BES “mau” está sem dinheiro para pagar dívidas ao Grupo Amorim

José Sena Goulão / Lusa

Atualmente, o Banco Espírito Santo “mau” não tem dinheiro para pagar os 176 milhões de euros reclamados pelo Grupo Amorim, caso venha a ser condenado.

Quando o BES colapsou, dando origem à sua divisão, o banco “mau” – que herdou quase todos os ativos tóxicos -, não ficou com nenhuma provisão para fazer responder a reclamações de entidades que, tal como o grupo português Amorim, subscreveram títulos de dívida do Grupo Espírito Santo, conta o Jornal de Negócios nesta terça-feira.

O processo do Grupo Amorim, que foi instaurado em 2015, decorre de uma decisão contabilística tomada pela administração do BES quando a entidade ainda não estava em liquidação. Esta decisão manteve-se mesmo depois do processo de liquidação do BES ter arrancado, aponta o diário.

Como ficou sem ativos no momento da constituição do Novo Banco, o Bes “mau” está agora sem capital. De acordo com o Relatório e contas de 2016, o processo foi instaurado “por prejuízos incorridos por um cliente institucional do BES, decorrentes do incumprimento, por parte de entidades não financeiras do Grupo Espírito Santo, da obrigação de pagamento de títulos de dívida por estas emitidos”.

Segundo o Negócios, o cliente em causa não é identificado no documento, mas a Topbreach e a Oil Investments, sociedades com sede em Amesterdão e que pertencem ao Grupo Amorim, tinham 179 milhões de euros investidos em instrumentos de dívida da Espírito Santo Irmãos, sociedade que pertencia ao GES.

Desde 2015, o grupo empresarial português colocou ações não só contra o BES, mas também o Novo Banco e o próprio Estado.

ZAP //

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. se nao tem dinheiro, acabe-se com o referido banco “mau”
    com certeza ainda vao buscar dinheiro aos contribuintes para pagar estes negocios

    peçam o dinheiro ao ex-donos do BES

  2. Se fosse eu, já teriam feito a penhora aos meus fracos bens, e teriam que ir arrumar carros para poder sobreviver.
    Este País é para vip,s, e o barriga vazia que se lixe.
    TENHO DITO

RESPONDER

Estudo estima 471 mortes em Portugal até agosto (e que o pico foi atingido a 3 de abril)

De acordo com as estimativas do estudo, cerca de 151.680 pessoas vão morrer na Europa durante a "primeira vaga" da doença. Um estudo divulgado esta terça-feira nos Estados Unidos estima que a covid-19 venha a provocar …

Mais de metade da população mundial está fechada em casa

Mais de metade da população mundial (52%) está atualmente confinada nas suas casas por ordem das autoridades para combater a propagação da doença covid-19. Segundo um balanço feito pela agência France Fresse (AFP), mais de quatro …

Documentário da Netflix reacende debate sobre os milhares de tigres em cativeiro nos Estados Unidos

A minissérie documental da Netflix "Tiger King: Morte, Caos e Loucura" veio reacender o debate sobre os grandes felinos que estão em cativeiro, frisando que há cerca de 10.000 espécimes nestas condições nos Estados Unidos. …

Luciano venceu a covid-19 aos 100 anos. Teve direito a bolo, a um desenho e a uma alta hospitalar

Luciano Marques da Silva completou 100 anos no hospital de São João, no Porto, onde se encontrava hospitalizado devido à infeção por covid-19. Depois de dez dias de internamento, conseguiu vencer e recebeu alta. No dia …

Geneinno S2, a scooter subaquática que o impulsiona entre as ondas

Há dois anos, foi anunciada a Trident, uma scooter subaquática fabricada pela startup chinesa Geneinno. Agora, a empresa lançou um modelo mais barato e portátil, conhecido como Geneinno S2. O Trident - ou Geneinno S1 - …

WhatsApp restringe opção de reencaminhar mensagens para evitar desinformação

A rede social anunciou que vai passar a restringir o reencaminhamento de mensagens para tentar diminuir a disseminação de informação falsa sobre a pandemia de covid-19. De acordo com a revista Newsweek, a partir desta terça-feira, …

"Mostre-me a sua identificação." Na Tunísia, um robô pergunta às pessoas por que não estão em casa

Nas ruas de Túnis, a capital da Tunísia, um robô não pilotado aborda as pessoas na rua e pergunta-lhes por que não estão em casa, exigindo-lhes um documento de identificação. A Tunísia está em confinamento obrigatório …

Putin não quer repetir os erros dos outros países

Vladimir Putin diz que "o pico da epidemia ainda não foi superado", mas garante que tem "em consideração as experiências positivas e negativas de outros países". O Presidente da Rússia, Vladimir Putin, alertou esta terça-feira para …

É possível fazer uma máscara de tecido em apenas alguns segundos

O cirurgião-geral norte-americano Jerome Adams disse que as máscaras faciais de pano podem ser feitas a partir de utensílios domésticos comuns. No início do mês, Jerome Adams, cirurgião-geral dos Estados Unidos, deixou um aviso ao público …

Há dois mil enfermeiros em casa em vigilância ativa (e 363 infetados)

De acordo com o comunicado da Ordem dos Enfermeiros, que sublinha a necessidade de testar estes profissionais, "já não há nenhum distrito sem enfermeiros infetados". Quase dois mil enfermeiros estão, atualmente, em casa em situação de …