Exército recusa dar ao Parlamento lista de material recuperado de Tancos

(dr) presidencia.pt

O Chefe do Estado-Maior do Exército, General Frederico José Rovisco Duarte

O Chefe do Estado-Maior do Exército (CEME) comunicou, esta terça-feira, ao Parlamento que não pode entregar a lista de material recuperado do furto aos paióis de Tancos, em 2017, por estar em segredo de justiça.

A informação foi enviada pelo general Rovisco Duarte e revelada aos deputados horas antes de o Chefe do Estado-Maior do Exército (CEME) ser ouvido na comissão parlamentar de Defesa Nacional, a pedido do CDS, que também solicitara a lista de material recuperado depois do roubo, em junho de 2017.

Na carta de Rovisco Duarte, a que a agência Lusa teve acesso, explica-se que a lista foi feita pela Polícia Judiciária (PJ) e que foi enviada pelo Departamento Central de Investigação e Ação Penal (DCIAP), responsável pela investigação do caso, e que está “à guarda do Exército” e tem o carimbo de “confidencial”.

Segundo o Expresso, o CEME diz ainda que os autos estão em segredo de justiça, pelo que está “legalmente impedido de apresentar a solicitada listagem do material recuperado”.

As iniciativas de CDS-PP e PS foram apresentadas na sequência de uma notícia do semanário, de 14 de julho, que dava conta de mais material militar em falta do que o que foi recuperado pela Polícia Judiciária Militar, na região da Chamusca, depois do furto de material de guerra dos paióis nacionais de Tancos, em junho de 2017.

Citando partes de acórdãos do Ministério Público, o Expresso noticiou que além das munições de 9 milímetros, há mais material em falta entre o que foi recuperado na Chamusca, como granadas de gás lacrimogéneo, uma granada de mão ofensiva, e cargas lineares de corte. O material em falta, segundo a mesma exposição do MP, seria “um perigo para a segurança interna“.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

  1. Com um Ministro da Defesa fraco e faz-de-conta, os militares escondem a irresponsabilidade, e a lista do material. Mas todos suspeitamos é que eles não fazem a mais pequena ideia daquilo que estava nos paióis e foi roubado. Felizmente não estamos em guerra, ou era guerra perdida !
    O Costa podia mandar para casa uma dezena destas aves raras, que o orçamento de estado agradecia.

  2. Deve ser segredo de estado para não revelar aos ladrões o que eles têm em mãos ou então para evitar um invasão espanhola, agora que temos menos armamento.

  3. O Chefe do Estado-Maior do exército recusa ao Parlamento…
    Quem é esta reles figura que recusa ao Parlamento… Órgão de Soberania…
    Isto só pode ser anedótico!
    Ponha-se no olho da rua já!!!

RESPONDER

Não haverá repatriamento. Governo faz alerta contra férias em destinos longínquos

O Governo avisou, esta quarta-feira, os portugueses que planeiem férias em "destinos exóticos ou com ligações fracas a Portugal" que não devem contar com operações de repatriamento como as realizadas no início da pandemia. "Estamos a …

Tribunal Geral da UE anula multa de 13 mil milhões de Bruxelas à Apple

O Tribunal Geral da União Europeia (UE) decidiu, esta quarta-feira, anular a multa de 13 mil milhões de euros imposta pela Comissão Europeia à Apple por alegados benefícios fiscais ilegais na Irlanda. "O Tribunal Geral anula …

Autoridade belga multa Google em 600 mil euros por falha no "direito a ser esquecido"

A autoridade belga de proteção de dados anunciou na terça-feira que impôs uma multa de 600 mil euros à empresa Google Belgium por falta de conformidade no direito a ser esquecido, pedido por um cidadão. Numa …

Costa avisa: País não aguenta novo confinamento. Inverno tem de ser preparado já

O primeiro-ministro considerou, esta quarta-feira, que o país não aguenta um novo período de confinamento por causa da covid-19 e avisou que o tempo é "curtíssimo" para a sociedade se preparar para o próximo inverno. Esta …

Parlamento aprova relatório da audição de Centeno para governador do BdP

O relatório da audição de Mário Centeno no âmbito da proposta de designação para governador do Banco de Portugal foi aprovado, esta quarta-feira, pelos deputados com voto favorável do PS e a abstenção do PSD …

Nova campanha da Casa Branca pede a milhões de desempregados que encontrem outro emprego

A pandemia de covid-19 foi um verdadeiro balde de água fria para muitos norte-americanos que acabaram no desemprego. Agora, uma nova campanha publicitária apoiada pela Casa Branca visa incentivar as pessoas desempregadas a "encontrar algo …

"Mais vale tarde do que nunca", diz Presidente sobre acusação no caso BES

O Presidente da República considerou, esta quarta-feira, que a justiça portuguesa "está a viver um bom período" e a dedução da acusação no caso BES "é uma boa notícia", observando que "mais vale tarde do …

Durante a pandemia, as pessoas movimentaram (e guardaram) mais notas e moedas

A pandemia de covid-19, que em dezembro do ano passado surgiu na China, fez com que as pessoas movimentassem (e guardassem) mais dinheiro físico, apesar de as opções digitais serem consideradas mais seguras. A conclusão …

Marinheiros partiram para alto mar sem covid-19 (mas regressaram misteriosamente infetados)

A Argentina está a ver-se a braços com um mistério médico, numa altura em que 57 marinheiros regressaram a terra infetados com covid-19 depois de 35 dias em alto mar. Os membros da tripulação do …

EUA aprovam fim do estatuto especial de Hong Kong. China ameaça retaliar

O Governo chinês considerou esta quarta-feira a Lei da Autonomia de Hong Kong, assinada pelo Presidente dos Estados Unidos (EUA), Donald Trump, uma "grave interferência nos assuntos internos" do país e ameaçou retaliar. Numa declaração, o …