Há mais um infetado no Porto. Casos de Covid-19 em Portugal sobem para cinco

António Cotrim / Lusa

A diretora-geral da Saúde, Graça Freitas

Há mais um homem infetado com Covid-19 em Portugal. Os testes deram positivo a um português que veio de Itália, segundo avança a RTP.

De acordo com a RTP, o homem veio de Itália e está internado no Hospital de São João, no Porto. Segundo o Observador, o homem terá cerca de 40 anos.

O novo coronavírus “chegou” a Portugal na segunda-feira, depois de já vários casos suspeitos terem dado negativo. Atualmente, há cinco casos de coronavírus no país: quatro no Porto e um em Lisboa.

Ainda não existe confirmação oficial deste caso por parte da Direção-Geral da Saúde.

Dois novos casos surgiram dos dois primeiros

Os dois infetados por Covid-19 confirmados na terça-feira pela Direção-Geral da Saúde (DGS) foram contaminados pelo vírus através da mesma linha de transmissão de um dos dois primeiros casos divulgados.

De acordo com o semanário Expresso, o boletim epidemiológico divulgado na noite de terça-feira refere que há “dois casos importados, um da Itália e um de Espanha” e “dois contactos de caso confirmado Covid-19”.

A informação contém ainda uma correção. Esta terça-feira, a DGS anunciou que os dois novos infetados tinham 60 e 37 anos. Porém, o homem mais velho diagnosticado esta terça-feira tem afinal 49 anos. Os dois casos confirmados na segunda-feira são relativos a homens de 60 e 33 anos.

Um dos novos infetados é residente no distrito de Lisboa – e estará no Hospital Curry Cabral – e o outro em Coimbra – e estará no Hospital de São João, no Porto. Os dois casos de segunda-feira são de residentes no distrito do Porto.

Estes quatro casos apresentaram febre, tosse e dores musculares (cada um destes sintomas apresentado por duas pessoas) e são referidos também dores de cabeça e fraqueza generalizada por um dos casos.

Em Portugal, até às 16h desta terça-feira, houve 101 notificações de casos suspeitos  desde janeiro de 2020.

A epidemia do novo coronavírus, que provoca a doença designada por Covid-19, e que teve origem na província de Hubei, na China, já infetou 91.783, das quais 3.123 morreram.

ZAP ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

A Via Láctea pode estar cheia de "Terras" (com oceanos e continentes)

Uma equipa de investigadores da Universidade da Dinamarca acredita que a Via Láctea pode estar cheia de planetas semelhantes à Terra, com oceanos e continentes. Há muito tempo que os astrónomos vasculham o vasto Universo na …

Podem as leis da Física refutar a existência de Deus?

Se existe um Deus que criou todo o universo e todas as leis da Física, Deus segue as suas próprias leis? Ou pode Deus substituir as suas leis, como viajar mais rápido do que a …

Covid-19. Perda de olfato e paladar pode durar até cinco meses

A perda dos sentidos do olfato e do paladar pode durar até cinco meses depois da infeção por covid-19, segundo um estudo preliminar dado a conhecer esta terça-feira, sendo os resultados definitivos apresentados em abril, …

Na Florida, duas mulheres disfarçaram-se de idosas para serem vacinadas contra a covid-19

Na Florida, duas mulheres disfarçaram-se de idosas para conseguirem receber a segunda dose da vacina contra a covid-19, mas foram "apanhadas". De acordo com a CBS News, duas mulheres foram "apanhadas" a tentar obter as segundas …

O Rei Leão. Teoria que nasceu no TikTok sugere que Mufasa foi vítima de canibalismo

Christian Jones, um fã do filme de animação O Rei Leão, partilhou no TikTok uma teoria intrigante sobre a história da Disney. No filme O Rei Leão, o leão patriarca Mufasa é assassinado e substituído pelo seu …

Gérard Depardieu indiciado por violação e agressão sexual

Gérard Depardieu foi acusado de "violação" e "agressão sexual" de uma jovem atriz e bailarina em Paris, atos que terão ocorrido nos dias 7 e 13 de agosto de 2018. O ator francês Gérard Depardieu foi …

Uma experiência artística imersiva. Abriu em Las Vegas um supermercado psicadélico

A mercearia mais excecional dos Estados Unidos já abriu. O Omega Mart baseia-se numa experiência artística imersiva, criada pela empresa de artes e entretenimento Meow Wolf, e está agora oficialmente aberto no complexo de artes …

A imensa erupção do Etna surpreendeu até quem estuda vulcões

Há mais de uma semana que o vulcão Etna tem vindo a expelir lava, cinzas e rochas vulcânicas. Aquele que é considerado o vulcão mais ativo da Europa foi o protagonista dos últimos dias na …

Fotógrafo descobre raro pinguim amarelo na Geórgia do Sul

O pinguim amarelo foi fotografado na Geórgia do Sul, em dezembro de 2019, e as fotografias do animal estão agora a correr o mundo. Especialistas estão divididos sobre a causa desta condição rara. Este raro pinguim …

Portugal em destaque na Reuters. "Enfermeiros querem salários, não aplausos"

"Exaustos na luta contra a covid-19, enfermeiros portugueses querem salário, não aplausos." Este é o título da peça da Reuters, publicada esta quarta-feira. Correspondentes da agência Reuters traçaram o cenário vivido atualmente pelos enfermeiros portugueses, que …