/

Fim do confinamento em França a duas velocidades a partir de 11 de maio

O confinamento em França vai mesmo chegar ao fim no dia 11 de maio, mas com mais restrições em quatro regiões, anunciou o primeiro-ministro francês.

O primeiro-ministro francês, Édouard Philippe, anunciou esta quinta-feira que o confinamento vai mesmo chegar ao fim no dia 11 de maio em França, mas com mais restrições em quatro regiões, incluindo a região parisiense.

“Na maior parte do país, conseguimos travar a vaga epidémica. Temos margem de manobra nos hospitais e estamos prontos para os testes. Noutras, o vírus ainda circula ativamente”, referiu Édouard Philippe.

Assim, vai ser possível circular sem que seja necessário apresentar uma justificação escrita, como acontecia até aqui, mas algumas medidas como o encerramento de parques e jardins e controlos nos transportes públicos vão manter-se em quatro regiões: Ile-de-France (região parisiense), Hauts de France, Bourgogne-Franche-Comté e Grand-Est.

Nas restantes regiões francesas, vai ser estudado a partir de junho a possibilidade de abertura de liceus e cafés, assim como outras estruturas.

As autoridades assinalaram duas zonas como especialmente de risco: a região parisiense, devido à sua densidade populacional e saturação dos hospitais, e Maiote, uma das regiões ultramarinas de França onde os casos continuam a aumentar. O confinamento vai continuar na Maiote até decisão em contrário.

As fronteiras continuam fechadas com os outros países europeus pelo menos até 15 de junho e vão prolongar-se com pessoas vindas de outros países, indicou o ministro do Interior, Christophe Castaner. A livre circulação vai ser mantida para os trabalhadores agrícolas vindos dos vários países europeus.

Os transportes públicos vão ser reforçados, passando a oferecer em média 50% da oferta normal, com obrigação de máscara para todos os passageiros com mais de 11 anos.

A partir do dia 11 de maio, todos os comércios vão voltar a estar abertos, exceto locais de convívio como bares, cafés e restaurantes. Nas regiões verdes, estes estabelecimentos podem vir a ser reabertos já a partir do final de maio.

A reabertura das praias ou lagos vai ser decidida caso a caso pelas autoridades locais de cada região e os cultos religiosos poderão voltar a acontecer no fim do mês de maio, dependendo da evolução da pandemia.

Na segunda-feira, regressam à escola 130 mil professores, com 80 a 86% das escolas a abrirem portas. Quanto aos alunos, o ministro da Educação, Jean-Michel Blanquer disse que vão regressar à escola um milhão de crianças de forma progressiva.

O desrespeito das medidas impostas tanto nas regiões verdes como vermelhas vai ser vigiado por 20 mil polícias que vão continuar a aplicar multas de 135 euros para quem as infringir.

ZAP // Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.