Trump anuncia saída dos Estados Unidos da OMS. “A China controla-os”

Yuri Gripas /ABACA / POOL

O Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump

O Presidente dos EUA, Donald Trump, anunciou esta sexta-feira que terminou o relacionamento entre os Estados Unidos e a Organização Mundial de Saúde (OMS), que acusou de ser inapta na gestão da pandemia de covid-19.

Donald Trump alega que a OMS não soube responder de forma eficaz ao seu apelo para introduzir alterações no seu modelo de financiamento, depois de já ter ameaçado cortar o financiamento norte-americano a esta organização das Nações Unidas, acusando-a de ser demasiado benevolente com o Governo chinês.

“Porque falharam em fazer as reformas necessárias e requeridas, terminamos o nosso relacionamento com a Organização Mundial de Saúde e iremos redirecionar os fundos para outras necessidades urgentes e globais de saúde pública que possam surgir”, disse o Presidente norte-americano, em declarações aos jornalistas.

A partir da Casa Branca, o Presidente norte-americano comunicou o rompimento de relações depois de acusar a China de ter o “controlo total” sobre a OMS, culpando ainda o país asiático pela pandemia de covid-19.

“Vamos redirecionar os fundos para outras necessidades de saúde pública urgentes e mundiais (…) O mundo precisa de respostas da China sobre o vírus. Precisamos de ter transparência”, acrescentou, citado pelo semanário Expresso, considerando que a OMS não quis aceitar as reformas “necessárias” propostas pelos Estados Unidos.

No início do mês, Trump fez um ultimato à OMS, ameaçando cortar a ligação à organização se não fossem feitas reformas profundas na sua estrutura e no seu ‘modus operandi’.

Nessa altura, o chefe de Estado dos Estados Unidos suspendeu temporariamente o financiamento à OMS, no valor que está estimado em cerca de 400 milhões de euros anuais, o que corresponde a 15% do orçamento da organização.

Trump acusou a OMS de ter feito uma gestão ineficaz de combate à pandemia de ter sido conivente com o Governo chinês, alegando que Pequim reteve informação relevante sobre a propagação do novo coronavírus, aumentando os riscos da crise sanitária.

A nível global, segundo um balanço da agência de notícias AFP, a pandemia de covid-19 já provocou mais de 360 mil mortos e infetou mais de 5,8 milhões de pessoas em 196 países e territórios. Mais de 2,3 milhões de doentes foram considerados curados.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

10 COMENTÁRIOS

    • Se fosse eu a sustentar a OMS também queria outro tipo de respostas e bem mais rápidas. Esta ideia que os US OF A têm de financiar tudo…

      • Exacto! Na verdade os EUA financiam de forma indirecta ainda mais. A Bill and Melinda Gates Foundation contribui com 500 milhões por 2 anos, a juntar aos 800 milhões por 2 anos que os EUA injectaram da última vez. Enquanto isto, a China só avança com 50, França e Canadá outro tanto, e por aí fora.

        • Mais um que acha que anda tudo a “comer do sono”!…
          O dinheiro da fundação do Bill Gates não é publico nem o Trump manda nele!
          Na verdade, o maior financiador estatal da OMS é a Europa!!

          • Mais outro que acha que anda tudo a dormir! É óbvio que o dinheiro da fundação do Bill Gates não é publico nem o Trump manda nele, mas é dinheiro que de uma forma ou de outra vem dos EUA!

      • Querias? Quais?
        Respostas que satisfizessem o teu ego e os teus delírios (ou interesses económicos); como os do palerma-in-chief das Americas?
        A ciência não é feita de “respostas rápidas”, nem ao “gosto do freguês” – muito menos de agendas politicas!!
        O EUA tem que financiar tudo, porque querem mandar em TUDO!!
        De qualquer modo, os EUA não sustentam a OMS – financiam “apenas” 15% – tanto como Alemanha e o Reino Unido juntos!
        Na verdade, em termos estatais, a Europa é o maior financiador da OMS
        .
        O Trump e o seu gangue gostam é de propaganda e acham que anda tudo a dormir como a carneirada que o segue cegamente…
        Desviar a atenção da opinião publica americana para o exterior é uma táctica americana muito conhecida – principalmente quando há graves problemas internos – com o Trump alucinado no poder, essa táctica tem sido levada ao limite!…
        Só mesmo um louco como o Trump para dizer que a China controla a OMS – mais depressa a China controla o Trump!

