Funcionário alertou Volkswagen há 4 anos sobre fraude nas emissões

Um engenheiro da Volkswagen alertou a empresa sobre a fraude nos testes de emissões poluentes já em 2011, afirma o jornal alemão Frankfurter Allgemeine Sonntagszeitung.

De acordo com a publicação, o aviso veio à tona durante a atual investigação da empresa sobre o escândalo.

Além disso, o Bild am Sonntag, citando fontes não identificadas, afirmou que um inquérito interno descobriu que a fornecedora de peças Bosch alertou a Volkswagen, em 2007, no sentido de não usar o seu software de forma ilegal – o dispositivo deveria servir apenas para testes, e não para ser usado no produto final entregue aos consumidores.

A gigante automóvel, no entanto, afirmou à BBC que não comentaria “especulações de jornais”.

Na semana passada, a Volkswagen pediu desculpas publicamente pelas fraudes nos testes de emissões nos Estados Unidos. Cerca de 11 milhões de carros a diesel fabricados desde 2008 foram afetados em todo o mundo, segundo a empresa.

Os veículos estavam equipados com software que podia detetar quando o motor estava a ser testado e, com isso, mudar o desempenho para melhorar os resultados.

O presidente executivo da Volkswagen, Martin Winterkorn, demitiu-se na sequência do escândalo e foi substituído por Matthias Mueller, ex-diretor da Porsche.

Investidores

Além de surpreender os consumidores, o problema despertou espanto em investidores do mercado automóvel.

De acordo com a BBC, os papéis da dívida emitidos pela Volkswagen estão mesmo sob revisão pelo Banco Central Europeu (BCE), que vinha a comprar papéis da dívida de grandes empresas – incluindo a montadora alemã-, como parte do plano de impulsionar a economia da zona do euro.

No entanto, como consequência da confissão da fraude pela empresa, o BCE decidiu rever as compras dos seus papéis, uma avaliação que inclui, em particular, as dívidas garantidas pelos empréstimos a compradores de carros da Volkswagen.

Estes papéis, conhecidos como ABS (asset-backed securities), são investimentos muito populares, que oferecem uma percentagem relativamente alta de retorno em tempos de taxas de juros baixas, e são muito importantes para os fabricantes de carros, permitindo a concessão de empréstimos a consumidores.

Consequências

Esta sexta-feira, a Suíça proibiu temporariamente a venda de modelos a diesel da Volkswagen que poderiam ter o dispositivo capaz de contornar os testes de emissões.

Segundo o país, essa medida atinge 180 mil carros ainda não vendidos ou registados. As autoridades suíças também criaram um grupo de trabalho para investigar o caso.

Nos EUA, o Departamento de Justiça afirmou à BBC que se juntaria à EPA – a agência de proteção ambiental do país – nas investigações.

As descobertas da agência incluem 482 mil veículos só nos Estados Unidos, incluindo modelos como o Audi A3, fabricado pela Volkswagen, e marcas como Jetta, Fusca, Golf e Passat.

A empresa admitiu que cerca de 11 milhões de veículos em todo o mundo contêm o software responsável pela fraude – 2,8 milhões destes na Alemanha – e que mais recalls e reparos estão entre os planos possíveis.

Metade das vendas do grupo na Europa – o maior mercado da montadora – é de carros a diesel.

As ações da Volkswagen entraram em queda de cerca de 30% nos dias que sucederam ao escândalo.

ZAP / BBC

PARTILHAR

RESPONDER

Diferenças entre Rio e Costa "ficaram muito marcadas" no debate

Apesar de esclarecedor, Rui Rio sublinhou que o debate de segunda-feira "não foi decisivo", frisando que, até 6 de outubro, "ainda há um caminho a percorrer". O líder do PSD, Rui Rio, defende que as …

WhatsApp começa a ganhar relevância nas eleições em Portugal

Uma investigadora do ISCTE atribui muita importância aos grupos que começam agora a surgir no WhatsApp, que "não são uma coisa muito visível", mas "chega às pessoas de uma forma diferente" e "mais personalizada". Ainda …

Avioneta da Força Aérea espanhola cai no Mar Menor. Instrutor de voo e aluna morreram

Um instrutor e uma aluna morreram esta quarta-feira depois de um avioneta da Força Aérea Espanhola ter caído no Mar Menor, perto da localidade de San Javier, na região de Múrcia. As duas vítimas mortais eram …

Rosa Grilo reafirma inocência. Amante nega qualquer envolvimento no crime

A segunda sessão do julgamento foi marcada por contradições da arguida Rosa Grilo, acusada do homicídio do marido, em coautoria com o amante. Segundo a SIC Notícias, nesta segunda sessão do julgamento, no Tribunal de Loures, …

Primeiro debate a seis começou com divergências nas pensões e terminou com carne e peixe

Realizou-se nesta quarta-feira o primeiro debate da campanha eleitoral com todos os líderes dos partidos políticos com assento parlamentar. Transmitido pelas Rádios TSF, Renascença e Antena 1, o debate deixou a nu as divergências ideológicas …

Missão do PPM é alertar para "revolução bolchevique" em Portugal

A missão do Partido Popular Monárquico (PPM) nas eleições legislativas é alertar para "a revolução bolchevique" que está em curso em Portugal, país que corre o risco de se transformar numa Venezuela, segundo o presidente …

Gelado para comer na rua paga mais IVA do que se for para consumir num café

Os gelados estão sujeitos a taxas diferentes de IVA, conforme sejam consumidos num estabelecimento comercial ou se destinem a ser comidos num espaço público. Em causa está a interpretação que o Fisco faz do serviço …

Amigos, amigos, 'Champions' à parte. Ronaldo e Félix encaram-se em duelo lusitano

A primeira jornada da Liga dos Campeões reserva um duelo especial para os portugueses entre o Atlético de Madrid e a Juventus. De lados opostos estarão João Félix e Cristiano Ronaldo. Os portugueses estarão de coração …

Michel Temer usa a palavra "golpe" para falar da destituição de Dilma Rousseff

"Nunca apoiei o golpe e nem fiz nada para que isso acontecesse", disse Michel Temer - que chegou ao poder em 2016, após o processo de destituição de Dilma Rousseff - numa entrevista à emissora …

PGR denuncia irregularidades na investigação ao homicídio de Marielle Franco

Esta terça-feira, a procuradora-geral da República brasileira denunciou irregularidades na investigação do caso do homicídio da vereadora Marielle Franco e do motorista Anderson Gomes. Raquel Dodge, que concluiu o mandato de dois anos na liderança do …