Governo vai aprovar “código de conduta” para os seus membros

O ministro dos Negócios Estrangeiros anunciou esta quinta-feira que o Conselho de Ministros vai aprovar este verão um código de conduta que vincule os membros do Governo, depois de três elementos do executivo terem aceitado convites para assistirem a jogos de futebol.

Numa sessão de esclarecimentos sobre os três secretários de Estado que aceitaram convites para assistirem a jogos de futebol, o ministro Augusto Santos Silva garantiu que os governantes envolvidos “têm todas as condições” para manter os cargos que exercem atualmente.

O anúncio surge após a polémica gerada à volta dos secretários de Estado Fernando Rocha Andrade (Assuntos Fiscais), João Vasconcelos (Indústria) e Jorge Costa Oliveira (Internacionalização), que aceitaram convites da Galp para assistir a jogos da seleção nacional no Euro 2016 em França.

Segundo Augusto Santos Silva, os três secretários de Estado vão manter-se no Governo, que se prepara para aprovar até ao final do verão um código de conduta que abrange governantes e altos funcionários públicos.

Para Santos Silva, a ida aos jogos enquadrou-se numa “iniciativa de mobilização de apoio público de apoio à selecção”. “Não é a primeira vez que sucede, com dezenas e dezenas de personalidades, entre as quais vários titulares de cargos públicos, entre os quais três membros do Governo”, afirmou o ministro dos Negócios Estrangeiros.

Augusto Santos Silva refere que “os três membros do Governo que participaram nessa iniciativa fizeram questão de assegurar o reembolso de quaisquer despesas que o dito patrocinador tivesse incorrido por motivo da sua participação”.

“O atual Governo, que tem no seu programa a aprovação de um código de transparência pública, está em condições de dizer que o Conselho de Ministros aprovará, ainda este verão, um código de conduta para membros do Governos e altos dirigentes da Administração Pública”, revelou Santos Silva.

“O código de conduta deverá intensificar a norma atual da lei de forma a que ela se torne taxativa e em relação à qual o seu comportamento não suscite qualquer dúvida”, explicou.

Augusto Santos Silva considerou que com o novo código de conduta fica “encerrado” o caso da viagem do secretário de Estado ao Euro 2016 a custas da Galp.

ZAP / Lusa

PARTILHAR

12 COMENTÁRIOS

  1. “Augusto Santos Silva refere que “os três membros do Governo que participaram nessa iniciativa fizeram questão de assegurar o reembolso de quaisquer despesas que o dito patrocinador tivesse incorrido por motivo da sua participação”.”

    Reembolsar !????
    Desde quando é que os convidados têm de reembolsar uma oferta que aceitam.
    A oferta nunca devia ter sido feita, nem tão pouco aceite.

    Apenas fica demonstrado o que normalmente se passa por baixo do pano, e que são situações tão corriqueiras que estes senhores, já estão a ficar descuidados.

  2. Nascemos a gostar de mama, morremos velhos a gostar de mama. Pelo meio se podermos mamar em tetas destas, quem os pode condenar? Além disso não se tenha pena da galp. Aumenta-se 1 cêntimo o combustível e fica tudo pago e ainda sobra para outras investidas.

RESPONDER

O Bosão de Higgs foi apanhado a fazer algo inesperado

Uma equipa de cientistas do Laboratório Europeu de Física de Partículas (CERN) observou o Bosão de Higgs, a fazer algo inesperado: à medida que caía, esta parecia decompor-se numa combinação inesperada de partículas. De acordo com …

Feitos de estrelas. Os nossos ossos são compostos por estrelas que explodiram

Uma nova investigação concluiu que metade do cálcio do nosso Universo é oriundo de uma supernova rica em cálcio, que explodiu há milhões de anos. O novo estudo, cujos resultados foram esta semana publicados na revista …

"Monarquia criminosa". Parlamento declara Catalunha republicana e não reconhece o rei

O Parlamento catalão aprovou esta sexta-feira uma resolução na qual declara que “a Catalunha é republicana e, portanto, não reconhece nem quer ter um rei”, rotulando a monarquia de “criminosa”. A resolução foi aprovada em sessão …

Novo método deteta metais tóxicos em alimentos e água em apenas algumas horas

Uma equipa de cientistas da Universidade de Joanesburgo, na África do Sul, desenvolveu um método sensível para detetar níveis perigosos de metais pesados em alguns alimentos e água. Os vestígios de metais como chumbo (Pb), arsénico …

Meghan Markle vence primeira batalha judicial contra jornal britânico

A Duquesa de Sussex conseguiu que o Tribunal Superior de Londres optasse por manter anónima a identidade das suas cinco amigas, como parte da ação legal que está a ser levada a cabo. O 39º aniversário …

Cientistas obrigados a rebatizar dezenas de genes humanos. A culpa é do Excel

Só no ano passado, os cientistas viram-se obrigados a mudar os nomes de 27 genes humanos por causa de um erro de leitura do Microsoft Excel. Tal como explica o portal The Verge, que avança …

"Vai continuar a queimar". Covid-19 é mais parecida com um fogo florestal do que com ondas e picos

Com o surgimento do novo coronavírus no mundo, vários especialistas previam que este iria surgir em ondas e picos. Agora a visão de futuro é outra e os especialistas dizem que a pandemia se compara …

Mudanças climáticas podem vir a causar mais mortes do que a covid-19, alerta Bill Gates

  As mudanças climáticas podem custar muito mais vidas nas próximas décadas do que a pandemia do novo coronavírus (covid-19). O alerta é do co-fundador da Microsoft, Bill Gates, que, através de uma reflexão no seu …

Descoberta a primeira disrupção gigante nas nuvens de Vénus

Uma equipa internacional de cientistas, que incluiu um investigador do Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço (IA), descobriu a "primeira disrupção gigante" nas nuvens de Vénus que tem fustigado as zonas profundas da atmosfera …

TVI aposta em estúdio a Norte. Nuno Santos quer Informação mais ao estilo da SIC Notícias do que da CMTV

O diretor-geral da TVI, Nuno Santos, afirmou, em entrevista ao jornal Público, que a estação de Queluz de Baixo vai apostar num estúdio no Norte, revelando ainda que pretende mudar a Informação do canal mais …