Exército recusa dar ao Parlamento lista de material recuperado de Tancos

(dr) presidencia.pt

O Chefe do Estado-Maior do Exército, General Frederico José Rovisco Duarte

O Chefe do Estado-Maior do Exército (CEME) comunicou, esta terça-feira, ao Parlamento que não pode entregar a lista de material recuperado do furto aos paióis de Tancos, em 2017, por estar em segredo de justiça.

A informação foi enviada pelo general Rovisco Duarte e revelada aos deputados horas antes de o Chefe do Estado-Maior do Exército (CEME) ser ouvido na comissão parlamentar de Defesa Nacional, a pedido do CDS, que também solicitara a lista de material recuperado depois do roubo, em junho de 2017.

Na carta de Rovisco Duarte, a que a agência Lusa teve acesso, explica-se que a lista foi feita pela Polícia Judiciária (PJ) e que foi enviada pelo Departamento Central de Investigação e Ação Penal (DCIAP), responsável pela investigação do caso, e que está “à guarda do Exército” e tem o carimbo de “confidencial”.

Segundo o Expresso, o CEME diz ainda que os autos estão em segredo de justiça, pelo que está “legalmente impedido de apresentar a solicitada listagem do material recuperado”.

As iniciativas de CDS-PP e PS foram apresentadas na sequência de uma notícia do semanário, de 14 de julho, que dava conta de mais material militar em falta do que o que foi recuperado pela Polícia Judiciária Militar, na região da Chamusca, depois do furto de material de guerra dos paióis nacionais de Tancos, em junho de 2017.

Citando partes de acórdãos do Ministério Público, o Expresso noticiou que além das munições de 9 milímetros, há mais material em falta entre o que foi recuperado na Chamusca, como granadas de gás lacrimogéneo, uma granada de mão ofensiva, e cargas lineares de corte. O material em falta, segundo a mesma exposição do MP, seria “um perigo para a segurança interna“.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

  1. Com um Ministro da Defesa fraco e faz-de-conta, os militares escondem a irresponsabilidade, e a lista do material. Mas todos suspeitamos é que eles não fazem a mais pequena ideia daquilo que estava nos paióis e foi roubado. Felizmente não estamos em guerra, ou era guerra perdida !
    O Costa podia mandar para casa uma dezena destas aves raras, que o orçamento de estado agradecia.

  2. Deve ser segredo de estado para não revelar aos ladrões o que eles têm em mãos ou então para evitar um invasão espanhola, agora que temos menos armamento.

  3. O Chefe do Estado-Maior do exército recusa ao Parlamento…
    Quem é esta reles figura que recusa ao Parlamento… Órgão de Soberania…
    Isto só pode ser anedótico!
    Ponha-se no olho da rua já!!!

RESPONDER

Duas bonecas da NASA vão voar em redor da Lua para serem atingidas por radiação

Em 2020, quando a NASA lançar a nave Orion como parte da missão Artemis I - a primeira de uma série de missões que levarão a primeira mulher e o próximo homem a pousar na …

"Pontos quentes de radiação" detetados perto da zona olímpica de Fukushima

A Greenpeace disse esta quarta-feira que detetou "pontos quentes" de radiação perto do local partida do próximo lançamento da chama olímpica pelo Japão, escreve o jornal britânico The Guardian. A organização ambientalista diz que detetou …

Tubarões reúnem-se todos os anos em Israel (e não se sabe porquê)

Um grupo de investigadores iniciou a quinta temporada de um estudo de um fenómeno incomum: uma concentração de tubarões num lugar na costa mediterrânea de Israel. Os funcionários da Estação de Investigação Mrina Morris Kahn, da …

Casa Pia 0-3 FC Porto | Jogo desbloqueado na segunda parte

O FC Porto venceu hoje o Casa Pia por 3-0, na segunda jornada do Grupo D da Taça da Liga, mas precisou de 50 minutos para fazer o primeiro golo ao penúltimo classificado da II …

Quanto vale a vida do seu cão (e a importância que isso tem)

Quanto vale a vida do seu cão? A resposta a esta pergunta pode ser mais importante do que aquilo que pensa e pode mudar drasticamente o preço que pagamos pela sua saúde e bem-estar. Os norte-americanos …

Asteróide passará esta sexta-feira pela Terra a 27.000 km/hora

Um asteróide de grandes dimensões passará pela Terra, atingindo o seu ponto mais próximo do nosso planeta esta sexta-feira, dia 6 de dezembro. O corpo celeste, importa frisar, não representa qualquer perigo para o Homem. …

Banco de França vai testar moeda digital em 2020

O governador do Banco de França anunciou na quarta-feira o lançamento de testes no próximo ano para uma moeda digital, que pode servir de precedente para uma iniciativa do mesmo tipo à escala da zona …

Atlético de Madrid na corrida por Gabigol

O Atlético de Madrid entrou na corrida pela contratação de Gabigol, o artilheiro que está ao serviço do Flamengo por empréstimo do Inter de Milão. A notícia é avançada pelo jornal italiano Gazzetta Dello Sport, …

Australiana condenada a prisão por ter mentido no currículo

Uma australiana de 45 anos foi condenada a um ano de prisão efetiva por ter mentido no seu currículo para conseguir uma vaga no Governo regional, conta esta quinta-feira a ABC Australia. Veronica Hilda Theriault foi …

Homem da comunicação de Rui Rio pertence à maçonaria

João Tocha, o homem que o líder do PSD escolheu para fazer parte da sua comunicação, é maçon, avança a revista Visão esta quinta-feira. Em declarações à Visão, João Tocha, iniciado no Grande Oriente Lusitano …