BdP sabia da grave situação financeira da Rioforte, mas só fez soar alertas quatro meses depois

Darren Riley / Flickr

O Banco de Portugal soube em março de 2014 da grave situação financeira da Rioforte, mas só em julho fez soar os alertas, revela esta quinta-feira a Visão.

Crise do BES

Em 2014, o Banco de Portugal desvalorizou durante quatro meses que a Rioforte, do Grupo Espírito Santo (GES), apresentava uma situação patrimonial negativa de 945 milhões de euros.

Esta quinta-feira, a revista Visão revela que o supervisor recebeu em março de 2014 um relatório da auditora PwC que apontava o buraco na Rioforte. Contudo, uma outra versão do relatório dirigida a outros bancos referia que as instituições financeiras não precisavam de constituir imparidades sobre a Rioforte.

Só no final de julho desse ano é que o país ficou a conhecer os problemas na Rioforte: ao que parece, os bancos nacionais só foram avisados de que deveriam constituir imparidades sobre os créditos dados ao GES a 23 de julho de 2014.

À revista, o supervisor justificou a não revelação dos problemas em março com o facto de no relatório a PwC ter admitido que a Rioforte e as suas subsidiárias tinham capacidade para gerar cash flow suficiente para fazer face ao serviço da dívida. Este cenário só mudou no decurso do primeiro semestre de 2014, explica o BdP, afirmando que, nessa altura, falhou o plano de desalavancagem da Espírito Santo International (ESI), empresa do GES que tinha uma dívida oculta e principal acionista da Rioforte.

Um dos relatórios realizados pela PwC referia que os problemas da Rioforte se agravaram com a compra da Espírito Santo Financial Group (ESFG) à ESI. No entanto, nos relatórios da auditora entregues aos outros bancos não havia referências à insolvência da Rioforte nem riscos de crédito associados.

O aumento de capital de mais de mil milhões de euros, que foi levado a cabo no BES em junho de 2014, foi autorizado pelo Banco de Portugal, apesar de esta instituição já saber da gravidade da situação financeira da Rioforte.

ZAP ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Podem as leis da Física refutar a existência de Deus?

Se existe um Deus que criou todo o universo e todas as leis da Física, Deus segue as suas próprias leis? Ou pode Deus substituir as suas leis, como viajar mais rápido do que a …

Covid-19. Perda de olfato e paladar pode durar até cinco meses

A perda dos sentidos do olfato e do paladar pode durar até cinco meses depois da infeção por covid-19, segundo um estudo preliminar dado a conhecer esta terça-feira, sendo os resultados definitivos apresentados em abril, …

Na Florida, duas mulheres disfarçaram-se de idosas para serem vacinadas contra a covid-19

Na Florida, duas mulheres disfarçaram-se de idosas para conseguirem receber a segunda dose da vacina contra a covid-19, mas foram "apanhadas". De acordo com a CBS News, duas mulheres foram "apanhadas" a tentar obter as segundas …

O Rei Leão. Teoria que nasceu no TikTok sugere que Mufasa foi vítima de canibalismo

Christian Jones, um fã do filme de animação O Rei Leão, partilhou no TikTok uma teoria intrigante sobre a história da Disney. No filme O Rei Leão, o leão patriarca Mufasa é assassinado e substituído pelo seu …

Gérard Depardieu indiciado por violação e agressão sexual

Gérard Depardieu foi acusado de "violação" e "agressão sexual" de uma jovem atriz e bailarina em Paris, atos que terão ocorrido nos dias 7 e 13 de agosto de 2018. O ator francês Gérard Depardieu foi …

Uma experiência artística imersiva. Abriu em Las Vegas um supermercado psicadélico

A mercearia mais excecional dos Estados Unidos já abriu. O Omega Mart baseia-se numa experiência artística imersiva, criada pela empresa de artes e entretenimento Meow Wolf, e está agora oficialmente aberto no complexo de artes …

A imensa erupção do Etna surpreendeu até quem estuda vulcões

Há mais de uma semana que o vulcão Etna tem vindo a expelir lava, cinzas e rochas vulcânicas. Aquele que é considerado o vulcão mais ativo da Europa foi o protagonista dos últimos dias na …

Fotógrafo descobre raro pinguim amarelo na Geórgia do Sul

O pinguim amarelo foi fotografado na Geórgia do Sul, em dezembro de 2019, e as fotografias do animal estão agora a correr o mundo. Especialistas estão divididos sobre a causa desta condição rara. Este raro pinguim …

Portugal em destaque na Reuters. "Enfermeiros querem salários, não aplausos"

"Exaustos na luta contra a covid-19, enfermeiros portugueses querem salário, não aplausos." Este é o título da peça da Reuters, publicada esta quarta-feira. Correspondentes da agência Reuters traçaram o cenário vivido atualmente pelos enfermeiros portugueses, que …

Chegou o Mate X2. O novo dobrável da Huawei muda a forma de guardar o ecrã

O novo smartphone da Huawei é dobrável. Porém, o X2 conta com mudanças na forma de dobrar e está equipado com uma nova dobradiça com design multidimensional. O equipamento vai chegar ao mercado chinês a …