“Sinal de Ajuda” com a mão de mulher no supermercado levou a prisão por violência doméstica

Benjamin Seetor / The Straits Times

Sinal de Ajuda com a mão

Uma mulher conseguiu pedir ajuda discretamente num supermercado 7-Eleven, em Alhambra, Califórnia, utilizando um sinal de Pedido de Ajuda com a mão criado para situações de perigo. O gesto levou à detenção de um homem por suspeitas de violência doméstica.

Segundo a polícia de Alhambra, o alerta partiu de um funcionário da loja, que reconheceu um sinal de pedido de ajuda e contactou as autoridades. O episódio foi divulgado este domingo através de imagens da bodycam de um dos agentes.

“Alguém reconheceu o que ela estava a fazer e chamou-nos para atender”, disse a polícia de Alhambra no Facebook.

O vídeo mostra os polícias a aproximarem-se de um homem e de uma mulher no interior da loja. A mulher tinha feito o gesto conhecido como Signal for Help, desenvolvido pela Canadian Women’s Foundation, que consiste em dobrar o polegar para dentro da palma da mão e fechá-lo com os outros quatro dedos, simulando estar “preso”.

Está bem? Está bem? Importa-se que fale consigo por um momento?”, pergunta à mulher um dos agentes, que pede depois ao casal que se dirija ao exterior do estabelecimento. Durante a investigação, a polícia confirmou que se tratava efetivamente de um caso de violência doméstica.

O suspeito, identificado como John Palombi, de 38 anos, residente em Glendale, tentou fugir quando era abordado, mas acabou por ser detido no parque de estacionamento. Transportava consigo um taser e tinha ainda um mandado de captura ativo.

O caso ocorreu a cerca de 15 quilómetros a nordeste de Los Angeles. Palombi encontra-se detido sem direito a fiança, acusado de violência doméstica, e deverá comparecer em tribunal no dia 11 de setembro, noticiou a NBC Los Angeles.

Shamsher Singh, funcionário do 7-Eleven, elogiou a atitude do colega que fez a chamada para a polícia: “Fez um excelente trabalho, porque ela precisava de ajuda. Tomou a decisão certa”, disse à estação televisiva.

O que é o “Signal for Help”

O Signal for Help, ou “sinal de ajuda contra a violência doméstica”,é um gesto simples que pode ser feito durante chamadas de vídeo ou presencialmente para indicar que alguém se sente ameaçado e precisa de apoio.

Foi criado pela Canadian Women’s Foundation em 2020, durante a pandemia de COVID-19, em resposta ao aumento dos casos de violência doméstica associados ao isolamento social.

Faz-se levantando a mão, dobrando o polegar sobre a palma e fechando-o com os restantes dedos numa única sequência de movimento, tornando-o discreto e de fácil execução.

A iniciativa espalhou-se rapidamente através das redes sociais, e foi adotada pela Women’s Funding Network. Recebeu reconhecimento internacional como uma ferramenta moderna e eficaz no combate à violência doméstica, tendo sido destacada por vários meios de comunicação no Canadá e noutros países.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.