  1. Tudo indica que a china pediu à oms para não tornar publico o problema da pandemia em setembro ou outubro quando a china viu o problema que criou por isso em grande parte o trump tem razão!
    São muito poucas as vezes em que o trump diz alguma coisa de jeito mas esta poderá ser uma dessas poucas!
    A oms é uma organização mundial financiada por todos e por isso deve ser isenta em qualquer situação e para qualquer um, mas aparentemente, e em relação ao que foi divulgado, não foi isenta quando mais foi preciso!
    Resta apurar a verdade, como se isso fosse possível no mundo em que vivemos, para saber se a oms realmente actuou se uma forma incorrecta e inadmissível para com o mundo!

    • Errado!
      NADA indica que a China tenha pedido o que quer que seja à OMS – até porque se o fizesse só iria levantar suspeitas!
      Isso são delírios e propaganda do Trump e companhia para entreter os mais distraídos…..
      A influência da China na OMS é pouco mais do que zero – tal como a sua contribuição: 0,21% do financiamento total.

  2. Não morro de simpatias por Trump, mas possivelmente terá aqui alguma ponta de razão perante esta organização que me parece muito passiva quanto à epidemia, porque será?

RESPONDER

"Só há um responsável, que sou eu", assume Luís Filipe Vieira

O presidente do Benfica assumiu, este domingo, a responsabilidade pela crise de resultados e garantiu que Jorge Jesus irá cumprir até ao fim o contrato que o liga ao clube até 2022. Numa entrevista exclusiva à …

Governo reservou 1.251 milhões para acesso à habitação. 25 câmaras captaram mais de metade do apoio

O Governo reservou no Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) 1.251 milhões de euros em subvenções para executar o programa de apoio ao acesso à habitação. Até agora, acordos com 25 câmaras já captaram mais …

Cientistas encontraram 70 mil vírus nunca antes vistos no intestino humano

Cientistas identificaram mais de 70 mil vírus, até então desconhecidos, que vivem no nosso intestino e infetam as bactérias que lá vivem (como afetam o nosso corpo é ainda um mistério). No novo estudo, conta o …

Direita ultrapassa PS com subida da Iniciativa Liberal. Chega cai

Uma sondagem da Aximage para o Diário de Notícias, Jornal de Notícias e TSF revela que o PS está a perder peso nas intenções de voto, tendo sido ultrapassado pela direita. Segundo a sondagem, divulgada pelo …

Portugal vai comprar cerca de 38 milhões de vacinas, "muito mais" do que as necessárias

Em entrevista à agência Lusa, Marta Temido anunciou que Portugal vai comprar cerca de 38 milhões de vacinas contra a covid-19. Portugal vai comprar cerca de 38 milhões de vacinas contra a covid-19, “muito mais” do …

Governo ainda está a tempo de "reverter" venda de barragens da EDP

A coordenadora do Bloco de Esquerda disse este domingo que o Governo ainda está tempo de reverter o negócio das venda de seis transmontanas, que terá permitido à EDP poupar 110 milhões em imposto de …

Cientistas encontraram abelha australiana que não era vista há 98 anos

Uma espécie de abelha nativa das florestas tropicais do leste da Austrália foi encontrada pela primeira vez em 98 anos. De acordo com o site IFLScience, trata-se da espécie Pharohylaeus lactiferus, abelha nativa do leste da …

Marcelo destaca papel de profissionais de UCI. Costa agradece à Madeira e FPF

O Presidente da República destacou e agradeceu o papel dos profissionais de saúde que estão nos cuidados intensivos, pelo seu papel no combate à pandemia, que considerou uma "saga nacional". "Eu queria, em primeiro lugar, louvar …

Entre farpas a Biden e Fauci, Trump admitiu concorrer à Casa Branca em 2024 (e vencer pela "terceira vez")

No primeiro discurso desde que saiu da Casa Branca, o antigo presidente Donald Trump deu a entender que vai concorrer novamente em 2024 e disse que Joe Biden "perdeu a Casa Branca". O ex-presidente dos Estados …

Cientistas estão a criar um "gémeo digital" da Terra (para prever o futuro)

Uma equipa de cientistas europeus começaram a trabalhar num plano ambicioso para prever o futuro das alterações climáticas: reconstruir uma versão virtual de toda a Terra para representar diferentes cenários. O planeta virtual faz parte de …