Trump anuncia saída dos Estados Unidos da OMS. “A China controla-os”

Yuri Gripas /ABACA / POOL

O Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump

O Presidente dos EUA, Donald Trump, anunciou esta sexta-feira que terminou o relacionamento entre os Estados Unidos e a Organização Mundial de Saúde (OMS), que acusou de ser inapta na gestão da pandemia de covid-19.

Donald Trump alega que a OMS não soube responder de forma eficaz ao seu apelo para introduzir alterações no seu modelo de financiamento, depois de já ter ameaçado cortar o financiamento norte-americano a esta organização das Nações Unidas, acusando-a de ser demasiado benevolente com o Governo chinês.

“Porque falharam em fazer as reformas necessárias e requeridas, terminamos o nosso relacionamento com a Organização Mundial de Saúde e iremos redirecionar os fundos para outras necessidades urgentes e globais de saúde pública que possam surgir”, disse o Presidente norte-americano, em declarações aos jornalistas.

A partir da Casa Branca, o Presidente norte-americano comunicou o rompimento de relações depois de acusar a China de ter o “controlo total” sobre a OMS, culpando ainda o país asiático pela pandemia de covid-19.

“Vamos redirecionar os fundos para outras necessidades de saúde pública urgentes e mundiais (…) O mundo precisa de respostas da China sobre o vírus. Precisamos de ter transparência”, acrescentou, citado pelo semanário Expresso, considerando que a OMS não quis aceitar as reformas “necessárias” propostas pelos Estados Unidos.

No início do mês, Trump fez um ultimato à OMS, ameaçando cortar a ligação à organização se não fossem feitas reformas profundas na sua estrutura e no seu ‘modus operandi’.

Nessa altura, o chefe de Estado dos Estados Unidos suspendeu temporariamente o financiamento à OMS, no valor que está estimado em cerca de 400 milhões de euros anuais, o que corresponde a 15% do orçamento da organização.

Trump acusou a OMS de ter feito uma gestão ineficaz de combate à pandemia de ter sido conivente com o Governo chinês, alegando que Pequim reteve informação relevante sobre a propagação do novo coronavírus, aumentando os riscos da crise sanitária.

A nível global, segundo um balanço da agência de notícias AFP, a pandemia de covid-19 já provocou mais de 360 mil mortos e infetou mais de 5,8 milhões de pessoas em 196 países e territórios. Mais de 2,3 milhões de doentes foram considerados curados.

// Lusa

PARTILHAR

10 COMENTÁRIOS

    • Se fosse eu a sustentar a OMS também queria outro tipo de respostas e bem mais rápidas. Esta ideia que os US OF A têm de financiar tudo…

      • Exacto! Na verdade os EUA financiam de forma indirecta ainda mais. A Bill and Melinda Gates Foundation contribui com 500 milhões por 2 anos, a juntar aos 800 milhões por 2 anos que os EUA injectaram da última vez. Enquanto isto, a China só avança com 50, França e Canadá outro tanto, e por aí fora.

        • Mais um que acha que anda tudo a “comer do sono”!…
          O dinheiro da fundação do Bill Gates não é publico nem o Trump manda nele!
          Na verdade, o maior financiador estatal da OMS é a Europa!!

          • Mais outro que acha que anda tudo a dormir! É óbvio que o dinheiro da fundação do Bill Gates não é publico nem o Trump manda nele, mas é dinheiro que de uma forma ou de outra vem dos EUA!

      • Querias? Quais?
        Respostas que satisfizessem o teu ego e os teus delírios (ou interesses económicos); como os do palerma-in-chief das Americas?
        A ciência não é feita de “respostas rápidas”, nem ao “gosto do freguês” – muito menos de agendas politicas!!
        O EUA tem que financiar tudo, porque querem mandar em TUDO!!
        De qualquer modo, os EUA não sustentam a OMS – financiam “apenas” 15% – tanto como Alemanha e o Reino Unido juntos!
        Na verdade, em termos estatais, a Europa é o maior financiador da OMS
        .
        O Trump e o seu gangue gostam é de propaganda e acham que anda tudo a dormir como a carneirada que o segue cegamente…
        Desviar a atenção da opinião publica americana para o exterior é uma táctica americana muito conhecida – principalmente quando há graves problemas internos – com o Trump alucinado no poder, essa táctica tem sido levada ao limite!…
        Só mesmo um louco como o Trump para dizer que a China controla a OMS – mais depressa a China controla o Trump!

