BdP sabia da grave situação financeira da Rioforte, mas só fez soar alertas quatro meses depois

Darren Riley / Flickr

O Banco de Portugal soube em março de 2014 da grave situação financeira da Rioforte, mas só em julho fez soar os alertas, revela esta quinta-feira a Visão.

Crise do BES

Em 2014, o Banco de Portugal desvalorizou durante quatro meses que a Rioforte, do Grupo Espírito Santo (GES), apresentava uma situação patrimonial negativa de 945 milhões de euros.

Esta quinta-feira, a revista Visão revela que o supervisor recebeu em março de 2014 um relatório da auditora PwC que apontava o buraco na Rioforte. Contudo, uma outra versão do relatório dirigida a outros bancos referia que as instituições financeiras não precisavam de constituir imparidades sobre a Rioforte.

Só no final de julho desse ano é que o país ficou a conhecer os problemas na Rioforte: ao que parece, os bancos nacionais só foram avisados de que deveriam constituir imparidades sobre os créditos dados ao GES a 23 de julho de 2014.

À revista, o supervisor justificou a não revelação dos problemas em março com o facto de no relatório a PwC ter admitido que a Rioforte e as suas subsidiárias tinham capacidade para gerar cash flow suficiente para fazer face ao serviço da dívida. Este cenário só mudou no decurso do primeiro semestre de 2014, explica o BdP, afirmando que, nessa altura, falhou o plano de desalavancagem da Espírito Santo International (ESI), empresa do GES que tinha uma dívida oculta e principal acionista da Rioforte.

Um dos relatórios realizados pela PwC referia que os problemas da Rioforte se agravaram com a compra da Espírito Santo Financial Group (ESFG) à ESI. No entanto, nos relatórios da auditora entregues aos outros bancos não havia referências à insolvência da Rioforte nem riscos de crédito associados.

O aumento de capital de mais de mil milhões de euros, que foi levado a cabo no BES em junho de 2014, foi autorizado pelo Banco de Portugal, apesar de esta instituição já saber da gravidade da situação financeira da Rioforte.

ZAP ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Adjunta de Matos Fernandes era sócia de empresa que fez negócios com o ministério

Entre 2016 e 2019, a secretária de Estado do Ambiente, Inês Santos Costa, acumulou funções quando integrou o gabinete de João Pedro Matos Fernandes, na qualidade de adjunta, sendo, na altura, sócia de uma empresa, …

Cavaco acusa Governo de Costa de continuar a alimentar "monstro" da despesa pública

Cavaco Silva volta a criticar o Governo de Costa, desta vez por criar “impostos adicionais” sobre “tudo o que mexe” para alimentar “o monstro” da despesa pública. O ex-primeiro-ministro e antigo Presidente da República Aníbal Cavaco …

Dívidas de Vieira investigadas. Com falência à vista, grupo do líder do Benfica pagou viagens de luxo

Afinal, o Fundo de Resolução nunca aceitou a reestruturação das dívidas do grupo empresarial de Luís Filipe Vieira, ao contrário do que foi dito aos deputados na Comissão Parlamentar de Inquérito aos grandes devedores do …

João Rendeiro condenado a 10 anos de prisão

João Rendeiro, antigo presidente do Banco Privado Português (BPP), foi condenado a 10 anos de prisão efetiva esta sexta-feira. O tribunal condenou o ex-presidente do Banco Privado Português (BPP), João Rendeiro, a 10 anos de prisão …

Bloqueio de migrantes. Salvini não vai a julgamento

Matteo Salvini, líder do Liga, não vai a julgamento na sequência do bloqueio do desembarque de migrantes a bordo do navio da Guarda Costeira italiana "Gregoretti", em julho de 2019. Esta sexta-feira, um tribunal italiano decidiu …

Promulgado diploma sobre acesso às praias (com alerta para novo regime de multas)

O "regime contraordenacional, que está previsto para o não cumprimento de um conjunto de regras que temos na área covid, também é aplicado" às regras relativas às praias. O Presidente da República promulgou, esta sexta-feira, o …

PCP vai votar contra reforma das Forças Armadas

Os comunistas consideram tratar-se de uma "alteração significativa" da estrutura de comando, sem dar resposta "a problemas que persistem há largos anos" na instituição militar". O PCP vai votar contra as propostas do Governo para a …

Biden diz que ataque a oleoduto veio da Rússia. Mas exclui envolvimento do Kremlin

O Presidente dos Estados Unidos (EUA), Joe Biden, afirmou na quinta-feira que o ciberataque que paralisou durante vários dias a maior rede de oleodutos do país foi proveniente da Rússia, mas exclui envolvimento do Governo …

Máscaras vieram para ficar. Mas pode haver exceções

A máscara de proteção individual vai continuar a fazer parte do nosso dia-a-dia. No entanto, pode haver exceções para os já vacinados contra a covid-19. O Governo convidou os especialistas a criarem um novo plano e …

Chega quer que agentes da PSP e GNR usem câmaras de vídeo nas lapelas e nas viaturas

O deputado único do Chega entregou esta quinta-feira um projeto de resolução no Parlamento que recomenda a colocação de câmaras de vídeo nas lapelas das fardas e nas viaturas das forças de segurança, a fim …