“Piloto” sequestrou idosos, roubou carro e já foi visto em Vila Real

Miguel Pereira da Silva / Lusa

A GNR mantém um forte aparato policial na zona de Vila Real, continuando as buscas pelo suspeito dos crimes de Aguiar da Beira, que foi avistado ao final da tarde de domingo, numa aldeia, junto à cidade transmontana, depois de ter sequestrado dois idosos em Arouca e de ter roubado um carro.

A GNR mantém vários elementos no terreno, com muitos militares concentrados em alguns pontos, onde estão a parar algumas viaturas, pedindo aos condutores para abrirem as malas.

As autoridades continuam, assim, à procura do homem que é suspeito de ter assassinado duas pessoas em Aguiar da Beira, no distrito da Guarda.

Chegou a ser notícia que Pedro Dias, de 44 anos, já teria fugido para Espanha e que teria roubado um carro em Salamanca.

Mas o suspeito foi avistado, este domingo, por uma patrulha da Guarda na zona industrial de Vila Real e na aldeia de Constantim, horas e cerca de 100 quilómetros depois de alegadamente ter roubado um carro branco em Arouca. O Diário de Notícias adianta que a viatura é um Opel Astra.

Populares contaram que o presumível homicida terá passado por uma rua central de Constantim, onde teve de parar atrás de um carro que fazia manobras de estacionamento.

O condutor de Constantim desviou-se para deixar passar o carro branco, alegadamente conduzido pelo suspeito, e, numa segunda tentativa de estacionamento, acabou por impedir também a passagem dos militares da GNR.

De imediato, a GNR montou uma operação de busca pelo homem, com dezenas de militares, ainda agentes da PSP e elementos da PJ, no terreno.

Logo depois, alguns populares ligaram para as autoridades a dar conta de avistamentos do alegado homicida, nomeadamente nas aldeias de Carro Queimado ou São Cibrão.

Dois idosos sequestrados em Arouca

Horas antes de ter sido visto em Vila Real, Pedro Dias terá sequestrado um casal de idosos numa residência em Moldes, Arouca, e roubado a viatura de um deles, pondo-se em fuga.

As autoridades acreditam que o suspeito passou os últimos dias refugiado numa casa abandonada, naquela localidade, situada ao lado de uma moradia de emigrantes, que se encontra desabitada grande parte do ano.

A GNR está agora focada na zona de Vila Real mas continua a exercer acções também nos distritos limítrofes, tanto a norte como a sul.

Durante a noite, o porta-voz da GNR, major Marco Cruz, disse à agência Lusa que a “prioridade continua a ser a segurança das populações mais isoladas, principalmente nos distritos de Viseu, Aveiro e Guarda”, reforçando a ideia de que o suspeito “já mostrou que é perigoso”.

O porta-voz da GNR acrescentou que os comandos territoriais “têm trabalhado muito no sentido de procurar o principal suspeito”, continuando a “investigação criminal e a recolha de indícios”.

Foi há uma semana que um militar e um civil foram assassinados a tiro em Aguiar da Beira, onde também um outro militar e uma civil ficaram feridos com gravidade.

Já durante a tarde, na zona de Candal, um outro militar da GNR foi também ferido com uma arma de fogo mas teve depois alta hospitalar.

O presumível homicida encontra-se, desde então, em fuga, apesar das operações policiais em curso para o capturar.

ZAP / Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Governo da Malásia pede desculpa após recomendações sexistas para período de confinamento

O Governo da Malásia pediu desculpas após reações contra recomendações consideradas sexistas dirigidas às mulheres durante o período de confinamento devido à pandemia de Covid-19, que já causou naquele país causou três mortes e 2.766 …

Linha SNS 24 está a atender mais de 18 mil chamadas por dia

O secretário de Estado da Saúde saudou a capacidade de adaptação dos profissionais de saúde e do Governo à pandemia covid-19, dando como exemplo a Linha SNS 24 que está a atender mais de 18 …

Bolsonaro mais moderado. "A minha preocupação sempre foi salvar vidas”

O Presidente brasileiro adotou um tom mais moderado naquele que foi o seu quarto discurso ao país sobre o novo coronavírus, mas voltou a insistir na importância de a população manter os empregos durante a …

Diabéticos representam 9% das mortes por covid-19

Os doentes da diabetes são um grupo de risco, representando “mais de 9% das pessoas falecidas com covid-19”, mas não têm mais probabilidades de ser infetados pelo novo coronavírus. A informação foi avançada esta quarta.feira pelo …

Covid-19: Infarmed diz que nenhum medicamento provou eficácia no tratamento

O Infarmed assegurou, na terça-feira, estar a acompanhar todos os esforços nacionais e internacionais para o desenvolvimento de potenciais tratamentos e vacinas para a covid-19, mas insistiu que nenhum fármaco provou ainda a sua eficácia …

Adolescente de 13 anos morre no Reino Unido devido a Covid-19

Um adolescente britânico de 13 anos morreu na segunda-feira depois de testar positivo para o novo coronavírus, informou na terça-feira o hospital. Segundo a família, o jovem não sofria de nenhuma outra doença. Segundo noticiou a …

"Por favor, não venham". Autarca de Vila Real apela a emigrantes que não regressem a Portugal

O presidente da Câmara de Vila Real, Rui Santos, apela aos emigrantes para que, "por favor", não regressem agora ao país e nesta Páscoa "fiquem nas terras" que os "acolheram em segurança". "Este vírus infernal que …

84 pessoas detidas por desobediência ao estado de emergência

A PSP e a GNR detiveram, até esta terça-feira, 84 pessoas pelo crime de desobediência e encerraram 1600 estabelecimentos, no âmbito do estado de emergência. Em comunicado, o Ministério da Administração Interna (MAI) refere que, entre as …

Há creches, ATL e colégios privados a cobrar valores indevidos na quarentena

Há creches, ATL e colégios privados a cobrarem valores indevidos referentes a alimentação, transporte e atividades extracurriculares. O alerta foi dado pela Associação de Defesa do Consumidor (Deco). De acordo com a jurista da Deco, Carolina …

Pedro Proença acredita que "vai ser possível jogar na presente temporada"

O Presidente da Liga Portuguesa de Futebol Profissional (LPFP) admitiu, esta terça-feira, a possibilidade de realizar jogos à porta fechada e ainda esta temporada. Em entrevista à rádio TSF, Pedro Proença disse acreditar que ainda "vai …