Exército recusa dar ao Parlamento lista de material recuperado de Tancos

(dr) presidencia.pt

O Chefe do Estado-Maior do Exército, General Frederico José Rovisco Duarte

O Chefe do Estado-Maior do Exército (CEME) comunicou, esta terça-feira, ao Parlamento que não pode entregar a lista de material recuperado do furto aos paióis de Tancos, em 2017, por estar em segredo de justiça.

A informação foi enviada pelo general Rovisco Duarte e revelada aos deputados horas antes de o Chefe do Estado-Maior do Exército (CEME) ser ouvido na comissão parlamentar de Defesa Nacional, a pedido do CDS, que também solicitara a lista de material recuperado depois do roubo, em junho de 2017.

Na carta de Rovisco Duarte, a que a agência Lusa teve acesso, explica-se que a lista foi feita pela Polícia Judiciária (PJ) e que foi enviada pelo Departamento Central de Investigação e Ação Penal (DCIAP), responsável pela investigação do caso, e que está “à guarda do Exército” e tem o carimbo de “confidencial”.

Segundo o Expresso, o CEME diz ainda que os autos estão em segredo de justiça, pelo que está “legalmente impedido de apresentar a solicitada listagem do material recuperado”.

As iniciativas de CDS-PP e PS foram apresentadas na sequência de uma notícia do semanário, de 14 de julho, que dava conta de mais material militar em falta do que o que foi recuperado pela Polícia Judiciária Militar, na região da Chamusca, depois do furto de material de guerra dos paióis nacionais de Tancos, em junho de 2017.

Citando partes de acórdãos do Ministério Público, o Expresso noticiou que além das munições de 9 milímetros, há mais material em falta entre o que foi recuperado na Chamusca, como granadas de gás lacrimogéneo, uma granada de mão ofensiva, e cargas lineares de corte. O material em falta, segundo a mesma exposição do MP, seria “um perigo para a segurança interna“.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

  1. Com um Ministro da Defesa fraco e faz-de-conta, os militares escondem a irresponsabilidade, e a lista do material. Mas todos suspeitamos é que eles não fazem a mais pequena ideia daquilo que estava nos paióis e foi roubado. Felizmente não estamos em guerra, ou era guerra perdida !
    O Costa podia mandar para casa uma dezena destas aves raras, que o orçamento de estado agradecia.

  2. Deve ser segredo de estado para não revelar aos ladrões o que eles têm em mãos ou então para evitar um invasão espanhola, agora que temos menos armamento.

  3. O Chefe do Estado-Maior do exército recusa ao Parlamento…
    Quem é esta reles figura que recusa ao Parlamento… Órgão de Soberania…
    Isto só pode ser anedótico!
    Ponha-se no olho da rua já!!!

RESPONDER

Alimentos para bebés têm excesso de açúcar, alerta a OMS

A Organização Mundial de Saúde (OMS) detetou em quatro cidades da Europa que pelo menos um em cada três alimentos infantis tem níveis de açúcar excessivos e são comercializados de forma incorreta como adequados para …

Estilo de vida saudável pode compensar risco genético de Alzheimer

Novas pesquisas sugerem que um estilo de vida saudável pode reduzir em um terço o risco de doença de Alzheimer ou outras formas de demência, mesmo existindo genes que aumentem o risco destas doenças. Investigadores britânicos …

Lançada Barbie em homenagem a David Bowie

A Matel acaba de lançar uma Barbie em homenagem ao músico britânico David Bowie, que faleceu em 2016, noticia esta semana a Associated Press. De acordo com a agência noticiosa, a nova da Barbie visa celebrar …

Netflix retrata a trágica história de Nicolau II, o último czar da Rússia

A Netflix acaba de lançar The Last Czars, uma série documental sobre a história de Nicolau II e a sua família, que acabou por ditar o fim da dinastia de 300 anos dos Romanov e …

Português desce e Matemática volta à positiva nos exames do 9.º ano

As médias dos alunos do 9.º ano nos exames desceram este ano a Português e subiram a Matemática, voltando a uma média positiva, mas com uma taxa de reprovação ainda a rondar os 30%. Os exames …

A famosa "Pirâmide Curvada" do faraó Senefuru foi aberta ao público pela primeira vez em mais de 50 anos

No Egito, foi aberta ao turismo, pela primeira vez desde 1965, a famosa "Pirâmide Curvada", construída por ordem do faraó Senefuru há 4.600 anos. Localizada em Dahshur, a 40 quilómetros a sul do Cairo, a pirâmide, …

Príncipe Carlos diz que temos 18 meses para salvar a humanidade

O príncipe Carlos admite que os próximos 18 meses serão cruciais para a sobrevivência dos seres humanos. Durante este tempo, os líderes mundiais terão de controlar as mudanças climáticas para evitar uma catástrofe irreversível. "Senhoras e …

Novo filme da saga Bond tem Agente 007 feminina

De acordo com jornais ingleses, o filme Bond 25 não terá um novo James Bond, mas sim uma nova Agente 007. No filme, que será uma homenagem ao legado de Roger Moore e de todos …

Manchester United não dá mais do que 33,5 milhões por Bruno Fernandes

O Manchester United só está disposto a pagar 33,5 milhões de euros pelo médio do Sporting Bruno Fernandes, escreve o jornal Mirror esta segunda-feira. De acordo com o diário britânico, a contratação de Harry Maguire …

Caso de ébola detetado em cidade com mais de dois milhões de habitantes

As autoridades de saúde detetaram o primeiro caso de ébola na cidade de Goma, na República Democrática do Congo, onde vivem mais de dois milhões de pessoas, confirmou no domingo o ministro da Saúde congolês. De …