/

EUA pode atingir 100 mil casos diários (e Trump está cada vez “mais e mais irritado” com a China)

2

Os Estados Unidos podem ver o número de casos diários de Covid-19 aumentar de novo dos 40 mil para 100 mil a menos que haja intervenções para conter a pandemia, alertou esta terça-feira Anthony Fauci, diretor do instituto de doenças infecciosas norte-americano.

“Eu não ficaria surpreso se atingíssemos os 100 mil casos por dia se não revertermos a tendência. Estou muito preocupado porque a situação pode piorar”, avisou Fauci, durante uma audiência no Senado norte-americano.

O responsável recusou prever o número de mortes que a onda atual pode causar, mas de acordo com uma estimativa divulgada na semana passada pelo Centro de Prevenção e Controlo de Doenças, o país pode atingir entre 130 mil a 150 mil óbitos até 18 de julho.

Já o Instituto de Métricas e Avaliações em Saúde da Universidade de Washington, cujos modelos para a evolução da pandemia são frequentemente utilizados pela Casa Branca, estima que o país chegue a outubro com cerca de 180 mil mortes.

O número atual é de, pelo menos, 126 mil mortes e mais de 2,59 milhões de casos, sendo que quatro Estados norte-americanos (Califórnia, Texas, Arizona e Florida) representam metade dos novos casos.

Apesar da decisão do Presidente, Donald Trump, de cortar relações com a Organização Mundial da Saúde (OMS), um alto responsável norte-americano disse esta terça-feira que os Estados Unidos continuam a trabalhar com a mesma.

“Não fui chamado de volta, não recebi instruções para me retirar”, afirmou Brett Giroir, secretário adjunto da Saúde e membro do conselho executivo da OMS. “De qualquer forma, provavelmente vai haver outro conselho executivo em outubro, acredito que vamos continuar a trabalhar com a OMS enquanto membros no que diz respeito aos padrões de saúde pública”.

Trump cada vez “mais irritado” com a China

O Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, disse esta terça-feira estar cada vez “mais e mais irritado” com a China pelos efeitos da pandemia do covid-19 no seu país e no mundo.

“Enquanto vejo a pandemia piorar em todo o mundo e a causar um tremendo dano aos Estados Unidos, fico cada vez mais irritado com a China”, escreveu no Twitter. “O povo pode vê-lo e eu posso senti-lo!”.

A tensão elevada entre as duas potências por uma guerra comercial aumentou ainda mais com a propagação mundial do novo coronavírus. Em várias oportunidades, Trump acusou Pequim de ser a responsável pela pandemia.

Segundo a Casa Branca, a China ocultou inicialmente a gravidade do surto da doença e ajudou assim à propagação do vírus.

Nas últimas 24 horas, os Estados Unidos registaram 1.199 mortos e 42.528 infetados por covid-19. A média de novos casos diários nos Estados Unidos está desde a semana passada acima dos 40 mil.

Nova Iorque continua a ser o estado mais fortemente afetado pelo coronavírus nos Estados Unidos, com 393.454 casos confirmados e 32.032 mortes, um número apenas inferior ao do Brasil, Reino Unido e Itália. Só na cidade de Nova Iorque, morreram 23.096 pessoas.

Nova Iorque é seguida pela vizinha Nova Jérsia, com 15.035 mortos, Massachusetts, com 8.053 , e Illinois, com 6.923. Outros estados com um grande número de mortes são a Pensilvânia (6.649), Michigan (6.193), Califórnia (6.013), Connecticut (4.322).

Em termos de infeções, a Califórnia está atrás apenas de Nova Iorque, com 226.851 casos.

A pandemia de Covid-19 já provocou mais de 505.500 mortos e infetou mais de 10,32 milhões de pessoas em 196 países e territórios, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.

A doença é transmitida por um novo coronavírus detetado no final de dezembro, em Wuhan, uma cidade do centro da China. Depois de a Europa ter sucedido à China como centro da pandemia em fevereiro, o continente americano é agora o que tem mais casos confirmados e mais mortes.

ZAP // Lusa

2 Comments

  1. Noticia tendenciosa, quando o EUA é o país com mais pessoas curadas, e até teve a maior subida de criação de emprego de sempre 5milhoes só neste mês, mesmo em pandemia

    • sim… e tambem teve a maior subida de desempregados desde sempre, quase 30 milhoes. E agora que estao a acabar os subsidios, as pessoas vao ser expulsas das casas. Realmente, o covid foi /e uma maravilha, nao ha duvida. Devia mandar um postal a agradecer a embaixada da china.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.