EUA pode atingir 100 mil casos diários (e Trump está cada vez “mais e mais irritado” com a China)

Os Estados Unidos podem ver o número de casos diários de Covid-19 aumentar de novo dos 40 mil para 100 mil a menos que haja intervenções para conter a pandemia, alertou esta terça-feira Anthony Fauci, diretor do instituto de doenças infecciosas norte-americano.

“Eu não ficaria surpreso se atingíssemos os 100 mil casos por dia se não revertermos a tendência. Estou muito preocupado porque a situação pode piorar”, avisou Fauci, durante uma audiência no Senado norte-americano.

O responsável recusou prever o número de mortes que a onda atual pode causar, mas de acordo com uma estimativa divulgada na semana passada pelo Centro de Prevenção e Controlo de Doenças, o país pode atingir entre 130 mil a 150 mil óbitos até 18 de julho.

Já o Instituto de Métricas e Avaliações em Saúde da Universidade de Washington, cujos modelos para a evolução da pandemia são frequentemente utilizados pela Casa Branca, estima que o país chegue a outubro com cerca de 180 mil mortes.

O número atual é de, pelo menos, 126 mil mortes e mais de 2,59 milhões de casos, sendo que quatro Estados norte-americanos (Califórnia, Texas, Arizona e Florida) representam metade dos novos casos.

Apesar da decisão do Presidente, Donald Trump, de cortar relações com a Organização Mundial da Saúde (OMS), um alto responsável norte-americano disse esta terça-feira que os Estados Unidos continuam a trabalhar com a mesma.

“Não fui chamado de volta, não recebi instruções para me retirar”, afirmou Brett Giroir, secretário adjunto da Saúde e membro do conselho executivo da OMS. “De qualquer forma, provavelmente vai haver outro conselho executivo em outubro, acredito que vamos continuar a trabalhar com a OMS enquanto membros no que diz respeito aos padrões de saúde pública”.

Trump cada vez “mais irritado” com a China

O Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, disse esta terça-feira estar cada vez “mais e mais irritado” com a China pelos efeitos da pandemia do covid-19 no seu país e no mundo.

“Enquanto vejo a pandemia piorar em todo o mundo e a causar um tremendo dano aos Estados Unidos, fico cada vez mais irritado com a China”, escreveu no Twitter. “O povo pode vê-lo e eu posso senti-lo!”.

A tensão elevada entre as duas potências por uma guerra comercial aumentou ainda mais com a propagação mundial do novo coronavírus. Em várias oportunidades, Trump acusou Pequim de ser a responsável pela pandemia.

Segundo a Casa Branca, a China ocultou inicialmente a gravidade do surto da doença e ajudou assim à propagação do vírus.

Nas últimas 24 horas, os Estados Unidos registaram 1.199 mortos e 42.528 infetados por covid-19. A média de novos casos diários nos Estados Unidos está desde a semana passada acima dos 40 mil.

Nova Iorque continua a ser o estado mais fortemente afetado pelo coronavírus nos Estados Unidos, com 393.454 casos confirmados e 32.032 mortes, um número apenas inferior ao do Brasil, Reino Unido e Itália. Só na cidade de Nova Iorque, morreram 23.096 pessoas.

Nova Iorque é seguida pela vizinha Nova Jérsia, com 15.035 mortos, Massachusetts, com 8.053 , e Illinois, com 6.923. Outros estados com um grande número de mortes são a Pensilvânia (6.649), Michigan (6.193), Califórnia (6.013), Connecticut (4.322).

Em termos de infeções, a Califórnia está atrás apenas de Nova Iorque, com 226.851 casos.

A pandemia de Covid-19 já provocou mais de 505.500 mortos e infetou mais de 10,32 milhões de pessoas em 196 países e territórios, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.

A doença é transmitida por um novo coronavírus detetado no final de dezembro, em Wuhan, uma cidade do centro da China. Depois de a Europa ter sucedido à China como centro da pandemia em fevereiro, o continente americano é agora o que tem mais casos confirmados e mais mortes.

