Família Espírito Santo tem (apenas) 8 milhões congelados em depósitos

(dr) BES.pt

Ricardo Salgado, ex-presidente do BES

Ricardo Salgado, ex-presidente do BES

O presidente do BES, Luís Máximo dos Santos, revelou esta quinta-feira no parlamento que o valor de depósitos da família Espírito Santo e dos antigos administradores que ficaram congelados no ‘bad bank’ é de oito milhões de euros.

“O valor dos depósitos de ex-administradores e entidades que não puderam transitar para o balanço do Novo Banco no âmbito da lei é residual no meio disto tudo. São 8 milhões de euros”, afirmou o responsável, depois de ter sido questionado sobre a matéria na comissão de inquérito ao caso BES/Grupo Espírito Santo (GES).

Máximo dos Santos reconheceu que a entidade poderá não ter capacidade financeira para suportar possíveis indemnizações a que seja condenada nos inúmeros processos judiciais que estão em curso nos tribunais.

Questionado na comissão de inquérito ao caso BES/Grupo Espírito Santo (GES) sobre quem é que vai pagar as indemnizações do âmbito judicial que venham a ser declaradas contra o BES, o responsável colocou em causa a capacidade de o banco pagar esses valores.

“É preciso saber se o BES terá património e recursos para fazer face a responsabilidades que venham a emergir dessas decisões”, afirmou Máximo dos Santos.

Já sobre as prioridades entre diferentes tipos de credores, o líder do ‘bad bank’ frisou que “tudo depende dessas entidades serem credores comuns ou subordinados“, sendo os credores comuns pagos antes do que os subordinados.

A audição de Máximo dos Santos terminou pelas 20:30, quatro horas e meia depois de ter arrancado, e fechou a semana de audições, que serão retomadas na próxima terça-feira com o presidente do Novo Banco, Eduardo Stock da Cunha, e o ex-administrador do BES Angola, Rui Guerra, a comparecerem perante os deputados.

Em agosto, o Banco de Portugal decidiu aplicar uma medida de resolução no então Banco Espírito Santo (BES), dividindo a entidade em duas.

No chamado banco mau (‘bad bank’), um veículo que mantém o nome BES, ficaram concentrados os ativos e passivos tóxicos do BES, assim como os acionistas.

No ‘banco bom’, o banco de transição que foi chamado de Novo Banco, ficaram os ativos e passivos considerados não problemáticos.

/Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Sporting 3-1 Gil Vicente | “Pote” de ouro na recta final

Sofrimento e alívio. O Sporting esteve a perder em casa por 1-0 com o Gil Vicente até aos 82 minutos, mas deu a volta ao marcador num curto espaço de tempo, acabando por fixar o …

Descoberto na Austrália recife de coral mais alto do que o Empire State Building

Um novo recife "maciço" de 500 metros foi descoberto na Grande Barreira de Corais da Austrália, tornando-o mais alto do que alguns dos arranha-céus mais altos do mundo. Os cientistas encontraram o recife separado - o …

Encontrados restos de ossos e madeira em pregos que terão sido usados na crucificação de Jesus

Um geólogo israelita analisou pregos supostamente associados à crucificação de Jesus Cristo e descobriu que os objetos contêm traços de osso e madeira. Em 1990, durante a escavação em Jerusalém do túmulo de Caifás, o sumo …

Oreo construiu um "Cofre do Apocalipse" para proteger as suas famosas bolachas

Depois do Svalbard Global Seed Vault, que guarda mais de um milhão de amostras de sementes num bunker, e o Arctic World Archive, que preserva os dados do mundo de hoje, a Oreo criou um "Cofre do …

"O Palmeiras sabe quem é o Abel?" - as dúvidas no Brasil, parte II

Abel Ferreira deverá ser confirmado como novo treinador do Palmeiras nesta sexta-feira. No Brasil voltam a surgir questões sobre as contratações de técnicos estrangeiros. Lembra-se de Marco de Vargas, o jornalista da FOX Brasil que não …

Guru de seita de escravas sexuais condenado a 120 anos de prisão

O guru de uma seita de escravas sexuais, conhecida como NXIVM, foi condenado a 120 anos de prisão. Foi considerado culpado de obrigar mulheres a fazer sexo com ele. Keith Raniere, guru da seita de escravas …

Jogadores do Atlético de Madrid "apanhados" a falar sobre João Félix

Saúl e Oblak elogiaram o jovem português, durante o intervalo da receção ao Salzburgo. Tom diferente teve uma conversa entre jogadores do Real Madrid. João Félix voltou às grandes noites nas competições europeias. Depois de já …

Creches "verdes" na Finlândia mudaram o sistema imunitário das crianças

Um pequeno experimento mostra que brincar numa "pequena floresta" durante apenas um mês pode ser o suficiente para mudar o sistema imunitário de uma criança. De acordo com o site Science Alert, várias creches na Finlândia …

Museus holandeses apertam a segurança após assaltos a objetos nazis

Uniformes da SS, armas de fogo e paraquedas estão entre os objetos nazis que estão a ser roubados de museus de guerra holandeses. De acordo com o jornal The Guardian, museus de guerra por todos os …

Beber chá e falar sobre o fim da vida. Nem a pandemia acabou com os Cafés da Morte

Os Cafés da Morte são locais especialmente criados para beber chá, comer bolos e falar sobre o fim da vida. Porém, com a pandemia e a morte a ocupar os pensamentos de todos, será que …