Governo preocupado com falta de coordenação na caça ao “Piloto”

Miguel Pereira da Silva / Lusa

-

Já passaram nove dias desde que “Piloto” fugiu para parte incerta. O Governo, e sobretudo a ministra da Administração Interna, começam a ficar preocupados com a falta de resultados da operação policial montada pela GNR e PJ.

Passaram nove dias desde que Pedro Dias, agora mais conhecido por “Piloto”, matou um agente da GNR e um civil e deixou outras duas pessoas em estado grave. Continua a monte desde então.

Segundo o Diário de Notícias, a ausência de resultados envolvidas na “caça ao homem” do tiroteio em Aguiar da Beira estão a preocupar cada vez mais o Governo.

Em especial, a ministra da Administração Interna que, todos os dias, de acordo com o seu gabinete, telefona à PJ “para colocar à disposição todos os meios e recursos das polícias sob a sua tutela”.

É cada vez mais evidente o fracasso das operações que, segundo o DN, pode ser explicado pela falta de coordenação entre as forças policiais no terreno.

De acordo com algumas fontes envolvidas, a GNR e a Polícia Judiciária não reúnem para trocar informação e têm a sua própria operação em campo.

Além disso, fonte oficial da PSP também lamentou ao jornal que, apesar de terem dado todas as informações que tinham na sua base de dados sobre o suspeito, continuam a ser colocados “à margem das operações”.

“Mas em troca, nada. Estamos às escuras, apesar de termos responsabilidade na segurança das zonas urbanas da região alvo da operação”, afirma.

Em declarações ao DN, o ex-secretário-geral do Sistema de Segurança Interna (SG-SSI), Mário Mendes, alerta que a sua sucessora, a procuradora Helena Fazenda, devia estar mais em cima do caso.

“Faz parte das suas competências promover mecanismos de coordenação” em casos “desta gravidade que são uma ameaça à segurança pública”, declarou.

GNR está a tratar fuga como uma “ameaça de bomba”

A GNR tem realizado buscas em várias localidades do distrito de Vila Real, onde o fugitivo chegou a ser visto e onde deixou um carro que tinha roubado em Arouca.

Esta quarta-feira, o major Marco Cruz salientou que a estratégia policial que está a ser usada para tentar apanhar o suspeito é semelhante aos casos de “ameaças de bomba”.

A estratégia passa por “pressionar um bocadinho para ver se há um erro”, disse à Renascença.

“Este indivíduo está desgastado pelos muitos dias de fuga. Mesmo que durma, não dorme em condições normais, e está a ficar psicologicamente mais desgastado”, acrescentou.

Entretanto, a GNR está a apelar, através do Facebook, para que as pessoas não divulguem “a localização” das patrulhas que estão no terreno.

O homem, que já era conhecido das autoridades e é considerado “perigoso”, está a deixar as populações do distrito com “muito medo”.

A edição do Jornal de Notícias desta quinta-feira dá conta que, depois do tiroteio, Pedro Dias encontrou-se com a antiga companheira para pedir que lhe servisse de álibi.

ZAP

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

  1. É o que dá gostarmos de complicar, porque é que precisamos de uma GNR, uma PSP e uma PJ? Não podíamos ter apenas um organismo chamado “Polícia” para não termos esta falta de coordenação? A GNR tem responsabilidade numas zonas, a PSP noutras e a PJ noutras… mas que palhaçada é esta? É normal que assim não haja coordenação entre as várias forças de segurança… Enfim, é o Portugal que temos…

RESPONDER

FBI confirma que corpo encontrado é de Gabby Apetito. Médico legista fala em homicídio

O FBI anunciou que o corpo encontrado no domingo, num parque natural de Wyoming, nos EUA, é de Gabrielle Petito, a jovem cujo desaparecimento cativou a atenção do mundo. A autópsia confirmou que os restos mortais …

Maioria dos candidatos para Porto e Lisboa admite criar zonas com menos carros nas cidades

Um inquérito da associação ambientalista Zero apurou as propostas dos candidatos às autarquias de Lisboa e Porto sobre a redução do uso de carros e os incentivos à mobilidade sustentável. No âmbito do dia Europeu sem …

Racismo: Alonso não se ajoelha. "É adulto e tomou a sua decisão"

Treinador do Chelsea comentou a decisão do espanhol, que deixou de se ajoelhar antes dos jogos do campeão europeu. Há alguns meses que, antes de cada jogo da Premier League, todos os jogadores e árbitros se …

V. Guimarães contrata dois jovens ao FC Porto por 15 milhões. Rui Pinto pede investigação

Os valores envolvidos nas transferências de Rafael Pereira e Francisco Ribeiro do FC Porto para o Vitória SC têm gerado polémica. Rui Pinto pede uma investigação. Rafael Pereira e Francisco Ribeiro são reforços do Vitória de …

Costa aventurou-se em terreno inimigo e deu o mote para as críticas aos comunistas

António Costa mandou algumas indiretas ao PCP, mas as principais críticas ao parceiro de 'geringonça' ficaram sob responsabilidade dos candidatos socialistas. Esta terça-feira, António Costa aventurou-se em terreno inimigo. No espírito de disputa com comunistas, o …

Revendedores de combustíveis ameaçam fechar bombas em protesto contra limites aos lucros

Os revendedores de combustíveis ameaçam "encerrar temporariamente os postos de abastecimento" como forma de protesto devido à nova lei, aprovada no Parlamento, que impõe limites às margens de lucro na comercialização de combustíveis. Após o alerta …

Libertação da sociedade antes das eleições não vai influenciar resultados autárquicos

Portugal está cada vez mais próximo de atingir os 85% de população vacinada, o que significa que a última fase do processo de desconfinamento está cada vez mais próxima. Mas poderá essa decisão ter alguma …

Aos 60 anos, vice-presidente do Suriname participou em jogo internacional (e distribuiu dinheiro no balneário)

Aos 60 anos, o vice-presidente do Suriname, Ronnie Brunswijk, jogou 54 minutos de uma partida internacional de clubes. No final, distribuiu dinheiro pelos jogadores no balneário. Ronnie Brunswijk, vice-presidente do Suriname, tem 60 anos e é …

Rui Costa é candidato à presidência do Benfica num "dos momentos mais desafiantes da história" do clube

Rui Costa vai candidatar-se à presidência do Benfica nas eleições para o quadriénio 2021-2025, marcadas para 9 de outubro, anunciou esta terça-feira o ex-futebolista internacional português, que assumiu a liderança do clube lisboeta após a …

Pirâmide Maia foi construída em resposta a uma erupção vulcânica

Uma equipa de arqueólogos que estava a fazer escavações perto da enorme pirâmide Maia no Vale Zapotitán, em El Salvador, descobriu algo impressionante. Os investigadores descobriram que a pirâmide Maia de San Andrés começou a ser …