97% curados, dois novos casos numa semana. Islândia prestes a eliminar a covid-19

O Governo da Islândia anunciou, esta quarta-feira, que o país está prestes a eliminar o novo coronavírus. Segundo os números divulgados pelo Governo, 97% dos infetados já recuperou e foram apenas registados dois novos casos na última semana.

A ilha do Atlântico confirmou o seu primeiro caso no início de março, altura em que entrou em confinamento, encerrando escolas e proibindo grandes ajuntamentos. O país procedeu ainda a uma rigorosa estratégia de rastreio e testes à covid-19 para conter a propagação do vírus.

Em meados de abril, após ultrapassado o pico da epidemia no país, a Islândia, que tem cerca de 360 mil habitantes, começou o desconfinamento gradual.

“57% daqueles que testaram positivo para covid-19 já estavam isolados e em quarentena quando foram diagnosticados, o que demonstra a eficácia dessas medidas no combate à propagação do vírus”, referiu o Governo, citado pela agência Reuters.

A maioria das restrições que tinham sido impostas foi aliviada na segunda-feira, com a abertura de escolas, cabeleireiros e museus e ajuntamentos de um máximo de 50 pessoas autorizados.

“Ficámos agradavelmente surpreendidos ao ver quão rápido esta pandemia desacelerou na Islândia”, referiu o epidemiologista Thorolfur Gudnason em comunicado. “Contudo, é extremamente importante que continuemos vigilantes e minimizemos o risco de um novo surto.”

Até agora, a Islândia testou 51.663 habitantes, o correspondente a mais de 14% da população, uma proporção superior à da maioria dos países.

A Islândia vai manter a regra dos dois metros de distância social e os ginásios e piscinas vão continuar encerrados. Os negócios que envolvem grande proximidade com os clientes poderão reabrir e todas as atividades com crianças poderão ser retomadas.

O Governo injetou cerca de dois mil milhões de dólares na economia. Para além das linhas de crédito, o executivo aprovou uma série de medidas para proteger e apoiar os grupos mais vulneráveis da sociedade, estudantes e desempregados.

A Islândia registou 1.799 pessoas infetadas com covid-19, 1.750 delas já curadas. Há agora 39 infeções confirmadas por curar e três pessoas hospitalizadas. No total, dez pessoas morreram, sete das quais com mais de 70 anos.

ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Jerónimo de Sousa deve ser reconduzido na liderança do PCP

O atual secretário-geral do PCP deve ser reconduzido no cargo no congresso que está agendado para o final de novembro, avança este sábado o jornal Público. De acordo com o matutino, as atuais regras sanitárias …

Elixir oral (e outros produtos domésticos) poderá ajudar a neutralizar o SARS-CoV–2

Alguns produtos domésticos, como é o caso do elixir oral e produtos para a descongestionar as vias nasais, mostraram-se eficazes em neutralizar um tipo coronavírus num estudo científico levado a cabo com células humanas. A …

Presidente da Polónia com teste positivo de covid-19

O Presidente da Polónia, Andrzej Duda, testou positivo para o novo coronavírus, anunciou este sábado o porta-voz do chefe de Estado. "Como se esperava, o Presidente @AndrzejDuda foi ontem [sexta-feira] submetido a um teste para detetar …

"Com o futebol acabei com a Guerra do Iraque". Jorvan Vieira, o treinador português que é Deus no mundo árabe

Jorvan Vieira é um nome que pouco deve dizer à maioria dos adeptos de futebol. Filho de portugueses emigrados no Brasil, fez grande parte da sua carreira no Médio Oriente, onde é acarinhado por milhões. …

Capacidade de cuidados intensivos na Europa vai chegar ao limite, alerta OMS

A Organização Mundial de Saúde (OMS) alertou esta sexta-feira que muitas unidades de cuidados intensivos na Europa vão chegar ao limite da sua capacidade nas próximas semanas. "Há uma situação muito preocupante a acontecer na Europa. …

Geólogos "ressuscitam" placa tectónica desaparecida

A existência da placa tectónica Ressurreição nunca foi consensual: alguns geólogos argumentam que nunca foi real e outros alegam que a placa sofreu um processo de subducção no manto da Terra, em algum lugar da …

Não se esqueça: muda a hora este domingo

Os relógios vão atrasar 60 minutos na madrugada do próximo domingo em Portugal para dar início ao horário de inverno. Em Portugal Continental e na Região Autónoma da Madeira, os relógios deverão ser atrasados uma hora …

Cientistas mediram o período de tempo mais curto de sempre

Uma equipa de físicos e metrologista da Universidade Goethe de Frankfurt, na Alemanha, anunciou que conseguiu medir o menor período de tempo já determinado - são 247 zeptosegundos, segundo os cientistas. O processo físico cuja …

Viagens expresso no Sistema Solar. Nave espacial pode chegar a Titã em apenas 2 anos

Uma equipa de cientistas está a trabalhar num propulsor de nave espacial que, segundo eles, poderia alcançar a misteriosa lua de Saturno, Titã, em menos da metade do tempo que o satélite Cassini demoraria. Apesar de …

Depois do "selo Brexit", os correios da Áustria emitem o "selo corona" impresso em papel higiénico

O serviço postal da Áustria uniu dois pontos da pandemia do novo coronavírus ao criar um selo impresso em papel higiénico que, segundo os correios, as pessoas também podem, a qualquer momento, usar para ajudar …