Governo vai aprovar “código de conduta” para os seus membros

O ministro dos Negócios Estrangeiros anunciou esta quinta-feira que o Conselho de Ministros vai aprovar este verão um código de conduta que vincule os membros do Governo, depois de três elementos do executivo terem aceitado convites para assistirem a jogos de futebol.

Numa sessão de esclarecimentos sobre os três secretários de Estado que aceitaram convites para assistirem a jogos de futebol, o ministro Augusto Santos Silva garantiu que os governantes envolvidos “têm todas as condições” para manter os cargos que exercem atualmente.

O anúncio surge após a polémica gerada à volta dos secretários de Estado Fernando Rocha Andrade (Assuntos Fiscais), João Vasconcelos (Indústria) e Jorge Costa Oliveira (Internacionalização), que aceitaram convites da Galp para assistir a jogos da seleção nacional no Euro 2016 em França.

Segundo Augusto Santos Silva, os três secretários de Estado vão manter-se no Governo, que se prepara para aprovar até ao final do verão um código de conduta que abrange governantes e altos funcionários públicos.

Para Santos Silva, a ida aos jogos enquadrou-se numa “iniciativa de mobilização de apoio público de apoio à selecção”. “Não é a primeira vez que sucede, com dezenas e dezenas de personalidades, entre as quais vários titulares de cargos públicos, entre os quais três membros do Governo”, afirmou o ministro dos Negócios Estrangeiros.

Augusto Santos Silva refere que “os três membros do Governo que participaram nessa iniciativa fizeram questão de assegurar o reembolso de quaisquer despesas que o dito patrocinador tivesse incorrido por motivo da sua participação”.

“O atual Governo, que tem no seu programa a aprovação de um código de transparência pública, está em condições de dizer que o Conselho de Ministros aprovará, ainda este verão, um código de conduta para membros do Governos e altos dirigentes da Administração Pública”, revelou Santos Silva.

“O código de conduta deverá intensificar a norma atual da lei de forma a que ela se torne taxativa e em relação à qual o seu comportamento não suscite qualquer dúvida”, explicou.

Augusto Santos Silva considerou que com o novo código de conduta fica “encerrado” o caso da viagem do secretário de Estado ao Euro 2016 a custas da Galp.

ZAP / Lusa

PARTILHAR

12 COMENTÁRIOS

  1. “Augusto Santos Silva refere que “os três membros do Governo que participaram nessa iniciativa fizeram questão de assegurar o reembolso de quaisquer despesas que o dito patrocinador tivesse incorrido por motivo da sua participação”.”

    Reembolsar !????
    Desde quando é que os convidados têm de reembolsar uma oferta que aceitam.
    A oferta nunca devia ter sido feita, nem tão pouco aceite.

    Apenas fica demonstrado o que normalmente se passa por baixo do pano, e que são situações tão corriqueiras que estes senhores, já estão a ficar descuidados.

  2. Nascemos a gostar de mama, morremos velhos a gostar de mama. Pelo meio se podermos mamar em tetas destas, quem os pode condenar? Além disso não se tenha pena da galp. Aumenta-se 1 cêntimo o combustível e fica tudo pago e ainda sobra para outras investidas.

RESPONDER

Os Simpsons podem ter previsto o surto do novo coronavírus da China

A série de televisão animada "Os Simpsons" é conhecida por ter feito profecias que, com o passar do tempo, se tornaram mesmo realidade. Agora, os fãs do programa parecem ter encontrado um episódio que prediz …

Identificada nova espécie de dinossauro que viveu há mais de 150 milhões de anos

Paleontólogos identificaram, nos Estados Unidos, uma nova espécie de dinossauro do género dos alossauros, que viveu há mais de 150 milhões de anos. A espécie, que tem o nome de Allosaurus jimmadseni, foi identificada a partir …

Escorpião com 436 milhões de anos foi dos primeiros animais a pisar a Terra

Cientistas descobriram um escorpião com 436 milhões de anos que terá sido um dos primeiros animais da Terra a migrar dos habitats aquáticos para os terrestres. Foram encontrados dois fósseis da espécie num antigo mar tropical …

Bruno de Carvalho disposto a liderar SAD do Sporting com Varandas

O ex-presidente do Sporting admitiu, esta sexta-feira, estar disposto a liderar a SAD do clube, mesmo com Frederico Varandas como presidente. No seu comentário semanal na Rádio Estádio, Bruno de Carvalho disse estar disposto a regressar …

A Inteligência Artificial teria resolvido o mistério da fuga de Alcatraz

Um programa de Inteligência Artificial (IA) poderia ter resolvido o mistério da fuga dos irmãos irmãos John e Clarence Anglin e Frank Morris da prisão de Alcatraz, que foi considerada uma das mais seguras dos …

Mais de 30 militares dos EUA ficaram com lesões cerebrais após ataque iraniano

Mais de 30 militares norte-americanos ficaram com lesões cerebrais traumáticas na sequência do ataque iraniano na base militar de Ain al-Assad, no Iraque. 34 militares norte-americanos ficaram com lesões cerebrais traumáticas na sequência do ataque levado …

Homem que torturou suspeitos de planear o 11 de setembro diz que o voltaria a fazer

James Mitchell torturou os cinco suspeitos de terem planeado o ataque de 11 de setembro de 2001. Em tribunal, disse que não tem remorsos e que o voltaria a fazer. James Mitchell foi o psicólogo responsável …

Belenenses e Belenenses SAD chegam a acordo para suspender ações judiciais

A Federação Portuguesa de Futebol (FPF) anunciou, esta sexta-feira, que foi alcançada uma suspensão das ações judiciais entre o Belenenses e a Belenenses SAD. Em comunicado publicado na sua página oficial, a FPF informou que o …

Amazon quer que os clientes paguem com as mãos

A gigante tecnológica Amazon quer que os  clientes comprem e efetuem o pagamento com um aceno da mão em vez de passar um cartão numa máquina. De acordo com o Wall Street Journal, que cita fontes …

59 autarcas constituídos arguidos na Operação Éter

O Ministério Público constituiu 74 arguidos, 59 dos quais autarcas e ex-autarcas de 47 câmaras do Norte e Centro, no processo da investigação às Lojas Interativas da Turismo do Porto e Norte, realizada no âmbito …