Linha SNS24 não atendeu um quarto das chamadas em dia de pico

António Cotrim / Lusa

Esta segunda-feira, a Linha SNS24 atingiu um máximo histórico. Perante a afluência de chamadas, os enfermeiros não conseguiram dar resposta.

Logo após a confirmação dos dois primeiros casos de infeção pelo novo coronavírus em Portugal, na segunda-feira, a Linha SNS24 atingiu um máximo histórico. No entanto, perante a afluência de chamadas, os enfermeiros não conseguiram dar resposta suficiente, ficando um quarto das chamadas por atender em tempo útil.

Segundo dados do Portal da Transparência do SNS, consultados pelo jornal Público, nessa segunda-feira, dia 2 de março, a Linha SNS24 recebeu 13.532 chamadas, sendo que 3.569 pessoas desistiram de esperar pelo atendimento, tendo abandonado a chamada após 15 segundos.

Mas a situação é ainda mais preocupante na linha que tem como objetivo orientar os médicos de todo o país para validar eventuais casos suspeitos – a chamada Linha de Apoio ao Médico (LAM), criada há semanas.

De acordo com o diário, há relatos de médicos que esperaram várias horas para serem atendidos, sem sucesso. Há ainda casos de profissionais de saúde que insistiram dezenas de vezes, sem resposta, e de doentes que se cansam e se vão embora.

Roque da Cunha, secretário-geral do Sindicato Independente dos Médicos (SIM), contou ao Público que tem vários emails de colegas “desesperados com o silêncio da linha“.

“É de lamentar que a Direção-Geral da Saúde (DGS) tenha como primeira linha de vigilância epidemiológica um call center”, criticou o responsável Roque da Cunha, insistindo que deveriam ser médicos de saúde pública a “estar na frente desta batalha em vez de estarem imersos em burocracia”.

A ministra da Saúde, Marta Temido, reconheceu o problema, e esta quarta-feira, no Parlamento, anunciou que esta linha de apoio aos médicos “vai ser reforçada”, sendo que já estão a “trabalhar com médicos que se voluntariaram para receber a formação necessária” para desempenhar esta tarefa.

Temido defendeu ainda que os médicos que estão nesta linha não podem desempenhar outras atividades.

MAPA INTERATIVO: CASOS CONFIRMADOS DE CORONAVIRUS Fonte: Johns Hopkins University
 

ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Eu, apesar de nunca ter utilizado este serviço, até o considero útil, apenas com a agravante de utilizar um número telefónico começado por 808, que, supostamente, serviria para que os utentes pagassem menos e todos o mesmo valor tendo o custo de uma chamada local e, na prática, seja uma chamada paga para todos, parece um negócio, não sei de quem. Se houvesse uma linha começada por 2 a chamada seria gratuita para a grande maioria dos portugueses, que têm contratos de telecomunicações com as chamadas incluídas, com excepção das 808 e de valor acrescentado. Assim todos são obrigados a pagar, quem sabe a que custos quando o tempo de atendimento se prolonga. Será que não é devido aos custos que os utentes desistem quando o atendimento demora? Não fica bem ao estado fazer negócio com os serviços que presta, estes já estão pagos com os nossos impostos.

RESPONDER

Imprimiram corais artificiais em 3D que podem salvar recifes

Uma equipa de cientistas inspirou-se na natureza para desenvolver estruturas em forma de coral, impressas em 3D, capazes de produzir grandes quantidades de algas microscópicas. Investigadoras da Universidade de Cambridge e da Universidade da Califórnia desenvolveram …

Avalanches submarinas prendem microplásticos no fundo do oceano

As avalanches de sedimentos submarinos transportam os microplásticos para o fundo do oceano e um projeto de colaboração entre as Universidades de Manchester, Utrecht e Durham e o Centro Nacional de Oceanografia acaba de revelar …

Aos 107 anos, Cornelia Ras conseguiu vencer a covid-19

Cornelia Ras, que contraiu o novo coronavírus em meados de março, pode ser a mulher mais velha do mundo a vencer a covid-19. Nunca se é velho demais para vencer o novo coronavírus e a holandesa …

Coreia do Norte pode estar a usar fábricas de fertilizantes para extrair urânio

Um novo estudo norte-americano mostra que a Coreia do Norte pode estar a utilizar fábricas de fertilizantes para produzir mais material nuclear, extraindo urânio de ácidos fosfóricos. Segundo noticiou o Newsweek, na opinião da investigadora Margaret …

Distância social de 1,5 metros é insuficiente para travar contágio

O estudo realizado por investigadores e engenheiros especializados em dinâmica de fluidos concluiu que a distância deve ser de, pelo menos, quatro metros. Um estudo divulgado esta quinta-feira alerta que a distância social de 1,5 metros …

Estados Unidos registam 9 desempregados por segundo

O desemprego está a atingir números preocupantes nos Estados Unidos: só na última semana, 6,6 milhões de pessoas declararam estar sem emprego para poder receber apoios, um número semelhante ao da semana anterior. De acordo com …

Chineses desistem de comprar o BNI Europa. Está agora em mãos angolanas

O contexto de incerteza, provocado pela pandemia de covid-19, levou o Grupo chinês KWG a desistir de comprar 80,1% da participação do BNI Europa. O grupo chinês KWG desistiu de comprar 80,1% da participação do BNI …

Tesla usa peças do Model 3 para construir um ventilador

A Tesla também está a tentar contribuir para colmatar a escassez de ventiladores com um novo protótipo, feito com partes do Model 3. A Tesla construiu um ventilador com recurso a componentes automóveis. A fabricante elétrica …

Há acordo no Eurogrupo: 500 mil milhões de euros "disponíveis imediatamente"

Os ministros das Finanças da Zona Euro chegaram a acordo, esta quinta-feira, sobre os apoios económicos para fazer face à pandemia de covid-19. O Eurogrupo chegou a acordo sobre o pacote de ajuda económica para a …

Se recebeu uma chamada da Tunísia, não devolva. É fraude

Clientes de várias operadoras nacionais têm recebido, nas últimas semanas, um "anormal" volume de chamadas internacionais. As operadoras suspeitam de fraude. Segundo o Jornal de Notícias, várias pessoas têm recebido chamadas de u número internacional que …