Mais dois infetados com Covid-19 em Portugal. Casos sobem para 8

José Coelho / Lusa

Hospital de São João, Porto

O número de casos em Portugal subiu para oito esta quinta-feira, após mais dois testes positivos no Porto, de acordo com a TSF.

De acordo com a RTP, tratam-se de dois homens, com idades entre os 40 e os 50 anos. Um esteve em Itália e o outro está relacionado com outro caso previamente diagnosticado.

Entretanto , o Observador avança que o sexto caso de infeção, já confirmado na quarta-feira pela DGS, se trata de uma professora de Físico-Química da Escola Básica Roque Gameiro.

A Escola Básica do 2.º e 3.º Ciclos Roque Gameiro confirmou à TSF o caso de infeção, adiantando que se trata de uma mulher que foi hospitalizada, esta quarta-feira, em Lisboa. A professora em causa esteve em Itália durante as férias do Carnaval.

A direção do estabelecimento de ensino e as autoridades de saúde estiveram reunidas esta manhã e determinaram que os alunos do 7.º ano irão ficar em casa em isolamento. A TSF escreve ainda que as aulas continuam decorrer com normalidade para os restantes alunos, uma vez que a escola acionou o plano de emergência contra o coronavírus.

O novo coronavírus “chegou” a Portugal na segunda-feira, depois de já vários casos suspeitos terem dado negativo. Estes novos casos de infeção somam-se aos confirmados nos últimos dias: três no Porto, um em Coimbra e dois em Lisboa.

Os dois casos confirmados na segunda-feira são relativos a homens de 60 e 33 anos – um importado de Itália e outro importado de Espanha. Os dois casos seguintes são também homens, de 49 e 37 anos, e foram contaminados pelo vírus através da mesma linha de transmissão de um dos dois primeiros casos.

O quinto caso é de um professor da ESMAE que tem cerca de 40 anos. O sexto caso é de uma mulher, professora na Amadora, que está internada em Lisboa e com uma idade compreendida entre os 40 e os 49 anos. Estes dois últimos casos são importados de Itália.

Estes quatro casos apresentaram febre, tosse e dores musculares (cada um destes sintomas apresentado por duas pessoas) e são referidos também dores de cabeça e fraqueza generalizada por um dos casos.

Segundo o último boletim informativo da Direção-geral da Saúde (DGS), há ainda 117 casos suspeitos e 81 contactos estão sob vigilância pelas autoridades de saúde.

ZAP //

 

PARTILHAR

RESPONDER

IVAucher só poderá ser utilizado em 1% dos restaurantes e hotéis

A apenas uma semana do início da segunda fase do IVAucher, só 1.500 empresas de restauração, alojamento e cultura, de um total de 118 mil, estão inscritas no programa. Até ao fim de agosto, os consumidores …

"Ganhámos com a covid-19". Depois do "ridículo", Secretário de Estado explica-se

O Secretário de Estado da Internacionalização, Eurico Brilhante Dias, entrou na campanha eleitoral pelos piores motivos. Tudo porque disse que "ganhámos com a covid". Uma frase que já veio explicar depois de ter sido arrasado, …

Fora dos planos de Jesus, Gabriel pode estar de saída para o Qatar

O Al-Gharafa quer Gabriel por empréstimo com duração de uma temporada. O negócio está perto de se concretizar e envolve uma opção de compra de 6 milhões de euros. O Benfica continua à procura de solução …

Ex-presidente da Catalunha detido em Itália (e pode vir aí mais uma derrota para Espanha)

Carles Puigdemont, o ex-presidente da Catalunha, foi detido em Itália, na Sardenha. O também eurodeputado era alvo de um mandado internacional e vai tentar, mais uma vez, escapar à extradição para Espanha. Fontes contactadas pela agência …

Detida boliviana investigada pelo acidente do avião que transportava o Chapecoense

A Polícia Federal do Brasil deteve na quinta-feira uma cidadã boliviana sob investigação pelo desastre aéreo ocorrido em 2016, no qual morreram 71 pessoas, incluindo futebolistas, treinadores e diretores do Chapecoense. Segundo a polícia de Corumbá, …

"Foi uma opção equilibrada". Especialista refere que nova fase de desconfinamento é essencial

A última fase de desconfinamento está prestes a chegar. O momento foi ansiado por muitos portugueses que agora vão podem ter mais liberdade no seu dia a dia. Especialista refere que este passo é essencial. Ao …

Tite tem os dias contados na canarinha. "Com esta forma de jogar, o Brasil vai ser atropelado"

O ex-internacional brasileiro Romário teceu duras críticas a Tite, sugerindo que o treinador deveria abandonar o comando técnico da seleção 'canarinha'. O antigo jogador do Barcelona disse que, a continuar a jogar assim, o Brasil será …

Para responder às acusações de eleitoralismo, Costa puxou do calendário. "Nada disto é novidade"

Proximidade do anúncio do fim das restrições para conter o avanço da pandemia às eleições autárquicas foi vista pelos partidos da oposição como uma manobra eleitoral para capitalizar os votos nos candidatos do PS. Após o …

Quem vai orientar o Barcelona contra o Benfica?

Nova exibição decepcionante do Barcelona e novo empate no campeonato. Situação de Koeman é realmente frágil. Não dá para mais. A frase de Piqué - "Somos o que somos agora, é o que temos" - está …

A sexualidade dos dinossauros continua um mistério - mas as respostas podem estar nos pássaros

A reprodução dos dinossauros continua um mistério, mas a plumagem ornamental do Confuciusornis, uma espécie parecida com os pássaros, é uma das grandes pistas. Tal como os outros animais, os dinossauros tinham relações sexuais para se …