5 alimentos que não deve guardar na porta do frigorífico (e 3 que deve)

A porta é a parte do frigorífico mais quente e mais sujeita a oscilações de temperatura, o que a torna um local pouco adequado para guardar os alimentos que se estragam mais facilmente.

Pode ser conveniente guardar os mantimentos na porta do frigorífico, mas, de acordo com os especialistas em segurança alimentar, este espaço deve ser reservado apenas para determinados artigos.

Na verdade, segundo o Eating Well, armazenar certos alimentos na porta pode aumentar o risco de deterioração e até de doenças transmitidas por alimentos.

Leite

Embora muitas famílias guardem o leite à porta para facilitar o acesso, o Conselho de Laticínios da Califórnia alerta que esta é a parte mais quente do frigorífico, o que o torna o pior local para os laticínios. Para manter o leite fresco durante mais tempo, os especialistas recomendam colocá-lo no fundo do frigorífico, onde as temperaturas são mais baixas e oscilam menos.

Manteiga

No caso da manteiga, deixá-la na porta é bom para o amolecimento a curto prazo, mas se quiser armazená-la durante mais do que uma semana, o melhor é deixá-la no interior do frigorífico.

Ovos

Os ovos representam um problema semelhante. Apesar de muitos frigoríficos possuírem uma grelha para ovos na porta, o American Egg Council desaconselha a sua utilização. Os ovos devem ser guardados na sua caixa original, numa prateleira interior, o que ajuda a manter a temperatura constante e os protege da absorção de odores.

Carnes

Carne e aves cruas são outro claro “não” para a porta. O Departamento de Agricultura dos EUA (USDA) sublinha que as oscilações de temperatura e o risco de os sucos da carne pingarem para outros alimentos tornam esta zona insegura. Em vez disso, guarde-os bem fechados na prateleira inferior, onde qualquer fuga acidental não contaminará outros artigos.

Frutas e legumes

As frutas e os legumes frescos também devem ser guardados noutro local. O USDA afirma que as gavetas para legumes são concebidas especificamente para produtos hortofrutícolas. Estes compartimentos oferecem definições de humidade ajustáveis ​​— maiores para os legumes e mais pequenas para as frutas — para manter os alimentos frescos durante mais tempo.

Queijo

O queijo beneficia também de um local específico para armazenamento, especialmente no caso dos queijos em creme, que tendem a estragar-se mais rápido. A gaveta estreita do frigorífico, geralmente localizada perto do meio ou da parte inferior, direciona o ar frio para manter o queijo bem frio sem congelar.

Condimentos, molhos e refrigerantes

Então, o que pode ficar na porta do frigorífico? Os especialistas apontam para os condimentos, molhos e refrigerantes. Molhos como o ketchup, a mostarda e a maionese — apesar de esta última ser mais perecível por ser à base de ovos — têm maior validade e podem suportar as oscilações de temperatura, com algumas marcas até a colocar “conservar na porta do frigorífico” nos seus rótulos. E embora os refrigerantes e sumos não necessitem tecnicamente de refrigeração, colocar as garrafas na porta para refrescar é perfeitamente seguro.

Conclusão: pense duas vezes antes de encher a porta do frigorífico com bens essenciais. Manter os alimentos perecíveis em zonas mais frias e estáveis ​​do frigorífico pode fazer a diferença entre ter comida fresca ou estragada.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.