O Presidente dos EUA, Donald Trump, anunciou esta sexta-feira que terminou o relacionamento entre os Estados Unidos e a Organização Mundial de Saúde (OMS), que acusou de ser inapta na gestão da pandemia de covid-19.
Donald Trump alega que a OMS não soube responder de forma eficaz ao seu apelo para introduzir alterações no seu modelo de financiamento, depois de já ter ameaçado cortar o financiamento norte-americano a esta organização das Nações Unidas, acusando-a de ser demasiado benevolente com o Governo chinês.
“Porque falharam em fazer as reformas necessárias e requeridas, terminamos o nosso relacionamento com a Organização Mundial de Saúde e iremos redirecionar os fundos para outras necessidades urgentes e globais de saúde pública que possam surgir”, disse o Presidente norte-americano, em declarações aos jornalistas.
A partir da Casa Branca, o Presidente norte-americano comunicou o rompimento de relações depois de acusar a China de ter o “controlo total” sobre a OMS, culpando ainda o país asiático pela pandemia de covid-19.
“Vamos redirecionar os fundos para outras necessidades de saúde pública urgentes e mundiais (…) O mundo precisa de respostas da China sobre o vírus. Precisamos de ter transparência”, acrescentou, citado pelo semanário Expresso, considerando que a OMS não quis aceitar as reformas “necessárias” propostas pelos Estados Unidos.
No início do mês, Trump fez um ultimato à OMS, ameaçando cortar a ligação à organização se não fossem feitas reformas profundas na sua estrutura e no seu ‘modus operandi’.
Nessa altura, o chefe de Estado dos Estados Unidos suspendeu temporariamente o financiamento à OMS, no valor que está estimado em cerca de 400 milhões de euros anuais, o que corresponde a 15% do orçamento da organização.
Trump acusou a OMS de ter feito uma gestão ineficaz de combate à pandemia de ter sido conivente com o Governo chinês, alegando que Pequim reteve informação relevante sobre a propagação do novo coronavírus, aumentando os riscos da crise sanitária.
A nível global, segundo um balanço da agência de notícias AFP, a pandemia de covid-19 já provocou mais de 360 mil mortos e infetou mais de 5,8 milhões de pessoas em 196 países e territórios. Mais de 2,3 milhões de doentes foram considerados curados.
// Lusa
Coronavírus / Covid-19
-
20 Outubro, 2024 Descobertas mais provas de que a COVID longa é uma lesão cerebral
-
6 Outubro, 2024 A COVID-19 pode proteger-nos… da gripe
O menino mimado não sabe jogar e por isso decidiu abandonar o jogo, levando a bola…
Se fosse eu a sustentar a OMS também queria outro tipo de respostas e bem mais rápidas. Esta ideia que os US OF A têm de financiar tudo…
Exacto! Na verdade os EUA financiam de forma indirecta ainda mais. A Bill and Melinda Gates Foundation contribui com 500 milhões por 2 anos, a juntar aos 800 milhões por 2 anos que os EUA injectaram da última vez. Enquanto isto, a China só avança com 50, França e Canadá outro tanto, e por aí fora.
Mais um que acha que anda tudo a “comer do sono”!…
O dinheiro da fundação do Bill Gates não é publico nem o Trump manda nele!
Na verdade, o maior financiador estatal da OMS é a Europa!!
Mais outro que acha que anda tudo a dormir! É óbvio que o dinheiro da fundação do Bill Gates não é publico nem o Trump manda nele, mas é dinheiro que de uma forma ou de outra vem dos EUA!
Querias? Quais?
Respostas que satisfizessem o teu ego e os teus delírios (ou interesses económicos); como os do palerma-in-chief das Americas?
A ciência não é feita de “respostas rápidas”, nem ao “gosto do freguês” – muito menos de agendas politicas!!
O EUA tem que financiar tudo, porque querem mandar em TUDO!!
De qualquer modo, os EUA não sustentam a OMS – financiam “apenas” 15% – tanto como Alemanha e o Reino Unido juntos!
Na verdade, em termos estatais, a Europa é o maior financiador da OMS
.
O Trump e o seu gangue gostam é de propaganda e acham que anda tudo a dormir como a carneirada que o segue cegamente…
Desviar a atenção da opinião publica americana para o exterior é uma táctica americana muito conhecida – principalmente quando há graves problemas internos – com o Trump alucinado no poder, essa táctica tem sido levada ao limite!…
Só mesmo um louco como o Trump para dizer que a China controla a OMS – mais depressa a China controla o Trump!
Tudo indica que a china pediu à oms para não tornar publico o problema da pandemia em setembro ou outubro quando a china viu o problema que criou por isso em grande parte o trump tem razão!
São muito poucas as vezes em que o trump diz alguma coisa de jeito mas esta poderá ser uma dessas poucas!
A oms é uma organização mundial financiada por todos e por isso deve ser isenta em qualquer situação e para qualquer um, mas aparentemente, e em relação ao que foi divulgado, não foi isenta quando mais foi preciso!
Resta apurar a verdade, como se isso fosse possível no mundo em que vivemos, para saber se a oms realmente actuou se uma forma incorrecta e inadmissível para com o mundo!
Errado!
NADA indica que a China tenha pedido o que quer que seja!
Isso são delírios e propaganda do Trump e companhia para entreter os mais distraídos…
A influência da China na OMS é pouco mais do que zero – tal como a sua contribuição: 0,21% do financiamento total.
http://open.who.int/2018-19/contributors/contributor
Errado!
NADA indica que a China tenha pedido o que quer que seja à OMS – até porque se o fizesse só iria levantar suspeitas!
Isso são delírios e propaganda do Trump e companhia para entreter os mais distraídos…..
A influência da China na OMS é pouco mais do que zero – tal como a sua contribuição: 0,21% do financiamento total.
Não morro de simpatias por Trump, mas possivelmente terá aqui alguma ponta de razão perante esta organização que me parece muito passiva quanto à epidemia, porque será?