BES “mau” está sem dinheiro para pagar dívidas ao Grupo Amorim

José Sena Goulão / Lusa

Atualmente, o Banco Espírito Santo “mau” não tem dinheiro para pagar os 176 milhões de euros reclamados pelo Grupo Amorim, caso venha a ser condenado.

Quando o BES colapsou, dando origem à sua divisão, o banco “mau” – que herdou quase todos os ativos tóxicos -, não ficou com nenhuma provisão para fazer responder a reclamações de entidades que, tal como o grupo português Amorim, subscreveram títulos de dívida do Grupo Espírito Santo, conta o Jornal de Negócios nesta terça-feira.

O processo do Grupo Amorim, que foi instaurado em 2015, decorre de uma decisão contabilística tomada pela administração do BES quando a entidade ainda não estava em liquidação. Esta decisão manteve-se mesmo depois do processo de liquidação do BES ter arrancado, aponta o diário.

Como ficou sem ativos no momento da constituição do Novo Banco, o Bes “mau” está agora sem capital. De acordo com o Relatório e contas de 2016, o processo foi instaurado “por prejuízos incorridos por um cliente institucional do BES, decorrentes do incumprimento, por parte de entidades não financeiras do Grupo Espírito Santo, da obrigação de pagamento de títulos de dívida por estas emitidos”.

Segundo o Negócios, o cliente em causa não é identificado no documento, mas a Topbreach e a Oil Investments, sociedades com sede em Amesterdão e que pertencem ao Grupo Amorim, tinham 179 milhões de euros investidos em instrumentos de dívida da Espírito Santo Irmãos, sociedade que pertencia ao GES.

Desde 2015, o grupo empresarial português colocou ações não só contra o BES, mas também o Novo Banco e o próprio Estado.

ZAP ZAP //

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. se nao tem dinheiro, acabe-se com o referido banco “mau”
    com certeza ainda vao buscar dinheiro aos contribuintes para pagar estes negocios

    peçam o dinheiro ao ex-donos do BES

  2. Se fosse eu, já teriam feito a penhora aos meus fracos bens, e teriam que ir arrumar carros para poder sobreviver.
    Este País é para vip,s, e o barriga vazia que se lixe.
    TENHO DITO

RESPONDER

Portugal "não está livre de uma quarta vaga" de contágios quando desconfinar

Na quarta-feira, Graça Freitas admitiu que Portugal pode voltar a enfrentar uma nova vaga da pandemia de covid-19 nos próximos meses. O epidemiologista Manuel Carmo Gomes repete o alerta da diretora-geral da Saúde. Portugal pode enfrentar …

PCP propõe estender moratórias por seis meses. BE quer ouvir Centeno

O PCP quer estender as moratórias bancárias, que vão terminar dentro de algumas semanas, por seis meses. O Bloco de Esquerda entregou um requerimento, com carácter de urgência, para ouvir o Governador do Banco de …

Plano de desconfinamento tem várias velocidades, mas não tem datas

O primeiro esboço do plano de desconfinamento já chegou a São Bento e será apresentado na reunião do Infarmed, marcada para a próxima segunda-feira. A equipa de peritos - liderada por Óscar Felgueiras, da ARS/Norte, e …

Átomo extinto revela segredos da infância do Sistema Solar

Usando o átomo extinto nióbio-92, uma equipa de investigadores da ETH Zurich, na Suíça, conseguiu explicar eventos do início do sistema solar com a maior precisão de sempre. Se um átomo de um elemento químico tiver um …

Marcelo cria nova equipa em Belém para controlar "bazuca" europeia

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, criou uma equipa para manter uma vigilância apertada sobre a gestão do dinheiro que chega da "bazuca" europeia. Marcelo Rebelo de Sousa criou uma nova equipa para a …

Espanha vai proibir viagens durante a Páscoa. França, Hungria e Brasil com novas restrições

Espanha prepara-se para aprovar um plano de desconfinamento para as próximas semanas, particularmente para a Páscoa, que prevê a proibição de viajar entre as suas comunidades autónomas e recolher obrigatório entre as 22h00 e as …

FBI detém funcionário de Donald Trump pela invasão ao Capitólio

O Departamento Federal de Investigação (FBI) deteve na quinta-feira um funcionário do ex-Presidente dos Estados Unidos Donald Trump pela invasão ao Capitólio a 6 de janeiro, noticiaram os media norte-americanos. Trata-se de Federico Klein, um homem …

Bebidas, fatos e centro "fantasma". Presidência portuguesa da UE debaixo de fogo após gastos "incomuns"

A presidência portuguesa do Conselho Europeu está no olho do furacão depois de uma reportagem que evidencia as "despesas incomuns" com bebidas, fatos e um centro de imprensa "fantasma", em contratos que custaram "centenas de …

Padres, provedores e autarcas. MP investiga casos de vacinação indevida

A investigação do Ministério Público (MP) e da Polícia Judiciária (PJ) conta já com 33 casos suspeitos de vacinação indevida, estendendo-se a padres, provedores de misericórdias, administradores hospitalares e autarcas. Desde o início da campanha da …

Atrasos na vacina da Pfizer condicionam vacinação de doentes de risco entre os 65 e os 79

A vacinação de doentes de risco entre 65 e os 79 anos está condicionada pela chegada de mais vacinas da Pfizer. Na união Europeia, Portugal é o quinto país com a percentagem mais elevada de doses …