//

“Piloto” sequestrou idosos, roubou carro e já foi visto em Vila Real

Miguel Pereira da Silva / Lusa

A GNR mantém um forte aparato policial na zona de Vila Real, continuando as buscas pelo suspeito dos crimes de Aguiar da Beira, que foi avistado ao final da tarde de domingo, numa aldeia, junto à cidade transmontana, depois de ter sequestrado dois idosos em Arouca e de ter roubado um carro.

A GNR mantém vários elementos no terreno, com muitos militares concentrados em alguns pontos, onde estão a parar algumas viaturas, pedindo aos condutores para abrirem as malas.

As autoridades continuam, assim, à procura do homem que é suspeito de ter assassinado duas pessoas em Aguiar da Beira, no distrito da Guarda.

Chegou a ser notícia que Pedro Dias, de 44 anos, já teria fugido para Espanha e que teria roubado um carro em Salamanca.

Mas o suspeito foi avistado, este domingo, por uma patrulha da Guarda na zona industrial de Vila Real e na aldeia de Constantim, horas e cerca de 100 quilómetros depois de alegadamente ter roubado um carro branco em Arouca. O Diário de Notícias adianta que a viatura é um Opel Astra.

Populares contaram que o presumível homicida terá passado por uma rua central de Constantim, onde teve de parar atrás de um carro que fazia manobras de estacionamento.

O condutor de Constantim desviou-se para deixar passar o carro branco, alegadamente conduzido pelo suspeito, e, numa segunda tentativa de estacionamento, acabou por impedir também a passagem dos militares da GNR.

De imediato, a GNR montou uma operação de busca pelo homem, com dezenas de militares, ainda agentes da PSP e elementos da PJ, no terreno.

Logo depois, alguns populares ligaram para as autoridades a dar conta de avistamentos do alegado homicida, nomeadamente nas aldeias de Carro Queimado ou São Cibrão.

Dois idosos sequestrados em Arouca

Horas antes de ter sido visto em Vila Real, Pedro Dias terá sequestrado um casal de idosos numa residência em Moldes, Arouca, e roubado a viatura de um deles, pondo-se em fuga.

As autoridades acreditam que o suspeito passou os últimos dias refugiado numa casa abandonada, naquela localidade, situada ao lado de uma moradia de emigrantes, que se encontra desabitada grande parte do ano.

A GNR está agora focada na zona de Vila Real mas continua a exercer acções também nos distritos limítrofes, tanto a norte como a sul.

Durante a noite, o porta-voz da GNR, major Marco Cruz, disse à agência Lusa que a “prioridade continua a ser a segurança das populações mais isoladas, principalmente nos distritos de Viseu, Aveiro e Guarda”, reforçando a ideia de que o suspeito “já mostrou que é perigoso”.

O porta-voz da GNR acrescentou que os comandos territoriais “têm trabalhado muito no sentido de procurar o principal suspeito”, continuando a “investigação criminal e a recolha de indícios”.

Foi há uma semana que um militar e um civil foram assassinados a tiro em Aguiar da Beira, onde também um outro militar e uma civil ficaram feridos com gravidade.

Já durante a tarde, na zona de Candal, um outro militar da GNR foi também ferido com uma arma de fogo mas teve depois alta hospitalar.

O presumível homicida encontra-se, desde então, em fuga, apesar das operações policiais em curso para o capturar.

ZAP / Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.