EUA pode atingir 100 mil casos diários (e Trump está cada vez “mais e mais irritado” com a China)

Os Estados Unidos podem ver o número de casos diários de Covid-19 aumentar de novo dos 40 mil para 100 mil a menos que haja intervenções para conter a pandemia, alertou esta terça-feira Anthony Fauci, diretor do instituto de doenças infecciosas norte-americano.

“Eu não ficaria surpreso se atingíssemos os 100 mil casos por dia se não revertermos a tendência. Estou muito preocupado porque a situação pode piorar”, avisou Fauci, durante uma audiência no Senado norte-americano.

O responsável recusou prever o número de mortes que a onda atual pode causar, mas de acordo com uma estimativa divulgada na semana passada pelo Centro de Prevenção e Controlo de Doenças, o país pode atingir entre 130 mil a 150 mil óbitos até 18 de julho.

Já o Instituto de Métricas e Avaliações em Saúde da Universidade de Washington, cujos modelos para a evolução da pandemia são frequentemente utilizados pela Casa Branca, estima que o país chegue a outubro com cerca de 180 mil mortes.

O número atual é de, pelo menos, 126 mil mortes e mais de 2,59 milhões de casos, sendo que quatro Estados norte-americanos (Califórnia, Texas, Arizona e Florida) representam metade dos novos casos.

Apesar da decisão do Presidente, Donald Trump, de cortar relações com a Organização Mundial da Saúde (OMS), um alto responsável norte-americano disse esta terça-feira que os Estados Unidos continuam a trabalhar com a mesma.

“Não fui chamado de volta, não recebi instruções para me retirar”, afirmou Brett Giroir, secretário adjunto da Saúde e membro do conselho executivo da OMS. “De qualquer forma, provavelmente vai haver outro conselho executivo em outubro, acredito que vamos continuar a trabalhar com a OMS enquanto membros no que diz respeito aos padrões de saúde pública”.

Trump cada vez “mais irritado” com a China

O Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, disse esta terça-feira estar cada vez “mais e mais irritado” com a China pelos efeitos da pandemia do covid-19 no seu país e no mundo.

“Enquanto vejo a pandemia piorar em todo o mundo e a causar um tremendo dano aos Estados Unidos, fico cada vez mais irritado com a China”, escreveu no Twitter. “O povo pode vê-lo e eu posso senti-lo!”.

A tensão elevada entre as duas potências por uma guerra comercial aumentou ainda mais com a propagação mundial do novo coronavírus. Em várias oportunidades, Trump acusou Pequim de ser a responsável pela pandemia.

Segundo a Casa Branca, a China ocultou inicialmente a gravidade do surto da doença e ajudou assim à propagação do vírus.

Nas últimas 24 horas, os Estados Unidos registaram 1.199 mortos e 42.528 infetados por covid-19. A média de novos casos diários nos Estados Unidos está desde a semana passada acima dos 40 mil.

Nova Iorque continua a ser o estado mais fortemente afetado pelo coronavírus nos Estados Unidos, com 393.454 casos confirmados e 32.032 mortes, um número apenas inferior ao do Brasil, Reino Unido e Itália. Só na cidade de Nova Iorque, morreram 23.096 pessoas.

Nova Iorque é seguida pela vizinha Nova Jérsia, com 15.035 mortos, Massachusetts, com 8.053 , e Illinois, com 6.923. Outros estados com um grande número de mortes são a Pensilvânia (6.649), Michigan (6.193), Califórnia (6.013), Connecticut (4.322).

Em termos de infeções, a Califórnia está atrás apenas de Nova Iorque, com 226.851 casos.

A pandemia de Covid-19 já provocou mais de 505.500 mortos e infetou mais de 10,32 milhões de pessoas em 196 países e territórios, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.

A doença é transmitida por um novo coronavírus detetado no final de dezembro, em Wuhan, uma cidade do centro da China. Depois de a Europa ter sucedido à China como centro da pandemia em fevereiro, o continente americano é agora o que tem mais casos confirmados e mais mortes.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. Noticia tendenciosa, quando o EUA é o país com mais pessoas curadas, e até teve a maior subida de criação de emprego de sempre 5milhoes só neste mês, mesmo em pandemia

    • sim… e tambem teve a maior subida de desempregados desde sempre, quase 30 milhoes. E agora que estao a acabar os subsidios, as pessoas vao ser expulsas das casas. Realmente, o covid foi /e uma maravilha, nao ha duvida. Devia mandar um postal a agradecer a embaixada da china.

RESPONDER

Segurança Social baixa apoios a Recibos Verdes. Maioria só vai receber 219 euros

A fórmula de cálculo definida pelo Governo para o "apoio extraordinário à redução da actividade económica", que é concedido a trabalhadores independentes, os chamados Recibos Verdes, devido ao novo confinamento geral, leva a que muitos …

No primeiro telefonema com um líder estrangeiro, Biden liga a Trudeau

O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, falou na sexta-feira com o seu homólogo canadiano, Justin Trudeau, na primeira conversa telefónica com um líder estrangeiro desde que tomou posse na quarta-feira, anunciou a Casa Branca. Os …

PS alarga vantagem sobre PSD. Chega recupera terceiro lugar (mas apenas 1% das mulheres apoia o partido)

Segundo uma sondagem da Pitagórica para o Observador e para a TVI, se as eleições legislativas fossem hoje, o PS teria a preferência de 42,6% dos portugueses. O partido de António Costa continua com grande …

Caso de nova variante é de uma pessoa sul-africana residente em Lisboa

O primeiro caso de covid-19 associado à variante genética da África do Sul detetado ontem em Portugal é de uma pessoa sul-africana, residente em Lisboa, anunciaram as autoridades de saúde “O caso reporta-se a uma pessoa …

Na Rússia, dezenas de pessoas foram presas durante manifestações de apoio a Navalny

Dezenas de pessoas foram presas hoje durante manifestações organizadas na Rússia para exigir a libertação do opositor Alexei Navalny, que está em prisão preventiva, apesar das múltiplas ameaças das autoridades contra os protestos. De Moscovo a …

Arqueólogos egípcios encontram cópia de capítulo do "Livro dos Mortos"

Arqueólogos egípcios encontraram, em Sacara, uma cópia do Capítulo 17 do "Livro dos Mortos" numa zona de túmulos próximos da pirâmide do faraó Teti. De acordo com o site Live Science, que cita um comunicado do …

Senado avalia processo de destituição de Trump na semana de 8 de fevereiro

O Senado norte-americano irá ouvir na semana de 8 de fevereiro os argumentos iniciais do processo de destituição de Donald Trump por incitamento dos recentes motins do Capitólio, anunciou o senador democrata Chuck Schumer. "Todos queremos …

Portugal é o país do mundo com mais mortes. Vacinas da AstraZeneca vão chegar com atraso

Pela primeira vez, desde o início da pandemia da covid-19, Portugal é o país com maior número de vítimas mortais e mais casos de infeção por milhão de habitantes em todo o mundo. Más notícias, …

Fóssil de dinossauro dá novas pistas sobre como estes animais acasalavam

É verdade que já sabemos muitas coisas sobre dinossauros – como eram, o que comiam e a causa da sua extinção. Mas nenhum fóssil nos permitiu ainda perceber coisas tão simples como, por exemplo, em que …

Itália bloqueia TikTok após morte de menina de 10 anos em desafio na rede social

A rede social TikTok foi hoje bloqueada temporariamente em Itália, para utilizadores cuja idade não está confirmada, na sequência da morte de uma menina de 10 anos que participava num desafio naquela plataforma. A Autoridade para …