Família Espírito Santo tem (apenas) 8 milhões congelados em depósitos

(dr) BES.pt

Ricardo Salgado, ex-presidente do BES

Ricardo Salgado, ex-presidente do BES

O presidente do BES, Luís Máximo dos Santos, revelou esta quinta-feira no parlamento que o valor de depósitos da família Espírito Santo e dos antigos administradores que ficaram congelados no ‘bad bank’ é de oito milhões de euros.

“O valor dos depósitos de ex-administradores e entidades que não puderam transitar para o balanço do Novo Banco no âmbito da lei é residual no meio disto tudo. São 8 milhões de euros”, afirmou o responsável, depois de ter sido questionado sobre a matéria na comissão de inquérito ao caso BES/Grupo Espírito Santo (GES).

Máximo dos Santos reconheceu que a entidade poderá não ter capacidade financeira para suportar possíveis indemnizações a que seja condenada nos inúmeros processos judiciais que estão em curso nos tribunais.

Questionado na comissão de inquérito ao caso BES/Grupo Espírito Santo (GES) sobre quem é que vai pagar as indemnizações do âmbito judicial que venham a ser declaradas contra o BES, o responsável colocou em causa a capacidade de o banco pagar esses valores.

“É preciso saber se o BES terá património e recursos para fazer face a responsabilidades que venham a emergir dessas decisões”, afirmou Máximo dos Santos.

Já sobre as prioridades entre diferentes tipos de credores, o líder do ‘bad bank’ frisou que “tudo depende dessas entidades serem credores comuns ou subordinados“, sendo os credores comuns pagos antes do que os subordinados.

A audição de Máximo dos Santos terminou pelas 20:30, quatro horas e meia depois de ter arrancado, e fechou a semana de audições, que serão retomadas na próxima terça-feira com o presidente do Novo Banco, Eduardo Stock da Cunha, e o ex-administrador do BES Angola, Rui Guerra, a comparecerem perante os deputados.

Em agosto, o Banco de Portugal decidiu aplicar uma medida de resolução no então Banco Espírito Santo (BES), dividindo a entidade em duas.

No chamado banco mau (‘bad bank’), um veículo que mantém o nome BES, ficaram concentrados os ativos e passivos tóxicos do BES, assim como os acionistas.

No ‘banco bom’, o banco de transição que foi chamado de Novo Banco, ficaram os ativos e passivos considerados não problemáticos.

/Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Coronavírus já provocou 56 mortes. China começa a desenvolver vacina

China começou a desenvolver uma vacina contra o novo coronavírus, que já provocou a morte a 56 pessoas e infetou 1.975 pessoas no país, informa este domingo o jornal oficial do Partido Comunista Chinês (PCC). De …

Portugueses vencem "Óscares" de animação em Los Angeles

O filme “Tio Tomás, A Contabilidade dos Dias” da realizadora portuguesa Regina Pessoa, venceu este domingo o prémio de Melhor Curta Metragem e Sérgio Martins venceu a Melhor Direção de Animação em Longa Metragem, pelo …

Juiz Neto de Moura muda nome com que assina acórdãos

O juiz Neto de Moura, envolvido em algumas decisões polémicas sobre violência doméstica, alterou o nome com que assina os acórdãos, avança o Jornal de Notícias na sua edição impressa deste domingo. De acordo com …

Violenta tempestade faz pelo menos 30 mortos em Minas Gerais

A violenta tempestade que desde quinta-feira assola o estado de Minas Gerais, sudeste do Brasil, já provocou pelo menos 30 mortos e 17 desaparecidos, anunciou este domingo a Proteção Civil. De acordo com o novo balanço, …

Descobertas quatro novas espécies de tubarões que caminham

Foram descobertas quatro novas espécies de tubarões que caminham usando as suas barbatanas. Ao todo são já conhecidas nove espécies deste tipo de tubarões. Investigadores encontraram tubarões que caminham nas águas do norte da Austrália e …

Caso suspeito de infeção por coronavírus em Portugal deu negativo

A Direção-Geral da Saúde (DGS) informou este domingo que o primeiro caso suspeita de coronavírus em Portugal, com um paciente sob observação no Hospital de Curry Cabral, em Lisboa, deu negativo após  análises. "A Direção-Geral da …

Francisco Rodrigues dos Santos é o novo líder do CDS

A moção de estratégia de Francisco Rodrigues dos Santos, sob o título "Voltar a Acreditar", foi a mais votada na madrugada domingo no 28.º congresso do CDS, em Aveiro, avançaram à agência Lusa fontes partidárias. A …

Cientistas descobrem proteína capaz de imitar os efeitos do exercício físico

A proteína, chamada de Sestrin, é capaz de proporcionar benefícios musculares muito semelhantes aos da prática de exercício físico. Um grupo de cientistas da Universidade de Medicina do Michigan, nos Estados Unidos, descobriu uma proteína …

Inscrição hebraica com 2.800 anos revela antigo nome bíblico

Uma equipa de arqueólogos encontrou um jarro com 2.8000 anos com a inscrição em hebraico "Benayo" no sítio arqueológico de Abel Beth Maacah, no norte de Israel, local várias vezes mencionado na Bíblia Hebraica.  De …

Braga vence FC Porto e conquista Taça da Liga. Sérgio coloca lugar à disposição

O Sporting de Braga venceu hoje o FC Porto por 1-0 e conquistou a Taça da Liga, com Ricardo Horta a marcar o golo decisivo aos 90+5, garantindo um troféu que os bracarenses já tinham …