Escolas, lojas e turismo. Europa começa a reabrir portas e a sair à rua

Mário Cruz / Lusa

Esta segunda-feira marca uma nova etapa de desconfinamento em muitos países europeus, que estão a levantar progressivamente as restrições de confinamento.

A agência de notícias francesa France Press, citada pelo Observador, compilou uma lista das principais alterações à vida das pessoas por toda a Europa.

Em França, cabeleireiros, lojas de roupa, floristas e livrarias reabrem esta segunda-feira. As escolas primárias vão começar a aceitar alunos em número limitado, dependendo do espaço e da região do país. Nos transportes públicos, o uso de máscara será obrigatório. Todos os cidadãos vão poder andar na rua sem apresentar uma justificação, mas apenas poderão deslocar-se até 100 quilómetros do seu local de residência.

Na Bélgica, a maior parte das empresas reabre esta segunda-feira. Em Bruxelas, haverá limites de velocidade aplicados aos carros e os ciclistas e pessoas que se desloquem a pé terão prioridade. Cafés, restaurantes, bares e escolas permanecerão fechados.

No Reino Unido, Boris Johnson anunciou um plano “condicional”. A partir desta semana, as pessoas poderão regressar ao local de trabalho se não o conseguirem desempenhar em casa e poderão praticar exercício físico na rua. Creches, jardins de infância, escolas primárias e lojas de bens considerados não essenciais só vão reabrir em junho. A hotelaria, restauração e outros locais pública reabrem em julho.

Nos Países Baixos, algumas escolas primárias, escolas de condução, cabeleireiros, fisioterapeutas e bibliotecas reabrem esta segunda-feira.

Na Suíça, o ensino primário e médio reabre esta segunda-feira com turmas de tamanho reduzido. Alguns restaurantes, museus e livrarias também vão abrir portas. São proibidas concentrações de mais de cinco pessoas.

Em Espanha, esplanadas ou espaços ao ar livre de bares e restaurantes podem reabrir. Porém, Madrid e Barcelona, as cidades mais atingidas, estão fora destas medidas, tendo de permanecer em casa e sair às horas definidas por lei, consoante a idade. As escolas não reabrem antes de setembro.

Também em Itália as escolas permanecem encerradas até setembro. Fábricas, empresas de construção e escritórios reabriram a 4 de maio. Toda a venda a retalho, museus, igrejas e bibliotecas reabrem a 18 de maio. Bares, restaurantes e salões de beleza abrem as portas a 1 de junho.

Na Alemanha, os primeiros cafés e restaurantes começaram a reabrir este sábado. A maioria das lojas está aberta e as crianças estão a voltar gradualmente às escolas. Os jogos de futebol da Bundesliga também devem ser retomados.

Na Áustria, cabeleireiros, cortes de ténis e campos de golfe já estão abertos. Os alunos finalistas já regressaram à escola.

Os hotéis da Polónia reabrem esta segunda-feira. No entanto, os turistas estrangeiros têm de ficar 15 dias em quarentena.

Na Dinamarca, os centros comerciais reabrem esta segunda-feira. As escolas primárias abriram em abril e as secundárias reabrem a 18 de maio.

Na Noruega, as escolas para alunos entre os seis e os 10 anos reabriram no final do abril e as aulas começam esta segunda-feira. Restaurantes e centros de laser reabrem a 1 de junho.

Na Islândia, universidades, museus e cabeleireiros abriram portas a 4 de maio. Na Finlândia, as escolas reabrem a 14 de maio com medidas de distanciamento social.

As esplanadas ou locais ao ar livre de cafés e restaurantes da Croácia reabrem esta segunda-feira. Jardins de infância e escolas reabrem, mas a presença é facultativa. Na Sérvia, as creches reabrem esta segunda-feira.

Na Grécia, as livrarias e cabeleireiros abriram a 4 de maio. O comércio abre esta segunda-feira. A Acrópole e os sítios arqueológicos serão reabertos em 18 de maio. Os centros comerciais só abrem em junho.

O desconfinamento começa a ser feito após a vaga inicial de transmissão da covid-19 na Europa já ter passado o seu pico. As Ilhas Faroé, arquipélago autónomo que faz parte da Dinamarca, são o primeiro território europeu livre de covid-19.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

PCP sobe fasquia no OE2021. Quer mais um escalão de IRS

O PCP quer que o Orçamento do Estado para 2021 contemple a criação de um novo escalão de IRS, segundo uma das dezenas propostas de alteração ao documento que os comunistas fizeram chegar ao Parlamento. Em …

Equipas lusas 100% vitoriosas na jornada europeia. Gaitán estreou-se com um grande golo

O SC Braga e o Benfica venceram esta sexta-feira as partidas a contar para a Liga Europa, depois de o FC Porto ter também saído vitorioso do jogo que disputou frente aos gregos do Olympiacos …

Mutação do coronavírus pode ter tido origem em Espanha (e isso pode explicar a segunda vaga)

Análises realizadas pela Universidade de Basileia, a Escola Politécnica Federal de Zurique e o consórcio espanhol SeqCovid-Spain, liderado pelo Conselho Superior de Investigação Científica, mostram que a nova variante se espalhou pela Europa e outras …

Arqueólogos encontraram lamas sacrificadas pelos Incas no Peru

Arqueólogos encontraram, no Peru, restos mortais mumificados de cinco lamas que foram sacrificadas pelos deuses Incas há cerca de 500 anos. De acordo com o site Live Science, as lamas mumificadas ainda estão adornadas com os cordões …

"Nunca vi nada assim." Ameaça terrorista é mais intensa do que nunca em França (e mais difícil de travar)

O ataque terrorista dentro de uma Igreja em Nice, com a morte de 3 pessoas, veio reforçar a ameaça do terrorismo islâmico em França. Já havia sinais e alertas oficiais de perigo numa altura em …

Costa recebe partidos esta sexta-feira. "Nenhuma medida está excluída", garante Costa

O primeiro-ministro recebe esta sexta-feira, em São Bento, os partidos com representação parlamentar para procurar um consenso para a adoção de medidas imediatas de combate à pandemia de covid-19. Além disso, o Governo vai auscultar …

Ratos-toupeira-nus foram apanhados a raptar bebés de outras colónias

Cientistas descobriram dois casos em que ratos-toupeira-nus foram raptados da sua colónia, tendo sido transformados em escravos. De acordo com o site Science Alert, embora os ratos-toupeira-nus (Heterocephalus glaber) sejam pequenos, têm grandes colónias compostas por …

Não houve multas por falta de máscaras (e o Canhão da Nazaré não desiludiu)

Milhares de pessoas juntaram-se, algumas das quais sem máscaras, para ver as ondas gigantes da Nazaré, nesta quinta-feira, mas nenhuma delas foi multada, apesar de violarem as regras da Direcção-Geral da Saúde (DGS). No mar, …

Bolsonaro afirma que vai "erradicar o comunismo" do Brasil

O Presidente brasileiro, Jair Bolsonaro, afirmou na quinta-feira, num evento público, que "se Deus quiser, poderá comemorar-se em breve a erradicação do comunismo" no país. "Vamos, num curto espaço de tempo, expulsar o comunismo do país", …

Deslocações entre concelhos proibidas a partir de hoje. Marcelo desautoriza juridicamente o Governo

A circulação de pessoas para fora do concelho de residência está limitada em Portugal a partir das 0h desta sexta-feira até às 6h de terça-feira, no âmbito das medidas para conter a pandemia de covid-19. A …