“Piloto” sequestrou idosos, roubou carro e já foi visto em Vila Real

Miguel Pereira da Silva / Lusa

A GNR mantém um forte aparato policial na zona de Vila Real, continuando as buscas pelo suspeito dos crimes de Aguiar da Beira, que foi avistado ao final da tarde de domingo, numa aldeia, junto à cidade transmontana, depois de ter sequestrado dois idosos em Arouca e de ter roubado um carro.

A GNR mantém vários elementos no terreno, com muitos militares concentrados em alguns pontos, onde estão a parar algumas viaturas, pedindo aos condutores para abrirem as malas.

As autoridades continuam, assim, à procura do homem que é suspeito de ter assassinado duas pessoas em Aguiar da Beira, no distrito da Guarda.

Chegou a ser notícia que Pedro Dias, de 44 anos, já teria fugido para Espanha e que teria roubado um carro em Salamanca.

Mas o suspeito foi avistado, este domingo, por uma patrulha da Guarda na zona industrial de Vila Real e na aldeia de Constantim, horas e cerca de 100 quilómetros depois de alegadamente ter roubado um carro branco em Arouca. O Diário de Notícias adianta que a viatura é um Opel Astra.

Populares contaram que o presumível homicida terá passado por uma rua central de Constantim, onde teve de parar atrás de um carro que fazia manobras de estacionamento.

O condutor de Constantim desviou-se para deixar passar o carro branco, alegadamente conduzido pelo suspeito, e, numa segunda tentativa de estacionamento, acabou por impedir também a passagem dos militares da GNR.

De imediato, a GNR montou uma operação de busca pelo homem, com dezenas de militares, ainda agentes da PSP e elementos da PJ, no terreno.

Logo depois, alguns populares ligaram para as autoridades a dar conta de avistamentos do alegado homicida, nomeadamente nas aldeias de Carro Queimado ou São Cibrão.

Dois idosos sequestrados em Arouca

Horas antes de ter sido visto em Vila Real, Pedro Dias terá sequestrado um casal de idosos numa residência em Moldes, Arouca, e roubado a viatura de um deles, pondo-se em fuga.

As autoridades acreditam que o suspeito passou os últimos dias refugiado numa casa abandonada, naquela localidade, situada ao lado de uma moradia de emigrantes, que se encontra desabitada grande parte do ano.

A GNR está agora focada na zona de Vila Real mas continua a exercer acções também nos distritos limítrofes, tanto a norte como a sul.

Durante a noite, o porta-voz da GNR, major Marco Cruz, disse à agência Lusa que a “prioridade continua a ser a segurança das populações mais isoladas, principalmente nos distritos de Viseu, Aveiro e Guarda”, reforçando a ideia de que o suspeito “já mostrou que é perigoso”.

O porta-voz da GNR acrescentou que os comandos territoriais “têm trabalhado muito no sentido de procurar o principal suspeito”, continuando a “investigação criminal e a recolha de indícios”.

Foi há uma semana que um militar e um civil foram assassinados a tiro em Aguiar da Beira, onde também um outro militar e uma civil ficaram feridos com gravidade.

Já durante a tarde, na zona de Candal, um outro militar da GNR foi também ferido com uma arma de fogo mas teve depois alta hospitalar.

O presumível homicida encontra-se, desde então, em fuga, apesar das operações policiais em curso para o capturar.

ZAP / Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

O segredo para a investigação do cancro pode estar escondido nas baleias

Algumas espécies de baleias vivem durante muitos anos graças a genes supressores de tumores duplicados. Esta descoberta pode ajudar na investigação sobre cancro em humanos. Um novo estudo sugere que o tamanho gigantesco das baleias não …

Passos Coelho cancela participação em fórum para afastar "especulações infundadas" sobre o seu regresso

O antigo primeiro-ministro, Pedro Passos Coelho, decidiu cancelar a presença numa conversa via Zoom agendada para 25 de março, inserida num ciclo denominado “Repensar Portugal”. Esta quinta-feira, o semanário Expresso adiantou que o antigo primeiro-ministro Pedro …

A física quântica pode causar mutações no nosso ADN

Simulações de computador e métodos de mecânica quântica têm sido usados ​​para determinar o papel que o tunelamento de protões, um fenómeno puramente quântico, desempenha nas mutações espontâneas no ADN. A biologia quântica é um campo …

Buracos negros minúsculos podem estar a "esconder-se" dentro de estrelas (e a devorá-las por dentro)

Uma equipa de investigadores tem um novo palpite sobre onde procurar a misteriosa matéria escura: esta pode estar a assumir a forma de buracos negros endoparasitários. De acordo com o ScienceAlert, buracos negros primordiais minúsculos, quase …

Maionese está a salvar tartarugas após derrame de petróleo em Israel

Membros do Centro Nacional de Resgate de Tartarugas Marinhas de Israel estão a usar maionese para limpar as vias respiratórias de tartarugas que inalaram petróleo em alto-mar. Israel fechou este domingo as praias mediterrânicas dias após …

Itália investiga empresas de entrega de comida. Há estafetas tratados "como escravos"

Itália está a investigar as empresas de entrega de comida online, com um promotor a lamentar que os estafetas que fazem as entregas, muitos deles imigrantes, são praticamente tratados "como escravos". Procuradores de Milão avançaram que …

O IONIQ 5 é o novo carro elétrico da Hyundai (e é enorme entre eixos)

O ano 2021 vai ser promissor na apresentação e lançamento de carros elétricos no mercado mundial. Algumas marcas, como a Hyundai, têm produtos prontos para serem comercializados. Agora, a marca sul-coreana apresenta o IONIQ 5. Com …

Em Moscovo, qualquer um pode ser vacinado contra a covid-19 (e até ganha um gelado)

Em Moscovo, capital da Rússia, a vacina Sputnik V está disponível gratuitamente a qualquer pessoa que queira ser vacinada desde 18 de janeiro. Os interessados não precisam de agendar a toma e até ganham um …

As abelhas convenceram-nos de que sabiam matemática. Mas mentiram-nos

O novo estudo não significa necessariamente que as abelhas não entendam números, mas sugere que os animais usam propriedades não numéricas para resolver problemas matemáticos. Vários estudos convenceram-nos de que as abelhas são pequenos génios matemáticos: …

Liam Thorpe era prioritário na vacinação contra a covid-19 por ter 6,2 cm. Foi um erro

Liam Thorp, um homem de 32 anos sem comorbilidades, foi incorporado na lista de cidadãos prioritários para a vacinação contra a covid-19 no Reino Unido. Tudo por causa de um erro no sistema, que o registou …