Governo preocupado com falta de coordenação na caça ao “Piloto”

Miguel Pereira da Silva / Lusa

-

Já passaram nove dias desde que “Piloto” fugiu para parte incerta. O Governo, e sobretudo a ministra da Administração Interna, começam a ficar preocupados com a falta de resultados da operação policial montada pela GNR e PJ.

Passaram nove dias desde que Pedro Dias, agora mais conhecido por “Piloto”, matou um agente da GNR e um civil e deixou outras duas pessoas em estado grave. Continua a monte desde então.

Segundo o Diário de Notícias, a ausência de resultados envolvidas na “caça ao homem” do tiroteio em Aguiar da Beira estão a preocupar cada vez mais o Governo.

Em especial, a ministra da Administração Interna que, todos os dias, de acordo com o seu gabinete, telefona à PJ “para colocar à disposição todos os meios e recursos das polícias sob a sua tutela”.

É cada vez mais evidente o fracasso das operações que, segundo o DN, pode ser explicado pela falta de coordenação entre as forças policiais no terreno.

De acordo com algumas fontes envolvidas, a GNR e a Polícia Judiciária não reúnem para trocar informação e têm a sua própria operação em campo.

Além disso, fonte oficial da PSP também lamentou ao jornal que, apesar de terem dado todas as informações que tinham na sua base de dados sobre o suspeito, continuam a ser colocados “à margem das operações”.

“Mas em troca, nada. Estamos às escuras, apesar de termos responsabilidade na segurança das zonas urbanas da região alvo da operação”, afirma.

Em declarações ao DN, o ex-secretário-geral do Sistema de Segurança Interna (SG-SSI), Mário Mendes, alerta que a sua sucessora, a procuradora Helena Fazenda, devia estar mais em cima do caso.

“Faz parte das suas competências promover mecanismos de coordenação” em casos “desta gravidade que são uma ameaça à segurança pública”, declarou.

GNR está a tratar fuga como uma “ameaça de bomba”

A GNR tem realizado buscas em várias localidades do distrito de Vila Real, onde o fugitivo chegou a ser visto e onde deixou um carro que tinha roubado em Arouca.

Esta quarta-feira, o major Marco Cruz salientou que a estratégia policial que está a ser usada para tentar apanhar o suspeito é semelhante aos casos de “ameaças de bomba”.

A estratégia passa por “pressionar um bocadinho para ver se há um erro”, disse à Renascença.

“Este indivíduo está desgastado pelos muitos dias de fuga. Mesmo que durma, não dorme em condições normais, e está a ficar psicologicamente mais desgastado”, acrescentou.

Entretanto, a GNR está a apelar, através do Facebook, para que as pessoas não divulguem “a localização” das patrulhas que estão no terreno.

O homem, que já era conhecido das autoridades e é considerado “perigoso”, está a deixar as populações do distrito com “muito medo”.

A edição do Jornal de Notícias desta quinta-feira dá conta que, depois do tiroteio, Pedro Dias encontrou-se com a antiga companheira para pedir que lhe servisse de álibi.

ZAP

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

  1. É o que dá gostarmos de complicar, porque é que precisamos de uma GNR, uma PSP e uma PJ? Não podíamos ter apenas um organismo chamado “Polícia” para não termos esta falta de coordenação? A GNR tem responsabilidade numas zonas, a PSP noutras e a PJ noutras… mas que palhaçada é esta? É normal que assim não haja coordenação entre as várias forças de segurança… Enfim, é o Portugal que temos…

RESPONDER

Governo está a analisar alterações à Lei do Ruído pedidas por Marcelo (mas admite "ser difícil")

Após ignorar o pedido feito pelo Presidente da República no decreto que renovou o estado de emergência há duas semanas, o Governo anunciou estar a analisar alterações à Lei do Ruído neste novo decreto. Há duas …

Santana Lopes não vai ser candidato do PSD à Figueira da Foz

O ex-primeiro-ministro não vai ser o candidato do PSD à Câmara da Figueira da Foz, avançou o jornal digital Observador esta sexta-feira. Segundo o jornal online Observador, havia quem quisesse Pedro Santana Lopes como candidato do …

O segredo para a investigação do cancro pode estar escondido nas baleias

Algumas espécies de baleias vivem durante muitos anos graças a genes supressores de tumores duplicados. Esta descoberta pode ajudar na investigação sobre cancro em humanos. Um novo estudo sugere que o tamanho gigantesco das baleias não …

Passos Coelho cancela participação em fórum para afastar "especulações infundadas" sobre o seu regresso

O antigo primeiro-ministro, Pedro Passos Coelho, decidiu cancelar a presença numa conversa via Zoom agendada para 25 de março, inserida num ciclo denominado “Repensar Portugal”. Esta quinta-feira, o semanário Expresso adiantou que o antigo primeiro-ministro Pedro …

A física quântica pode causar mutações no nosso ADN

Simulações de computador e métodos de mecânica quântica têm sido usados ​​para determinar o papel que o tunelamento de protões, um fenómeno puramente quântico, desempenha nas mutações espontâneas no ADN. A biologia quântica é um campo …

Buracos negros minúsculos podem estar a "esconder-se" dentro de estrelas (e a devorá-las por dentro)

Uma equipa de investigadores tem um novo palpite sobre onde procurar a misteriosa matéria escura: esta pode estar a assumir a forma de buracos negros endoparasitários. De acordo com o ScienceAlert, buracos negros primordiais minúsculos, quase …

Maionese está a salvar tartarugas após derrame de petróleo em Israel

Membros do Centro Nacional de Resgate de Tartarugas Marinhas de Israel estão a usar maionese para limpar as vias respiratórias de tartarugas que inalaram petróleo em alto-mar. Israel fechou este domingo as praias mediterrânicas dias após …

Itália investiga empresas de entrega de comida. Há estafetas tratados "como escravos"

Itália está a investigar as empresas de entrega de comida online, com um promotor a lamentar que os estafetas que fazem as entregas, muitos deles imigrantes, são praticamente tratados "como escravos". Procuradores de Milão avançaram que …

O IONIQ 5 é o novo carro elétrico da Hyundai (e é enorme entre eixos)

O ano 2021 vai ser promissor na apresentação e lançamento de carros elétricos no mercado mundial. Algumas marcas, como a Hyundai, têm produtos prontos para serem comercializados. Agora, a marca sul-coreana apresenta o IONIQ 5. Com …

Em Moscovo, qualquer um pode ser vacinado contra a covid-19 (e até ganha um gelado)

Em Moscovo, capital da Rússia, a vacina Sputnik V está disponível gratuitamente a qualquer pessoa que queira ser vacinada desde 18 de janeiro. Os interessados não precisam de agendar a toma e até ganham um …