BES “mau” está sem dinheiro para pagar dívidas ao Grupo Amorim

José Sena Goulão / Lusa

Atualmente, o Banco Espírito Santo “mau” não tem dinheiro para pagar os 176 milhões de euros reclamados pelo Grupo Amorim, caso venha a ser condenado.

Quando o BES colapsou, dando origem à sua divisão, o banco “mau” – que herdou quase todos os ativos tóxicos -, não ficou com nenhuma provisão para fazer responder a reclamações de entidades que, tal como o grupo português Amorim, subscreveram títulos de dívida do Grupo Espírito Santo, conta o Jornal de Negócios nesta terça-feira.

O processo do Grupo Amorim, que foi instaurado em 2015, decorre de uma decisão contabilística tomada pela administração do BES quando a entidade ainda não estava em liquidação. Esta decisão manteve-se mesmo depois do processo de liquidação do BES ter arrancado, aponta o diário.

Como ficou sem ativos no momento da constituição do Novo Banco, o Bes “mau” está agora sem capital. De acordo com o Relatório e contas de 2016, o processo foi instaurado “por prejuízos incorridos por um cliente institucional do BES, decorrentes do incumprimento, por parte de entidades não financeiras do Grupo Espírito Santo, da obrigação de pagamento de títulos de dívida por estas emitidos”.

Segundo o Negócios, o cliente em causa não é identificado no documento, mas a Topbreach e a Oil Investments, sociedades com sede em Amesterdão e que pertencem ao Grupo Amorim, tinham 179 milhões de euros investidos em instrumentos de dívida da Espírito Santo Irmãos, sociedade que pertencia ao GES.

Desde 2015, o grupo empresarial português colocou ações não só contra o BES, mas também o Novo Banco e o próprio Estado.

ZAP //

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. se nao tem dinheiro, acabe-se com o referido banco “mau”
    com certeza ainda vao buscar dinheiro aos contribuintes para pagar estes negocios

    peçam o dinheiro ao ex-donos do BES

  2. Se fosse eu, já teriam feito a penhora aos meus fracos bens, e teriam que ir arrumar carros para poder sobreviver.
    Este País é para vip,s, e o barriga vazia que se lixe.
    TENHO DITO

RESPONDER

Morreu o cantor Roberto Leal

Morreu o cantor Roberto Leal, confirmou o antigo secretário de Estado das Comunidades e da Administração Local. Tinha 67 anos e lutava contra um cancro. A notícia foi avançada pelo antigo secretário de Estado das Comunidades …

Estudo mostra que o canguru gigante tinha uma parecença com os pandas

O já extinto canguru gigante tinha uma característica muito semelhante com o panda-gigante dos dias modernos: grandes mandíbulas que lhe permitiam comer alimentos que outros animais não conseguiam. Há mais de 40 mil anos, o sudoeste …

Assunção Cristas contra o "ditador" verde e André Silva contra a "despesista" demagoga

O debate deste sábado, transmitido pela RTP3, sentou frente-a-frente os líderes do CDS e do PAN. Assunção Cristas contou quantas vezes o programa do adversário usa a palavra "proibir" e André Silva acusou os centristas …

Poluição no rio Lis arrasta-se há mais de 20 anos

A poluição na bacia hidrográfica do rio Lis arrasta-se há mais de duas décadas, com o contributo das descargas ilegais das suiniculturas, mas a construção da estação de tratamento de efluentes suinícolas tem sido adiada …

No Quénia, há meninas a faltar às aulas por não terem acesso a tampões

No Quénia, há adolescentes que não têm dinheiro para comprar pensos higiénicos ou tampões. Por isso, faltam às aulas. O Expresso conta a história de uma menina queniana, de 14 anos, que não aguentou ser humilhada …

As sestas podem ser boas amigas do coração

Fazer uma sesta uma ou duas vezes por semana pode reduzir o risco de ataque cardíaco ou AVC. No entanto, se fizer mais sestas do que o recomendado, os benefícios desaparecem. Uma equipa de cientistas decidiu …

Qual o tamanho mínimo para que um planeta possa ser habitável? Cientistas responderam

Uma equipa de cientistas de Harvard revelou o tamanho crítico abaixo do qual um planeta nunca pode ser habitável, mesmo que esteja numa área com uma distância à sua estrela que permita a existência de …

Criatura com "cabeça de canivete suíço" deu origem aos escorpiões e às aranhas

Encontrada no Canadá, esta nova espécie de fóssil provou ser o quelicerado mais antigo, situando a origem dos escorpiões e das aranhas há 500 milhões de anos. Com o tamanho de um dedo polegar, olhos em …

Benfica 2-0 Gil Vicente | "Águia" q.b. bate minhotos aguerridos

O Benfica cumpriu frente ao Gil Vicente, no Estádio da Luz, e venceu por 2-0, com um golo a fechar a primeira parte e outro a abrir a segunda. A formação “encarnada” sentiu muitas dificuldades para …

Há cidades que, em 2050, vão ser quentes demais para se visitar

Em 2050, há cidades que vão ser vítimas do flagelo das alterações climáticas. As altas temperaturas vão impedir que os turistas explorem cada recanto destas metrópoles. Os efeitos das alterações climáticas são cada vez mais visíveis.. …