  1. Tudo indica que a china pediu à oms para não tornar publico o problema da pandemia em setembro ou outubro quando a china viu o problema que criou por isso em grande parte o trump tem razão!
    São muito poucas as vezes em que o trump diz alguma coisa de jeito mas esta poderá ser uma dessas poucas!
    A oms é uma organização mundial financiada por todos e por isso deve ser isenta em qualquer situação e para qualquer um, mas aparentemente, e em relação ao que foi divulgado, não foi isenta quando mais foi preciso!
    Resta apurar a verdade, como se isso fosse possível no mundo em que vivemos, para saber se a oms realmente actuou se uma forma incorrecta e inadmissível para com o mundo!

    • Errado!
      NADA indica que a China tenha pedido o que quer que seja à OMS – até porque se o fizesse só iria levantar suspeitas!
      Isso são delírios e propaganda do Trump e companhia para entreter os mais distraídos…..
      A influência da China na OMS é pouco mais do que zero – tal como a sua contribuição: 0,21% do financiamento total.

  2. Não morro de simpatias por Trump, mas possivelmente terá aqui alguma ponta de razão perante esta organização que me parece muito passiva quanto à epidemia, porque será?

RESPONDER

Pfizer pode ter vacina ainda neste ano. Guterres exige que esteja “disponível e acessível” para todos

A farmacêutica Pfizer está otimista em relação à perspetiva de fornecer uma vacina contra a covid-19 ainda em 2020. O secretário-geral das Nações Unidas, António Guterres, exigiu que esteja “disponível” e “acessível” para todos. Albert Bourla, …

Nem um carro consegue esmagar este besouro indestrutível

O diabólico besouro de ferro tem um dos mais resistentes exoesqueletos naturais. A forma como este animal consegue sobreviver pode inspirar o desenvolvimento de novos materiais com a mesma dureza. Engenheiros da Universidade da Califórnia e …

OSIRIS-REx recolheu demasiadas amostras do Bennu (e está a perder parte delas)

A NASA revelou que a sonda OSIRIS-REx conseguiu recolher uma grande amostra de partículas do asteróide Bennu - tanto material que fez com que a tampa do compartimento não fechasse corretamente. Na semana passada, a sonda …

Cientistas captam atmosfera de um extraordinário exoplaneta que não deveria existir

Uma equipa de cientistas da Universidade do Kansas, nos Estados Unidos, captou a atmosfera de um exoplaneta "que não deveria existir" ao analisar dados do telescópio TESS da agência espacial norte-americana (NASA). O planeta em causa …

Refrigerantes light causam o mesmo risco de doenças cardíacas que bebidas normais

Um novo estudo da Universidade Sorbonne, em Paris, descobriu que bebidas adoçadas artificialmente - como as light, diet e zero - podem ser tão prejudiciais para o coração quanto os refrigerantes normais. Os investigadores, que acompanharam …

“Monstro patológico”. Documento revela que Henrique VIII planeou decapitação de Ana Bolena

Uma equipa de investigadores encontrou um livro que contém instruções específicas do rei Henrique VIII que mostram que o monarca queria que a sua segunda esposa, Ana Bolena, fosse executada. Neste documento, o rei Henrique VIII …

Robô humanóide sem cabeça empilha e carrega caixas (e já está à venda)

A fabricante de robôs Agility construiu um robô humanóide bípede chamado Digit, que consegue carregar caixas e que está a ser vendido por 250 mil dólares. De acordo com o TechXplore, o robô Digit foi projetado …

Porto 2-0 Olympiacos | Chama do “dragão” trava gregos

O FC Porto venceu na noite desta terça-feira o Olympiacos por 2-0, numa partida relativa à segunda jornada do Grupo C da Liga dos Campeões, sob o olhar dos cerca de 3750 adeptos que se …

Antigos maias construíram filtros de água sofisticados (capazes de funcionar nos dias de hoje)

De acordo com uma pesquisa da Universidade de Cincinnati (UC), os antigos maias da cidade de Tikal construíram sofisticados filtros de água através do uso de materiais naturais importados. Os investigadores da UC descobriram evidências de …

Como é que as pandemias acabam? A História sugere que as doenças vêm para ficar (durante milénios)

Uma combinação de esforços de saúde pública para conter e mitigar a pandemia veio ajudar a controlá-la. No entanto, epidemiologistas acreditam que as doenças infeciosas, como é o caso da covid-19, nunca desaparecem.  Ao longo dos …