Escolas, lojas e turismo. Europa começa a reabrir portas e a sair à rua

Mário Cruz / Lusa

Esta segunda-feira marca uma nova etapa de desconfinamento em muitos países europeus, que estão a levantar progressivamente as restrições de confinamento.

A agência de notícias francesa France Press, citada pelo Observador, compilou uma lista das principais alterações à vida das pessoas por toda a Europa.

Em França, cabeleireiros, lojas de roupa, floristas e livrarias reabrem esta segunda-feira. As escolas primárias vão começar a aceitar alunos em número limitado, dependendo do espaço e da região do país. Nos transportes públicos, o uso de máscara será obrigatório. Todos os cidadãos vão poder andar na rua sem apresentar uma justificação, mas apenas poderão deslocar-se até 100 quilómetros do seu local de residência.

Na Bélgica, a maior parte das empresas reabre esta segunda-feira. Em Bruxelas, haverá limites de velocidade aplicados aos carros e os ciclistas e pessoas que se desloquem a pé terão prioridade. Cafés, restaurantes, bares e escolas permanecerão fechados.

No Reino Unido, Boris Johnson anunciou um plano “condicional”. A partir desta semana, as pessoas poderão regressar ao local de trabalho se não o conseguirem desempenhar em casa e poderão praticar exercício físico na rua. Creches, jardins de infância, escolas primárias e lojas de bens considerados não essenciais só vão reabrir em junho. A hotelaria, restauração e outros locais pública reabrem em julho.

Nos Países Baixos, algumas escolas primárias, escolas de condução, cabeleireiros, fisioterapeutas e bibliotecas reabrem esta segunda-feira.

Na Suíça, o ensino primário e médio reabre esta segunda-feira com turmas de tamanho reduzido. Alguns restaurantes, museus e livrarias também vão abrir portas. São proibidas concentrações de mais de cinco pessoas.

Em Espanha, esplanadas ou espaços ao ar livre de bares e restaurantes podem reabrir. Porém, Madrid e Barcelona, as cidades mais atingidas, estão fora destas medidas, tendo de permanecer em casa e sair às horas definidas por lei, consoante a idade. As escolas não reabrem antes de setembro.

Também em Itália as escolas permanecem encerradas até setembro. Fábricas, empresas de construção e escritórios reabriram a 4 de maio. Toda a venda a retalho, museus, igrejas e bibliotecas reabrem a 18 de maio. Bares, restaurantes e salões de beleza abrem as portas a 1 de junho.

Na Alemanha, os primeiros cafés e restaurantes começaram a reabrir este sábado. A maioria das lojas está aberta e as crianças estão a voltar gradualmente às escolas. Os jogos de futebol da Bundesliga também devem ser retomados.

Na Áustria, cabeleireiros, cortes de ténis e campos de golfe já estão abertos. Os alunos finalistas já regressaram à escola.

Os hotéis da Polónia reabrem esta segunda-feira. No entanto, os turistas estrangeiros têm de ficar 15 dias em quarentena.

Na Dinamarca, os centros comerciais reabrem esta segunda-feira. As escolas primárias abriram em abril e as secundárias reabrem a 18 de maio.

Na Noruega, as escolas para alunos entre os seis e os 10 anos reabriram no final do abril e as aulas começam esta segunda-feira. Restaurantes e centros de laser reabrem a 1 de junho.

Na Islândia, universidades, museus e cabeleireiros abriram portas a 4 de maio. Na Finlândia, as escolas reabrem a 14 de maio com medidas de distanciamento social.

As esplanadas ou locais ao ar livre de cafés e restaurantes da Croácia reabrem esta segunda-feira. Jardins de infância e escolas reabrem, mas a presença é facultativa. Na Sérvia, as creches reabrem esta segunda-feira.

Na Grécia, as livrarias e cabeleireiros abriram a 4 de maio. O comércio abre esta segunda-feira. A Acrópole e os sítios arqueológicos serão reabertos em 18 de maio. Os centros comerciais só abrem em junho.

O desconfinamento começa a ser feito após a vaga inicial de transmissão da covid-19 na Europa já ter passado o seu pico. As Ilhas Faroé, arquipélago autónomo que faz parte da Dinamarca, são o primeiro território europeu livre de covid-19.

ZAP ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Pela primeira vez em 45 anos, uma casa vitoriana "flutuou" pelas ruas de San Francisco

A manhã de 21 de fevereiro em San Francisco, nos Estados Unidos, foi um pouco diferente do normal: uma casa vitoriana passou a "flutuar" pelas ruas da cidade. De acordo com o BuzzFeed News, uma equipa …

Nação Cherokee pede à Jeep que deixe de usar o nome da tribo nos seus carros

"É hora de a Jeep reconsiderar chamar os seus SUVs Cherokee e Grand Cherokee". Pela primeira vez, a tribo norte-americana Nação Cherokee pediu diretamente à Jeep para parar de usar o seu nome nos seus …

PCP quer apoios a 100% para pais "imediatamente e com efeitos retroativos"

O secretário-geral do PCP pediu ao Governo, este sábado, apoios a 100% para os trabalhadores que estão em casa com os filhos, pagos "imediatamente e com efeitos retroativos", e defendeu um plano de desconfinamento "setor …

Naufrágio grego que levava partes do Partenon está a revelar os seus segredos

A última expedição de mergulhadores ao navio grego Mentor, que naufragou perto da ilha Citera em 1802, recuperou várias peças do cordame, moedas, a sola de couro de um sapato, uma fivela de metal, uma …

Chega vai reagir "muito veementemente" na rua à tentativa de ilegalização

O líder do Chega disse, este sábado, que o partido vai responder "muito veementemente" e com "presença na rua", já em março, à tentativa de ilegalização da estrutura promovida por Ana Gomes. "Quero deixar claro aqui, …

Procura-se candidato para dormir. Site oferece 1650 euros e uma noite num resort

Este pode ser, literalmente, um emprego de sonho: fazer dinheiro enquanto se dorme, incluindo uma noite num resort de 5 estrelas. O site Sleep Standards, que se dedica a dar informação sobre pesquisas e produtos relacionados …

Catarina Martins faz apelo a Costa. "Moratórias têm de ser estendidas já"

A coordenadora do Bloco de Esquerda fez um apelo direto ao primeiro-ministro, este sábado, para que não espere que "seja tarde demais" e decida já estender as moratórias, evitando assim uma vaga de despejos e …

Toronto apresenta providência cautelar contra projeto que constrói "casas" para os sem-abrigo

Um carpinteiro canadiano decidiu construir abrigos para as pessoas que vivem nas ruas de Toronto. A autarquia considerou que são perigosos e apresentou uma providência cautelar. De acordo com a empresa de media Vice, Khaleel Seivwright, carpinteiro …

Trinta anos depois, MI6 pede desculpa por ter banido espiões gays

Richard Moore pediu desculpa " pela forma como colegas e concidadãos LGBT+ foram tratados", tendo-lhes sido negada a oportunidade de servir o país no MI6. O chefe do MI6, o serviço secreto de inteligência do Reino …

Já foram administradas 837.887 vacinas em Portugal

Um total de 837.887 vacinas contra a covid-19 foram administradas em Portugal desde 27 de dezembro, quando foi dada a primeira dose, indicou o Ministério da Saúde este sábado. Num comunicado de balanço do processo de …