BdP sabia da grave situação financeira da Rioforte, mas só fez soar alertas quatro meses depois

Darren Riley / Flickr

O Banco de Portugal soube em março de 2014 da grave situação financeira da Rioforte, mas só em julho fez soar os alertas, revela esta quinta-feira a Visão.

Crise do BES

Em 2014, o Banco de Portugal desvalorizou durante quatro meses que a Rioforte, do Grupo Espírito Santo (GES), apresentava uma situação patrimonial negativa de 945 milhões de euros.

Esta quinta-feira, a revista Visão revela que o supervisor recebeu em março de 2014 um relatório da auditora PwC que apontava o buraco na Rioforte. Contudo, uma outra versão do relatório dirigida a outros bancos referia que as instituições financeiras não precisavam de constituir imparidades sobre a Rioforte.

Só no final de julho desse ano é que o país ficou a conhecer os problemas na Rioforte: ao que parece, os bancos nacionais só foram avisados de que deveriam constituir imparidades sobre os créditos dados ao GES a 23 de julho de 2014.

À revista, o supervisor justificou a não revelação dos problemas em março com o facto de no relatório a PwC ter admitido que a Rioforte e as suas subsidiárias tinham capacidade para gerar cash flow suficiente para fazer face ao serviço da dívida. Este cenário só mudou no decurso do primeiro semestre de 2014, explica o BdP, afirmando que, nessa altura, falhou o plano de desalavancagem da Espírito Santo International (ESI), empresa do GES que tinha uma dívida oculta e principal acionista da Rioforte.

Um dos relatórios realizados pela PwC referia que os problemas da Rioforte se agravaram com a compra da Espírito Santo Financial Group (ESFG) à ESI. No entanto, nos relatórios da auditora entregues aos outros bancos não havia referências à insolvência da Rioforte nem riscos de crédito associados.

O aumento de capital de mais de mil milhões de euros, que foi levado a cabo no BES em junho de 2014, foi autorizado pelo Banco de Portugal, apesar de esta instituição já saber da gravidade da situação financeira da Rioforte.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

"Célula de combustível reversa" converte resíduos de carbono em produtos valiosos

Uma equipa de engenheiros da Universidade de Toronto, no Canadá, anunciou o desenvolvimento de um eletrolisador capaz de produzir produtos químicos valiosos a partir de CO2 e eletricidade limpa com uma velocidade 10 vezes superior …

Descobertas da missão Juno alimentam mistério da água em Júpiter

A missão Juno da NASA forneceu os seus primeiros resultados científicos sobre a quantidade de água na atmosfera de Júpiter. Publicados recentemente na revista científica especializada Nature Astronomy, os resultados da Juno estimam que, no …

Os humanos podem descender de marcianos antigos, diz Bill Nye

Bill Nye defendeu recentemente que é importante continuar a financiar a agência espacial norte-americana, especialmente se as missões levadas a cabo pela NASA no futuro ajudarem a responder a uma questão há anos tira o …

Londres dá o nome de Freddie Mercury a uma rua

Londres rebatizou uma das suas ruas em honra do vocalista dos Queen, Freddie Mercury. A rua em causa fica perto da primeira morada do artista na capital inglesa. Uma rua nos subúrbios de Londres, onde o …

Gil Vicente 0-1 Benfica | Vlachodimos segura liderança

O Benfica regressou às vitórias na Liga NOS e recuperou a liderança na tabela classificativa. Na visita ao Gil Vicente, os “encarnados” ganharam por 1-0, num jogo que foi tudo menos fácil para os campeões nacionais. O …

Exército norte-americano está a desenvolver tecidos que neutralizam agentes nervosos

A roupa das tropas norte-americanas poderá, no futuro, combater alguns dos agentes nervosos mais perigosos do mundo. Uma equipa de químicos da Universidade de Northwestern, nos Estados Unidos, está a desenvolver um tecido capaz de neutralizar …

Mona Lisa de cubos mágicos vendida em leilão por 480 mil euros

"Rubik Mona Lisa", uma Mona Lisa feita com quase 300 cubos mágicos, foi vendida em leilão, este domingo, por 480.200 euros. A obra é da autoria do artista francês Invader. A obra de arte, que se …

Cientistas utilizam IA para criar antibiótico que mata até as bactérias mais resistentes

Investigadores norte-americanos utilizaram mecanismos de inteligência artificial para criar um poderoso, capaz de matar algumas das bactérias resistentes mais perigosas do mundo. Segundo informou o Guardian, este fármaco atua de maneira diferente dos antibacterianos existentes, tendo …

Mulheres que assinaram acordos de sigilo vão poder falar sobre comportamento de Bloomberg, garantiu o empresário

Após uma extensa repercussão sobre os acordos de confidencialidade da sua empresa, que impedem as funcionárias de falar sobre as alegações de assédio no local de trabalho, Michael Bloomberg tentou inverter o curso da polémica. "A …

Nome de Vitalino Canas para o Tribunal Constitucional não deverá ser aprovado

O nome de Vitalino Canas para o Tribunal Constitucional não deverá ser aprovado na próxima sexta-feira. PSD e BE mostram-se contra a sua nomeação. Os deputados do PSD “não estão confortáveis” com a proposta do PS …