ZAP ZAP // Lusa

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. Noticia tendenciosa, quando o EUA é o país com mais pessoas curadas, e até teve a maior subida de criação de emprego de sempre 5milhoes só neste mês, mesmo em pandemia

    • sim… e tambem teve a maior subida de desempregados desde sempre, quase 30 milhoes. E agora que estao a acabar os subsidios, as pessoas vao ser expulsas das casas. Realmente, o covid foi /e uma maravilha, nao ha duvida. Devia mandar um postal a agradecer a embaixada da china.

RESPONDER

Portugal já está a vacinar 100 mil pessoas por dia. 10% da população já tomou duas doses

Na quinta-feira, cerca de 100 mil pessoas receberam a vacina contra a covid-19, o que antecipa em uma semana esta meta definida pela task force do plano de vacinação. Cerca de 100 mil pessoas receberam a …

Açores vão ter testes gratuitos em farmácias e rastreios laborais aleatórios

Os Açores vão passar a disponibilizar testes rápidos gratuitos para o despiste da covid-19 nas farmácias, testes de saliva para a testagem massiva aos alunos e rastreios laborais aleatórios, anunciou esta quinta-feira o secretário regional …

Uma morte e 377 novos casos nas últimas 24 horas. Rt e incidência recuam

O boletim da DGS desta sexta-feira dá conta de mais 377 novos casos em Portugal. Registou-se ainda mais um óbito. Nesta sexta-feira, dia 7 de maio, o país tem 22.421 casos ativos, menos 114 do que …

MP investiga morte de bebé que terá sido esquecido no carro em Lisboa

O Ministério Público instaurou um inquérito para averiguar as circunstâncias da morte de uma criança de dois anos que terá ficado esquecida no interior de um carro, em Lisboa. A mãe ter-se-á esquecido do bebé …

Governo está a preparar contestação de providência cautelar sobre Zmar

O ministro da Administração Interna afirmou hoje que já está a ser preparada a contestação à providência cautelar que suspende a requisição civil das casas do complexo Zmar, adiantando que o Ministério não foi ainda …

Subsídio europeu de 150 euros mensais para tirar 5 milhões de crianças da pobreza severa

Arrancou nesta sexta-feira, no Porto, a Cimeira Social promovida pela presidência portuguesa do Conselho da União Europeia. Um momento que o ex-ministro Pedro Marques aproveita para lançar a ideia de um novo apoio social de …

Banca empresta 475 milhões para Fundo de Resolução pagar ao Novo Banco

O sindicato bancário, composto por sete bancos, vai proceder ao financiamento do Fundo de Resolução para este cumprir a injeção de capital no Novo Banco já na próxima semana. O Jornal Económico avança, esta sexta-feira, que …

China suspende "diálogo económico" com a Austrália e denuncia "mentalidade de Guerra Fria"

Esta quinta-feira, o Governo chinês anunciou a suspensão "por tempo indefinido" de todas as atividades realizadas no âmbito da iniciativa "Diálogo Económico Estratégico China-Austrália". As relações entra a China e o ocidente estão cada vez mais …

Bolsonaro diz ter tido sintomas de reinfeção. China acusa-o de "politizar" novo coronavírus

O Presidente do Brasil admitiu na quinta-feira que teve sintomas de reinfeção pelo novo coronavírus "há poucos dias" e afirmou que tomou ivermectina, fármaco sem comprovação científica contra a covid-19. As declarações de Jair Bolsonaro foram …

"É fácil despedir". PCP quer mudar regime de despedimento coletivo e extinção de postos de trabalho

O PCP vai entregar na Assembleia da República esta sexta-feira um projeto de lei que visa limitar os despedimentos coletivos e a extinção de postos de trabalho, eliminando o despedimento por inadaptação. O objetivo do partido …