Escolas, lojas e turismo. Europa começa a reabrir portas e a sair à rua

Mário Cruz / Lusa

Esta segunda-feira marca uma nova etapa de desconfinamento em muitos países europeus, que estão a levantar progressivamente as restrições de confinamento.

A agência de notícias francesa France Press, citada pelo Observador, compilou uma lista das principais alterações à vida das pessoas por toda a Europa.

Em França, cabeleireiros, lojas de roupa, floristas e livrarias reabrem esta segunda-feira. As escolas primárias vão começar a aceitar alunos em número limitado, dependendo do espaço e da região do país. Nos transportes públicos, o uso de máscara será obrigatório. Todos os cidadãos vão poder andar na rua sem apresentar uma justificação, mas apenas poderão deslocar-se até 100 quilómetros do seu local de residência.

Na Bélgica, a maior parte das empresas reabre esta segunda-feira. Em Bruxelas, haverá limites de velocidade aplicados aos carros e os ciclistas e pessoas que se desloquem a pé terão prioridade. Cafés, restaurantes, bares e escolas permanecerão fechados.

No Reino Unido, Boris Johnson anunciou um plano “condicional”. A partir desta semana, as pessoas poderão regressar ao local de trabalho se não o conseguirem desempenhar em casa e poderão praticar exercício físico na rua. Creches, jardins de infância, escolas primárias e lojas de bens considerados não essenciais só vão reabrir em junho. A hotelaria, restauração e outros locais pública reabrem em julho.

Nos Países Baixos, algumas escolas primárias, escolas de condução, cabeleireiros, fisioterapeutas e bibliotecas reabrem esta segunda-feira.

Na Suíça, o ensino primário e médio reabre esta segunda-feira com turmas de tamanho reduzido. Alguns restaurantes, museus e livrarias também vão abrir portas. São proibidas concentrações de mais de cinco pessoas.

Em Espanha, esplanadas ou espaços ao ar livre de bares e restaurantes podem reabrir. Porém, Madrid e Barcelona, as cidades mais atingidas, estão fora destas medidas, tendo de permanecer em casa e sair às horas definidas por lei, consoante a idade. As escolas não reabrem antes de setembro.

Também em Itália as escolas permanecem encerradas até setembro. Fábricas, empresas de construção e escritórios reabriram a 4 de maio. Toda a venda a retalho, museus, igrejas e bibliotecas reabrem a 18 de maio. Bares, restaurantes e salões de beleza abrem as portas a 1 de junho.

Na Alemanha, os primeiros cafés e restaurantes começaram a reabrir este sábado. A maioria das lojas está aberta e as crianças estão a voltar gradualmente às escolas. Os jogos de futebol da Bundesliga também devem ser retomados.

Na Áustria, cabeleireiros, cortes de ténis e campos de golfe já estão abertos. Os alunos finalistas já regressaram à escola.

Os hotéis da Polónia reabrem esta segunda-feira. No entanto, os turistas estrangeiros têm de ficar 15 dias em quarentena.

Na Dinamarca, os centros comerciais reabrem esta segunda-feira. As escolas primárias abriram em abril e as secundárias reabrem a 18 de maio.

Na Noruega, as escolas para alunos entre os seis e os 10 anos reabriram no final do abril e as aulas começam esta segunda-feira. Restaurantes e centros de laser reabrem a 1 de junho.

Na Islândia, universidades, museus e cabeleireiros abriram portas a 4 de maio. Na Finlândia, as escolas reabrem a 14 de maio com medidas de distanciamento social.

As esplanadas ou locais ao ar livre de cafés e restaurantes da Croácia reabrem esta segunda-feira. Jardins de infância e escolas reabrem, mas a presença é facultativa. Na Sérvia, as creches reabrem esta segunda-feira.

Na Grécia, as livrarias e cabeleireiros abriram a 4 de maio. O comércio abre esta segunda-feira. A Acrópole e os sítios arqueológicos serão reabertos em 18 de maio. Os centros comerciais só abrem em junho.

O desconfinamento começa a ser feito após a vaga inicial de transmissão da covid-19 na Europa já ter passado o seu pico. As Ilhas Faroé, arquipélago autónomo que faz parte da Dinamarca, são o primeiro território europeu livre de covid-19.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Egípcio submeteu as três filhas a mutilação genital feminina. Agora, vai ser julgado

Um pai terá dito às três filhas que iam ser vacinadas contra a covid-19, mas, quando acordaram, tinham sido mutiladas. Um cidadão egípcio vai ser julgado por, alegadamente, ter forçado as três filhas menores a serem …

Vacina da Universidade de Oxford para a covid-19 será testada no Brasil

A vacina contra a covid-19 em que trabalham os cientistas da Universidade de Oxford será testada no Brasil, pelo nível de infeção naquele país, revelou esta sexta-feira o Times. Com o declínio nos casos de coronavírus …

Esta noite há um eclipse penumbral da Lua

Esta noite tem bons motivos para atrasar o jantar: ao início da noite desta sexta-feira, haverá um eclipse penumbral da Lua. A Lua vai ficar na penumbra na noite desta sexta-feira. Pouco antes das 21h, em …

Depois de Latifa e Haya, mais uma princesa pediu ajuda para fugir do Dubai (e está desaparecida)

Depois da fuga da princesa Latifa e da princesa Haya do Dubai, outra jovem gravou um vídeo a pedir ajuda para escapar dos seus pais. Agora, está desaparecida. De acordo com o jornal espanhol El País, …

Caso Maddie. Suspeito alemão alvo de nova investigação por crime semelhante na Alemanha

Christian B., de 43 anos, poderá estar associado ao desaparecimento de uma menina de cinco anos, em 2015, na Alemanha. De acordo com a agência DPA, o Ministério Público alemão abriu uma nova investigação sobre o …

À espera de propostas concretas, Jerónimo quer salário pago a 100%

Jerónimo de Sousa admite que só tomará uma posição quanto ao Orçamento Suplementar quando souber as "propostas concretas". Esta sexta-feira, o secretário-geral do PCP, Jerónimo de Sousa, disse que só tomará uma posição quanto ao Orçamento …

Do ruído à reciclagem. No Dia Mundial do Ambiente, associação Zero divulga dados preocupantes

As principais preocupações da associação ambientalista Zero em Portugal são ao nível do desperdício de água, do ruído e da reciclagem. Do excesso de lixo produzido por cada habitante ao ruído em excesso provocado pelo …

Esferográfica pessoal e máscara obrigatórios nas eleições do FC Porto

As eleições do FC Porto estão agendadas para este fim de semana e os sócios que quiserem exercer o seu direito de voto terão de levar uma máscara de proteção individual e uma esferográfica. No comunicado …

Açores sem infetados por covid-19. Último paciente internado recuperou

Os Açores estão oficialmente livres de covid-19. Dois meses e meio depois do primeiro caso na região, os Açores não têm qualquer registo de infetados por covid-19. Vasco Cordeiro, presidente do Governo Regional, anunciou no Facebook …

Miguel Albuquerque ainda pondera candidatura a Belém

O Presidente do Governo Regional da Madeira, Miguel Albuquerque, ainda está a ponderar uma eventual candidatura à Presidência da República. O presidente do Governo Regional da Madeira e da estrutura regional do PSD, Miguel Albuquerque, disse …