Presidente chinês sabia da gravidade do coronavírus duas semanas antes de o mencionar publicamente

(dr) Xinhua

O presidente da China, Xi Jinping

Xi Jinping já tinha conhecimento da gravidade do surto de coronavírus duas semanas antes de falar sobre ele publicamente. O Governo chinês estava a ser acusado de não ter estado atento à crise de saúde pública desde o início.

O presidente chinês, Xi Jinping, sabia da gravidade do coronavírus duas semanas antes de ter falado publicamente sobre o assunto. A conclusão chega após a imprensa estatal chinesa ter divulgado um discurso em que é revelado que Jinping deu instruções às autoridades a 7 de janeiro, embora só tenho mencionado abertamente o surto duas semanas depois.

O líder chinês deu ordens, durante uma reunião do Comité Permanente do Politburo, para a execução de medidas para a prevenção de contágio pelo novo coronavírus. De acordo com o jornal Público, Xi Jinping diz ter autorizado a quarentena em Wuhan, em que vivem cerca de 11 milhões de pessoas.

Só duas semanas depois, no dia 20 de janeiro, é que Xi Jinping falou publicamente sobre a doença e foi reconhecida a epidemia. Foi também a partir desse dia que se confirmou que a doença era transmissível entre humanos.

Os cidadãos chineses pedem agora uma maior abertura e transparência por parte do Governo chinês, de forma a estarem mais e melhor informados sobre o que se está a passar.

Na China, o Governo tem sido acusado de não ter estado atento à crise desde o início, razão pela qual os conselheiros do presidente chinês acharam por melhor divulgar este discurso, que mostra que Xi Jinping tinha conhecimento do que se estava a passar no país.

“Eu acompanhei, a todo o momento, a propagação da epidemia e o progresso nos esforços para a conter, emitindo constantemente ordens oralmente e instruções“, lê-se no discurso divulgado este sábado.

  ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Mas alguém no seu perfeito juízo, duvida que os chinos além deste vírus, como outros SARS que nos têm infectado todos os anos, este SAR chamado Corona e depois a variante covid-19, não têm origem nos laboratórios e a experimentá-los em animais na China? Já viram como eles voltaram a ter nas bancas animais vivos como sapos, rãs e outros?

RESPONDER

Implante cerebral permite que paciente totalmente cega consiga ver formas e letras

Os cientistas da Universidade Miguel Hernández de Elche (UMH), em Espanha, fizeram com que uma mulher completamente cega conseguisse ver formas simples e letras, através da colocação de um implante no seu córtex visual. Os investigadores …

Teoria dos primatas pedrados. Podem os cogumelos mágicos ter sido a chave para a nossa evolução?

A teoria já era conhecida desde os anos 90, mas um novo estudo veio trazê-la à baila novamente. O argumento é de que os cogumelos com efeitos psicadélicos podem ter ajudado a tornar os nossos …

Ainda sem fumo branco para o OE, Bloco e PCP reúnem órgãos máximos

O PCP e o Bloco de Esquerda reúnem hoje os respetivos órgãos máximos entre congressos com a proposta orçamental para 2022 no centro do debate. As conclusões da reunião da Mesa Nacional do BE serão apresentadas …

Sismo de 4,9 em La Palma e novo colapso do cone do Cumbre Vieja

A ilha espanhola de La Palma registou hoje um sismo de 4,8 de magnitude, no dia em que o vulcão voltou a sofrer um colapso no cone principal, causando grandes derrames de lava. O sismo foi …

Algas vivas sensíveis à luz (um tipo de cianobactérias chamado Synechocystis) injetadas num girino

Podia ser ficção científica, mas não é. Injetar algas no sangue dos sapos pode ajudá-los a respirar

Os sapos adotam várias técnicas de respiração ao longo da sua vida. Agora, uma equipa de cientistas alemães desenvolveu um novo método que permite que os girinos "respirem" graças à introdução de algas na sua …

As misteriosas auroras de Úrano foram finalmente detalhadas ao pormenor pelos cientistas

Auroras de Úrano foram captadas pela primeira vez em 2011 através do telescópio Hubble Space, mas as suas origens representam ainda mistérios que os cientistas não conseguem esclarecer. Pela primeira vez, os cientistas conseguiram moldar a …

Domingo invulgar: 17 grandes jogos para ver, em poucas horas

A ementa começa em França, ao meio-dia, e acaba no Chile, já depois das oito da noite. Não estamos perto do Carnaval mas vem aí um "domingo gordo" no futebol. Vários jogos grandes, uns mais mediáticos …

Sporting 1-0 Moreirense | Capitão Coates embala leão

O Sporting igualou hoje o FC Porto na liderança provisória da I Liga portuguesa de futebol, ao vencer em casa o Moreirense, por 1-0, em jogo da nona jornada. O capitão Sebastián Coates marcou, aos …

Relatório médico indica que jovem chinês morreu após beber uma garrafa de Coca-Cola em dez minutos

Um homem chinês morreu depois de beber uma garrafa de 1,5 litros de Coca-Cola em dez minutos, informaram os médicos num relatório. O jovem de 22 anos, que não tinha doenças subjacentes, dirigiu às urgências do …

Universidade no Reino Unido tem arquivo de "casas assombradas"

A Universidade de Sheffield, no Reino Unido, tem um arquivo aberto ao público com quase 80 mil fotografias de "casas assombradas" de várias feiras populares. Para muitos, o medo é parte integrante da experiência de uma …