Em Bruxelas, usar máscaras depende do horário e do número da casa

Fernando Bizerra / Lusa

O regresso à normalidade não é uma questão que deva ser levada de ânimo leve. Exemplo disso é Bruxelas.

Depois de quase dois meses de confinamento, a capital não oficial da União Europeia (UE) está autorizada a sair à rua, ainda com alguns limites e condições.

De acordo com a Bloomberg, o uso de máscara é obrigatório em Etterbeek, mas só de segunda a sábado, entre as 08h00 e as 18h00, para maiores de 12 anos e em apenas algumas zonas do bairro. Na Rua Grey, por exemplo, o uso de máscara só é obrigatório em frente ao número 2 e entre os números 1 e 17.

Mas esta medida só se aplica se não estiver a menos de 15 metros de uma escola. Nesse caso, as máscaras são obrigatórias entre segunda e sexta-feira das 08h00 às 09h00, quartas-feiras das 11h30 às 12h30 e segundas, terças, quintas e sextas-feiras das 15h30 às 16h30.

A agência de notícias adianta ainda que não é claro o que acontecerá a residentes de outros bairros ou a funcionários de outros países da União Europeia que se encontrem na cidade, caso sejam apanhados sem máscara no sítio errado.

No entanto, Bruxelas não é caso único. Na Bélgica, estas medidas invulgares estendem-se por todo o território.

Sophie Wilmès, primeira-ministra belga, anunciou na quarta-feira que a proibição de deslocações não essenciais, imposta a 18 de março, irá vigorar até 18 de maio, exceto se fôr fazer compras, que será permitido a partir desta segunda-feira, 11 de maio, ou se quiser convidar até quatro amigos para sua casa, o que será permitido a partir deste domingo. É recomendado, porém, que a reunião aconteça no jardim.

Depois de anunciar as regras, a governante admitiu que será quase impossível as autoridades aplicarem o cumprimentos destas normas e apelou ao belgas para que se comportem de forma responsável.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

"Nenhuma era apenas um número". NYT dedica toda a primeira página a mil vítimas da pandemia

Mil nomes de pessoas numa primeira página. O jornal norte-americano The New York Times dedicou a primeira página da edição deste domingo a mil vítimas mortais da pandemia de covid-19, para assinalar a iminente passagem …

A economia é a vítima colateral da estratégia singular da Suécia

A Suécia deixou nas mãos dos cidadãos a responsabilidade pela sua saúde e a abordagem relaxada do país em relação à pandemia de covid-19 trouxe resultados negativos. O Governo sueco não impôs um confinamento à população …

Polícia de Hong Kong detém 180 manifestantes. E elogia lei da segurança nacional

A polícia de Hong Kong elogiou a lei da segurança nacional chinesa, horas depois de ter detido pelo menos 180 manifestantes que protestaram, este domingo, contra a legislação anunciada por Pequim. O comissário da polícia, Tang Ping-keung, …

Pinto da Costa recandidata-se a "pensar nas dificuldades do presente"

Pinto da Costa admitiu, este domingo, no lançamento do site oficial da recandidatura à presidência do FC Porto, que vai a eleições "a pensar nas dificuldades tremendas do presente". No site oficial da sua candidatura, Pinto …

Abraços e apertos de mão. Bolsonaro junta-se a manifestação sem distanciamento social

O Presidente do Brasil, Jair Bolsonaro, participou, este domingo, em mais uma manifestação sem respeitar as regras de distanciamento social. A manifestação decorrer na Praça dos Três Poderes, em Brasília. De acordo com o jornal Público, …

"Relativamente rápido". Centeno acredita que países europeus vão recuperar da crise até ao fim de 2022

O ministro das Finanças português e presidente do Eurogrupo, Mário Centeno, acredita que a União Europeia vai conseguir ultrapassar a crise económica provocada pela pandemia de covid-19 de forma "relativamente rápida". Em entrevista ao jornal alemão …

Florentino congelado e Jota (e mais dois) na porta de saída. Mercado já mexe na Luz

Apesar da pandemia, que paralisou quase todas as competições europeias e que deverá atrasar a janela de transferência no futebol, o mercado já mexe na Luz. A imprensa desportiva dá conta nesta segunda-feira que Florentino …

Cova da Piedade abandona direção da Liga e convida Proença a demitir-se

O Cova da Piedade juntou-se ao Benfica na decisão de abandonar a direção da Liga de clubes e convidou Pedro Proença a demitir-se da presidência do organismo. Em comunicado, o Cova da Piedade justifica a decisão …

Milhares foram a banhos este domingo. Só nas praias da Caparica estiveram mais de 180 mil pessoas

As elevadas temperaturas que se fizeram sentir neste domingo levaram milhares de portugueses à praias. Só na Costa da Caparica, no concelho de Almada, mais de 180 mil pessoas foram a banhos. Entre as 9 e …

"Há outras prioridades". Ana Gomes está a refletir sem "pressa" sobre eventual candidatura a Belém

No espaço de comentário da SIC Notícias, a ex-eurodeputada Ana Gomes disse que ainda está a "refletir" sobre uma eventual candidatura à Presidência da República. Ana Gomes ainda não tomou uma decisão sobre uma possível candidatura …