SNS24 atingiu um máximo histórico. Perante a afluência de chamadas, os enfermeiros não conseguiram dar resposta.

Logo após a confirmação dos dois primeiros casos de infeção pelo novo coronavírus em Portugal, na segunda-feira, a Linha SNS24 atingiu um máximo histórico. No entanto, perante a afluência de chamadas, os enfermeiros não conseguiram dar resposta suficiente, ficando um quarto das chamadas por atender em tempo útil.

Segundo dados do Portal da Transparência do SNS, consultados pelo jornal Público, nessa segunda-feira, dia 2 de março, a Linha SNS24 recebeu 13.532 chamadas, sendo que 3.569 pessoas desistiram de esperar pelo atendimento, tendo abandonado a chamada após 15 segundos.

Mas a situação é ainda mais preocupante na linha que tem como objetivo orientar os médicos de todo o país para validar eventuais casos suspeitos – a chamada Linha de Apoio ao Médico (LAM), criada há semanas.

De acordo com o diário, há relatos de médicos que esperaram várias horas para serem atendidos, sem sucesso. Há ainda casos de profissionais de saúde que insistiram dezenas de vezes, sem resposta, e de doentes que se cansam e se vão embora.

Roque da Cunha, secretário-geral do Sindicato Independente dos Médicos (SIM), contou ao Público que tem vários emails de colegas “desesperados com o silêncio da linha“.

“É de lamentar que a Direção-Geral da Saúde (DGS) tenha como primeira linha de vigilância epidemiológica um call center”, criticou o responsável Roque da Cunha, insistindo que deveriam ser médicos de saúde pública a “estar na frente desta batalha em vez de estarem imersos em burocracia”.

A ministra da Saúde, Marta Temido, reconheceu o problema, e esta quarta-feira, no Parlamento, anunciou que esta linha de apoio aos médicos “vai ser reforçada”, sendo que já estão a “trabalhar com médicos que se voluntariaram para receber a formação necessária” para desempenhar esta tarefa.

Temido defendeu ainda que os médicos que estão nesta linha não podem desempenhar outras atividades.

MAPA INTERATIVO: CASOS CONFIRMADOS DE CORONAVIRUS Fonte: Johns Hopkins University
 

ZAP //

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. Eu, apesar de nunca ter utilizado este serviço, até o considero útil, apenas com a agravante de utilizar um número telefónico começado por 808, que, supostamente, serviria para que os utentes pagassem menos e todos o mesmo valor tendo o custo de uma chamada local e, na prática, seja uma chamada paga para todos, parece um negócio, não sei de quem. Se houvesse uma linha começada por 2 a chamada seria gratuita para a grande maioria dos portugueses, que têm contratos de telecomunicações com as chamadas incluídas, com excepção das 808 e de valor acrescentado. Assim todos são obrigados a pagar, quem sabe a que custos quando o tempo de atendimento se prolonga. Será que não é devido aos custos que os utentes desistem quando o atendimento demora? Não fica bem ao estado fazer negócio com os serviços que presta, estes já estão pagos com os nossos impostos.

    • Aí é que está o atraso do atendimento, até parece aquele passatempo #não desista # uma mamadeira que arrecadou mais de 600.000, 00€.
      Agora, alguém diga quanto arrecadou a linha 24 até agora e para onde está a ir esse dinheiro.

RESPONDER

Homem na casa dos 20 anos morre de peste no Novo México

Um homem na casa dos 20 anos morreu de peste septicémica no estado norte-americano do Novo México, anunciaram as autoridades de saúde deste estado. A vítima, cuja identidade não foi revelada publicamente, viva em Rio …

Cara do pintor italiano Rafael reconstruida para resolver mistério do seu túmulo

Uma equipa de especialistas fez uma reconstrução em 3D da cara do pintor italiano renascentista Rafael. Assim, confirmaram o seu aspeto físico e resolveram o mistério relativamente ao seu túmulo. O rosto do pintor italiano Rafael …

Novo método não-invasivo permite diagnosticar cancro cerebral sem fazer incisões

Diagnosticar tumores cerebrais pode ser difícil e muito invasivo. Agora, uma equipa de investigadores desenvolveu um método para detetar cancro no cérebro sem ser necessária qualquer incisão. Os tumores cerebrais são normalmente diagnosticados através de imagens …

A última plataforma de gelo intacta do Canadá colapsou. Criou um icebergue maior do que o Porto

A plataforma de gelo Milne, no Canadá, fragmentou-se no final do mês de julho, formando vários icebergues, dois dos quais de grandes dimensões. Cientistas ouvidos pela agência noticiosa AP referem que esta era uma plataforma especial, …

Ícones da moda de luto: a indústria fashion nunca mais será a mesma

Muitas são as áreas da economia a ser gravemente afetadas pela pandemia de covid-19. A indústria da moda não foge à tendência e já são muitos os líderes de grandes marcas a "declarar morte" à …

Covid-19: Cigarros eletrónicos aumentam riscos de infeção em cinco a sete vezes para jovens

O risco de contrair covid-19 entre adolescentes e jovens adultos que fumam cigarros eletrónicos é cinco a sete vezes superior, segundo um estudo liderado pela faculdade de Medicina da Universidade de Stanford, nos Estados Unidos. O …

Apenas 10% da população escreve com a mão esquerda. Cientistas lutam para explicar porquê

Em praticamente qualquer lugar do globo, apenas 10% das pessoas são canhotas, isto é, têm maior habilidade com o lado esquerdo do corpo, especialmente com a mão, comparativamente com o lado direito. Os cientistas tentam há …

Para reavivar o turismo, esta pequena cidade está a contar com a ajuda dos "vampiros"

A pequena cidade de Forks, em Washington, nos Estados Unidos, é lar de 3.600 pessoas, cujos meios de subsistência nos últimos 15 anos foram impulsionados por uma indústria do turismo alimentada por "Crepúsculo", a série …

Tim Cook acaba de se juntar ao clube dos milionário à boleia de recorde histórico da Apple

O diretor-executivo (CEO) da Apple, Tim Cook, acaba de se juntar à lista de multimilionários do mundo, depois de a gigante tecnológica norte-americana atingir um valor de mercado histórico. De acordo com os cálculos da …

Cientistas calculam probabilidade de contágio ao viajar de comboio

Investigadores da Universidade de Southampton, no Reino Unido, calcularam a probabilidade de contrair covid-19 ao viajar numa carruagem de comboio com uma pessoa infetada. Em colaboração com a Academia Chinesa de Ciências, a Academia Chinesa de …